Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

8 de abril de 2015

Resenha: "O Sumiço de Beatriz."










TÍTULO: “O Sumiço de Beatriz”.   
ANO: 2014.                                         
PÁGINAS: 340.                                 
IDIOMA: Português.                             
EDITORA: Lançamento independente.         
AUTOR: Carolina Matsuo.           


Sinopse:
Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade.

Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta.

Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia.
Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo além do que ele poderia imaginar.



 Olá, boa tarde!

Sabe o que está acontecendo e que é muito bacana nos últimos tempos? Estamos aprendendo a valorizar a literatura nacional, dentro de diversos gêneros que vão das ficções, distopias, romances; etc e tal.... É muito bacana ver que os escritores nacionais estão conquistando o mercado e com ótimas obras! Ah, e não é apenas o mercado nacional, alguns deles tem conquistado um espaço mundial o que é muito, muito legal. Afinal, como uma amiga minha sempre diz: Brasileiro, também sabe escrever e é bem criativo!

Bem, tendo isso como ponto de vista, lendo com uma certa regularidade livros nacionais e sentindo a necessidade de apoia-los como possível for para nós, o Livros & Tal, começou a formar parceria com alguns autores nacionais e editoras que trabalham com os mesmos. E foi assim que "O sumiço de Beatriz" chegou até mim. A Mayara (uma das nossas moderadoras), esteve em contato com a Carolina Matsuo (autora desta obra a qual refere-se está resenha, e aproveito para registrar o quanto a Carolina é muito querida e também para agradecer a oportunidade e confiança! Ah, e a Carolina é uma autora independente, viu?). A partir daí, definimos através da leitura da sinopse quem de nós leria este livro e eu assumi está responsabilidade. O que tenho para dizer-lhes? Que boa surpresa!

Vamos ao que interessa, não é mesmo? O livro!


 "O sumiço de Beatriz" é a primeira obra da autora nacional, Carolina Matsuo (veja mais sobre ela aqui), e trata-se de um misto de ficção científica, fatos reais e um leve toque de romance policial. Preciso relatar que adorei essa mistura!
A escrita da Carolina é bem leve e tranquila. O livro explora bastante os diálogos e nos é apresentado em sua maioria pelo ponto de vista sobre os acontecimentos através de diversos personagens e isso, faz com que a leitura flua mais fácil devido ao fato de que você, não fica preso ao relato de um único personagem. Achei bacana que foi usado também primeira e terceira pessoa na escrita, o que diferenciava um pouco os personagens, se atenha a isso e quem sabe, você consiga reunir pistas mais fácil do que eu que, só me ative a isso no fim do livro. (Olha uma dica aí. Hehehe).  
Sim, confesso que em alguns momentos me irritei um pouco, mas é porque tem alguns personagens com os quais, você sente uma certa vontade de "desenhar" as coisas para estes indivíduos, o que é normal para nós leitores. Costumamos nos irritar e emocionar em nossas leituras. Quando o escritor consegue lhe transportar e fazer com que você sinta emoções com a história de um extremo ao outro, acredito que ele tenha uma boa obra em mãos.
E, preciso registrar que tem alguns detalhes que me incomodam um pouco mas que não atrapalham de fato a leitura que são, alguns errinhos de troca de palavras como por exemplo: “de” por “se” e vice-versa e algumas palavras que aconteceu o mesmo. Mas, são poucas as vezes e comparado ao que ocorre em editoras em que acontece esse tipo de erro básico ainda que possuam uma revisão mais “apurada”, neste que é um lançamento independente, assim como o de outros autores, também acontece. Se você não for detalhista como eu, não vai se incomodar com isto. Eu realmente tenho essa atenção aos detalhes e posso afirmar que mesmo assim, gostei da história e da leitura. (E eu, assim como todos nós, também erro. Por isso, ainda que me chame a atenção, não estraga a leitura).


"Enquanto andava em direção ao estacionamento, por um momento, sentiu um vazio. Fazia algum tempo que estava naquela cidade e até agora não havia conseguido o que queria, deixando-o desesperançoso."

Tudo começa de um jeito turbulento e conturbado e você, precisa de atenção para compreender e acompanhar os acontecimentos ou vai acabar perdendo o fio da meada. Você não consegue definir este livro em poucas palavras. E, uma coisa engraçada é que, desconfiei de vários personagens, era só eles aparecerem na história e quase que automaticamente entrarem para a minha “lista negra” de suspeitos.
Carolina, trabalhou bem seus personagens e explorou até mesmo a língua falada de algumas regiões. Algo que eu considerei muito bacana é que, ainda que o conto aborde a temática que envolve outros países, a história se passou no Brasil do início ao fim. Os vilões são temíveis porquê... eles são, quem deveriam nos proteger e isso nos coloca para refletir sobre um contraste com a realidade da vida no nosso dia-a-dia, e nos faz lembrar de casos que tem feito parte do cotidiano da nossa sociedade mesmo que de formas diferentes da do livro, ele nos remete a uma reflexão.

