Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

2 de maio de 2017

Resenha: Insônia — Nefilins #01 — Mari Scotti.

Título: Insônia.
Trilogia: Nefilins. 
Livro: 01.
Autora: Mari Scotti.
ISBN: B014U5MMWE.
Ano: 2015. Páginas: 324.
Idioma: Português.
Editora: Independente.
Gênero: Fantasia, Fantasia urbana, Romance, Suspense e Mistério.
Categoria: Literatura Brasileira.
Adicione ao SkoobCompre: aqui.
E-book cortesia da autora.

Sinopse:
Suzanna foi a única sobrevivente do acidente que matou seus pais, salva por alguém que ninguém acredita existir. Quando está perto de completar dezoito anos, coisas estranhas passam a acontecer envolvendo este homem misterioso. Dois rapazes surgem em sua vida, que parecem saber muito mais sobre ela do que revelam.
O que ela desconhece é que uma simples escolha poderá alterar o destino de sua alma.




Uma história de anjos e demônios, é o que encontramos em Insônia – onde ninguém é o que parece ser.

Anjos, o que são? Para que servem? O que fazem? São confiáveis? De onde vieram? Para onde vão? E os demônios? Qual a origem deles? O que realmente querem?

O que pode tornar um dos melhores anjos, dos mais talentosos, em um anjo caído, um demônio? Os pecados, ah... mas eles são dos humanos, não? Mistérios, muitos mistérios.

A história se passa no Brasil, e de início conhecemos a nossa mocinha, Suzanna. Ela, ainda menininha, perde seus Pais e é acolhida pelos avós paternos, onde recebe tudo: um lar, amor, cuidados, mimos, alimento, acolhida, educação, tudo de que uma pessoa precisa na vida. Mas, Suzanna sente coisas diferentes. Atualmente, com 17 – perto de completar 18 – anos, Suzanna vai descobrir que não sabe quase nada sobre sua vida, origem, seus pais. Ela se vê, da noite para o dia, em meio a uma confusão muito grande onde torna-se um joguete nas mãos dos jogadores de uma partida entre o bem e o mal, da qual, sequer perguntaram se ela desejava participar. Normalmente, as pessoas que se descobrem ser como ela, recebem informações e fazem suas escolhas sabendo com o que estão lidando, nem sempre todas, nem sempre de forma justa, mas sabendo o que são, conhecendo sua realidade.

Todavia, as coisas para Suzanna, que até pouco tempo, sequer imaginava ser uma nefilin, não tem muitas escolhas, as coisas acontecem, na pressão, na loucura. Nas sombras do mundo, um universo cheio de magia e vida, do qual se acredita ser apenas histórias, anjos, demônios e todo o tipo de seres ocultam-se e fazem muitas coisas acontecerem.

Suzanna, como já deixei evidente, descobre a sua origem. Ela conhece um moço lindo, mais velho, encantador, pelo qual se apaixona. Educado, simpático e com uma aura perigosa, Pietro conquistou a Suzanna e a minha pessoa – risos – lembrando que tenho uma tendência a gostar de personagens problemáticos e os quais a gente costuma ter vontade de entrar no livro e matar... O príncipe encantado não é tão príncipe assim. E, logo após o seu surgimento, um outro personagem resolve marcar presença, Arthur/Pierre – que é um babaca, entretanto, parece ser o mocinho – ainda não consegui definir o que penso sobre ele. Ainda assim, vocês podem notar que me tornei #TeamPietro – haha.

Gente, é sério. O livro é rápido, a autora faz umas voltas e dá um nó nas nossas cabeças. Independente de quem é anjo bom ou mal, caído ou não, a gente não consegue saber quem é o verdadeiro mocinho. Depois de ser revelado que os avós da menina sabiam de tudo, e que dela tudo escondiam, não sei em quem confiar. A história começa a lentos passos, e vai evoluindo, ganhando força, nos ganhando. Senti como se esse primeiro volume fosse – e é, quem leu sabe – apenas uma introdução, onde o universo, a luta entre bem e mal, onde tudo é apresentado.

Suzanna é meio que um joguete, nesse primeiro volume, o que costuma me incomodar – geralmente – mas confesso que nesse livro não me incomodou. Suzanna aceita as coisas um pouco depressa demais, e foi isso que me irritou um pouco, ainda assim, não tira o brilho da história. A verdade é que ela é uma menininha, apesar dos seus 17 anos, e quando se vê sem ninguém para confiar é imprudente e vai encarando tudo do jeito que dá.

Preciso dizer que estou com o pé atrás com o Vovô dela, aliás, o pé, não, os dois pés, as mãos, o corpo todo – risos. Ser bom só porque ama a vovó? Sei não... Como já mencionei, ainda não dá pra confiar em ninguém. O livro começa e termina nos deixando curiosos, indo de um lado para o outro, assim como a personagem. Eu desenvolvi teorias, algumas caíram por terra, criei novas, e agora preciso ansiosamente das continuações, porque eu preciso saber em quem confiar e qual será o desfecho de Suzanna que termina completamente aberto.

