Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

21 de junho de 2016

Resenha: A Árvore da Mentira.


Título: A Árvore da Mentira.
Páginas: 304. Ano: 2016.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788542807950.
ISBN-10: 8542807952.
Autora: Frances Hardinge.
Editora: Novo Século.
Gênero: Jovem adulto / Suspense / Mistério.
Adicione ao Skoob

Cortesia gentilmente cedida pela Editora NS.

Sinopse:

A mentira tem seus frutos. E quase nunca são doces.
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas.
Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive.
Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas.
Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais.
Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de "Canção do Cuco", promete arrebatá-lo do começo ao fim.  



Hoje estou aqui para falar de um dos lançamentos mais comentados da Novo Século nesse ano de 2016, o livro “A Árvore da Mentira” da autora Frances Hardinge. Bem, eu não tinha lido nenhuma obra da autora até o momento, por isso, quando recebi esse livro através da nossa parceria com a NS, foi uma grata surpresa e oportunidade para enfim conhecer a escrita da Frances; mas vamos a resenha!

Um livro com uma proposta diferente, uma história que se passa em uma época onde as mulheres são vistas como inferiores, onde suas maiores preocupações devem ser aprender a ser uma dama, encontrar um bom marido e com isso ter uma boa família. E como ficam os demais desejos das mulheres? Não importavam, simples assim, pra quem? Pois é.

Em meio a uma sociedade machista e difícil é que o enredo se passa, nos apresentando os costumes de forma leve, porém evidentes, da época. Nos mostra que a opinião das mulheres – em sua maioria – não eram levadas em consideração, exceto quando expostas por trás das cortinas da sociedade, onde seus maridos é que levavam o mérito pelas coisas positivas.

A história começa com a família de Faith – a nossa mocinha – de mudança para a ilha Vane. Mas a mudança foi brusca e repentina, quase que como uma fuga, assim sentia Faith, ainda que não tivesse provas, suas desconfianças eram enormes. Ela é uma mocinha diferente, curiosa, que gosta de estar informada, de aprender e de estudar – quando permitem, claro. Uma menina que foge aos costumes, uma garota de 14 anos à frente de seu tempo e que deseja abrir portas para o futuro, um futuro em que as mulheres possam ser levadas a sério, falem elas de culinária ou de ciências.

Faith é tratada por vezes como criança, na verdade, sua Mãe (que nos irrita bastante) a infantiliza muito e seu Pai (grosso e indelicado) a subestima, mas na maior parte do tempo, ela é tratada como uma “baba” para o seu irmão mais novo, Howard (com quem ela tem uma relação bonita). Durante muito tempo a jovem manteve-se oculta através de seu silêncio, mas quando seu Pai é encontrado morto e todo mundo a sua volta age de modo estranho e condenando o homem que ela venera, é que Faith mostra a sua verdadeira face. Sem aceitar a morte dele, ela que quer ser, mas na verdade, já é, uma cientista naturalista – assim como fora seu Pai, astuta, esperta, dedicada e incansável, a menina investiga por sua conta e risco o que realmente aconteceu com ele. Será que ele era tudo o que ela pensava? Será que ele era o que os demais pensavam? Grandes choques estão por vir...

Com o diário dele em mãos e sendo a única que conhece a localização da Árvore do Embuste, uma planta pela qual seu amado Pai dera, literalmente, a vida, Faith embarca em uma aventura sem retorno, mergulha em um mundo de mentiras de todos os lados, decepções, traições, ganância, vingança, surpresas, amor, ódio, compaixão, sentimentos; dentre outros fatores e desafia a toda sociedade local. A Árvore é seu maior segredo e seu único trunfo para descobrir o que realmente está acontecendo e o porquê.

A menina encontra parceiros e apoios improváveis, mas não sabe se realmente pode confiar neles. Ela encontra meios para investigas, arrisca-se, come o fruto misterioso. Todavia, quem disse que é fácil interpretar as coisas? Ela está certo? Está errada? Até onde Faith é capaz de ir para tentar provar o seu ponto de vista? Suas interpretações, o que são, de fato? Alguns personagens surpreendem, as revelações fazem o mundo de outros cair por terra e não só Faith, mas todos apendem que, a mentira não tem pernas curtas, ela tem garras afiadas e que no fim das contas, quando reveladas, cortam o cerne e machucam profundamente e elas são reveladas, sobre todos e para todos.

