Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

22 de abril de 2015

[Resenha] Dom Casmurro - Machado de Assis

Dom Casmurro

   Hoje a minha dica é de uma obra literária nacional, antiga.... MAS INCRÍVEL! Vamos falar de Dom Casmurro! O livro foi um dos que motivou o meu amor pela leitura. Lembro até hoje que uma prima estava arrumando as coisas para levar para a casa nova depois de casada. Cheguei na casa dela, e sobre a mesa estava um exemplar meio surrado e bem antigo da obra. Trouxe para a casa e jamais me arrependi. Já li várias vezes, inclusive na época de escola para uma prova de literatura. Quem nunca pegou o livro para ler, não sabe o que está perdendo.


  A história tem um enredo que te abraça e não te solta mesmo depois da 2ª vez que você se permitir ler esse clássico! Escrito por Machado de Assis no ano de 1899, e publicado pela Livraria Garnier em 1900, com data do ano anterior; somos apresentados a Bentinho (Bento Santiago). Com a cidade do Rio de Janeiro e o Segundo Império como pano de fundo, vamos acompanhando Bentinho desde a sua época de seminário até o seu casamento com a estonteante e misteriosa Capitu. E é desse ponto, o casamento, em que somos ainda mais tragados para a narrativa.

  O envolvimento de Betinho e Capitu, se tornam o ponto central da narrativa; e o ciúme de Bentinho se torna seu principal algoz, tirando sua razão. Enquanto o personagem é mais reservado, com a mente cheia de dúvidas e com um amor cego por Capitu. Já a cigana de olhos de ressaca tem o espírito livre e descompromissados; o que faz com o que o casal ao mesmo tempo se complete mas se 'estranhe' em diversos momentos.

  O principal questionamento por todos os leitores da obra é se Capitu traiu ou não Bentinho com o melhor amigo do marido. Mas, como todos sabem, Machado de Assis nos deixa sem uma resposta direta e concreta mas, acredito, que seja esse um dos fatos que nos fazem colocar o livro na prateleira com a etiquetinha de 'adorei!' na lateral! Ao contrário dos livros de hoje, em que o cenário hot é quesito quase que obrigatório para o desenrolar da trama, em Dom Casmurro, um simples beijo roubado durante um momento de distração premeditada, é algo tão querido e ao mesmo tempo tão comemorado! Já deu pra notar que ando de bode com CEO's né?

  A obra é tão aclamada não só nacionalmente como internacionalmente, que uma versão do livro já foi adaptada para o cinema. Com Marcos Palmeira como Bento, um engenheiro de São Paulo que ganhou o nome em homenagem ao personagem literário e com Maria Fernanda Cândido como Capitu. O longa ganhou vários prêmios no período e continua agradando gregos e troianos.

  Além do filme, em 2008, a Rede Globo lançou, em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, a microssérie “Capitu”, e trouxe novamente com Maria Fernanda Cândido como Capitu. A adaptação foi bem recebida pela crítica e pelo público e continua como uma das séries mais pedidas na emissora para uma reprise. Eu assistiria, de novo!

  Ambas as produções, focam na questão de se Capitu traiu ou não Bentinho têm por foco a mesma questão: Capitu traiu ou não traiu? Como só vemos o ponto de vista de Bentinho, que está consumido pelo ciúme, a resposta continua sem resposta. Pensando nesse ponto da história, pode ser que esse seja um dos motivos pelo qual o sucesso continua até o dia de hoje. Sim, eu sei que estou sendo repetitiva nesse ponto, mas a dúvida e a angustia de Dom, são fatores tão reais e palpáveis, que é impossível não se solidarizar com os questionamentos do personagem.

  Na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho. Mas é a MINHA OPINIÃO! Acredito que o ciúme possessivo do moço, o faz ver 'chifre em cabeça de cavalo'. E me solidarizo também com a mocinha, por se ver cada vez mais desesperada por provar sua inocência e salvar seu relacionamento com o amor de infância. Uma curiosidade é que Bentinho recebe o apelido de “Dom Casmurro” por causa dos comentários dos vizinhos do mesmo, que o chamavam de casmurro, acusando-o de que ser um homem calado e fechado em si mesmo. Uma prévia do principal questionamento do moço!

Aperta o play, e confira a música tema da adaptação para a tv. E se ainda não leu, pare agora o que estiver lendo e vá conhecer Bentinho e Capitu!



