Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

22 de junho de 2017

Cinema & Tal: O Círculo.

Título: O Círculo.

Direção: James Ponsoldt.

Roteiro: James Ponsoldt.

Lançamento: 22 de julho de 2017.

Gênero: Suspense e Drama.

Duração: 1h 50 min

Distribuição: Imagem Filmes:

Elenco: Emma Watson, Tom Hanks. John Boyega, Karen Gillan, Ellar Coltrane, Patton Oswalt, Glenne Headly, Bill Paxton e outros.


Filme não recomendado para menores de 12 anos. 



The Circle é uma das empresas mais poderosas do planeta. Atuando no ramo da Internet, é responsável por conectar os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e outros detalhes de suas vidas privadas. Ao ser contratada, Mae Holland (Emma Watson) fica muito empolgada com possibilidade de estar perto das pessoas mais poderosas do mundo, mas logo ela percebe que seu papel lá dentro é muito diferente do que imaginava.


Quem acompanha as nossas redes sociais, viu que nessa semana recebemos um convite da Companhia das Letras: um par de ingressos para assistir a seção especial de lançamento do filme O Círculo que ocorreu em São Paulo, mais precisamente no Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Para quem não conhece, o filme O Círculo foi criado com base em um livro homônimo escrito pelo autor Dave Eggers, esse livro foi lançado aqui no Brasil pela Companhia das Letras em 2014. Para quem não sabe, o filme é classificado como uma distopia que é muito passível de se tornar realidade, até certo ponto.

O Círculo

Sinopse do Livro:

Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma 
identidade on-line única e, por consequência, uma nova era de civilidade e transparência.


Mae mal pode acreditar na sorte de fazer parte de um lugar assim. A modernidade do Círculo aparece tanto na sua arquitetura arrojada quanto nos escritórios aprazíveis e convidativos. Os entusiasmados membros da empresa convivem no campus também nas horas vagas, seja em festas e shows que duram a noite toda ou em campeonatos esportivos e brunches glamorosos. A vida fora do trabalho, porém, vai ficando cada vez mais esquecida, à medida que o papel de Mae no Círculo torna-se mais e mais importante. O que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que levanta questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano.



Confesso que quando fui para o cinema, eu não tinha ideia do que esperaria por mim. Mas, cá entre nós: É um filme que tem Emma Watson e Tom Hanks no elenco, qual é a chance de dar ruim numa história dessas?

Pois, O Círculo é um filme que traz a tona uma reflexão de como estamos atualmente, tão fissurados na tecnologia que esquecemos de viver o dia-a-dia fora do mundo virtual.

Mae, é uma jovem de classe média bem baixa e que está passando por dificuldades financeiras graças a doença de seu pai, mas sua sorte muda quando ela é chamada para trabalhar no Circle, a maior empresa de tecnologia do mundo.

Salário alto, plano de saúde... tudo o que ela queria na vida. Entretanto, algo nesse lugar a deixa intrigada. As pessoas vivem 24 horas do seu dia para aquilo e tudo o que acontece está na rede, para todos verem e estarem atualizados.

Um dia, em uma atitude um pouco rebelde, Mae faz algo que não devia e a tecnologia do Circle salva a sua vida. Isso chama a atenção dos líderes da empresa, fazendo com que a vida da nossa protagonista mude totalmente ao passar a ser monitorada 24 horas por dia, por telespectadores do mundo inteiro que interagiam continuamente com ela.

Todavia, no fundo, Mae não é como essas pessoas que trabalham no Circle, ela é ligada ao físico, ao mundo real e acaba perdendo uma a uma as pessoas com que convive por causa da falta de privacidade. Contudo, inebriada pelo sucesso que estava fazendo, não percebeu o que acontecia ao seu redor, até que foi tarde demais e uma tragédia abateu-se sobre ela.

Agora, cabe só a ela saber como lidaria com aquilo. A tecnologia e o excesso de exposição na web é realmente válido e seguro? Qual é o limite do seu poder na internet?  

Bom... assistam! 

Como eu disse, a crítica do filme a essa realidade que está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, é bem válida. Afinal, agora, com snapchat, live no facebook ou instagram e tudo mais, principalmente os adolescentes de hoje em dia, mas as pessoas em geral o fazem, relatam para quem quer que seja o seu dia-a-dia mostrando a sua rotina e a vida, sem a menor preocupação no depois, no que os outros usuários podem fazer com esses dados.

E é exatamente isso que O Círculo nos mostra. A internet e a interação é bem gostosa e útil para todos, mas também, o que a privacidade e o contato direto com o ser humano tem de importância nas nossas vidas.

