Resenha: A História do cinema para quem tem pressa - Celso Sabadin.

Título: A história do cinema para quem tem pressa.
Páginas: 200. 
Ano: 2018.
Idioma: Português.
ISBN-10: 8558890668
ISBN-13: 9788558890663
Autor: Celso Sabadin.
Editora: Valentina.
Gênero: Almanaques, Artes, Cinema, História.
Encontre no Skoob.

Cortesia / Editora parceira LT 2018.

Sinopse: A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História do Cinema para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está?Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema - linguagem que há mais de um século revoluciona nossa maneira de ver a vida -, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.

A obra passeia com desenvoltura pelos principais "ismos" cinematográficos do mundo - Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc. -, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telona e pelo escurinho. Para isso, seria necessário outro livro. Aí sim, sem pressa.
 


Oi gente, tudo bem? Espero que sim!

Olha eu aqui trazendo mais uma resenha de parceria! Dessa vez é um livro totalmente diferente do que já li. 

Vamos conhecer A história do Cinema para quem tem pressa. 

Preparados?

Neste livro, o objetivo do autor é colocar a história do cinema em 200 páginas, e posso dizer que ele conseguiu fazer um bom trabalho. Claro que nessa quantidade de páginas, não caberia tudo, entretanto os fatos mais importantes estão presentes.

Os acontecimentos mais marcantes que vemos nessa obra vão desde o começo, com Thomas Edson e os Irmãos Lumiére, apresentando as imagens em movimentos, até os dias atuais.

Colocando um pouco da atualidade, vemos o atual presidente dos EUA, sendo contra os imigrantes e brigando por causa disso. Ai, vocês devem estar perguntando: o que isso tem haver? Pois vou explicar. Antigamente, quem ajudou os EUA a crescer foram os imigrantes, inclusive, foram eles que ajudaram a criar os maiores estúdios cinematográficos.

O livro também fala da chegada da TV e mostra o seu impacto no mercado.

Voltando ao passado, Sabadin nos mostra como a primeira e segunda guerras, tiveram influência no desenvolvimento dessa indústria, e assim tornou os EUA na maior potência.

França, Rússia, Brasil, Alemanha, Espanha e o próprio EUA, tiveram suas parcelas para o crescimento da sétima arte.

O mais legal de ver, é que antes as imagens em movimento tinham um valor diferente, e acabou se tornando um entretenimento no mundo inteiro, principalmente nos EUA.

Conhecemos também alguns movimentos, como o filme Noir e a Novelle Vague. Também passamos pelas animações da Disney e dos grandes eventos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.

Esse livro é indicado para você, leitor, e para os amantes da sétima arte. Pois essa obra serve para você conhecer um pouco mais sobre o assunto, além de ser base para um estudo mais aprofundado.

Confesso que quando vi esse livro, fiquei curiosa para ler. Acho interessante esse universo, mas demorei a engatar na história, pois é um livro totalmente fora da minha zona de conforto.

Em 22 capítulos, o autor consegue resumir bem os fatos históricos e importantes do cinema. Sabadin, tem uma escrita leve e didática, por causa disso, senti como se tivesse voltado para a faculdade.

Como disse, por mais que tenha demorado a engatar, gostei de conhecer um pouco mais sobre o cinema. Eu indico a leitura, vale à pena.

Sobre a edição, a Editora Valentina fez um bom trabalho. O tamanho da fonte é confortável para leitura. As folhas são brancas, porém não me atrapalhou em nada. Também não achei erros ortográficos, o que foi muito bom. Os capítulos contêm imagens, o que deixa a leitura mais legal.

Até a próxima gente!

Beijos.

Classificação:



Onde Comprar: 

6 comentários:

  1. Olá
    Eu gosto de filme muito mesmo mais prefiro assistir do que ler sobre eles e esse livro falar sobre o inicio de tudo e foge completamente da minha zona de conforto então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu sou uma amante da sétima arte, então um livro como esse, pra mim é maravilhoso! Ter um livro que aborda de maneira compacta e clara a história do cinema e seu nascimento e crescimento, pra quem e pode saber mais, é mesmo super legal! Obrigada pelas dicas!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante esse livro. Sou estudante da área e qualquer coisa que eu possa consumir a respeito, estou consumindo hahaha
    Valeu pela dica!


    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii,

    Eu adoro esta série da Valentina para quem tem pressa porque sempre trás temas interessantes e com informações que são sempre muito ricas. Eu sou louca para ler este da história do cinema, porque é Um tema pelo qual eu sou apaixonada e parece ser realmente uma leitura maravilhosa! Ainda que tenha sido meio arrastada, tenho certeza que é uma leitura que vale a pena.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou tão amante do cinema assim, mais por desleixo e falta de tempo, e admiro muito quem é porque isso certamente indica determinada sensibilidade. Apesar de ser um livro que não me chamou a atenção, vejo que tem muito conteúdo bacana e pra quem curte esse nicho, é um achado e tanto, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, fiquei super curioso para saber como o autor conseguiu escrever algo com tanta história como a história do cinema, em apenas 200 páginas. Quero ler e conferir.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.