Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

14 de maio de 2017

Resenha: A Ascensão e a queda de Darth Vader.

Título: A Ascensão e a Queda de Darth Vader.

Autor: Ryder Windham.

Editora: Universo dos Livros.

Gênero: Fantasia / Ficção Científica.

Páginas: 208. 

Ano: 2016. 

Idioma: Português.

ISBN-10: 9093581902.
ISBN-13: 9999093581903.

Skoob: aqui.

Poderoso e temido. Amado e sombrio. A ascensão e a queda. Essa é a história de Darth Vader como nunca foi contada: sob o seu próprio ponto de vista. Conheça sua trajetória desde a infância como escravo em Tatooine junto à mãe; o treinamento como Padawan para se transformar no Jedi escolhido para derrotar a Força e, por fim, como se deu a transição para o Lado Sombrio a fim de salvar seus entes queridos. Entenda tudo o que ocorreu por trás dos eventos que levaram o garoto Anakin Skywalker a ascender como Darth Vader e se tornar temido por uma galáxia inteira e além…


Boa noite, galera! Aqui é o Júlio, trazendo essa semana uma forma interessante de contar a saga de Star Wars, do ponto de vista do vilão. Temos a visão de quem estava do lado negro da força, comandando cada movimento do império, o temido... Darth Vader!

Anakin Skywalker teve uma infância extremamente difícil, nascido como escravo, sempre viveu sob o comando de outras pessoas e ajudando sua mãe, para que um dia pudesse libertá-la daquela vida sofrida. Anakin adquiriu habilidades de mecânico na loja de um de seus donos e graças a isso mantinha projetos particulares escondidos. Um deles se tornou o famoso androide protocolar (e tagarela) C3PO, presente em toda a saga. Sua vida só mudou com a chegada de dois Jedis a Tatooine.

Numa aposta, Anakin foi libertado e levado para se tornar também um Jedi pois seu futuro mestre acreditava que ele era o escolhido para trazer equilíbrio à força novamente. Mesmo sendo liberto, Anakin sofre e o leitor sente isso, a aposta só dizia respeito a ele, sua mãe seria deixada para trás. Vemos como a partida é dura para Anakin, que promete voltar um dia e libertá-la também. 

Em minha opinião, a ida de Anakin para o lado negro foi consequência de tudo que aconteceu em sua vida. Acompanhando a história, percebemos que o garoto só sofreu perdas e se culpou por elas, todas as vezes, dizendo que sua fraqueza era responsável por tudo aquilo. Isso só aumentou a raiva dentro dele, fazendo-o perder o controle de si mesmo e tornando-o extremamente forte quando isso acontecia. Anakin viu no ódio, o poder, e o ódio era a porta de entrada para o lado negro. 

“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”

Para completar, a lábia de Palpatine corrompeu o que restava de bondade em Anakin, acelerando o processo, o tornando um Lorde Sith. Mesmo como Vader, nesse livro, vemos que a vida dele não melhora por completo. Darth Vader não pode com Palpatine, estando sempre a receber ordens do imperador da galáxia. Ele tem lembranças de sua vida passada, de sua mãe, sua amada, seu mestre. Isso o atormenta a todo tempo, mas não o impede de causar o terror na galáxia, pois simplesmente não vê mais esperança nem bondade em si mesmo e a maldade é a única forma de continuar vivendo.

A aparição de Luke Skywalker é o que começa a mudar isso. Pois Luke acredita que ainda existe bondade em seu pai, e faz de tudo para trazê-lo de volta para a luz. A "queda" de Darth Vader, pode ser interpretada como a redenção de Anakin por todo o mal que causou. O personagem é tratado como duas pessoas diferentes, Anakin o Jedi, Darth Vader o lorde Sith. É como se por trás da armadura negra, o garotinho do início da resenha ainda existisse, lutando para sair daquela prisão e salvar a todos que ama, e Luke consegue retirá-lo de lá no incrível final da saga.

Curti demais a leitura, ideia fantástica do autor essa de explorar o outro lado da história, mergulhar na mente do vilão, expor seus medos, seus conflitos internos, seus sentimentos e nos mostrar o lado humano do temido personagem.

Falando um pouco da edição, achei a capa muito legal, uma ilustração muito bem feita do vilão segurando o sabre de luz. Vem com uma fonte de bom tamanho e páginas amareladas, e no final lemos um pouco sobre outras obras do autor relacionadas a Star Wars.

Bom pessoal, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da indicação, recomendo bastante a leitura, até a próxima.

E que a Força esteja com vocês!!

[QUOTES]
"Definitivamente não foi um sonho, os sonhos são para as formas de vida patéticas. Eu sou o pesadelo." – Darth Vader.

"Eu sinto um grande medo em você, Skywalker. Você tem ódio. Você tem raiva. Mas você não os usa." – Conde Dookkan.

