Resenha: O Rei das Cinzas – A Saga dos Jubardentes #1 – Raymon E. Feist.


Título: O Rei das Cinzas.

Autor: Raymond E. Feist.
Série: A Saga dos Jubardentes # 1.
Gênero: Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira.
Editora: HarperCollins Brasil.
Ano: 2018.
Páginas: 512 .
Idioma: português.
ISBN-13: 9788595082571.
ISBN-10: 859508257X.
Encontre no Skoob.


Cortesia / Editora parceira LT 2018

Sinopse: O mundo de Garn já foi composto de cinco grandes reinos, até que o rei da Itrácia foi derrotado e todos os membros de sua família foram executados por Lodavico, o implacável rei de Sandura, um homem com ambições de dominar o mundo. A família real de Itrácia eram os lendários Jubardentes, e representavam um grande perigo para os outros reis. Agora restam quatro grandes reinos, que estão à beira de uma guerra. [...]




A partir de agora, vamos embarcar em um mundo novo! 

O mais novo rei da literatura fantástica, nos trás o prelúdio de uma grande saga que promete bagunçar a predileção dos leitores da alta fantasia. 

Vamos entender um pouco mais sobre a história?!


RESENHA 


Vamos lá! 

Entenda: temos em "O Rei das Cinzas" o mundo criado por Feist, Garn, ele é formado por reinos e baronatos, "Itrácia", é alvo de um grande ataque arquitetado e executado por todos os outros reinos, mas o líder foi o rei de "Sandura", Ludovico, que acusou, o rei de Itrácia de traição, entretanto, não foi dito qual seu ato. 

Enfim, temos um reino antes conhecido como Reino das Chamas, agora reduzido a cinzas. Durante a batalha, uma criança é levada por uma sociedade secreta, conhecida como Nação Invisível, que circula pelos reinos, de cara nós já sabemos quem é a criança, em momento algum, a origem do menino é deixada em dúvida pelo autor.

O tempo passa e dezessete anos depois, temos, Hatushaly, ou Hatu, um garoto que é treinado pelos mestres de Coaltachin. Seus dois amigos, Hava e Donte, filho de um dos mestres mais poderosos da ordem. Declan, o aprendiz de ferreiro e Daylon, o barão de Marquensas, que escondeu último da linhagem dos Jubardentes.

Hatu tem seu papel declarado na história, é um menino enfurecido, treinado na arte da espionagem e assassinato, ele é tido como um forasteiro, e ele realmente é. Sua aparência, branco com cabelos ruivos, praticamente entrega sua origem. 

Eu gostei que o personagem foi bem desenvolvido, ele aparece rebelde e meio sem sentido na história, mas vai crescendo e talvez por isso, seus capítulos se tornaram um pouco chatos de ler, porém, quase no fim do livro, nós percebemos o motivo do autor tê-lo descrito daquela forma. A única coisa que não funcionou para mim, foi seu relacionamento com Hava, achei forçado e totalmente desnecessário.

- Não existe farsa - sussurrou Rodrigo - quando o sangue é de verdade.

Declan é aquele personagem, o amigo do protagonista, que está ali para ser o apoio muitas vezes a cabeça pensante desse grupo inusitado. Seus capítulos são gostosos e rápidos de ler, acho que justamente por ele não ter tanto peso direto na história, pelo menos por hora. 

Já Daylon, o barão, é aquele tipo de personagem, que a gente não sabe se ama ou odeia, é um personagem misterioso, e até diria inescrupuloso, que eu acredito piamente e boto fé de que vai crescer muito durante a saga. Quase não temos capítulos com ele, mas quando ele aparece é muito bem colocado e seu ar misterioso completa sua personalidade tornando assim, o personagem mais palpável. 

O Rei das Cinzas é um livro que mexe com política, que está envolvido com os elementos básicos de um boa fantasia como sabemos que Raymond é capaz de fazer. A ambientação de todo o universo é abundante e extremamente crível! Existem cenas onde praticamente eu pude sentir o cheiro do ferro sendo fundido, tamanha riqueza de detalhes que o autor consegue transcrever. Ele consegue dosar muito bem o momento de detalhar uma cena ou não e isso torna a leitura um mar de sensações. 


Enfim, O rei das cinzas é apenas o portão de entrada para esse mundo novo e que estamos começando a descobrir. Ficamos com mais perguntas do que respostas. O enredo não foi "fechado", justamente por englobar uma saga grande, muitas coisas ainda irão acontecer com essa turma e eu estou ávida por ler os demais livros da série.

Por favor, Harper, nunca te pedi nada...

A luta pelo poder está apenas começando, questões como fé e política foram levantadas, eu acredito que a igreja do Deus único que foi instituída ali, é um grande gancho para conspirações e maldade, estou louca para descobrir como Raymond desenvolveu a história. 

E Hatu, ainda tem um longo caminho a percorrer se quiser vingar a família e reconquistar o que um dia lhe foi tirado. 



