Resenha: Memórias de Julho - Jéssica Figueiredo.

Título: Memórias de Julho.
Autora: Jéssica Figueiredo.
Editora: Clube de Autores
Gênero: Romance.
Páginas: 365.           Ano: 2014
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788591642106.
ISBN-10: 8591642104.
Encontre no Skoob.

Sinopse: No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontram numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge a promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante todo esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então saiu a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto de sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará o que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.


Quando li a sinopse de “Memórias de Julho” no Blog Hora da Leitura, fiquei: “ Esse livro deve ser BOM!”, “Olha essa capa que linda!”, fiquei tão fascinada que procurei saber sobre o Autor e... Deparei-me com uma “menininha” linda de sorriso caloroso, falei: “É serio que foi ela que escreveu esse livro!?”, "Quantos anos ela tem? 15?”, essa minha pré analise deu se por uma admiração, fiquei: “Que lindo tão nova e já expondo seus medos angustias, felicidades, alegrias para encantar quem o lê.” A partir daí surgiu a nossa Parceria, a convidamos para ser nossa Autora parceira, ela super solicita aceitou e iniciou um ciclo promissor.

PS: Ela não tem 15 Anos, é só a carinha! rsrsrs

Vamos lá ao que interessa, quando comecei a ler esse livro, meu momento não era aquele, então pensei, deixa o momento propício chegar. E aconteceu semana passada. Recomecei a leitura de onde tinha parado, e de verdade não achei coerência em crianças de 8 anos pensarem e/ou agirem como adultos. Eu tirei por mim, eu fui junto com o livro para a mesma época em 1994, a Autora lhe permite essa viajem no tempo. E assim, eu costumo me colocar no lugar dos personagens para sentir o que eles estão sentindo, ou tentar entender o que o Autor está tentando passar naquele momento, e poxa eu não consegui assimilar a situação onde crianças de 9 anos dá conselhos uma para a outra como se fossem adultas, PS: Não naquela época, não na minha época (que é a mesma que se passa no livro), hoje em dia minha filha de 4 Anos me dá lição de moral quando solto um sonoro palavrão em sua presença, os tempos mudaram, e outra, não quero dizer que isso seja impossível, só não consegui visualizar dadas as circunstancias (me colocando no lugar), posso estar sendo demasiadamente critica? Sim, posso. Eu sou assim. E disse a nossa querida Jéssica que seria totalmente sincera na resenha assim como sou em todas, e com todas as minhas leituras. Mas isso é simplesmente um por menor que é totalmente esquecido no desenrolar da trama.



O ápice da leitura pra mim foi o reencontro de dois amigos que se apaixonaram em sua infância, quando o destino os separou pela primeira vez. Ela (a autora) foi tão cativa, tão sensível em detalhar os momentos, que consegui sentir todo o sentimento que ela tentou passar... Amor.

Infelizmente nem tudo é como queremos e sonhamos, e mais uma vez o destino separa esses Amigos tão fieis e dedicados uns com os outros, mas o que o destino não esperava é que essa Amizade era muito além do imaginável e que quando existe Amor verdadeiro tudo se supera, a verdade é que tudo fica de certa forma superável.



E depois de longos anos afastados fisicamente, é chegado o momento de relembrar e reviver as “Memórias de Julho” aquelas que estão guardadas no bauzinho, até porque fora feita uma promessa e essa precisa ser cumprida para que tudo possa seguir o seu real sentido.

Conviver com essa turminha é risada garantida do inicio ao fim, acompanhar o desenvolver deles de crianças a adolescentes é tudo muito mágico, e quando eles todos se reencontram?? Hahahaahah me acabei de rir quando o Lucas apareceu, tenho certeza que vocês vão gostar também. “Memórias de Julho” foi um livro que me permitiu repensar sobre muitas coisas em minha vida, fui acometida a um momento de pura nostalgia. Sabe aqueles amigos, primos de infância parceiros de brincadeiras e traquinagens, que você não tem mais contato porque a vida se encarregou de separar? Então, o livro te leva diretamente a esse passado te fazendo reviver momentos que você nem se recordava. Agora eu entendo porque não era o momento para a leitura, assim como no livro tudo tem sua explicação, e a minha veio imediatamente. Quando finalizei o livro, liguei para alguns desses Amigos/Primos que moram no Nordeste (minha terra natal) e ficamos conversando, relembrando e chorei, sim eu chorei, assim como estou chorando agora com a recordação. 

