Resenha: Um Planeta em seu Giro Veloz – Madeleine L' Engle.

Título: Um Planeta em seu Giro Veloz.
Série: Uma Dobra no Tempo #3.
Autora: Madeleine L' Engle.
Páginas: 272. Ano: 2018.
Idioma: Português.
ISBN 13: 9788595083257.
ISBN 10: 8595083258.
Editora: HarperCollins Brasil.
Gênero: Fantasia, ficção científica, drama, literatura estrangeira.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.           
                                      Cortesia / Editora parceira 2018.

Sinopse: Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry, agora com quinze anos, grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra – esse pequeno planeta em seu giro veloz – pode ser salvo.


Olá pessoal! Uma viagem emocionante com Charles Wallace, nesse terceiro volume de Uma dobra no tempo senti que estava dentro da história, foi um aprendizado gratificante. Vem comigo conferir essa viagem!

Nessa nova aventura, Charles Wallace é um adolescente de quinze anos, e está com sua família comemorando o dia de Ação de Graças. Então seu pai recebe um telefonema que deixa todos apreensivos, com a ameaça de acontecer uma guerra nuclear. Nesses detalhes da leitura não se pode perder o foco, pois cada palavra dita e lida nos dá um deslumbre de como será o enredo que tem uma cronologia familiar e faz toda a diferença quando se está para solucionar o mistério.

Em Um Planeta em seu Giro Veloz, Charles Wallace é o protagonista, só ele pode consertar o que está errado, e é com essa missão que ele viaja no tempo. Charles tem que voltar ao passado, cavalgar pelo vento em cima de um unicórnio - que chama-se Gaudior.

Passando pelo tempo e espaço Charles tem a difícil missão, mas como sempre, Meg  sua irmã – vai estar com ele, não em corpo presente e sim em desvelar para o acompanhar, podemos notar que a conexão entre eles é muito forte.

A pergunta que se tem não é Onde e sim Quando, e o que Pode-Ter-Sido, e tudo está conectado com a rocha de observação estelar, onde é o ponto de encontro entre todos os tempos.

...Desvelar era a possibilidade de estar com alguém, independente de quanto vocês estivessem distantes; era conversar em uma língua mais profunda que as palavras.

Tive um parâmetro diferente neste livro. Sim, Charles era o protagonista principal, mas com outros protagonistas secundários importantes também. Foi uma história contada sobre antepassados de tribos indígenas, que povoavam os continentes, da alegria de viver a um triste fim que se perdeu no tempo. As lembranças muito vagas, algumas cartas, lendas e as várias histórias com finais tristes.

A missão era ver o que estava errado no passado e assim descobrir o que poderia ser feito no presente para mudar o futuro. Foi emocionante acompanhar essa jornada, pois claramente é diferente dos primeiros livros. Fiquei emocionada em muitas partes, a história é sofrida e conta com vários altos e baixos.

Ao lado das páginas crescentes manuscritos havia uma genealogia que ele havia desenvolvido com cuidado, uma genealogia que poderia tomar dois rumos distintos, como uma dupla hélice. Em uma direção havia esperança; na outra, desastre.

Neste livro também é necessário que o leitor fique bem atento aos detalhes, porque faz toda a diferença para compreensão da trama e seu desfecho. Os nomes e gerações de povos estão entrelaçados com o presente. Ainda não aposentei o uso do meu super dicionário, pois como mencionei nas resenhas anteriores, ainda o uso ao decorrer da leitura dos livros de "Uma dobra no tempo", para não ficar na dúvida sobre o significado de algumas das palavras que surgem ao decorrer da história, que são difíceis, e isso me ajuda bastante na leitura.  

A edição do livro é linda! Contanto com uma capa dura e bem colorida, trazendo as páginas amareladas e um tamanho confortável de fonte para leitura. Não notei erros ao decorrer da leitura que possa mencionar. A trama é narrada em terceira pessoa e a escrita, embora utilize palavras que desconhecemos, flui bem para o leitor. 

"Um planeta em seu giro veloz" é uma continuação ligada aos livros "Uma dobra no tempo" e "Um vento a porta", por isso, para que não se sintam perdidos na leitura, recomendo que leiam os anteriores antes. 

Preciso confessar que esse terceiro volume tornou-se o meu preferido da série, até o momento, é o que mais gostei. Madeleine continua a me surpreender com suas histórias. Vale lembrar que quando a autora escreveu essa série, vivia-se sobr a ameaça de uma guerra nuclear, e na minha opinião, creio que escrever essas aventuras foi uma forma de fuga que ela encontrou para escapar dos terrores da guerra e também para animar as crianças que tinham a frente um futuro incerto. 



