Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

2 de março de 2015

Desafio Nacional

"Hoje mais cedo vimos uma coisa chata que aconteceu com uma autora que a maioria admira, que é a Carina Rissi e que infelizmente é um costume no Brasil, a pirataria.

Se atualmente tudo pirateiam, por que não fariam isso com os livros também?

Mas vamos pensar pelo lado do autor, vocês têm ideia do trabalho que dá escrever um livro? O trabalho que dá conseguir uma publicação? Muitos autores nacionais pagam do seu próprio bolso para ter o seu sonho realizado e vocês acham justo comprarem ou digitalizarem esse trabalho para publicarem gratuitamente pela internet?

Claro que não!!

Nós da equipe Livros & Tal não concordamos com isso e achamos o trabalho e a dedicação dos autores brasileiros pouco explorada e valorizada aqui no Brasil, por isso hoje diante do desabafo da querida Carina Rissi resolvemos lançar esse desafio para quem quiser participar e é algo simples e nem um pouco complicado:

LEIA UM LIVRO NACIONAL POR MÊS!!!

E então você posta a foto dele com a hashtag #LeiaUmNacionalLT

Porque os nossos autores merecem ser valorizados, reconhecidos e lidos! Temos vários autores nacionais que escrevem super bem, mas não são divulgados. Vamos mudar isso?

Podemos contar com vocês?

A Literatura Brasileira agradece!"


Boa noite gente...

Hoje estamos em uma missão de divulgação, muita gente que acompanha o blog, não sabe que a origem de tudo foi em um grupo de amigos e amigos de amigos que aceitaram participar juntos de um desafio de ler 60 livros em um ano.

Semana passada, quando tivemos o prazer de conhecer as lindas autoras nacionais Lani Queiroz e a Jéssica Figueiredo conversamos entre nós (equipe do Livros & Tal), sobre adicionar nesse desafio um livro nacional ao mês, mas a ideia ficou fechada apenas entre nós para discussão e uma possibilidade futura.

Mas hoje tudo mudou. A equipe do blog acompanha todos os autores que nós admiramos pelas redes sociais e hoje algo chamou a nossa atenção. O fato foi a revolta e o desabafo da autora nacional Carina Rissi devido a pirataria literária. 

Nós ficamos chateadas junto com ela por causa do seu desabafo e entendemos que isso de uma forma ou outra afeta a vontade de escrever  e não queremos que isso aconteça, pois existem muitos autores nacionais que são incríveis e não tem esse reconhecimento. É difícil para um autor nacional conseguir reconhecimento mesmo com obras boas! Por exemplo, podemos citar além da Carina Rissi outros autores nacionais como: as nossas lindas parceiras Lani e Jéssica, a A. C. Meyer, a Lu Piras, a Tatiana Amaral, a Fernanda Saad, a Graciela Mayrink, a Tammy Luciano, a Bianca Briones, a Adriana Brazil, a Camila Moreira, a Nazarethe Fonseca, o Eduardo Spohr; dentre tantos outros. 

Pegar o PDF e ler de graça é fácil e confortável, mas pare e pense um pouquinho: Se nós não valorizarmos a nossa literatura, os nossos autores, quem fará isso? Pense um pouquinho no trabalho e no tempo que leva para se conseguir escrever um livro. Pense no quão sofrido é conseguir publicar seu livro? Lembre que isto não é barato. A maioria dos autores nacionais têm que tirar dinheiro do seu próprio bolso para conseguir realizar o sonho de publicar sua obra e ter esse seu sonho realizado. Então as pessoas pegam e digitalizam a obra, ou compram um e-book para leitura e repassam o livro. Divulgam para download. Vocês acham isso certo?

Por isso, em meio a uma conversa entre nós, decidimos encabeçar e investir de vez e a fundo no desafio que iremos explicar abaixo para vocês. 

Qual é o objetivo do Desafio Nacional? 

Incentivar a compra e leitura de livros nacionais para que assim, possamos valorizar os nossos autores nacionais e o trabalho deles. 


O que se precisa fazer nesse desafio?

Ler UM livro NACIONAL por MÊS. E postar a foto no seu instagram, ou na sua página, no seu blog, no seu grupo ou no seu perfil pessoal... não importa onde! Faça a postagem com a seguinte hashtag:


Por que isso?

Porque os brasileiros também sabem escrever. Também são criativos. E porque no meio de tantas notícias ruins e desagradáveis, de tantas coisas degradantes que estão acontecendo no nosso país, é bom acharmos algo que nos dê um pouco de orgulho de sermos Brasileiros. E por que esse orgulho não pode ser a nossa literatura que tem ótimos representantes e vem crescendo aos poucos?




Esperamos poder contar com cada um de vocês. Que vocês possam nos ajudar a divulgar e atrair o máximo de pessoas para encarar esse desafio, porque a nossa literatura é grande, é diversificada e pouquíssimo explorada e divulgada e merece todo o nosso prestigio, carinho e atenção.

O que acham da ideia? Podemos contar com vocês?