Os personagens são cheios de mistérios, bem apresentados e perigosos. Suzanna tem tudo para evoluir e muito, e acredito que vá. A escrita da autora está um pouco diferente dos demais livros dela que li, acredito que por serem um pouco mais antigos, ainda assim, muito gostosa, e tem sido bacana ver o quanto ela evoluí na escrita. Nos demais livros da autora, ela está com uma narrativa mais madura, todavia, vale a pena conferir Insônia, e estou preparada para que os volumes seguintes possam me surpreender.

Recomendo para quem curte uma fantasia urbana cheia de reviravoltas e que nos prende. Li muito rapidamente, e já me encaminho para as continuações, das quais, em breve, pretendo vir falar sobre, com vocês. Leiam, leiam e tirem as suas próprias conclusões. Sei que não contei muito do enredo, é que não quero estragar os mistérios, as surpresas.

Quanto a edição, não posso falar muito. Recebi o e-book, como cortesia da autora, nossa parceira, Mari Scotti, através da Amazon. Notei alguns errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura, de modo algum, são leves e dependendo do leitor vão passar sem serem notados. A capa é bonita, o título me chamou a atenção e combina com o enredo.

Leiam, leiam e me contem a opinião de vocês sobre a história!

Até breve!
Avaliação: 

Confira as demais resenhas da trilogia clicando nos títulos abaixo:
1. Insônia.
2. Sonhos.
3. Despertar.

14 comentários :

  1. Oi Ana,tenho bastante curiosidade por esse livro, mas ainda não li ppis estava aguradandi a série ficar completa. Dá autora li apenas Montanha da Lua, e curti a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade para conhecer a escrita da Mari, é um assunto abordado e o gênero que mais me atraiu, sua resenha ficou incrível e pretendo ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei te deixar toda confusa com os personagens! Espero que em Sonhos você comece a confiar em alguns. Obrigada pela resenha incrível e sincera!
    Beijooo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    A capa desse livro me dá arrepios!!! rsrs...
    Tadinha da Suzanna! Imagino a cabeça dela por descobrir tudo isso de uma vez e saber que seu avós sabiam. :O Fiquei curiosa!!!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Amei a sua resenha e achei a história bem interessante, ainda mais por conter seres sobrenaturais como anjos e demônios. Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre os mistérios da vida da Suzanna e o que ela fará agora que descobriu que é uma neflim. Apesar de não curti muito um triângulo amoroso, estou doida para saber como será o desenrolar dessa história haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Já li várias resenhas sobre esse livro e outros da autora que já sei sobre o que se trata as histórias sem nem mesmo realizar a leitura das obras! kkkk Fico feliz que tenha gostado da leitura, mas por enquanto deixo passar a dica, mas ficarei de olho esperando suas próximas resenhas dos livros da Mari!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Eu estou assistindo Supernatural agora e eles estão falando de um nefilim haha
    Adoro histórias com personagens místicos e sobrenaturais e esse parece ser maravilhoso e cativante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Não me canso de conferir resenhas sobre esse livro, pois toda a vez eu descubro um pouco mais sobre essa história aparentemente maravilhosa <3 tenho ele no Kindle e não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  9. Cara! Eu adoro livros que envolve anjos e demônios, curto muitooo! Já quero ler esse livro, nem que seja por ebook, vale o esforço rs. Adorei sua resenha e vejo que você também curtiu e muito esse livro. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Já conhecia a autora, mas ainda não li nada dela e tenho vontade, tendo em vista as resenhas que já li. Lendo somente a sinopse me passou a impressão de ser um pouco clichê, mas o que você disse sobre as reviravoltas e não saber quem é mocinho me despertou certo interesse. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  11. Oiee Ana ^^
    Pode ser preconceito, ou até mesmo cansaço, mas eu já li tantas histórias onde os personagens (sempre mulheres) perdem os pais e quando chegam na idade 16/17/18 anos descobrem que não sei o quê existe, ou que suas vidas correm perigo. Já cansei de histórias com essa receita, por mais que sejam diferentes umas das outras. É por isso que não tenho vontade de ler esse livro, mesmo vendo que você gostou. E fantasia e mistério não são bem os meus fortes :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Eu sou a curiosa em pessoa e você vem e me diz que não podemos confiar em ninguém, inclusive, ou principalmente na avó dela. Deve ser horrível ser usada por todos, pelo visto os dois lados estão se aproveitando dela. Gosto muito de livos com anjos, por isso não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!

    caramba!!

    que livro... já tinha visto por aí, mas não sabia do que tratava...sei lá o que eu pensava, mas nunca imaginei que tinha Anjos e demônios....amei!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá! Fiquei com a impressão de que a autora construiu um universo onde, tal qual a protagonista, ainda não sabemos em quem confiar. Não é o tipo de livro que estou buscando no momento, mas vou guardar a dica! Abraços!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^