Sinopse: Um dos mais famosos romances brasileiros de todos os tempos, tem como protagonista o mais-que-famoso par central Bentinho e Capitu - além de conter o caso narrativo mais discutido de nossa literatura, a traição (ou não) de Capitu. E como outras obras de Machado da última fase, também apresenta um retrato penetrante de aspectos definidores de nossas elites.

14 comentários :

  1. Bia!!!
    Você resenhou um dos meus livros favoritos!!!! Minha nossa como eu amo Dom Casmurro!!!!
    Já li várias vezes, pela escola e fora da escola também.
    A minha opinião é a mesma que a sua, acredito que não teve traição nenhuma e que tudo não passou de uma ilusão psicótica da cabeça ciumenta de Bentinho...
    Se eu tivesse o poder de reviver alguém em alguma história seria nessa para descobrir a verdade. Traiu ou não traiu?

    beijos Bia!!

    ResponderExcluir
  2. minha paixão por livros ficou maior quando li essa obra e olha que eu tinha 10 anos e foi a melhor história que já li até hoje!!!!
    Fiquei mega feliz quando li suqa resenha que me deu uma espécie de nostalgia boa,
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto desse livro porque ele sempre causa polêmica sobre a questão se ela traiu ou não o Bentinho com o melhor amigo. Minha opinião, quando eu li, era que o Bentinho era um tanto paranóico em relação a capitu. Foi uma leitur bem interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Machado de Assis e realmente fantástico. Sempre que leio algum livro dele me encanto e acabo gostando mais ainda! =D Infelizmente ainda não li este. Mas olha que coisa. Meu pai me trouxe um livro onde foram publicados juntos Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Estava aqui separadinho. =D

    Sua resenha me animou!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, tudo bem?
    Li esse livro na adolescência e foi ele que fez brotar minha paixão por livros e um outro do Nelson Rodrigues consolidou.
    Não me recordo muito bem o que senti quando li, apenas que gostei muito, acho que vou reler.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, depois dessa resenha, tenho que correr a biblioteca e pegar um exemplar para ler. Pois li muitos anos atrás, não recordo com detalhes da história. Mas cresci ouvindo essa frase. Capitu, traiu ou não? haha.
    Adorei, adorei a resenha, e sentir uma vontade enorme de reler este clássico.

    beijos!

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Eu tenho o livro a muito tempo e morro e curiosidade, parece ser muito bom, sempre ouvi falar mt bem, mas estou esperando o momento certo e o que mais me atrai é o mistério e tal.
    Adorei a resenha.

    Reality of books
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bianca um clássico hein lindona, e afinal Capitu traiu Bentinho ou não eis a questão kkkkk . Preciso reler esses clássicos ainda mais esse tão aclamado. Vou tentar encaixar em minha leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    Nunca li Dom Casmurro apesar de morrer de curiosidade porque tenho certeza que seria sugada pela história, como você disse, e amaria demais essa narrativa. Eu também assistiria de novo a série da globo. Adorei tudo sobre aquela série e até hoje me lembro de algumas cenas realmente marcantes da Capitu e do Bentinho.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Eu li dois livros de Machado de Assis, mas ambos quando eu era pouco mais que uma criança. De Dom Casmurro lembro pouca coisa, mas lembro que não gostei. Memórias Póstumas eu já gostei muito. Sei que preciso reler ambos e sei igualmente que minha opinião pode mudar.
    Vou tentar fazer isso em breve aproveitando os vários livros do autor que meu pai tem em casa!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu não li Dom Casmurro?! E olha que já li vários livros do Machado.
    mas o fato do livro ser tão polêmico e discutido até hoje faz com que eu saiba toda a história (esse é um dos motivos de não ter lido ainda, rs). Acho que quando eu finalmente me render a leitura, devo iniciar já tendenciosa a creditar que a Capitu não traiu, :p
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Caraca! Li na escola há muito tempo atrás... Mas é difícil sair da adolescência sem ter lido este livro, ou pelo menos, ter uma noção dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo Dom Casmurro! Essa adaptação é linda! Quem faz o Bentinho nos tempos de juventude é um grande amigo meu: o César :) Legal ver pessoas falando dessa série ainda nos dias de hoje, tive a oportunidade de acompanhar alguns dias da gravação

    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  14. Oie, Bianca!
    Nunca me interessei por Dom Casmurro, mesmo que seja uma obra clássica muito comentada e aparentemente todos amem. Não me atrai a história, sabe? Eu realmente não gosto dessa literatura real, mais fiel ao mundo que vivemos.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^