Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

22 de março de 2016

SOS - Leitora Viciada Sofrendo de DPL!

Oii gente!

Depois de todo esse tempo, hoje eu vim aqui desabafar…


Sabe quando você está quietinha em casa a procura de um livro para se distrair? O que fazemos?

Vamos até a nossa estante e olhamos, olhamos, analisamos... até que então, finalmente o encontramos. Aquele livro que você tanto queria!

O livro que você desejou por muito tempo ler, mas nunca teve oportunidade ou simplesmente ainda não era a hora dele. O livro dos livros!!!

Finalmente chegou a hora dele!!!


A empolgação para com o livro é tanta, mas tanta e a história é tão boa que faz você se grudar a ele de tal forma que nada mais existe a não ser o livro. Até que então do nada, puff... o livro acabou.

Acabou o livro.

Acabou a paz.

Acabou a vida!!


E o que você pensa?
Posso falar palavrão só para expressar esse sentimento?

Puta que o pariu! Que livro é esseeeeeeeeeeeee?!!!


Você quer falar a todos sobre esse livro. Quer escrever sobre ele. Quer obrigar os seus amigos a lerem. Não para de pensar no livro até chegar ao ponto de sonhar com a história dele.

Mas, então, chega aquele momento… A necessidade grita e a vida tem que seguir.

Vamos dar adeus a essa história fantástica e seguir adiante, conhecer uma nova história, um novo personagem, um novo amor, um novo livro.



Então você vai para a estante de novo e olha, olha de novo. Olha mais uma vez… e nada.
Mesmo ela estando lotada de livros que você quer muito ler, não vem nada…

Nada desperta sua atenção.

Nada te interessa…

Nada… nada… o vazio.


Então, quando a luz no final do túnel parece surgir… a história que você acabou de ler volta com tudo a sua mente e você volta a suspirar com o enredo que concluiu.

Mas você é forte.

É guerreiro e está decidido! "Eu vou ler outra coisa agora!" Mas não vem nada. Nada!

Você escolhe aquele livro que quer ler a tempos, mas não se empolga.

Você passa pelas páginas, folheia o livro. Dá uma lidinha no meio da história para se empolgar… mas nada.

Então, você pensa em dar um tempo, se distrair com outra coisa e pegar outro livro. Nada também.

Isso pode durar horas, dias, meses… o que fazer???

SOCORROOOOOO!!!!!!


Eu preciso sair dessa DPL antes que eu enlouqueça!!!

Eu. PRECISO. Ler!!!



Para quem não sabe, DPL é a famosa Depressão Pós Livro... que faz os outros livros serem apenas os outros e... só.


Quem aqui já passou por isso???

Estou vivendo essa crise agora, não consigo ler nada desde fevereiro. Por que? Porque eu não me esqueço do último livro que li e tudo o que eu pego atualmente me dá aquela sensação de mais do mesmo.

Preciso de mais!!! 

De algo que me surpreenda… ou quem sabe um banho com sal grosso para tirar essa macumba literária que jogaram em cima de mim?

Sendo assim, tendo a consciência de que não sou a única a passar por isso, comecei a pensar em jeitos de me livrar disso antes de apelar para o sal grosso e vou colocar aqui algumas dicas para vocês:

1 - Peça dicas de livros para seus amigos que tenha um gosto literário semelhante ao seu e veja aquele livro que eles amaram, quem sabe não te ajuda?

2 - Procure por aquele livro que você queria demais, ele pode ser a sua solução.

3 - Releia um livro que você amou. O livro da sua vida pode ser a sua salvação nessas horas.

4 - Dê um tempo a si mesmo, distraia-se com outras coisas, tipo… seriados?

5 - Se force a ler um pouquinho a cada dia, quem sabe aos poucos o novo livro não engrena?

6 - Se nada disso funcionar, toma um banho de sal grosso e pede ajuda aos deuses da leitura acendendo uma vela branca para que sua disposição volte e a ziquizira vá embora.




Brincadeiras a parte…

É ruim demais não conseguir se concentrar para a leitura e não conseguir se desvencilhar de uma história para seguir seu rumo para outra. Você, que assim como eu, tem esse costume - que podemos já chamar de vício -, sente falta. Parece que falta algo no seu dia… mas é algo mais forte. Você simplesmente não consegue seguir.

Tenho certeza que a maioria das pessoas que está lendo esse post já passou pela famosa DPL.

Então… me ajudem!

Deixem nos comentários dicas para eu seguir e conseguir voltar a ler… porque sério, to quase cortando os pulsos já - risos.












Não deixe de participar do nosso TOP Comentarista de Março. Basta clicar na imagem ao lado e você será redirecionado para a postagem de inscrição e não esqueça de comentar ao decorrer de todo o mês até o dia 31. Participe e boa sorte.

20 comentários :

