[Primeiras Impressões] Cadeados – O amor é a chave – Nuccia De Cicco.


Não é novidade para ninguém que Nuccia de Cicco e Livros & Tal são parceiros além da literatura, por isso e muito mais, nos inscrevemos para a seleção de blogs que fariam as primeiras impressões do seu novo lançamento, o livro “Cadeados – O amor é a chave”.

No arquivo a nós enviado, existe uma nota da autora, que não sei se fará parte do original do livro ou se foi escrito para nos esclarecer sobre o caminho que obra tomou. Neste texto explicativo, uma frase me chamou atenção...

(...) “Assim, o livro tem mais de uma intenção: entreter, esclarecer, divulgar e dialogar.” (...)

Com essa frase, iniciei minha leitura e aqui estão minhas impressões. Vamos lá!



Sinopse: “Para todo mundo, eu perdera apenas a audição. Para mim, perdera toda minha vida.”

Após encerrar sua jornada no exterior, Pamella retorna ao Brasil para prestar vestibular e seguir a carreira de biomédica, ao invés de se tornar uma artista, como todos na família. Seus planos e sonhos são bruscamente interrompidos por um acidente de carro.

Meses depois, ainda se recuperando do coma, do luto e do abandono pelo namorado, novos sintomas surgem. E, então, da noite para o dia, ela se descobre surda. Com a ajuda da irmã e amigos, Pam deverá interagir com o mundo através do tato e da visão, sem perder sua identidade. Precisará aprender a se adaptar à sua nova condição, a se conectar novamente com a sociedade, a se comunicar, a confiar, a amar e ser amada outra vez, a sobreviver à sua deficiência.

Após tanto tempo sentindo-se trancada dentro de um mundo silencioso e solitário por fortes cadeados, ela descobrirá que o amor é a única chave: o amor por alguém, por si mesma e pela vida.

E-book cedido em parceria com a autora.



Acredito que todos sabem que Nuccia de Cicco é autora da biografia "Pérolas da minha Surdez" lançada em 2016 e que se tornou referência em inclusão social dos surdos oralizados, ela também defende a LIBRA - língua brasileira de sinais, é dançarina, bióloga e blogueira. Ufa! 1001 Nuccias – com trocadilhos, pois esse é o nome oficial de seu blog. Mas não vou falar do currículo da autora, porque usaria todo meu espaço, vamos falar de “Cadeados”. 

Pois bem, recebi o arquivo e dei início à leitura. Depois, recebi um convite especial da autora para fazer parte do grupo de betas – olha a responsa – aceitei e pude ler todo o livro! 

Morram de inveja! Eu já li “Cadeados” completo!

Só então me dei conta de que teria que segurar meus dedos para não falar/digital mais do que posso. Iniciei minha leitura pensando em encontrar algo parecido com o "Pérolas", mas não, neste livro conhecemos uma família: pai, mãe e duas irmãs – Íris e Pamella; na volta para casa de um evento, três membros da família sofrem um acidente grave e fatal. 


Temos então um trabalho detalhado, bem detalhado de tudo o que acontece. A sensação que tive, era a de que estava ali, sendo um dos curiosos que viu o que aconteceu antes, durante e depois do acidente. Me vi agoniada com as descrições, os sentimentos e tudo mais, ponto gigante para a autora por nos levar para dentro do livro dessa forma. 


Acompanhamos então o drama das irmãs que se veem órfãs, mesmo sendo maiores de idade. Íris é a irmã mais velha e que diante da situação de Pamella, que está hospitalizada, uma parte do tempo em coma e outra parte se recuperando do acidente, assume as responsabilidades com a empresa do pai, em cuidar de inventário, de velório, cremação e toda a burocracia. Além de ser forte para auxiliar a irmã que sofre com a perda gradual e negligente da audição. Aprendemos com Pamella e íris como é a introdução de um ser humano no mundo da surdez, de todos os dramas, as revoltas e o estágio da depressão.

Por se tratar de um livro que visa representatividade, com certeza teremos pela frente muitas informações importantes sobre como lidar com a situação real de um surdo. Pamella e íris tem um longo caminho pela frente até que elas possam se adaptar a essa nova vida e podemos acompanhar tudo de perto.

Cada capítulo inicia com o trecho de algum livro importante, revelando assim a faceta leitora da própria autora. 


Valeu cada minuto lendo essa obra que, com certeza, tem tudo para se tornar uma grande referência ao que se propõe: entreter, esclarecer, divulgar e dialogar. 


Conheça mais sobre a autora >> AQUI <<
Leia a Resenha de >> Pérolas da minha Surdez <<

Em breve volto com a resenha completa!

10 comentários:

  1. Gosto muito de livros que abordam assuntos delicados e até um pouco polêmicos. Esse é uma obra que deve possuir um enredo bem intenso. No momento não irei ler, mas quem sabe mais para frente, quando desafogar a minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que já tinha visto o blog dela, mas nem de longe eu conhecia a autora. Mas fiquei muito curiosa por esse livro, ainda mais por trazer uma representatividade de algo comum que infelizmente não costumamos ver na nossa literatura, a vida de um surdo. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheço a autora, mas nunca li nada dela. Fiquei bem curiosa por essa leitura, pois nunca li nenhum livro que tivesse um personagem surdo, e estou bem interessada em saber como vai ser esse desenvolvimento.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Ahhh que parceria linda! Vejo que tem mto carinho envolvido e que convite bacana, ser beta nao é nada facil.
    Ainda nao conhecia o trabalho da Nuccia, e depois de tantos elogios so me resta a curiosidade pra ler algo da autora.
    Amo histórias assim fortes e marcantes e com certeza vou me envolver com a leitura.
    Otima recomendação.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Por isso que estava lembrando do nome da autora, eu me recordo de quando foi feito a campanha para o primeiro livro. Achei essa trama bem interessante, com certeza vou me emocionar muito com essa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que legal deve ser ler um livro antes de todos, e poder dar algumas opiniões pro autor.. Não conhecia a autora ou o livro, ms pelo que vi, pelas suas impressões deve mesmo ser uma obra bem bacana! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Que legal! fico feliz que a Nuccia está conseguindo publicar suas histórias. Eu não sabia desse livro, mas acho essa representatividade muito importante, vou procurar para comprar! <3 Fiquei interessada!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,

    Ai sou encantada pela Nuccia... adorei ver isso aqui!
    Parece se tratar de um livro bem intenso e muito gostoso de ler.
    Adorei a questão dos capítulos iniciarem com um trecho de livro;


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rolou um recalque aqui por você já ter lido Cadeados, mas estou lidando bem com isso... HAHAHAHAHAHAHA. Estou bem curiosa por este livro e tenho certeza que a leitura me agradará bastante.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que amor!! Desde que soube sobre o lançamento desse livro fiquei imensamente feliz, pois já acompanho a Nuccia a um tempinho e já vi que esse será um livro que vai nos tocar muito. Achei a proposta incrível, e o que mais temos nesse livro é representatividade o que é maravilhoso!! Espero lê-lo e gostar bastante! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.