Tomaz, o mocinho do livro, é um rapaz de ótimo caráter, boa índole, bom coração e bem humano que se vê perdido e envolvido em meio a uma trama que ele desconhece. Inteligente, porém ingênuo as vezes, ao ver Beatriz desaparecer de forma inesperada ele deixa tudo para trás em busca dela, mas, se você olhar para ele com carinho, vai conseguir notar que Tomaz precisa se encontrar, muito mais do encontrar Beatriz. A partir daí, ele segue em uma viagem que tem momentos de muita tensão e outros que vão te causar risadas. Em meio a política, a falcatruas e policiais corruptos, Tomaz na sua busca incessante para saber do paradeiro da sua amiga Beatriz, mesmo sem esperanças de conseguir reencontra-la. O rapaz conhece algumas pessoas que passam a estar constantemente em sua vida. O mocinho enfrenta alguns problemas, mas seu maior dilema é o conflito interno que ele descobre ao passar do tempo sobre ele mesmo. Tomaz apaixona-se no decorrer da trama e não sabe como agir, é o típico mocinho em desenvolvimento. E em muitos momentos, ele se vê perdido e sem saber em quem ele pode confiar, é muito difícil sentir-se sozinho e você, acaba se solidarizando com o personagem.


Então, por um momento, ele percebeu que a atitude que havia tomado em sair de sua cidade ia além da procura por Beatriz. Era uma busca por felicidade, paz interior e acima de tudo, por amor.

A história não é um conto de fadas, também não é nenhum daqueles contos mirabolantes com os quais você não se entende, ou um romance clichê, entretanto, ela te surpreende. A autora consegue fazer várias idas e vindas e explorar várias questões ao mesmo tempo, fazendo com que você desconfie de todos, mas confesso que eu nunca pensei no desfecho ao qual ela nos leva. Realmente, me surpreendeu. Estou tentando não dar nenhum spoiler, mas, querendo passar para vocês que a história é bacana e merece uma oportunidade. Para mim, foi muito legal ler este livro, pois a temática dele é diferente dos romances aos quais costumo ler.

O livro conta com uma quantidade boa de cenas de ação, outras de investigação, romance, cotidiano... Para finalizar o que posso dizer é que, este livro aborda amizade real, amor, responsabilidades, carinho, perseverança, coragem, determinação, esperança, cansaço, a descoberta do amor e a necessidade de que a vida tome novos rumos, é o que que achei de mais essencial nessa obra e a autora consegue fazer com que você reflita ainda que indiretamente sobre essas situações que todos temos na vida.

Se você quer saber qual foi o paradeiro de Beatriz, se ela foi encontrada ou não... sugiro que leia o livro, porque... eu realmente não vou contar. Mas quantos de nós, somos capazes de deixar tudo para trás em busca de alguém que amamos?
 

Se você optar por lê-lo, faço votos de que goste. Sempre sugiro que qualquer que seja a leitura, você a faça de mente aberta porque assim, vai poder aproveitar a obra como um todo.

E aí, gostaram da resenha? Já conhecia o livro? leu? Ficou interessado? Nos contém tudo! :D

E uma vez mais, gostaria de agradecer à todos vocês que sempre nos acompanham e a cada comentário, pois é o que nos estimula a seguir em frente. Um abraço em cada um e até a próxima postagem.

Obs: O livro nos foi gentilmente cedido pela autora a qual, uma vez mais, gostaria de deixar registrado o nosso muito obrigada pela parceria e confiança.










24 comentários :

  1. Quero agradecer a Mayara por ter entrado em contato comigo e firmarmos a parceria com o blog, e a Ana Luz por ter escrito essa resenha inteligente, criativa. Digo isso, porque teve bastante cuidado em não citar "spoilers", ao abordar as características da trama.
    Fico muito contente que tenha gostado de ler O Sumiço de Beatriz!

    Convido os leitores para conhecer mais sobre a trama assistindo o booktrailer, ler outros quotes, acessando a fanpage ou o site carolinamatsuo.wix.com/autora

    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz

    Bjo,bjo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina!

      Nós é que agradecemos a oportunidade e a confiança. Gostei muito de ler o seu livro e desejo que vc faça muito sucesso com esta e com novas obras.
      Obrigada pelo carinho, adorei seu comentário e confesso que fico com vergonha. hehehe.

      Beijo grande!

      Excluir
  2. Ola lindona a capa desse livro é linda, nós temos grandes talentos nacionais, eu leio muito livro nacional e descubro livros maravilhosos , leia mais vai gostar. Já vi muita divulgação desse livro e já estava curiosa com a leitura, agora depois de sua resenha quero ler logo, confesso que tem personagens que temos vontade de dar uns tapas néh . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce.

      Fico feliz que a resenha te deixou com mais vontade de ler do que já tinhas. Depois de ler, não esquece de contar para nós o que achou. ;-)
      Estou lendo bastante nos últimos tempos e adorando. O Brasil está contando com autores maravilhosos no momento!

      Beijão!