(Recomposta da emoção)

Se permita, leia relembre, se emocione você também com esse livro que é muito mais do que uma capa bonita! Ele tem o poder de unir mesmo que a distancia seja de quilômetros.




Meus agradecimentos a Autora Jéssica Figueiredo que em toda sua sensibilidade me proporcionou momentos felizes, tristes, frustrantes, sofridos e de muitas alegrias.

Quer adquirir essa Obra? Acesse: clicando aqui.

E vou ficando por aqui com mais uma resenha finalizada, espero que tenham curtido, Se gostou, comenta pra eu saber, se não, comenta também. Adoro critica construtiva.

28 comentários:

  1. Oiê!!!!

    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me fez lembrar do enredo de um filme nacional que assisti há pouco tempo... só não estou me lembrando do nome agora... mas era este lance de grandes amigos escreverem cartas e guardarem por anos, e um dia se encontrarem para ler tudo...

    Eu também me incomodo demais quanto ao quesito "coerência"... senão fica clara ou fica meio forçada, desanimo logo da leitura... enfim, quem sabe dou uma chance pelo que você sentiu depois desta primeira impressão. :)

    Beijos!!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, seja muito bem vinda!! ^^
      Poxa adoraria q vc lembrasse o nome do filme fiquei hiper curiosa!!
      Acredite a leitura vale super a pena!!

      Beeeijos e obrigada pela visita, estou indo lá retribuir!!

      Excluir
  2. A história do livro não me atrai tanto assim, mas gostei da forma como você expôs sua opinião e fiquei interessada :) Gosto de temas que abordam amizade e a importância dela em nossas vidas, acho que o livro deve trazer mensagens bem bonitas! Eu costumo me incomodar bastante com livros que nos apresentam personagens crianças que agem/falam como adultos... Vejo isso com frequência e é sempre um detalhe que eu costumo notar... Mas acho que não afeta a história do livro de forma geral, então vou tentar ler quando puder :D

    Beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ursulla, seja bem vinda,

      Então isso sobre as crianças me incomodou, mas acredite acaba passando despercebido no decorrer da trama, vc vai gostar, se permita, leia!

      Obrigada pela visita!!

      Beijão

      Excluir
  3. Oiew *---*
    Já li sua resenha trocentas vezes <3
    Queria muito agradecer toda a boa vontade e carinho que você teve com a leitura de Memórias de Julho :D adorei a sua sinceridade. E irei me lembrar de todos os pontos que você citou, caso escreva um outro livro com crianças hahaha :D
    Eu gosto de ler resenhas ou comentários para saber o modo que els foram tocadas pela leitura. E todas as reações são únicas para mim. A sua foi uma delas <3
    Eu ainda não havia lido nas resenhas sobre as partes divertidas do livro :D e fiquei feliz por saber que te arranquei sorrisos :D
    A vida pode nos separar de algumas pessoas, mas nós podemos voltar a manter contato :D
    Obrigada pela sua resenha <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica sua linda, na verdade quem tem muito oq agradecer sou eu, confesso que no início do livro por causa de toda a questão que te pontuei fiquei preocupada, mas depois a estória foi me envolvendo tão naturalmente e de uma forma tão boa que simplesmente esqueci esse por menor (como citei), já te agradeci muito por acreditar no Livros & Tal, e nós tbm acreditamos muito em você! Beijos e muito sucesso!!
      :)

      Excluir
  4. Suuuuuuuuu eu ADOREII a resenha!
    Não tinha visto nada desse livro até HOJE, e achei suuuper!
    E os nacionais ganhando espaço cada vez mais!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daaaaai vc por aqui e com critica boa, é muito mais dq esperava, adoro e acompanho seu trabalho em defesa da Literatura Nacional, e juntos conseguiremos extinguir o preconceito sobre nossa Literatura tão rica e envolvente tanto qto os gringos! Rsrsrsrsr


      Beeeeijos

      Excluir
  5. Oi, Su!
    A sua resenha ficou muito bonita!
    Eu acredito que amigos são para a vida toda, mesmo que separado na distância :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, fico feliz que tenha gostado, isso me anima e muito. Super concordo com vc sobre os amigos!

      Beeeijos

      Excluir
  6. Ola Su adorei a resenha, o tema amigo caiu como uma luca hoje no dia do amigo virtual, gostei da premissa e da capa do livro. Vou pesquisar para ler. Hoje em dia raras são as amizades que sobrevivem a correria e ao tempo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooooi Joy, que bom que vc gostou! Realmente foi tocante principalmente por causa da data!! Leia sim vc vai gostar, ai nem me fala sobre correria, mas as verdadeiras permanecem intactas e inabaláveis mesmo com os percalços da vida!!