Sobre o Autor:



Raymond E. Feist 

É um dos nomes mais importantes da história da literatura fantástica. Nasceu no Sul da Califórnia e, atualmente, vive em San Diego. Foi também em San Diego que se formou, com honras, em Ciências da Comunicação em 1977.

Tendo sido traduzido em mais de trinta países, Mago foi o seu primeiro livro e serve de base para uma vasta obra que tem conquistado, ao longo dos anos, as listas de bestsellers do New York Times e do Times of London.

Quando não está escrevendo, Raymond E. Feist é um colecionador de DVDs, estudioso da história do futebol americano, fã de ilustração e um grande apreciador de bons vinhos.



Classificação:


Onde Comprar:

10 comentários:

  1. Oi.

    Eu amei essa capa, gostei muito dela. Ainda não tinha visto esse livro, mas a trama dele me deixou bem interessada. Gostei do fato do personagem ser treinado para fazer algo. Isso do romance ser um pouco forçado é bem chato quando acontece; acho que seria melhor se não tivesse isso, pelo menos nesse primeiro volume.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ari!

    Tudo bem? Quem tá lendo esse livro é a Ana (outra administradora do PL) e ela comentou comigo que achou o começo beeeeeeeeeem arrastado (você também teve essa impressão?), mas que ao mesmo tempo ela vê um grande potencial na história e parece que a trama não deixa a desejar.

    Realmente um primeiro livro, por estar introduzindo um universo, precisa trazer certas informações que o tornam mais lento (especialmente no princípio) para que a trama tenha uma base sólida, que parece ser exatamente o caso. Fico feliz que a construção dos personagens também tenha te agradado e que ficou querendo mais!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu amo literatura fantástica e estão surgindo muitos autores feras, com livros super legais. Este livro entrou pra minha lista de desejos assim que saiu o lançamento, porque eu simplesmente não consigo dispensar uma fantasia.. Acho isso de vários reinos e vingança jurada muito atrativo.. Obrigada pela indicação!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Tenho a impressão que vou me confundir muito no começo desse livro, são muitos nomes e definições, e eu definitivamente não sou boa com isso kkkkkk mas entendo que para uma saga, tudo tem que ficar bem explicado no primeiro livro.

    Adorei saber que o protagonista foi bem desenvolvido, gosto quando os personagens tem uma evolução dentro da trama, e parece ser o caso.
    E olha, quando um livro tem muitos detalhes e me instiga muito, eu também sinto cheiros (amei saber que não sou só eu).

    A capa é maravilhosa, e como eu sou doente por fantasias, eu não poderia perder essa também.

    Valeu a dica, beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aricia.
    Estava doida para ler alguma resenha sobre esse livro e fico feliz de ter sido a sua!
    Eu sempre vejo maravilhas sobre esse autor e estava super curiosa para saber mais sobre essa história antes de decidir se comprava ou não o livro! Agora vou querer com certeza...
    Pela sua descrição, acho que essa história é exatamente o que estou precisando no momento!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Vi esse livro recentemente na livraria, achei a capa maravilhosa e fiquei morrendo de vontade de ler, a sua resenha só reforçou essa vontade kkkkk
    bom, ainda não conhecia o autor, mas esse livro parece ser muito bom. Adoro essa mistura de fantasia com distopia.
    Hatu me parece ser uma personagem que eu vou amar kkkkk

    beijos - Anne and cia

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro me deixa completamente curiosa! Eu acho a premissa dele completamente instigante e com muitos pontos que me atraem demais para a leitura. Eu gostei de conhecer mais sobre a trama, parece ser um livro que vai me deixar grudada nele até terminar de ler. E essa capa, minha gente? maravilhosa demais.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ari,
    Sempre tive vontade de ler a série Mago, mas fui passando outros livros na frente e quando dei por mim, não sabia porque ainda não tinha lido o livro. Com o lançamento de O Rei das Cinzas tenho uma nova chance de conhecer a escrita de Raymond E. Feist.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Oi Aricia,
    Estou com esse livro em casa para ler e bastante ansiosa para ler, pois amo o gênero. Confesso, no entanto, que o fato de muitas perguntas ficarem sem resposta e de ter que esperar pela continuação me deixa bastante desanimada. Acho que vou esperar sair o segundo livro para ver o que vai acontecer.
    Sua resenha me intrigou bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Apesar de já ter visto algumas recomendações, ainda não li essa obra. Eu gosto de tramas assim, ainda mais com personagens bem desenvolvidos e abordando temas políticos. Fiquei bem curiosa sobre como toda a história será desenvolvida, é uma pena, somente, que tem continuação e sei que, se eu ler agora e ver tudo o que ficou em aberto, ficarei muito ansiosa para ler os outros volumes e ficarei louca querendo respostas para todas as perguntas pendentes. Vou esperar sair logo a notícia da continuação ser publicada, para que eu possa me aventurar nesse enredo.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço imensamente a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.