Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

26 de março de 2016

Dicas do Autor: Prática, Foco e Organização - com Jéssica do Nascimento!

Prática, Foco e Organização.

Muita gente acredita que o talento é o ingrediente mais importante a um autor, mas, em minha opinião a prática é essencial a todo escritor. Provavelmente sua primeira história não seja boa, ou não apresente-se com a qualidade que você queria. Talvez você tenha que apagar e reescrever o mesmo trecho, vez após vez, até que fique da forma desejada.
Então, não tenha medo de errar e começar outra vez, o segredo é tentar e tentar.

Treine descrever cenários, sentimentos, ações. Imagine como gostaria que contassem algo a você. 
Visualize a cena e coloque no papel. Tente detalhar, como se pudesse ver com seus olhos, seja realista. Mostre o que está vendo para todos.

A prática precisa de doses diárias. Estabeleça uma meta, meia hora por dia, vinte paginas, 300 caracteres. Não importa. Um bom escritor precisa estar em contato com sua escrita, todos os dias.

Praticar é parte essencial da criação, entretanto, outro elemento que considero importante é o foco.

Falar sobre foco pra mim é engraçado, pois eu só adquiri essa ferramenta importantíssima nos últimos quatro anos. Eu começava uma história e por falta de planejamento e foco, nunca terminava. Tinha vinte histórias começadas e nenhuma terminada. Um dia, ao ser questionada sobre isso, entrei em choque ao me dar conta de que nenhuma misera história tinha um fim. Passei dias decepcionada comigo mesma, quase parei de escrever. Porém, me determinei a tentar um ultima vez. Eu iria começar e terminar uma história, e então procuraria uma editora. Se fosse aceita continuaria, se não, desistiria, para sempre.


Mergulhei de corpo e alma nesse projeto. Pesquisei criaturas mágicas e até pesquisei algo sobre Latim para os feitiços de minha personagem principal.

Estava totalmente focada em fazer funcionar, portanto, estava engajada em minha história e por isso deu certo. Encarei tudo de forma objetiva, escrevi todos os dias, ou na grande maioria, e o que levei dois anos para fazer em meu primeiro livro publicado, fiz em 5 meses no segundo livros da série. Então, se posse lhe dar uma dica, é essa: tenha foco!

Para finalizar vamos falar sobre organização. Já falei sobre fichas de personagens e tópicos, mas, serei mais especifica e espero, que mais clara.


Quanto a fichas dos personagens, vou explicar de uma forma bem simples. Vamos supor que você se proponha a escrever a história de uma garota que é órfã e que descobre ser a filha perdida de um milionário, seu nome é Lara. Lara é ambiciosa, corajosa e usa sua beleza para conseguir o que quer. Ela cresceu em um orfanato e tem 18 anos.

Alguns autores escrevem a ficha de seus personagens desde o nascimento, criam datas de nascimento, signo, maneirismos, hobbies e tudo o que acham necessário para o personagem. Para mim uma ficha contendo as características principais dos personagens já é o bastante. Sobre tópicos o importante é você  escrever frases chaves para não esquecer o que vai acontecer e não perder-se na sua própria história. Também pode montar cenas soltas da história, que no fim se conectam. Você decide. Mas, tente manter as ideias sobre a história em um único caderno, pasta – pois isso facilitará sua vida.

Chegamos ao fim de mais um Dicas do autor, caso você tenha dúvidas sobre os assuntos mencionados basta deixar nos comentários que buscarei abordá-las.

Até a próxima!
 



 Não deixe de participar do nosso TOP Comentarista de Março. Basta clicar na imagem ao lado e você será redirecionado para a postagem de inscrição e não esqueça de comentar ao decorrer de todo o mês até o dia 31. Participe e boa sorte!

21 comentários :

  1. As dicas são importantíssimas. Pois para que se crie uma boa trama, o autor precisa praticar a escrita todos os dias, focar em terminá-la de forma agradável e coesa e organizar tudo, para que não se perca e nem deixe a estória com pontas soltas.
    Para quem pretende começar a escrever, seja o que for, essas são ótimas dicas.
    Bjs, Jess!

    ResponderExcluir
  2. Achei as dicas todas bem relevantes, pois para um livro não é só escrever um punhado de palavras, escrever um livro é dar vida ao personagem, torna-lo mais real e crível aos olhos do leitor, exige bastante pesquisa sobre o tema abordado e tal.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!