Um mistério envolvente, uma história que te prenderá do início ao fim, sem romances, repleto de desafios e segredos a serem desvendados ao virar de cada página. Frances Hardinge, dona de uma escrita fluída, cativante e linear nos leva a viajar e nos surpreende com um final e tanto. Ela consegue nos induzir a desconfiar de tudo e de todos e consegue nos passar mensagens através dessa história totalmente fictícia e de certo modo... “real”. Por isso, tome muito cuidado, a Árvore do Embuste pode estar no seu quintal...

Quanto a edição, simples, bonita, com pequenos detalhes que deram um toque especial. A revisão está boa, fonte em um tamanho adequado e as adoráveis páginas amarelas que não agridem nossos olhos e facilitam a leitura se fazem presentes.

Se eu indico o livro? Sim, indico! Indico para todas as pessoas que estão com vontade de fugir das leituras “mais do mesmo” (um dia eu explico essa minha definição de “mais do mesmo” – risos). Indico para quem curte um mistério e para quem está fugindo dos romances, pois não temos um romance, nós temos uma história instigante e que nos deixa curiosos até chegarmos a última palavra que encerra o livro, até chegarmos ao fim.

[Quotes] 
As ondas foram ficando maiores e menos brincalhonas, rolando por debaixo do barco com perigosa indiferença. Sempre que o barco tombava, cada fibra do corpo de Faith se preparava para a capotagem, para o choque gelado da água.
"Você está cumprindo seu dever para com seu Pai", ela disse a si mesma. Não tem como isso estar errado. "Você tem que confiar nele, é como Abraão. Deus mandou-o matar o próprio filho, então ele foi pegar uma faca. Fez a coisa certa, mesmo que parecesse ruim. Confiava que Deus entendia o bem e o mal melhor do que ele."
A mim pertence a vingança e a retribuição, no devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando, e o seu próprio destino se apressa sobre eles.
É apenas uma cobra perfeitamente sensível, que protege seus ovos e vai abrindo caminho no mundo do melhor jeito que pode.
E assim me despeço dessa menina, dona de uma história que adorei acompanhar, que me levou para um tempo tão distante do meu e me fez viajar com ela em suas aventuras, me cativou e me deixou com vontade de ler mais e mais. Faith, espero eu, que seja, até um dia!

Avaliação: 

24 comentários :

  1. Oi, Ana
    Gostei bastante de sua descrição do livro. Gosto muito de um bom mistério, mesmo os que tem romances, mas também não teria problemas se esse não tivesse.
    Não sei se leria agora esse livro, mas gostei da dica e espero ler futuramente.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por mistérios este livro deve entrar para minha meta de leitura, o título em si já deixa o leitor bem instigado hehehehe.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Gente sou completamente apaixonada para ler essa obra linda, acredito que a história esconda um grande mistério, está na minha listinha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Apesar da sua ótima resenha e de ser um livro mais sombrio, que é o estilo que mais gosto,não vai para minha whishlist.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. QUE CAPA MARAVILHOSA!!! LINDA DEMAIS!!
    Eu nao conhecia esse lançamento e adorei tudo so de ler a sinopse, sua resenha so reforçou meu interesse em le-lo. Espero poder fazer isso em breve ♥ Amo essas misturas loucas que nos tiram das mesmices que se tem visto ultimamente.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Eu tenho uma definição do "mais do mesmo" que não sei se é igual a sua, mas imagino kkkkkkk
    Então por isso fiquei super interessada nesse livro!! Fujo dos romances. Adoro histórias instigantes.
    Chamou tanto minha atenção a capa também, adorei. E os quotes me deixaram mais curiosa.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sem romance? =(
    Mas eu preciso admitir que amei a premissa, nunca li nada parecido e o fato da estória se passar em uma época como essa, machista e tal me deixou mega animada, além do fato de ter mistério que deixa tudo ainda mais interessante. Agora, sobre a mãe da personagem a tratar como criança vai me irritar também kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    A editora arrasou com essa capa e que livro é esse? Nossa, você me deixou super curiosa sobre essa tal árvore do embuste e muito nervosa, pois acho que ficarei perdida, sem poder confiar em ninguém. Quem matou o pai dela? Qual o motivo? Se ele não era quem ela pensava, ela e sua família estão correndo riscos??? Você foi malvada, não me disse nada, risos.... Estou louca para ler o livro. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana.

