Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

12 de abril de 2017

Resenha: Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção #01.

Título: Instituição para Jovens Prodígios.
Subtítulo: A Seleção.
Série: Instituição para Jovens Prodígios.
Livro: 01.
Autora: L. L. Alves.
ISBN-13: 9788592914004.
ISBN-10: 8592914000.
Ano: 2016.
Páginas: 200.
Idioma: Português.
Editora: Essência Literária.
Gênero: Fantasia, Ficção científica.
Categoria: Literatura Brasileira.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.

Cortesia da Editora parceira, EL.

Sinopse:
Do subúrbio carioca para uma instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade, aprenderá que, para realizar seu sonho, são necessários sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista irá encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora...
Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield, coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que sente como se os alunos a conhecessem? Por que faz inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores da poderosa Instituição para Jovens Prodígios? Com uma nova melhor amiga ao seu lado e um amor inesperado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca...
É normal um pombo se comunicar com uma garota?



Lara, de 17 anos, é a menina mais inteligente da turma, um pouco diferente, sempre com notas altas. Porém, não é a mais bonita, sem muitos amigos, e com a situação dos pais, não sabe o que fazer quando o ensino médio acabar e falta muito pouco para isso. Ela é a mais velha de três irmãos.

“O pai de Lara era empreiteiro em uma fábrica de automóveis, trabalhava com o corte e a modelagem de peças para acessórios de carro. O bairro onde moravam não era um dos mais seguros da região oeste do Rio de Janeiro. A mãe era dona de casa, apesar de nunca ter tido opção de escolher carreira. Renata apenas concluíra o ensino fundamental, pois precisava ajudar a tia lavando e passando roupas para os clientes de classe alta. Ao completar 21 anos, conheceu Joaquim, o elegante filho de uma de suas clientes. Foi amor à primeira vista, era o que diziam quando contavam a história de como tinham se conhecido.”

No Brasil, seu país de origem, levando sua vida comum, lendo, informando-se, ela é uma garota dedicada e estudiosa. Lara sempre gostou de um menino, que nunca deu bola para ela, e o seu amigo Lucas, sempre gostou de Lara e ela nunca lhe deu uma chance. (Quem nunca passou por isso, né?) Entretanto, ela desejava dar uma chance à felicidade, mas nunca pensou que essa tentativa pudesse acabar no minuto em que ouvisse o nome “Instituição Para Jovens Prodígios”. É uma “faculdade”, com vagas e em busca, no momento, é claro, gratuitas apenas para jovens com QI elevado e que consigam passar nos testes. Seus Pais querem que ela se inscreva e busque por essa oportunidade, eles confiam em sua inteligência e desejam um futuro melhor para filha, um que eles não podem proporcionar, portanto, Lara tem que agarrar essa oportunidade em busca de uma vaga com unhas e dentes.

O dia do teste chegou, Lara foi aprovada em terceiro lugar, os pais não podiam estar mais orgulhosos de sua filha. Lara teria uma oportunidade, em uma, ao que parecia, ótima universidade, de forma gratuita, algo que sua família jamais poderia lhe proporcionar. Mas, ela, agora, teria de ir para outro lugar, para Londres – Inglaterra, onde a história vai desenrolar-se. Vai ter de encarar uma nova fase em sua vida, longe de sua família, do seu amigo – agora “namorado” – ex, de tudo que ela conhecia. Só que nem tudo são flores e o que Lara nunca poderia imaginar é o fato de que tudo seria ainda mais estranho do que parecia.

Ao chegar à Instituição, nossa mocinha, fã de Harry Potter, logo pensou em Hogwarts. Para piorar as coisas, de imediato, ela não gostou do reitor e sentiu como se algo nele, a dissesse para ficar longe. Nova vida, encarar... Lara consegue fazer uma nova amizade, com uma adolescente, também brasileira, chama Irene. E, hã, sem querer, se apaixona pelo primeiro colocado, Hugh. E o mais estranho, em tudo isso, é que ela depara-se com uma nova situação, Lara percebe que... consegue falar com pombos.

O pombo encarava-a.Sua cabeça fisgou. Lara se proibiu de gritar, mordendo o lábio inferior com força. Não queria acordar Irene, apesar da dor intensa. Quando sentiu que desmaiaria ou vomitaria bile, uma voz ecoou dentro da sua mente. “Você precisa entender... Apenas você pode nos salvar... Pense, Lara!”

Ok, vou parando com a premissa por aqui e colocando para vocês alguns questionamentos:

Ø  Ela estava ficando louca?
Ø  Seria por causa da Instituição?
Ø  Quem ou o que era aquele pombo?
Ø  Porque ela teria que os salvar?
Ø  Magia?
Ø  Alucinação?
Ø  Fuso horário?

“... a felicidade não vai bater a nossa porta, nós é que precisamos procurá-la.”

Bem, o que tenho para dizer é que eu amei o livro! A escrita da autora é gostosa, simples, suave e colabora para que a leitura possa fluir facilmente. O enredo é bacana e vale a pena ser conferido. O livro trás algumas frases que nos levam a refletir, ainda que se trate de uma fantasia, é bem bacana.
Algumas pessoas comentam que IJP lembra HP, quanto a isto, não posso opinar, tendo em vista de que nunca li HP – me julguem – e também não dei muita atenção aos filmes, todavia, recomendo que leiam e o façam de mente aberta. Cada autor tem sua assinatura, suas inspirações e suas histórias para contar, e ao meu ver, se um livro te remete a outro que você adorou a sensação de nostalgia e um gostinho de “ahhh” pode ser delicioso, vamos parar de julgar, ok, coleguinhas? Okay!

