Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

12 de março de 2015

Mangás: Gênero Shounen


Sobre: Gênero Shounen

Um dos gêneros se não o mais conhecido, é o Shounen, nome dado aos mangás que contem ação. Shounen é literalmente traduzido como “Poucos anos” fazendo referência a garotos do juvenil até o ensino médio. Em geral na maioria das vezes o Shounen possui protagonistas à flor da idade ou seja, bem jovens.


Os temas mais explorados são a proteção de seus entes queridos ou desenvolvimento de amizades.

Os Shounens mais conhecidos de hoje em dia são Dragon Ball, One Piece, Naruto e Bleach, esses três últimos são considerados os 3 “Grandões”, o que significa que são os três mais populares e divulgados pela mídia. Mesmo assim existem muitos outros dentro do gênero Shounen e não só apenas esses quatro.

Hoje mesmo falarei de certas cenas de luta que ocorrem na maioria dos Shounens, de cenas de luta forçadas as cenas de luta com exagero.

Lutas em Shounen variam grandiosamente, na maioria delas trocas de golpes são usados, em conjunto com poderes criativos ou básicos, apenas para dar mais “épico” à cena, também para agradar quem quer que esteja assistindo as lutas.

Como dito antes os poderes em Shounens variam e suas capacidades também dependendo do contexto em que eles são empregados. Se forem empregados certamente, a criatividade surgirá e deixará a cena mais carismática.


Momentos de Ação - Comum

A maioria, se não todos os Shounens possuem os combates básicos. O que seriam combates básicos?

Seriam dois personagens que possuem habilidades consideradas não humanas e que irão usar ambos força, destreza e velocidade para socar e chutar um ao outro em certas partes do corpo, com isso eles tentam fazer com que um se desequilibre. É basicamente uma troca continua de golpes em grande velocidade.

Um personagem geralmente passa por um treinamento bem duro para desenvolver seu combate físico, mas claro que ambos os personagens precisam de um certo nível de maestria em golpes para que o combate não seja “One-Sided” ou seja: combate “unilateral” – onde apenas um dos personagens tem sucesso em ataques.


Exemplo I – Gif.


Nessa cena vemos Goku trocando golpes com o Cooler Ver. Androide. Veja que se socam tão rápido que eles não tem tempo para se defender e ainda vão deslizando pelo cenário.


Exemplo II – Gif.


Já nessa, vemos Lucci em sua forma Híbrida de Leopardo tentando acertar alguns golpes em Luffy que bloqueia e tentar responder com golpes. Note que ambos estão bloqueando os golpes enquanto “jogam” golpes e ainda permanecem "parados".



Momentos de Ação - Triste/Trágico

Exemplo – Gif.


Neste momento, Usopp mesmo sempre sendo um medroso desafia seu melhor amigo Luffy à um duelo. Desafia simplesmente porque Luffy desistiu do navio dado à eles por uma querida amiga, mesmo Usopp não querendo desistir ou deixar o navio que já havia viajado à muitos lugares com eles. Trágico pois são melhores amigos lutando.


Momentos de Ação-Épico

Exemplo I – Gif.


Nesta cena, o antagonista e carismático Doflamingo usa o poder da ambição em seu punho para rapidamente socar a face do protagonista Luffy, esse segundo que não consegue desviar e muito menos se defender. Note que o herói voa por causa do impacto sobre uma base de 50 metros e ainda destrói uma parede ao colidir na mesma. (Perdão pelo processo todo não ser mostrado no gif).



Exemplo II – Gif 1.





Exemplo II – Gif 2.


Neste momento apresentado, dividido em duas gifs, dois dos protagonistas estão em uma batalha amigável, mas no fim quem vence é o grande Meliodas que, consegue parar o ataque de Ban, O Imortal, esmagando o braço do mesmo e ainda desferindo um soco tão forte que cria orifícios em várias partes do seu corpo. Aliás, tudo isso aconteceu em 0.1 segundos.


Momentos de Ação - Exagero

Exemplo I – Gif.


Neste momento meio épico meio exagerado, podemos ver o protagonista Luffy derrubando um Super-Robô com o nome de Pacifista feito dos mais fortes materiais com apenas um soco. Golpe (soco) que provocou até uma mini cratera.


Exemplo II – Gif.



