Resenha: Garotas como nós – Dana Mele.

Título: Garotas como nós.
Na Academia Bates, a verdade é aquela que você cria...
Autora: Dana Mele.
ISBN-13: 9788550303864.
ISBN-10: 8550303860.
Ano: 2019. Páginas: 400.
Idioma: Português.
Editora: Universo dos Livros.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.
Gênero: Ficção, jovem adulto, literatura estrangeira, suspense, mistério.

O livro: Um thriller psicológico tenso e sofisticado, que é simplesmente o livro certo para fãs de Pretty Little Liars, Meninas Malvadas, Os 13 Porquês e Elite – esta história o seduzirá, o iludirá e, por fim, o trairá. 

Sinopse: Kay Donovan é uma jogadora de futebol cujo grupo de lindas e populares amigas comanda uma escola particular, mas guarda segredos sombrios que se esforça para não respingarem no presente. No entanto, quando o corpo de uma garota é encontrado no lago da instituição, a vida cuidadosamente construída de Kay começa a desmoronar.

Repleta de escândalos e tragédias, esta narrativa apresenta uma visão sombria e emocionante sobre amizades femininas, as pressões para alcançar sucesso acadêmico e também sobre saúde mental. Garotas Como Nós é uma história clássica, assustadora e com um final surpreendente.


Olá, pessoal! Como estão?

Hoje venho conversar com vocês sobre um livro que quando vi seu anúncio me chamou a atenção por conta do marketing que o envolveu.

Querem saber o que achei da obra?

Continuem a ler!


Como não canso de dizer, sou uma pessoa completamente apaixonada por thrillers. Por isso, quando vi esse lançamento da Universo dos Livros, fiquei alucinada para lê-lo. Primeiro, por ser uma experiência nova para a editora que não costuma trabalhar com esse gênero e, segundo, porque o marketing foi sacana, me pegou no laço e acredito que chamou a atenção de muitas pessoas da mesma forma, pois deixaram claro que esse livro era um prato cheio para fãs de Pretty Little Liars, A Elite, Os 13 porquês e Menina Malvada, ou seja: era um livro para mim.

De uma maneira absurdamente fluída e simples, Dara Mele nos leva a vivenciar, em primeira pessoa, a vida de Kay Donavan. Kay é uma jovem que está no último ano da Academia Bates, um Colégio interno de renome destinado à jovens meninas de todas as famílias renome.

Entretanto, Jay não vem de uma família rica, pelo contrário. Está na academia como bolsista. É jogadora de futebol e mesmo com todas as diferenças, é extremamente popular e ao mesmo tempo, temida; devido ao modo com o qual ela trata os outros junto com suas amigas. A sua especialidade sem a menor dúvida é praticar bullying.

Porém, tudo começa a mudar para a nossa protagonista quando o corpo de uma aluna é encontrado, por ela e suas amigas, no lago do colégio, sem vida. Com isso, da noite para o dia, Kay se transforma de aluna mais popular, em uma suspeita de assassinato fria e vingativa.

Logo nas primeiras páginas nos vemos envolvidos em um jogo de segredos, intrigas, vinganças, mentiras e manipulações que irá brincar com a nossa mente e desafiar nosso intelecto.

“Garotas como nós” é aquele tipo de thriller que envolve o leitor de tal maneira que o deixa ávido por novas descobertas e sedentos para saber quem de fato é a mente vingativa que está arquitetando tudo.

Para aqueles que amam o gênero e estão acostumados com o mesmo, acredito que o final possa não ser tão surpreendente em relação ao culpado de tudo. Todavia, sem a menor dúvida irei passar a usar essa obra como uma referência para aquelas pessoas que querem começar a conhecer o gênero, por ele ser leve, dinâmico e não causar tanto impacto em relação às mortes e tudo mais, uma vez que ele trabalha mais o psicológico.

Confesso que esperava mais ação, mistérios e que tudo isso fosse muito bem trabalhado e aprofundado, o que de fato não ocorreu. Tudo acontecia e era solucionado muito rápido, entretanto, acredito que isso ocorreu, pois o livro é muito puxado para o young adult. Digo isso pelo meio no qual ele é trabalhado e pelo fato de que todas as intrigas e complicações que passamos durante a adolescência fazem parte da obra também. Sendo assim, temos a historia de vida da Jay muito bem trabalhada. Seja no presente com todos os acontecimentos, até o seu passado que ela faz questão de esconder de todos.

É de extrema evidência a semelhança que encontramos em alguns acontecimentos e até mesmo na personalidade das personagens e suas atitudes com as personagens presentes nos seriados citados na sinopse e no marketing. Vocês não tem ideia do tanto de Pretty Little Liars e de Meninas Malvadas que há na obra.