      Beeeijos

      Excluir
  7. Oláá
    Parece ser uma leitura muito legal, espero ter oportunidade de ler em breve, pois a capa é realmente muito bonita e adorei o assunto abordado, que bom que a leitura te proporcionou tantos sentimentos haha parabéns a autora ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Su, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro desde que i uma outra resenha, essa questão de reencontro de amigos me dá certa nostalgia e gosto muito.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Livros sobra amizades me emociona bastante
    Tbm acho quando aprece no livro uma criança dando conselhos eu fico pera aí rsrs
    Sei lá não condiz.
    O reencontro deve ser legal, adoro livros que tbm me soltem gargalhadas
    Parabéns a autora

    ResponderExcluir
  10. Oi Su!
    Esse livro parece mesmo ser emoção pura!
    Adorei a sensibilidade da resenha, parabéns pela leitura e a escrita! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava louca para ler o livro da xará mas agora, depois da sua resenha, tô com mais vontade ainda!
    Com certeza vai para minha lista de futuras aquisições!
    Ótima resenha!
    Parabéns pelo blog, ele é ótimo e já estou seguindo!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Su! Primeira vez que eu vejo alguém falando desse livro e já me encantei, apesar dessa questão que você citou sobre o comportamento não muito condizente, acho que vou gostar da leitura!

    ResponderExcluir
  13. Ei Suu!!
    PArece ser um livro de muitos sentimentos nos reencontros!!
    Gostei do tema, bem diferente!!
    Ei Gab !!
    Achei a temática deste livro fantástica!!
    Tem tudo p me conquistar como leitora!!
    Quero ler logo uma resenha!!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Hey, tudo bem?
    Adorei sua resenha; não conhecia o livro e achei a premissa muito legal. Entendo porque você não conseguiu ver crianças dando conselhos umas as outras como se fossem adultos, acho que eu também teria essa dificuldade. Imagino que o reencontro dessa turma seja realmente muito legal e cheio das diversas emoções.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Também não conhecia o livro, porém não fiquei muito curiosa para ler, não. Estou fugindo um pouco de livros emocionantes e nostálgicos...haha' Não curti a capa :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia o livro,mas com certeza me trouxe velhas lembranças a muito guardadas pois quando somos pequenos tudo é tão maravilhoso.
    E quando temos amigos de verdade ainda fica melhor tudo é coloridos o livro muda um pouco o de ler somente romances rsrs.
    Achei a resenha bem detalhada e gostaria muito de ler o livro,pois conteúdo já sabemos que tem e a capa muito linda.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. nossa que lindo
    quem numca sentiu falta de ter mantido aquela amizade
    eu várias vezes mas a vida nos prega peças acho que ja e emocionei com a sinopse
    imagina com o livro

    ResponderExcluir
  18. Uau, que resenha!!!
    Já tinha lido a sinopse e visto a capa do livro e estava curiosa, depois dessa sua resenha eu sei que preciso ler Memórias de Julio!
    Você transmitiu todos os seus sentimentos durante a leitura e isso me instigou muito, preciso comprar esse livro e ler!
    Não é bem meu tipo de livro, mas sei que vou gostar!
    Beijão, e parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?

    Já tinha visto outra resenha sobre esse livro e amei! Me lembrou alguns filmes que já vi, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler. Sua resenha super empolgada e animada com a história me animou ainda mais. Está anotadinho e vou procurar comprar o quanto antes!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, é a primeira resenha do livro que leio, não conhecia o livro nem a autora, e apesar de ter achado bem legal a ideia do livro, não acho que iria ler, rsrsr, estou num momento para ler romances históricos :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Gostei da premissa do livro porque fala de amizades. Eu sou bastante saudosista e rever pessoas que fizeram parte do meu passado sempre me causa uma sensação boa. A história do livro é muito boa e fiquei com conhecer mais sobre ele.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre este livro. Mas quando vi a capa me chamou atenção. E fiquei instigada com sua resenha, fiquei pensando no que seriam esses conselhos de crianças como de adultos. Bom, sou professora de crianças de 8 anos e fiquei pensando no que meus alunos seriam capazes de aconselhar e percebi que não sei. Então acho que terei que ver o livro. Vou colocar na lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.