[A autora] Madeleine nasceu em 29 de novembro de 1918 e passou seus anos de formação em Nova York. Em vez de seu trabalho na escola, ela descobriu que preferia escrever histórias, poemas e diários para si mesma, o que se refletia em suas notas (não as melhores). No entanto, ela não foi desencorajada. Aos 12 anos, ela se mudou para os Alpes franceses com seus pais e foi para um internato inglês onde, felizmente, sua paixão por escrever continuou a crescer. Ela viveu durante o século 20 e 21 e escreveu 60 livros.


Classificação:

[Obras da autora]
3. Um Planeta em seu Giro Veloz.
4. Muitas Águas.
5. Um Tempo Aceitável.


15 comentários:

  1. Primeira resenha que leio deste terceiro livro e não vejo a hora de poder sentir tudo que os leitores sentiram ao ler essa trilogia.
    Desde o primeiro volume,namoro o enredo que autora criou, trazendo família, sentimentos, aventura e cumplicidade dentro da mesma história. O crescimento dos personagens tão pequenos foi nítido a cada resenha e só sei que preciso ler logo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu já li várias resenhas desse livro mas confesso que não me vejo lendo esse livro. Pelo menos por agora .o gênero já não vem me agradando a algum tempo então no momento deixarei a dica passar mas muito obrigada pela linda resenha .

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li os outros livros da série, mas tenho curiosidade gostei bastante de conferir a sua resenha sobre este volume e me parece ser uma trama que me agradaria bastante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, se tem unicórnio, já gostei, haha. Gosto de livros que temos que prestar atenção em todos os detalhes para não perder nada. Eu já tenho o primeiro livro, mas ainda não consegui ler, estou bem ansiosa em relação a esta leitura.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não tenho vontade nenhuma de ler esse livro , não é do meu gosto literário e eu gostei muito da sua resenha mais eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Caramba são cinco livros?
    Não fazia ideia. Gostei de saber que o terceiro livro conseguiu ainda ser melhor. Estou querendo começar essa leitura, mas acho que vou esperar pra poder ler numa tacada só.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    estou super animada para conhecer essa série. Já estou com o primeiro livro, pois vou ver o filme também. Concordo com você, a edição está bem caprichada. Pela sua resenha tenho certeza de que irei adorar.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu comecei a ler o primeiro livro dessa série, mas deixei de lado porque a leitura não me prendeu. No entanto, ainda pretendo retomar e, por isso, li sua resenha meio por cima. Não quero pegar nenhum spoiler para não correr o risco de desanimar mais ainda.
    No entanto, consegui perceber que você gostou muito da leitura. Apesar de ser diferente dos dois primeiros livros, parece que esse conseguiu te emocionar bastante. Adorei conferir a resenha e fiquei mais animada para tentar novamente ler essa série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler os livros dessa série, mas morro de medo de ser uma leitura cansativa, por ser uma narrativa técnica demais. Acho que é uma leitura que requer muito atenção, mas saber que esse terceiro livro te emocionou e te agradou tanto faz com que ele coloque mais um pesinho na balança de comprar ou não comprar rsrs.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com os três exemplares dessa série aqui e ainda nao o li, acredita? Mas só de saber que o terceiro é um de seus favoritos eu já fico animada, sinal de que a história de fato de cativou. Dica mais do que anotada!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, não conheço esse livro,sua resenha chamou minha atenção gostei do enredo, viajar no tempo, consertar o passado e salvar o planeta, dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Eu fiquei interessada na história de Uma dobra no tempo, e não sabia que tinham mais livros. Não leio quase nada de sci-fi, mas quero muito mudar isso. Vou ver se faço essas leituras em breve :) Fiquei feliz pelos personagens secundários também terem a sua importância, acho que a narrativa sempre ganha, de um modo geral.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não comecei a ler ainda, apesar doeu interesse pela série. Mas é muito saber que os volumes conseguem manter o interesse leitor.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Eu não li os livros anteriores a esse, vejo pouca resenha deles. Fiquei contente em ler sua resenha e conhecer um pouco das obras.
    A premissa me interessou bastante e vou anotar a dica para ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Cris, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série e pelos seus comentários esse terceiro livro parece estar com um enredo bem bacana *-* Espero poder lê-los em breve.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.