Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

10 de março de 2016

Resenha: Brilho. #01.


Título: Brilho.Série: Em Busca de Um Novo Mundo.Livro: 01.Autor(a): Amy Kathleen Ryan.ISBN-13: 9788581300733.ISBN-10: 8581300731.Ano: 2013. Páginas: 354.Idioma: Português. Editora: Geração Editorial.Adicione ao Skoob.Gênero: Ficção científica, literatura estrangeira, romance.
Sinopse:
A mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. 
A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

A terra não existe mais, ela foi destruída por guerras, fomes e desastres naturais. Os seres humanos que ainda existem estão indo em direção a uma nova terra em duas naves:  New Horizon e Empyrean. Em Brilho somos apresentados a um jovem casal Kieran e Waverly, que todos esperam que em breve se casem e formem uma família. Neste novo mundo, ou realidade se preferir, as pessoas só tem um único objetivo: crescer e se multiplicar – literalmente. A missão dessas naves é essa, a de que seus ocupantes tenham filhos, de preferencia muitos, para povoarem a nova terra. Por isso, se espera que Kieran e Waverly tenham filhos o mais breve possível, afinal, quanto mais cedo, mais filhos.

Kieran é um jovem carismático e inteligente, que todos sabem que um dia tomará o lugar do comandante da Empyrean quando a hora chegar. Ele é visto como um garoto de ouro, que qualquer garota gostaria de ter como namorado. Waverly por sua vez, apesar do que todos esperam, não se sente nem um pouco animada a ter filhos, acredita ser jovem demais e não ter certeza absoluta sobre seu futuro ao lado do brilhante Kieran. Suas incertezas são muitas e sentir-se atraída por Seth, um garoto rebelde como ela também cresceu, não ajudam em nada em sua decisão.

A vida de todos vai bem e segue tranquila, até que sua nave irmã – que deveria estar há anos luz dali, é só força de expressão, pois partiu um ano antes – para ao lado de Empyrean e uma sucessão de acontecimentos estranhos vira o mundo desses jovens de cabeça para baixo. A nave é atacada e os invasores levam apenas as garotas da nave. Os pais que tentam impedir o sequestro são mortos ou feridos. O ataque causa grandes estragos à nave e os pais tentam resgatar suas filhas, lançando-se em uma caçada em pequenas naves. Eles deixam para trás no entanto, os garotos que ficam perdidos e desorientados e não fazem ideia de como agir.

Os adultos ainda restantes tentam concertar os estragos feitos pela nave irmã, que os atacou desprevenidos, por isso são expostos a radiação e estão fatalmente destinados a morte. O capitão, então, em um de seus últimos preparativos deixa Kieran como líder da nave. O jovem se sente perdido, pois em uma única tacada se viu sem os pais, a namorada e ainda tem um monte de garotos para cuidar e gerenciar. Tudo rapidamente se torna um caos, o jovem é tirado a força do poder por Seth, que diz que ele não é adequado e nem está preparado para o cargo.

As meninas são levadas a uma nave desconhecida, forçadas a acreditar que suas famílias e amigos estão mortos e que seus raptores, na verdade, são seus salvadores. A líder da New Horizon - Anne Mather, é uma líder religiosa, que domina sua nave com seus ideais. Em pouco tempo Waverly percebe que suas amigas já acreditam nessa clériga, que com suas ideias faz com que todos acreditem que ela é uma profeta e que é boa e sempre faz o melhor por todos. Rapidamente a jovem se vê lutando contra alguém que tem muito mais poder que ela e sendo subjugada por esse “poder maligno” que a mulher tem sobre todos. Na nave elas descobrem que nenhuma das mulheres a bordo da New Horizon é capaz de dar a luz, que todas são estéreis. E que todas enxergam as garotas como uma possibilidade de mudar essa situação. Não demora para que as garotas mais velhas sejam obrigadas a doar seus óvulos para que as mulheres inférteis possam ter filhos. Enojada e cercada de repulsa Waverly decide que vai fugir daquele lugar, nem que tenha que morrer para isso.

O que ela não imagina é que seu namorado Kieran, voltou ao poder e assim como Anne Mather, ele descobriu seus dons e tem usados suas palavras para persuadir e fazer com que todos os escutem.
Waverly, com um plano arriscado, que custa a vida de uma de suas amigas foge em uma nave auxiliar e finalmente retorna para Empyrean, apenas para descobrir que seu pesadelo está longe de ter um fim e o que vem a partir desse momento? Você só vai descobrir lendo...