Nesta cena, mesmo tendo roubado a força física e a velocidade de Meliodas usando o seu poder, Ban tem seu braço quebrado e quase ganha um soco no abdome (na barriga). Note que Meliodas teve parte da sua força roubada.


Exemplo III – Gif.


Já nessa cena, o poderoso Jirou considerado um dos mais fortes da série Toriko, para a orbita planetária com apenas um toque de seu punho no chão. Exagero? O que é isso?!

Momentos de Ação - Comédia


Exemplo I – Gif.


Nesse estranho momento, o protagonista Luffy encontra um restaurante e acaba se jogando dentro dele, sem notar que um oficial da Marinha e seu irmão mais velho estavam prestes a batalhar, ele invade a cena e comicamente derruba os dois.


Exemplo II – Gif.


Nesta hilária cena, o herói Goku usa seus dentes contra Kid Buu já que socos não faziam efeito, o ato estranhamente bota o vilão em desespero. Mas de verdade, Goku apenas fez isso pois tinha recebido uma dentada de Buu mais cedo durante a luta.






Em um resumo geral essa é uma apresentação com alguns exemplos de Mangás do gênero Shounen para que possam compreender um pouco mais os mesmos. Espero que tenham gostado. Abraço. Ass: Anthony!







Créditos:
Texto de autoria de Anthony Jandre
Brasileiro, 14 anos. Leitor, jogador (RPG), escritor (com um mangá de 800 capítulos - não lançado) e apreciador de Mangás. 




Nós do Livros & Tal agradecemos a segunda participação especial de Anthony e a matéria que escreveu especialmente para os nossos leitores poderem conhecer um pouco mais sobre Mangás, e também para os apreciadores do gênero. E que venham outras! 

Obrigada à todos vocês por nos acompanharem e até a próxima matéria Livros & Tal...! 
(Postado por Ana).


29 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Eu nunca fui muito de animes, mas é claro que conheço Naruto e Dragon Ball, apesar de não acompanhar. O post ficou muito interessante, explicando um pouco mais sobre a estrutura desse tipo de anime.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, e vc? A maioria do povo brasileiro conhece de cara assim o Naruto e o Dragon ball, foram dois dos únicos com uma dublagem boa mesmo sofrendo de censura. Obrigado eu prometo falar sobre outros gêneros também! -- Anthony J.

      Excluir
  2. ola Ana!parabéns ao Anthony. rindo muito com momento ação comedia, mas os meus preferidos são os momentos ação exagero Dragon ball <3
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e sim também gosto muito de Ação Comédia kkkkk mas prefiro momentos épicos mesmo :P -- Anthony J.

      Excluir
  3. Olá,
    Lembro que assistia muito quando era mais nova, meu preferido era Dragon ball, adorei os girfs hehehe
    Bem bacana o post eu mesmo acabei aprendendo o gênero de todos esse mangas rs
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preferido da maioria era Dragon ball XD mais pelas lutas e personagens cativantes! Ah que bom, passei um bom tempo procurando elas. Obrigado, feliz que aprendeu ^^'' -- Anthony J.

      Excluir
  4. Eu costumava ver Naruto, infelizmente a gente cresce e a agenda fica apertada, as abas da internet começam a nem aparecer mais os nomes do que esta aberto, e o tempo é curto.
    Mas voltaria a assistir sem duvidas!
    Amo animes, mangás e é um genero muuuuuito bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo como é! Agora no Ensino Médio não tenho tanto tempo quanto eu tinha antes mas consegui me organizar para assistir durante uma tarde, organização é tudo, com ela você talvez consiga tempo! Sim também gosto muito! -- Anthony J.

      Excluir
  5. Esse gênero é o que mais gosto.
    Revela muitos aspectos da personalidade humana. Apesar de alguns religiosos, pais e educadores não compreenderem a profundidade do anime. Eu adorooooooooooooo
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é o gênero que mais gosto, e como você falou ele faz isso sim, é uma das principais razões porque eu gosto do Gênero, também por causa das lutas ^^'' -- Anthony J.

      Excluir
  6. Eu não era fã de animas até começar ver com outros olhos através dos meus amigos blogueiros e agora estou viciada!!!
    amei seu post
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! É bom ter amigos que gostam deles também, tem gente que é assim mesmo, não dá atenção e quando vê fica viciado :P -- Anthony J.