Quanto a edição, a Editora Essência Literária está de parabéns, a diagramação está linda, cheia de pequenos detalhes em suas páginas que dão um charme a parte para edição. Conta com uma fonte de tamanho agradável que contribui com a leitura, suas páginas são as adoráveis amareladas e dão um último toque especial. Não notei erros de revisão ou de digitação. Vale ressaltar que esse é o primeiro trabalho na versão física, da editora, adorei a dedicação para com a obra, ficou ótimo, de verdade, toda a equipe está de parabéns. Quanto a capa, o livro é jovem/adulto, a própria idade da personagem e o seguimento para universidade denunciam isto, mas ainda assim, achei a capa um pouco infantil. É bonita? Sim, e não desagrada. É só que acredito que uma capa mais “séria” – digamos assim – poderia atrair mais leitores, infelizmente muitos leitores ainda julgam livros pela capa. Não me entendam mal, gosto dela, mas acredito que uma capa mais sóbria poderia ser mais atrativa.

Esse volume é só o início de uma longa jornada que promete ser cheia de mistérios e aventuras, e nela vamos poder acompanhar a evolução da Lara e as surpresas com as quais ela se deparará. O desfecho do livro nos coloca ansiosos a espera da sequência, recomendo para quem adora uma boa fantasia ou quer aventurar-se em uma.

Fico por aqui, não esqueçam de me contar se já leram, se querem ler, o que acharam da premissa? Ah, e desafio os fãs de HP a lerem, de mente aberta, e quem sabe curtirem mais esse universo? Vamos lá, pessoal!

Avaliação:


Até mais ver!

14 comentários :

  1. Analuiza leitora the flash!!!! Amei a resenha, muito obrigada pelo carinho com nosso primeiro baby <3 ahahaha vamos levar em consideração teu feedback sobre a capa ;) e "guenta" o coração que esse ano ainda, lançaremos o IJP 2!!! Bjxxx

    ResponderExcluir
  2. Hummm... fiquei muito a fim de ler esse livro, ainda mais sendo de autora nacional! Adorei a premissa e a forma como parece que a história se desenrola! Dica anotada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Achei o livro bem interessante e parece ter uma leitura bem leve e fluida, acho que vou dar uma chance sim. Já deixei anotado aqui.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse livro Ana, eu tenho bastante vontade e curiosidade de conhecer a escrita da autora, pois a acompanho nas redes sociais, gostei bastante do enredo e leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A cada resenha que leio sobre a obra, minha vontade de ler só aumenta.
    É o tipo de história que me agrada e saber sobre a boa escrita da autora colabora ainda mais para que eu queira ler.
    Pretendo conhecer a história em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oii! Nossa, não conhecia essa estória, mas já fiquei curiosa. Adorei a sua resenha,gostei logo de cara da personagem principal e o que mais me intrigou foi ela conseguir falar com os pombos kkk. Também não li HP e os filmes não me agradaram muito, então eu leria sem problemas kkk e estou louca para saber como será o desenrolar dessa estória. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. oie!
    Nossa, ainda não conhecia essa história, mas fiquei interessada em conhecer. ACredito que vou gostar dessa trama, e bom saber que é só o início de algo que tem muito a acontecer. Adorei essa dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro, espero ter a oportunidade de faze-lo ainda essa ano.
    Pela sua resenha, a história parece ser bem leve e gostosa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Achei a premissa bem legal, mas não é o tipo de leitura que procuro no momento. Parabéns pela resenha, vou deixar o nome anotado e mais pra frente arriscar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Concordo contigo em relação à capa, me transmitiu uma impressão de que a história seria mais infanto que juvenil. A trama parece promissora. Quanto às comparações com HP, bem, eu li HP e precisaria ler o IJP para comparar. Obrigada pela dica e pelas ponderações. Vou refletir sobre o livro! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Estou louca para ler esse livro da Lu! Deve ser maravilhoso! Ainda não li nada dela, mas tenho um aqui em casa e não vejo a hora de ler! Fico feliz que tenha gostado da leitura, aguardarei sua opinião sobre os próximos volumes da IJP!

    bJSS

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana!
    Tenho esse livro no meu Kindle e tô louca para começar essa história. Só vejo pessoas falando bem sobre ela <3 além disso, a história parece um máximo e a autora é um amor!

    ResponderExcluir
  13. Heiii, tudo bem?
    Ainda nao conhecia o livro, mas achei interessante a premissa.
    Gostei dos pontos abordados e acho que seria uma leitura leve e rapida.
    A capa é bem fofa, remete a algo mais juvenil, gosto de leituras assim tb e pelo genero ja vi que vou viciar hahaha.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Acho que é praticamente impossivel não comparar com HP, né? Gostei da sua resenha e achei bacana seu recado para ler de mente aberta!
    Dica anotada, já ouvi bastante elogios para a escrita da autora!

    beijinhos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^