Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

30 de abril de 2016

[Dicas do Autor] Planejando uma nova história - com Jéssica Nascimento.


EPP – Planejando uma nova história.

Oi galera, aqui é Jéssica Nascimento nas Dicas do Autor pra vocês. Vamos lá!

Muitos autores deixam as ideias se perderem por falta de planejamento. Quando tenho uma ideia nova para uma história monto um esqueleto. Os dados principais que farão parte da história, um roteiro para não deixar uma ideia boa se perder. Tenho uma pasta apenas com roteiros, ou seja, trabalhos para o futuro. Como já disse anteriormente, se você encara a escrita como profissão, precisa ser objetivo e ter planos para o futuro.

Planejar uma nova historia requer pesquisa, muitas vezes dura, árdua e – em certos momentos  até mesmo chata. Minha história, a Saga Audax, exigiu que eu fizesse uma boa pesquisa sobre fadas, duendes, trolls e outras criaturas mágicas. Aprendi algumas palavras em latim, para os feitiços que minha personagem principal usará durante a trama. Criei um novo mundo e um nome para ele.

A criatividade ajuda, mas ter onde basear-se, faz a diferença.

Se for escrever sobre uma garota com câncer, você precisa pesquisar tipos de câncer, definir com o que, de fato, sua personagem será acometida. Estude sobre a doença, o tratamento, os efeitos colaterais do tratamento. Caso você possa, converse com pessoas que tiveram a doença, é melhor ainda.


É necessário ter propriedade para falar de um assunto. Nenhum leitor vai engolir bobagens sem sentido, sem embasamento, sem alicerce. A pesquisa é muito importante, em minha opinião, é vital.


Depois de pesquisar, você monta o esqueleto da sua história , os principais acontecimentos. Começo, meio e fim. Não preocupe-se com os detalhes entre esses três pontos, eles viram naturalmente durante a escrita. O planejamento abrange o “grosso” de sua história para que você tenha uma base.

Você está planejando, escrevendo para que no futuro seja uma história. Lembre-se: você vai guardar esse esqueleto para que possa desenvolve-lo e transformá-lo realmente em uma história viável no futuro. É um projeto. Gosto de pesquisar nomes que tenham significado dentro da trama, assim como sobrenomes e outros fatores. Pesquisar e pesquisar faz a diferença na construção de uma boa trama, na minha opinião, por isso, a dica é: Planeje, anote, pesquise e escreva!


 Não tenha medo de estudar sobre o que vai abordar na história que vai escrever. Nunca esqueça que pesquisar é fundamental e faz parte do planejamento.

Até a próxima!

15 comentários :

  1. Planejar eh fundamental para tudo na vida, e faz mto sentido na escrita, ja vi mta historia q o autor se perdeu no caminho e com certeza foi por falta de planejamento e estudos. Arrasou na dica ")

    ResponderExcluir
  2. Ooi! Essas dicas são tão bacanas <3 falta de planejamento desanima e nós acabamos até parando de escrever. Pois é, eu já passei por isso e não quero nunca mais!
    Obrigada pelas dicas e pelo seu tempo em ajudar aqueles que desejam escrever histórias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bacana sua postagem. Acredito que ela vai ajudar muita gente,ou seja, gostei bastante e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Olá...adorei a dica. Planejamento é muito importante independente da área, é preciso saber o que se pretende para atingir o objetivo final.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Ótimas dicas para quem está querendo entrar no ramo da escrita ou até pra escritores iniciantes!
    Concordo completamente com você! Uma boa pesquisa faz muita diferença. É muito importante que todos os fatos de uma história façam sentido para o leitor, e que o autor seja o mais realista possível em sua história.


    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Post nota dez, amei! Ao escrever, é importante que exista uma base. Você pode até começar escrevendo do nada, mas precisa pensar no que dará credibilidade ao texto. Eu, particularmente, pesquiso e observo muito as pessoas ao meu redor. É sempre bacana. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, Jéssica!

    Pesquisar, se dedica e trabalhar muito: essa é a receita para um bom livro. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Jéssica.
    Concordo com tudo que você mencionou.
    Eu como leitora sou muito crítica em relação a pesquisa para um livro. Em alguns casos é possível perceber que o autor não teve nenhum trabalho de pesquisar sobre o assunto antes de escrever e isso acaba com um livro. Ótimas dicas.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive vontade de escrever, vivo tendo idéias que julgo boas, mas jamais tive o tino de escrevê -las, nem mesmo para formar um esqueleto. Adorei as dicas e vou seguir com certeza.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de escrever, vivo tendo idéias que julgo boas, mas jamais tive o tino de escrevê -las, nem mesmo para formar um esqueleto. Adorei as dicas e vou seguir com certeza.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tudo o que eu tava precisando. Faz um tempo que eu estou tentando começar um livro, mas nunca consigo colocar nada no papel. Essa dica com certeza vai me ajudar!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu sempre começo muitos livros mas não chego nem na metade e desisto por falta de inspiração, muito legal as dicas e vou anotar algumas coisas, quem sabe me da uma luz né? hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Realmente é sempre maravilhoso ler postagens assim, eu sempre tive vontade de escrever. Porém, sempre acabo esquecendo a metade das coisas que penso kkkkkkkkkkkkk Muito criativa mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi jéssica, tudo bem?
    Concordo muito com você, há uma necessidade iminente de fazer um roteiro até para coisas simples quem dirá para um livro. Acho que alguns autores fazem de forma meio aleatória e por vezes, acaba-se tendo um resultado não satisfatório.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jéssica, adora essas dicas para colocarmos nossas historias no papel *-* Espero ver mias postagens dessa coluna *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^