Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

16 de abril de 2017

Indicação de HQ: Os Livros Do Destino - Ed Brubaker.

Título: Os Livros do Destino.

Autor: Ed Brubaker.

Editora: Panini.

Gênero: HQ / Comics.

Páginas: 146. 

Ano: 2014. 

Idioma: Português.

ISBN-10: 8583680140.

ISBN-13: 9788583680147.
.
Skoob: aqui.


A menção do nome Doutor Destino é suficiente para trazer à tona diferentes tipos de sentimento, mas sem dúvida os mais comuns são medo e terror. Há muito tempo, Victor von Doom é considerado um dos mais terríveis vilões do Universo Marvel, um monarca cruel que caminha entre dois mundos: o da ciência e o da feitiçaria. Muito embora seja considerado um “monstro” por adversários como Homem de Ferro, Quarteto Fantástico e Capitão América, os caminhos tortuosos que levaram Destino a ser o que é careciam de um pouco mais de detalhes… pelo menos até agora! Os Livros do Destino é um testamento sobre este sinistro personagem, e revela os acontecimentos da juventude de Victor que o transformaram, sem esperança de retorno, no Doutor Destino.


Boa noite galera!!! 

Júlio, aqui, trazendo mais uma indicação de HQ, para vocês. Dessa vez se trata de um dos maiores vilões da Marvel, Victor Von Doom, o Doutor Destino. A história de hoje mostra a origem do vilão, desde seu nascimento na Latveria até se tornar o inimigo do Quarteto Fantástico, vamos lá!!!

Victor nasceu num acampamento de ciganos que vivia sendo atormentado pelos homens do barão, que roubavam seus suprimentos e pertences. A mãe de Victor buscava uma forma de acabar com isso e recorreu à magia negra, causando um desastre... O povo cigano quis expulsar a ele e seu pai do acampamento após o ocorrido e o garoto jurou se vingar de todos um dia. 

A HQ funciona como uma longa entrevista, um repórter consegue acesso ao castelo de Destino e grava depoimentos de vários dos prisioneiros, além do próprio Victor. Vemos então que a vida dele foi bastante sofrida desde seu início, há várias perdas e dificuldades. É então que ele resolve se dedicar ao que sua mãe estudava (tendo encontrado seus materiais), e logo mais à ciência, onde se destacou mais. As partes contadas na entrevista por Victor falam muito de seus estudos e de sua busca pela liberdade da alma de sua mãe do inferno em que se encontra. Isso o atormenta noite após noite com pesadelos em que a vê sofrer nas mãos de um demônio. Essa parte é bastante pesada e mexe muito com a mente do personagem, o leitor consegue sentir a angústia, como ele tenta resolver e se vê impotente perante o sofrimento da mãe (as imagens nos sonhos dele são fortes). Ele é procurado pelos americanos para desenvolver suas pesquisas para guerra, é onde conhece Reed Richards, seu futuro rival e mais tarde também pelos russos com o mesmo propósito. E é então que descobre sua verdadeira missão, num templo oculto nas montanhas do Tibete. Lá ele enfim aprende tudo que buscava, a união entre magia e ciência que o tornaria capaz de conseguir tudo. Retorna à Latveria para realizar a vingança que prometeu anos atrás. 

Há alguns pontos a destacar nesse meio. Victor sofreu um acidente no laboratório americano que destruiu seu rosto quase por completo. Isso aconteceu num experimento em que ele, de acordo com o depoimento de seu ajudante na época, conseguiu falar com sua mãe. Após isso ele mudou ainda mais, se tornando mais frio do que antes, e se isolando.

Outro ponto chave é Valeria, o amor da vida de Victor. Foi a presença dela que o manteve são após a perda da mãe, e a única pessoa que conseguia fazê-lo sorrir. Mesmo após ter seu rosto desfigurado pelo acidente ela o encontrou, e parecia que Victor voltaria a ser o mesmo de antes, que ela iria "consertá-lo". A devoção de Valéria por ele é muto grande, mostra que realmente o amava, esse relacionamento é bem explorado durante a HQ.

Outra coisa bem trabalhada é o sentimento de vingança de Victor que não esmorece nunca, assim como seu ódio por Reed Richards, mesmo perante todas as dificuldades que enfrentou durante a vida. Dá a entender que isso muitas vezes o manteve vivo, como na difícil jornada ao templo no Tibete e mesmo após o acidente. 

Falando um pouco da edição, essa faz parte daquela coleção de capa dura que a Panini vem lançando, então está mais que caprichada e apresentando, no fim, as capas originais da história, que era dividida em seis partes na primeira publicação. Os desenhos estão ótimos e bem coloridos, sem perder o tom sombrio do personagem. 

Sobre a leitura, saber do passado do vilão foi interessante e me fez entender a causa de várias de suas ações, mesmo que elas não tenham sido justas. Victor não foi uma boa pessoa que se tornou má, ele já tinha algo dentro de si desde o nascimento e isso só aflorou com o passar do tempo.

Recomendo muito a leitura galera, espero que tenham gostado da indicação, semana que vem tô de volta!

QUOTES
"Dizem que uma criança não retém lembranças até ter vivido seus primeiros anos... Mas isso jamais foi verdade para mim..."

"Não... Victor von Doom se lembra de tudo. Cada momento desta vida que tanto tentou, mas fracassou em me quebrar..."

"Cada perda, cada sacrifício, cada vingança realizada por estas mãos... Eu não poderia esquecer mesmo se tentasse."

Avaliação: 



8 comentários :

  1. Hqs, Hqs <3 é uma paixão nosa na minha vida, durante muito tempo fui resistente com eles mas depois que comecei a ler se tornaram uma paixão pra lá de maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, não é muito comum alguém trazer resenha de quadrinho do vilão hehe. Adorei conhecer mais sobre o Vilão do quarteto fantástico, a história dele e bacana e tem aquela pegada bem caracteristica das histórias de super herois. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Julio, adorei a novidade, ainda mais porque não sabia da existência deste Hq. A capa está linda e saber mais sobre este vilão é mais um motivo para querer ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Apesar de adorar a maioria dos filmes, não sei nada sobre os quadrinhos da Marvel. Ainda não conhecia esse vilão, então, talvez por isso, não me interessei muito em ler essa HQ.Acredito que quando eu for começar a me aventurar no mundo dos quadrinhos, devo começar com HQs de personagens que eu já esteja mais familiarizada.
    De qualquer forma, adorei a resenha e tenho certeza que é uma ótima dica para os fãs de quadrinhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Eu sou perdidamente apaixonada por HQ e essa por milagre eu não conhecia, sei que seria uma ótima pedida e aventura é sempre bom mesmo, gostei da capa e o enredo bem convidativo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Nunca li nada dessa editora, e, hoje, raramente leio HQ, li muito quando mais jovem, porém, hoje, não sei por qual razão, não compro mais. Gostei de sua indicação, fiquei mais propensa a ler a HQ quando, na resenha, você relata o acidente de Victor e ele fica com o rosto desfigurado.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Confesso que não sou muito fã de HQ e também não sou muito ligada aos heróis/vilões da marvel, de forma que não consegui me interessar em fazer a leitura.
    Porém, creio que seja uma ótima dica para quem gosta do gênero e não dispensa saber mais sobre toda a criatividade que a Marvel a oferecer. Saber mais sobre esse grande vilão deve fazer os olhos de muitos brilharem.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^