    Eu achei as dicas bem valiosas. Hoje em dia existem muitos autores que tem tudo, menos treino, então acabam escrevendo de uma maneira que não prende a leitura. Existem outros, como eu, que carecem de foco. Então achei muito relevante todas as dicas :D

    ResponderExcluir
  4. Dicas excelentes. Praticar a escrita ajuda muito a desenvolver.
    E a dica sobre ficha dos personagens já li em diversos lugares que esse tipo de ajuda é excelente na hora de elaborar um personagem.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Arrasou nas dicas, acho que determinação e prática são as chaves.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da dica, eu já tentei escrever dois livros e sempre paro na metade do livro, porque simplesmente não conseguia ir para frente, mas agora percebi que faltou um pouco mais de organização minha. E essa dica sobre personagens, eu gostei bastante, não sabia que criavam essa ficha tão detalhada dos personagens. Vou me organizar e tentar escrever de novo e tenho certeza que essas dicas vão me ajudar.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei as dicas, quando vc falou de ter varias estórias começadas e não terminadas eu fiquei tipo " ela esta me espionando". Tão eu isso! Preciso retomar o meu xodozinho e terminar o maximo que cheguei foi ate o terceiro capítulo completo, e apesar de ter a estoria toda na minha cabeça eu não sei porque não continuei e terminei ate hj :/ obrigada pelas dicas, vou tentar seguir *-*

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a publicação, gostei muito das dicas, como focar, sobre escrever, sobre os tópicos e fichas dos personagens, confesso que tenho vontade de escrever, mas me falta principalmente organização para isso. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas dicas! Muito legal seu post. Eu escrevo, mas apenas quando tenho vontade... Pretendo um dia escrever um livro, mas sei quanto tempo e dedicação isso exige! Também acredito que talento no fim não é o mais importante, e sim a perseverança de estar ali batendo nas mesmas teclas até tudo ficar do jeitinho que tem que ser.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito das suas dicas...escrever, qualquer um escreve, difícil é ter qualidade, kkkk
    Eu me arrisquei algumas vezes, com contos e até gostei da experiência, mas não sei se conseguiria elaborar algo mais profundo em um contexto maior.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Oiiiie
    muito legal as dicas, eu sempre quis escrever um livro e sempre acabo começando alguma coisa mas perco o foco e a inspiração e desisto logo, espero um dia superar isso e realizar meu sonho

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom isso! Já tive muita vontade de escrever, mas nunca sabia muita coisa.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom isso! Já tive muita vontade de escrever, mas nunca sabia muita coisa.

    ResponderExcluir
  14. Já tentei escrever um, mas....blerg :S
    Ou sou muito crítica ou péssima mesmo. Péssima é minha aposta! xD
    É difícil escrever se você quer fazer algo de valor, algo que te dê orgulho e ânimo. Fico com os contos....é o máximo que já fiz e gostei. Escrever só pra relaxar. É bom. Agora, pra quem quer tentar mais do que isso essas dicas são ótimas! Artimanhas bem necessárias.

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    ótimas dicas. Todas muito válidas para quem quer escrever. Adorei saber sobre as fichas dos personagens. Criar toda uma história para um personagem, mesmo sem usar no livro é fantástico!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei muito dessas dicas, elas ajudam muito a quem está começado e tem varias coisas que ainda não sabia principalmente como se faz essa construção do personagem achei bem legal !!

    ResponderExcluir
  17. Oooi! Quando comecei a escrever, eu pesquisava bastante sobre como me organizar, por onde começar... Porém, quando me dei conta, as coisas fluíram e eu já estava escrevendo. Muitos autores acham que é só terminar um capítulo e pronto, está feito, porém, vai mais além disso. Precisa-se de análise, precisa-se ter originalidade, precisa-se além de uma escrita fluída, tem que ter algo que preste, não só bobeiras. Criação dos personagens pode ser a parte mais complicada, porque tratar de personalidades é um pouco complexo para mim Kkkkk
    Beeijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas Jessica, eu não escrevo, mas ajudou bastante pra fazer nos meus post

    ResponderExcluir
  19. Olá! Amei as dicas, já comecei a escrever um livro, mas por falta de foco simplesmente parei na metade, vou anotar as dicas e tentar segui-las melhor! Amei o post :)

    ResponderExcluir
  20. Dicas úteis e valiosas que penso acalmar o coração dos escritores, principalmente iniciantes. Vou enviar o link para um amigo que está escrevendo seu primeiro livro.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Adorei a coluna e as dicas! Com certeza irei utilizá-las nos meus escritos futuros, principalmente a ficha de personagens ^^ afinal organização é sempre bom né.
    Abraços,
    Andy- http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^