      Excluir
  3. Oláá
    Que bom que a leitura te agradou, hoje em dia estou vendo muitos lançamentos nacionais que saõ bem criativos com temas bem diferentes, então, quem sabe não dê oportunidade a esse?
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina!

      Me agradou sim e fluiu bem. Sim, as autoras nacionais atuais estão de parabéns!
      Se optar por ler, fico na torcida para que gostes e possas curtir a leitura assim como curti.

      Beijos!

      Excluir
  4. Já li várias resenhas positivas do livro, os autores nacionais estão com tudo,, parabéns. Pela resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,]. :D

      Estão mesmo e com belas obras! Obrigada Fe!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá! Eu conhecia o livro por ser parceira do grupo União dos autores. E a Carolina é uma das autoras de la.A capa e o nome e a sinopse do livro sempre me chamaram a atenção. Adorei sua resenha ficou muito interessante e bem escrita. =D Super apoiada a ideia de valorizar nossos autores! =)
    Escrevi sobre isso hoje lá no blog!

    Um abraço Ana!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa.

      Ah, show!
      e optar por lê-lo, fico na torcida para que possar curtir a leitura.

      Sim, sim. Também acho bacana e essencial apoiarmos afinal, eles são nacionais e sabemos o quanto o mercado aqui, para os escritores é difícil. E com boas obras em mãos? Nós, como leitores que somos devemos apoiar,

      Vou procurar sua postagem para ler. :D

      Beijão!

      Excluir
  6. Ola!
    Eu já conhecia o livro e já o li, mas adorei a tua resenha :) ajudou me a relembrar tudo...
    Continua assim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo, que bom que lhe fez relembrar. :D
      Obrigada! Abraço. :)

      Excluir
  7. Oi Ana, tudo bem?
    Acho muito importante a valorização da literatura nacional. Parabéns!
    Também já li O Sumiço de Beatris e concordo contigo em alguns pontos, principalmente quanto ao desfecho.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica!

      Ahhh, que show! :D
      Tão bom encontrar pessoas que já leram. Sim, sim, o desfecho surpreendeu. hehehe.

      Beijão!

      Excluir
  8. Um ponto que você levantou na resenha que me chamou atenção foi a autoria utilizar a primeira e a terceira pessoa na narrativa do livro. De primeira, eu não gostei muito por conta da capa, mas como não conhecia a autora, muito menos o enredo, resolvi terminar a resenha antes de tirar conclusões.
    Enfim, gostei da proposta da autora e leria por pura curiosidade de ver como a história se desenvolve e se a escrita dela flui junto com o enredo.
    Adorei a sua resenha!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora.

      Obrigada por ler até o final e fico na torcida para que, caso você opte por lê-lo, que possa curtir a leitura.

      Obrigada! :D

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Tudo bem?
    Já tinha visto uma resenha desse livro, até entrei em contato com a autora para uma possível parceria, mas no momento eu não tenho um leitor de e-book e ler pelo computador não é nada legal hihi
    Gostei da sua resenha, bem detalhista e cuidadosa com os spoilers, parabéns.
    Quem sabe mais pra frente eu leia esse livro, pois meu interesse continua o mesmo, e até maior!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Páginas Secretas. .

      Fico muito feliz que a resenha tenha lhe aumentado o interesse pelo livro, vale a pena, sim!
      Eu entendo, ler pelo PC é complicado mesmo. Mas daqui a pouco você se ajeita e consegue ler. A Carolina é uma querida e com certeza a parceria vale a pena e principalmente: A leitura vale a pena!

      Beijão!

      Excluir
  10. Adorei a capa, e a resenha ficou perfeita e voce fez varios detalhes que me chamou atenção para querer ler o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda!

      A capa é show, né? Eu a achei muito diferente a ADOREI!
      Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar! <3

      Beijão!

      Excluir
  11. Realmente é muito bom ver nossa literatura em alta. Eu que sempre leio nacionais estou adorando esta diversidade e estes talentos.Já tinha lido algumas resenhas do livro, e pelo que vejo, tem tudo para me agradar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    eu também fico super feliz de ver nossos autores ganhado cada vez mais espaço, mas o que me agrada mesmo é ver cada vez mais brasileiros lendo brasileiros, porque, infelizmente, ainda há muito preconceito.
    Eu não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Tenho lido muitos livros com mistérios ultimamente, e sou super detalhista, tanto que geralmente descubro pelo menos parte do mistério antes da revelação. Então, valeu a dica das narrações, é algo que vou ficar atenta, caso leia o livro (minha fila está muito grande, sniff, não posso comprar mais)
    Sobre a revisão, eu também sou bem detalhista e atenta a essas coisas, e se os erros forem muito recorrentes, me irritam muito
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tudo bem?
    Ja ouvi falar sim deste livro,inclusive ele me foi muito bem recomendado.
    Sua resenha ficou ótima com conteúdo, opinião bem do jeito que eu gosto. Parabéns.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Tudo bem?
    Ja ouvi falar sim deste livro,inclusive ele me foi muito bem recomendado.
    Sua resenha ficou ótima com conteúdo, opinião bem do jeito que eu gosto. Parabéns.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^