    Adoro livro que trazem segredos que precisam serem desvendados, principalmente vem acompanhados de reviravolta. A capa do livro já me conquistou antes de ler sua resenha e sua opinião despertou interesse para conferir esta história. Vou anotar a dica, quero muito ler este livro.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei bastante da premissa do livro e por ser em uma época que a mulher era considerada inferior e ter uma personagem feminina forte e que toma as rédeas da situação é incrivel e por isso, já me conquistou e é claro, o fato de ter muito suspense e misterio. Amei a resenha, pois achei bem detalhista e informativa.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Gente, que capa é essa??? Eu apaixonei por ela, linda demais. Gostei do plot também, e sua resenha me deixou bem curiosa com a leitura. Não tenho a menor ideia se conseguirei lê-lo tão já. Falta grana, espaço e tempo. Mas guardarei a dica com carinho, e assim que possível irei me aventurar nesse mundo também.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Tem tramas que não funciona com um romance né? Principalmente algo mais misterioso e sobrenatural assim, então acho que foi um ponto positivo não ter romance, que bom saber disso. Gostei bastante da obra e achei essa capa linda demais. Com certeza lerei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Adoro livros com um certo mistério, e que fogem do 'mais do mesmo'
    Fiquei curiosa para ler, ainda não tinha lido nada sobre ele.
    Gostei bastante, obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Fiquei bastante curiosa quando ao livro e a narrativa dele. Me interessou muito, mais uma leitura que farei com certeza. Dica antada, espero ler o mais breve possível.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Recebi esse livro da Novo Século, mas ainda não li. Quando li a sinopse fiquei doida de curiosidade, afinal parece ser uma história com um toque sombrio, bem no estilo do livro anterior da autora.
    Acho que vou gostar bastante, ainda mais depois de ler sua resenha (que foi a primeira que li até agora) e perceber que ela tem todo um tom de mistério no ar. Assim que passar minha maratona de férias, ele será o próximo. Espero curtir. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom???

    Eu vi esse livro em vários blogs, acho que por ser lançamento da NS.
    Quando comecei a ler a resenha não me atraiu muito, mas no meio que teve a morte do pai, eu já vi uma mudança no enredo, e o livro me chamou a atenção.
    Gosto de livros com personagens femininos marcantes, acho que Faith não deixará a desejar!

    =)

    ResponderExcluir
  17. Achei o livro muito interessante, um pouco de terror e suspense de época é sempre bom, já está na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. oi

    sabe que é a primeira resenha que leio desse livro? estava curiosa pela capa e agora estou curiosa devido à sua resenha, que está ótima por sinal!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie
    muito legal a resenha, não lembro se já conhecia o livro mas parece ser uma boa leitura, não é bem meu estilo mas o enredo está bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e gostei muito da sua resenha. Gosto de obras de suspense mais escuro e ainda tendo como pano de fundo um momento histórico. Quero muito ler esse livro e espero em breve o fazê-lo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Que premissa maravilhosa, que capa linda! Acho que sei o que você quer dizer com "mais do mesmo" e, sendo assim, estou mais interessada ainda no livro. Adorei os quotes!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Olá Ana!!!
    Mulher a premissa desse livro é incrível e já faz você querer comprar o livro e o enredo pelo que você contou lhe instiga a querer saber mais e mais.
    Nossa adorei o que você disse da árvore poder está no seu quintal, deu um arrepio de medo mas achei muito legal :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou louca para conferir essa obra...adorei a resenha, me deixou bem curiosa. Gosto bastante do gênero, não vejo a hora de poder ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá!!!

    Mistério no ar...eu quero.
    Genteee gostei muito da resenha, e já fiquei com muita vontade de ler este livro.
    Obrigada por compartilhar.

    bjus

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^