      Excluir
  7. Nunca li nenhum mangá, mais assisti muito Dragon Ball. hahaha
    Meu irmão é fã, então ele só assistia e eu era obrigada gostando ou não, mais confesso que adorava! ^^

    Adorei o blog e o post, muito bem explicativo.

    Débora Favoreto | Em cada página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha ai é foda, ter que assistir por causa que outra pessoa assiste XD já aconteceu comigo na verdade ;-; -- Anthony J.

      Excluir
  8. Olá, não sou muito fã de animes, mas adorava assistir naruto e dragon ball,
    suas explicações foram demais, dá uma nova visão osobre o assunto, ótimo texto,
    beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Nunca assisti muito ou li mangá, é algo que não tenho curiosidade, mas acho bem interessante quem curte e é fã, quem sabe eu não tente um dia já que elogiam tanto.

    Reality Of Books
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Dos citados, eu assisti Dragon Ball e Naruto. Gostava muito, mas não vi todos os episódios. Sempre achei as lutas muito violentas. Acho que não deveria ser para crianças com menos de 12 anos. Nem sei se existe uma classificação.

    Adorei o post por poder saber mais desse universo anime. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que bacana um post sobre animes, não costumo ver posts assim em blogs literários :c
    Bom, eu não costumo ver animes nesse gênero, embora o meu favorito seja dele kkk Enfim, gostei muito do post, para quem não conhecia o gênero deu para entender bem o que ele é, espero que mais posts assim apareçam no blog o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mesmo não acompanhando de perto os mundo dos animes, conheço um pouco de Dragon Ball e Naruto, mas ambos nunca me agradaram muito, apesar da legião de fãs que ambos tem.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  13. Mas gente, não sabia disso tudo aí não, e olha que cresci assistindo Dragon Ball e Naruto, amava de paixão, depois que a gente cresce para né? Espero voltar a assistir e ensinar meu pequeno pegar gosto por animes. Pokemom entra nesse gênero?

    Curti demais esse post.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Me senti uma estranha lendo o post. Nunca li nenhum mangá, já assisti a alguns, mas nunca me liguei muito em suas divisões. Achei bem interessante o post.
    Parabéns e que consiga publicar o seu Mangá.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhum mangá, me senti um peixe fora d'água.
    Ja vi alguns desenhos meio assim, mas nunca uma leitura mesmo
    Adorei o post
    Beijao
    Gio – Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sou d eler mangá, por não dou conta nem dos livros magina se eu ler mangá. Mas assisto anime, to desatualizada confesso, mas amo anime.
    Super legal seu post explicando, para quem não sabe ou não conhece, fica entendendo um pouco mais de super super fodastico mundo *-*
    Fico no aguardo de mais posts
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Não curto mangá, alguns tem até umas histórias bacanas que talvez um dia eu leia, mas não agora...
    Acho super legais esses posts informativos, quem não conhece como eu já tem uma noção...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Oi oi!
    Não entendo naaaaada de mangá hahahahaha
    Mesmo achando bem legal é uma leitura que não tenho a mínima curiosidade de ler...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não leio mangás, então nunca sei o que falar, por isso, falo sempre sobre minhas experiências com os animes. Eu assisti alguns desse estilo, entre eles Dragon Ball, e sempre achei aquelas cenas de luta mega exageradas, não sabia que existia um nome pra isso, e que isso era um estilo específico dentro dos mangás, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Hey, tudo bem?
    Acompanho Naruto desde pequena e já assisti alguns episódios de Bleach e como toda criança acompanhei por um tempo Dragon Ball, mas nunca vi One Piece, mas por alto posso dizer que meu estilo de luta preferido é o de Naruto apesar de gostar bastante das lutas de Bleach e confesso que adoro uma cena de luta exagerada haha, fazer o quê.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não leio mangas, não fazem o meu estilo e é de se esperar que por conta disso não sabia sobre esse genero, para falar a verdade, não sabia nem que mangas tinham gêneros. Mesmo não curtindo ler mangas, adoro animes e reconheci alguns das imagens acima.

    ResponderExcluir
  22. la morrer sem saber que existe um "Young Adult" no mundo Anime!
    Confesso que não sou tão conhecedora desse universo, ainda que me chame bastante a atenção!
    Adoei o seu post!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^