A capa do livro é simples e ao mesmo tempo muito linda, sua combinação de cores e os detalhes nos remetem ao conteúdo com sucesso. Entretanto, um ponto que não me agradou muito foi a revisão do livro, encontrei erros bobos ao longo da leitura, mas nada que vá atrapalhar o desenvolvimento da obra.

Faço questão de dizer-lhes que esse livro possui começo, meio e fim. Não acredito que haja ou haverá uma continuação. Entretanto, seu final foi algo que me pegou e me colocou para pensar por horas. Não que seja aberto, mas de fato fica a critério da mente do leitor e dá muita margem para discussões. Vale ressaltar que isso não está nada relacionado ao assassino ou ao mistério da obra.

Em suma, “Garota como nós” é uma obra que irá lhe prender e impressionar por lidar com questões do universo adolescente, como relacionamentos, traições, homossexualidade, mentiras, amizades, bullying e suicídio, de uma maneira leve e bem direta. É aquele tipo de livro que faz o leitor pensar em suas atitudes e prova por A+B que tudo o que fazemos, seja bom ou ruim, um dia volta pra gente.

Recomendo a leitura da obra, pois é uma leitura gostosa e bem rápida. No entanto, recomendo esse livro principalmente para as pessoas que desejam se aventurar no gênero pela primeira vez. Vale à pena!

Classificação:

Nota: Não vou falar absolutamente nada a respeito, só vou jogar no ar para aguçar a curiosidade de vocês e vou embora. Para fãs de Pretty Little Liars, nesse livro temos uma -A também! FUI! #PosteiECorri

11 comentários:

  1. Que livro MALUCO. Maluco..
    Gente a menina é bolsista, pratica bullying e ainda rola assassinato no meio? É uma mistura que adoro e funciona nos livros!!! Quero

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Eu recebi esse livro no clube skoob mas ainda não tinha sentido vontade de ler. Agora estou curiosa para saber mais porque eu adorei PLL! Espero gostar apesar de não ler muito o gênero.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mayara.
    Eu sou doida por thriller e assim que vi o lançamento desse livro, já garanti meu exemplar. Agora só preciso arrumar tempo para me jogar nessa leitura!! Sua resenha me deixou super atiçada para ler logo!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não leio um thriller assim, nessa ambientação e mesmo que o final seja manjado, acho que seria uma leitura que funcionaria bem pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisti estes seriados e não me interesso por eles.rsrs Logo, isso não seria motivação para ler a história. E também nem vi o marketing. Se não fosse pela sua resenha sequer saberia da existência do livro.

    Mas... sou uma fã de thriller!rs Então, acabo ficando curiosa por conta disso. Não entendo como uma bolsista, que recebe a oportunidade de estudar numa escola assim por seus próprios méritos pode ter a coragem de praticar bullying. Fico me perguntando quem é que cometeu o assassinato e se esta menina não teve nada a ver com isso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, ainda não conhecia esse livro e pelo seu post até fiquei curiosa para ler ele. Não tenho lido thrillers com essa pegada mais adolescente e tenho vontade de ler um pra ver se curto.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Só de saber que é thriller já quero, lendo sua resenha e sua nota sobre a comparação com PLL já me deixou ansiosa.
    Acho que os temas envolvendo jovens é importante serem retratados e quero conhecer mais essas personagens.
    Obrigada pela dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá Mayara!!!
    Não minto que não sou a maior fã de PLL, assisti a primeira temporada com uma amiga e desistimos depois de não sei quantos episódios porque a série realmente não me prendeu.
    Acho que pra quem é fã das séries citadas realmente acabou por se tornar um livro que se quer ler por conta desse marketing, mas não sei se o mesmo funcionaria comigo.
    Porém, eita jogada no ar e que intriga a qualquer leitor nesse final que você deixou kkkkkk
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Vi esse livro e até pensei em solicitar, porém fiquei meio com o pé atras. A premissa realmente é fantástica e aqui temos algo novo: uma bolsista pobre que faz bullying. com as pessoas. Realmente é algo curioso, não tive a oportunidade de assistir a série ELITE, porém a premissa desse livro lembra um pouco a da série. Fiquei curiosa e quero ler. Como fã de Thriller talvez saque as coisas bem rapido.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de terminar de ler o livro, chorando horrores, se tiver alguém aí que tenha terminando também, manda uma ADM por favor preciso falar do final do livro urgentemente, tenho que tirar algumas conclusões

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.