O início do filme é um pouco lento e demorado, mas quando as coisas começam de fato a acontecer, ele se torna válido e prende a atenção de todos. Contudo, a trama e o desenvolvimento do filme passam a ser muito rápido e de forma superficial, deixando determinadas coisas bem vagas, como a importância de determinados personagens na trama e o motivo de tudo acontecer. Até que chegamos no final que é um tanto quanto previsível.

A ideia do filme é completamente válida, a moral da história é realmente um tapa na cara para todos aqueles que preferem viver viciados na tecnologia e esquecer a vida real. Não estou dizendo que a exposição não tenha as suas vantagens, pois de certo modo até tem, o problema é o excesso, nada em excesso é válido para ninguém e é isso que o filme nos mostra explicitamente. 

De uma maneira bem geral, o filme é bom e realmente vale a pena ser assistido devido a sua crítica e a importância da moral de sua história, entretanto, acredito que nos deparamos com aquela triste realidade de que o livro é sempre melhor do que o filme. Vejam bem, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas acredito nisso, pois as coisas que ficaram bem vagas, acredito que são os detalhes essenciais presentes em um livro e creio que O Círculo nos traga em suas páginas.

Para quem se interessar, O Círculo estréia hoje em todos os cinemas do Brasil! Confiram agora o trailer da obra, e desejo uma ótima seção a todos.


Classificação: 

Em nome de toda a equipe do Livros & Tal, principalmente por mim, que tive o prazer de apreciar a seção, quero agradecer a equipe da Companhia das Letras pela atenção e o carinho pelos blogueiros.

12 comentários :

  1. Ola
    Fiquei bem curiosa quanto a história desse filme e não sei como não tinha lido nada a respeito anteriormente. Suas impressões despertaram o meu interesse e com certeza irei procurar para assistir nos cinemas, porque gosto muito de ambientações assim. Obrigada pela dica!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa a respeito desse filme, não sou muito fã da Emma Watson,mas gosto muito do Tom Hanks,sem falar que essa história é critica e tanto a essa nova era da conectividade, onde queremos registrar tudo e todos,então me parece ser interessantes de ler e também de assistir

    ResponderExcluir
  3. Hey!!

    Realmente, um filme com a Emma e o Tom não tem como ser ruim, rs... Peguei o livro para ler recentemente e como escolha própria só irei ver o filme quando finalizar a leitura, então... boa sorte para mim e para a minha ansiedade, rs

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas, estou bastante interessada em assistir, principalmente, por ter Emma Watson no elenco...
    Espero assistir em breve...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Cara, adorei a idéia do filme!
    Amo distopias e acho mega valido falar sobre o perigo constante que a tecnologia traz. E tendo Emma Watson, é obrigatório assistir ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    quero muito assistir esse filme, infelizmente não pude ir a sessão por não ser geograficamente viável hahaha mas tudo bem terei a oportunidade de conferir essa história incrível em algum momento, também não li o livro ainda mas se gostar do filme tanto como imagino que vou certamente o procurarei para ler também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse filme mas só pelo elenco e trailer já fiquei louca para assistir! Uma pena que algumas coisas tenham ficado vagas no filme, vou ver se leio primeiro então, para ter uma complementação melhor. Gostei muito da temática, da crítica envolvida e dos comentários que teceu sobre o mesmo. Ansiosa para conferir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaah, não pude ler muita coisa da sua resenha, o livro que eu estou lendo no momento é exatamente esse! hahaha
    Ouvi falar muuito bem desse livro e, como me pareceu uma coisa meio 1984, eu topei logo de cara. Maaas acabei me enrolando e peguei ele pra ler só essa semana, ainda rezando pra conseguir terminar rapidinho e poder assistir o filme no cinema! Até onde eu li estou gostando bastante, mas olha... tá difícil conseguir desviar dos spoilers!! hahaha
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Também fui convidada pela Cia das Letras para assistir ao filme, mas não pude ir, pois não moro mais em SP. Fiquei bem triste. Gostei de conhecer suas impressões e fiquei um pouco chateada por ter sido um filme com pontos negativos. Acho que coloquei na minha cabeça que tudo que tem a Emma será perfeito. A ideia do filme é bem bacana e acho que vou dar uma chance na leitura e no filme quando estrear na minha cidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola!
    Uau, esse filme parece ser muito bom, vou assistir ele assim que der, o livro não tenho certeza, por não ser um dos meus gêneros favoritos.

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uia não sabia que tinha filme novo da bruxinha mais inteligente saindo!

    Também recebi o convite, mas não resido em SP T-T peninha!!!

    Como quero assistir, não me aprofundei muito em sua resenha para não ter spoiler... E também quero ler o livro, haha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu estou morrendo de vontade de assistir a esse filme, vi muitos blogueiros falando que o filme é ótimo, e fico mais curiosa quando leio algo a respeito do mesmo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^