"Você era o escolhido! Diziam que você destruiria os Sith, não que se juntaria a eles! Que traria equilíbrio a Força, não que a deixaria na escuridão!" – Obi-Wan Kenobi.

Avaliação:

20 comentários :

  1. Oie! Tudo bem?

    Estou com quatro livros do Star Wars aqui em casa, mas ainda não li nenhum deles e acho que só vou ler quando tiver todos os livros lançados comigo kkk Mas fico feliz que tenha gostado da leitura desse, parece realmente ser muito bom!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu nunca tive nenhum interesse em conhecer essas obras, e isso inclui os filmes também kkk. Vi o sucesso estrondoso que. O último filme fez, mas não liguei e ainda não o assisti. Isso serve para os livros também, nunca li nada voltado a esse universo. Até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sou uma pessoa que se encantou mais tarde por Star Wars e agora me considero em aprendizado eterno - e olha que tem muita coisa para aprender! Ultimamente estou lendo muito sobre a Princesa Leia/General Organa e quero me aprofundar mais sobre Obi-Wan. E claro que Darth Vader está na lista. Obrigada por indicar o livro e apontar os diferenciais dele para quem gosta deste universo e até aqueles que querem entrar neste mundo. Que a Força também esteja com você! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser muito interessante, iria gostar de ler sobre a vida do Anakin e entender melhor seus motivos para se tornar Darth Vader.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não gosto de nenhum livro que acorde Star Wars, pois sempre acabo odiando e não gostando, mas ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não consigo nem ver os filmes sem dormir imagina ler os livros... das coisas de nerds essa é a única que eu não curto de jeito nenhum!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Apesar dos livros e dos filmes fazerem grande sucesso, confesso que nunca li/assisti nada kkkk
    Não tenho certeza se chamariam minha atenção, imagino que eles sejam do tipo que a gente odeia ou ama, não tem meio termo.
    Pretendo ler, mas não no momento já que é uma série, então, é preciso tempo para ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nossa gosto muito do Vader, e seria bem interessante conhecer mais sobre a psicologia que fez o Ani se tornar o Vader, por que acho que no filme ficou meio confuso e rápido, o livro já está nos meus planos.

    ResponderExcluir
  9. Que livro incrível! Adoraria saber de tudo pela perspectiva vilão mais temido e amado da história de Star Wars, parece realmente incrível! Sua resenha está perfeita e fiquei bastante curiosa em relação ao livro, a capa está linda, obrigada pela dica e espero lê-lo em breve.Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Olá preciso confessar que não gosto muito de ficção cientifica, e nem do gênero do livro em si, mais gostei muito da postagem de forma geral, uma escrita limpa fácil de ser compreendida, creio que os fãs de Vader vão adorar, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Me desculpe os fãs de Stars War, mas nunca senti um pingo de vontade de ler algo desse universo, até já tentei assisti os filmes, mas não rolou e abandonei. Deixarei a dica passar.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Julio
    Com certeza uma ótima dica para quem gosta desse universo. Confesso que tenho mais vontade de ver os filmes, mas acho que um dia no futuro eu gostaria de ler. Que bom que gostou.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  13. Olá,


    Eu adorooooooooo Star Wars e esse livro falta na minha estante, porque tem meu personagem predileto e que permeia todas as histórias de ficção científica que invento na mente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu acho que esse é o vilão mais querido de todos, rs. Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa história, mas com certeza vou fazer a leitura.
    Gosto de ler a história por outro ponto de vista, assim podemos conhecer mais dos personagens.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Adorei a resenha e conhecer esse livro. Não sou a maior fã de star wars, mas gosto dos filmes (os mais antigos) e quero ler em breve os livros. Anotei sua dica!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha e confesso que depois que li deu ate vontade de ler o livro.
    Ate agora apenas vi os filmes e nem pensei em ler algo da saga, mas em se tratando do melhor vilao de star wars, vou ter que ler pra entender melhor ele.
    A capa realmente é linda.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?!?! Livro maravilhoso!!! Conhecer os pensamentos e a ascensão de Darth Vader esclarece muita coisa, pleo menos para mim.
    Adorei essas edições da Universo, doida para ler o da Princesa Leia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Star Wars é uma série que eu não me atrai muito mesmo >< Já dormi tentando acompanhar, então para mim não funciona, mas fico feliz em ver que você gostou e que conseguiu te envolver.

    Beijnho,s

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Essa dica de leitura eu passo para o marido, ele adora Star Wars e até andou comprando uns livros, mas como eu não gosto nem sei quais são ehehe.
    Os livros estão agradando muito leitores que gostam da saga.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ta aí uma franquia/série que não me chama a atenção, acho as capas muito lindas mas a história não me atrai, uma pena pois adoro livros do gênero, quem sabe depois de um tempo eu venha me interessar?

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^