Brilho narra a história da raça humana sobre sobrevivência, amor, raiva, ódio. E o desejo de poder que brota no ser humano, fazendo com que ele seja capaz de cometer as maiores atrocidades, usando a fé alheia, para alcançar seus objetivos. Com uma narrativa ora lenta, ora eletrizante Amy Kathleem Ryan te leva as estrelas e te faz viajar pelas galáxias, mas, prepare-se não será uma viagem sem turbulências. Esse foi o primeiro Sci-fi que li e amei, quero as continuações e recomendo para quem quer se aventurar pelo gênero.
Avaliação: 


Não deixe de participar das nossas ações promocionais e concorra a vários prêmios bacanas! Ah, participe também do nosso TOP Comentarista de Março. Basta clicar nas imagens abaixo e você será redirecionado para a postagem de cada promoção. Participe e boa sorte!

       

18 comentários :

  1. Parece um livro interessante, eu tentei ler um sci-fi pro desafio, mas não rolou :/ talvez tenha pego um ruim, ou não faz mesmo meu estilo kkkk, mas curti a resenha, se sobrar um tempo esse mês vou tentar ler ele :)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito curioso com esse livro, parece tratar de temas atuais e a premissa me interessa bastante. Nunca li sci-fi e quero fazê-lo, não sei se o fato da história mudar de velocidade me incomodaria, mas fiquei interessado ;) Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, parece ser bom! Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Este livro parece ser fantástico, como eu ainda não o conhecia? A ideia da escritora parece ser bem diferente de todos os livros que conheço.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, tudo bem?
    O livro parece ser eletrizante do começo ao fim. Gosto muito de histórias assim e já adicionei em minha lista de desejados. Fiquei muito curiosa para saber qual o desfecho de toda esta aventura que as meninas irão enfrentar, e como será seu final.
    Amei a resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro maravilhoso, ainda não conhecia mas agora, depois de ler sua resenha fiquei extremamente curiosa para conhecer mais afundo a história.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Recordo que li muitas resenhas desse livro em 2014 a ponto de ter ficado um pouco enjoada dele. Mas agora lendo sua resenha a vontade antiga de ler voltou, seu texto ficou ótimo e o livro parece bastante interessante.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua resenha!
    Confesso que este não é um estilo literário que me apetece mas sua resenha me fez querer ler esse livro. Infelizmente é mais um que possui continuação, uma coisa que não me agrada muito, mas o universo literário está fadado as trilogias e afins.
    Beijão e parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  9. Fico na dúvida se classifico livros assim como fantasia ou ficção científica. É uma história intrigante, porém muita carregada de romantismo. Isso me cansa um pouco. Mas seu texto, a resenha, está muito boa (pra variar...)! um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    achei a capa muito bonita e gostei bastante da sua resenha. Confesso que adoro ficção científica, mas como se trata de uma série eu prefiro esperar que todos volumes sejam lançados. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tive poucos contatos com ficção científica, mas todos os livros que já li do gênero foram ótimos, então acredito que daria uma chance ao livro. Esse negócio de nova realidade, onde os casais são praticamente forçados a reproduzir, me chamou bastante a atenção, pois dá um ar distópico ao enredo. Sua resenha ficou maravilhosa e me deixou ainda mais ansiosa para me aprofundar na história. A capa da obra nunca me interessou. Confesso que até acho um pouco feia, mas acredito que isso não interfira na leitura *-* Tentarei ler Brilho em breve. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    poxa, que bom que curtiu tanto o livro, nunca tive curiosidade apesar dessa capa linda e de alguns elogios, não é bem meu gênero mas parece ser uma bela leitura para quem curte o gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É um livro que gostaria de ler e ainda não deu. Essa história é muito legal, um tento diferente e gostei muito dela, parece ser bem feita e envolvente, você se prende na história. Só não sei quando leio ainda =/

    ResponderExcluir
  14. Confesso que nunca li nenhum livro do gênero Sci-fi ainda, mas gostei da resenha e me interessei em ler.

    ResponderExcluir
  15. gostei muito da resenha parece ser uma história que te prende do inicio ao fim. o Sci-fi que li esse mês eu não curti, vou começar outro do desafio extra caso consigo terminar logo vou tentar ler esse. parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Ooi! Eu já conhecia esse livro, mas descobri que tem triângulo, aí nem ousei começar a leitura :/ Não entendo porquê autores colocam triângulos amorosos em seus livros, no qual têm tudo para pegar todos os leitores, incluindo os que detestam triângulos, com a leitura do livro. Não vejo real sentido nisso ;(
    Beeijos! E ah, amo sci-fi, um dos melhores gêneros ❤

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro e fiquei interessada na historia mas ainda não tinha lido a resenha e lendo adorei a historia tenho que ler, fiquei curiosa para saber o que ira acontecer tanto com as meninas como com os meninos que ficaram na nave e adorei essa capa !!

    ResponderExcluir
  18. Poxa, pela capa eu nunca ia imaginar uma trama dessas!!! hahahaha

    Olha, o livro já tinha me pego pela sinopse, mas saber do tamanho, por assim dizer, das tramas e tak me deu muito mais vontade *_* O livro entrou na lista de desejados!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^