  1. Olá,

    adorei sua publicação, super criativa, cheia de gifs, ficou muito legal, está de parabéns. Os últimos dois livros que li, eu praticamente os devorei, é "Eu sou a lenda" de Richard Matheson e "O Vale dos Mortos" de Rodrigo de Oliveira, certamente estão entre as melhores leituras que fiz nos últimos tempos. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mayara!!! Se você achar a solução, por favor me avise!
    Estou passando por este momento drástico em minha vida e cheguei a conclusão que jamais tive uma DPL tão intensa. Peguei um livro sem grandes expectativas, mesmo sabendo que vários leitores amaram a estória, e para minha surpresa quando terminei a leitura, fiquei sem rumo, sem direção... Depois disto, tentei ler dois livros, mas simplesmente não consegui engatar na estória. Também preciso de ajuda, senão terei que apelar para o sal grosso, haha!
    Mas vamos sair desta, nem que seja na base da vassourada!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri, miga sua loka!! o pior é eu super te entendo, já fiquei assim é foda!!! melhor coisa é abster mesmo, pegar indicação de alguém ou trocar de gênero, tentar algo totalmente diferente do dito cujo kkkkk
    torcendo aqui q vc saia do bloqueio
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Sempre tenho DPL, sendo que me apaixono pelas obras e, depois, buáááá! Hehehe :/
    Me diverti com seus gifs, mega divertido ler seu pedido de SOS! :P xD
    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Amei o post \o/ e é bem assim mesmo. Quando eu termino de ler um livro surtante, eu fico imaginando a continuação, fico imaginando que livro que vou ler agora depois dessa DPL... São tantas emoções!
    Os gifs estão bem engraçados e combinam justamente com o que a gente passa Kkkkk Parabéns pela criatividade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já passei por essa situação deprimente. O caos de ler outros livros que não agradam logo depois daquele que partiu seu coração, sua sofrência em forma de páginas, não conseguir prestar atenção no que lê....Ahhh =/
    Mas por sorte faz tempo que não tenho isso, estou numa onda de sorte com favoritos e lendo um melhor que o outro.
    A melhor dica que posso dar é relaxar a mente dando uma pausa de leituras, ir ver umas séries ou filmes e tal. É um vício,eu sei, eu por exemplo não sou eu mesma se não leio todo dia nem que seja uma página sequer. Mas em situações como essa a mente precisa de um descanso ou ao menos ler devagar, pegar aquele livro que você não espera muito e ler sem pressa. Tipo terapia reversa sabe? Depois é só pegar um que chame muita atenção, do tipo de gênero que gosta e torcer pra ser o livro que vai fazer a diferença. Já fiz isso e funcionou. Sei lá, não tem muitas dicas fora essas que já citou.
    Boa sorte e que essa fase passe :S

    ResponderExcluir
  7. Já passei um tempo assim. Em janeiro. Mas aí consegui superar e nem sei como.

    ResponderExcluir
  8. Já passei um tempo assim. Em janeiro. Mas aí consegui superar e nem sei como.

    ResponderExcluir
  9. Que atire a primeira pedra aquele que nunca sofreu uma depressão pós livro...kkkk
    Gente isso é complicado, já passei por isso e demorou para que eu conseguisse ler uma nova obra, é um sentimento inexplicável, parece que algo foi tirado da gente...você sente uma tristeza e não sabe de onde aquilo vem.

    Gostei das dicas que você deu para para se livrar da DPL, vou tentar aplicar algumas delas quando os sintomas restrugirem ao término de alguma leitura.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Eu vivo passando por isso, menina. Pego uns livros maravilhosos e quando acaba, passo o dia pensando nele, nos personagens... é de enlouquecer.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Muito legal esse post, com certeza esse é um problema que vários leitores já passaram eu também já passei pela DPL esse post descreveu direitinho os sintomas, mas acho que com o tempo acaba passado é com certeza pegar um livro que você quero muito ler e está a um tempo esperando o lançamentos ajuda !!

    ResponderExcluir
  12. Sei bem como é a DPL, ja me senti assim com vários livros, como Proibido, Destinado, Princesa Mecânica e Jane Eyre entre outros, tento colocar na minha cabeça que é só um livro, uns pedaços de papel e que os personagens não existem, isso ajuda um pouco.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mayara, faz pouco tempo e eu também estava com DPL, todo livro que eu pegava me parecia fraao comparado com o último que eu tinha lido e para ajudar a faculdade puxada não me deixava animada para tentar me esforçar em alguma leitura, mas depois de me focar nas minhas séries aos poucos a maravilhoso historia que estava na minha cabeça foi perdendo o foco e eu consegui pegar outro livro.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Do ano passado para o início de 2016 mais precisamente até o mês passado, tive sérios problemas com DPL, mas agora já voltei ao normal, ainda bem!

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu passo muito por isso hahahaha É ainda pior não só quando o livro foi bom, mas quando vc se apegou demais à história e fica sentindo um vazio existencial hahaha
    Geralmente eu saio dele pegando uma leitura mais leve (um infanto juvenil, um romance fantástico) e que não tenha aqueeeela prioridade na lista e vou lendo aos poucos. Se eu pegar um que eu quero muito ler eu não saio da pagina 50 :/

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkk, eu passo por isso as vezes, mas teve um que nossa, ficou marcado, sempre que leio um romance, procuro por ele nas palavras! Quando li estava escurando uma play list e até hoje quando escuto uma das músicas lembro do livro na hora, da um aperto de saudades kkkkk

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Hahahahah todo leitor passa por esses momentos, é inevitável. Eu sigo a dica das séries e funciona!!

    ResponderExcluir
  18. Mayara, pra mim há dois tipos de depressão pós-livro: aquela que bate depois que você leu um livro putaqueparivelmente bom, e depois dele você acha que nunca mais encontrará outra história tão boa quanto; e aquela que bate depois que você leu um livro putaqueparivelmente ruim, que te deixa tão desanimada com a leitura, que os livros que virão a seguir parecem ser tão ruins quanto àquele.
    Eu estou sofrendo deste segundo tipo. E já tem mais de um mês que não consigo ler por isso.

    Tá difícil, viu?


    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Mayara tudo bem, minha DPL é cronica kkkk, eu sofro toda vez que leio um livro bom e acho que nada vai supera-lo. Ai fico naquela crise existencial que nada vai superar. Mas esse assunto é bem complicado mesmo, tem pessoas que ficam com bloqueio. Adorei seu post e as dicas!!! Bjkas

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que fui eu quem escreveu esse post, miga vc entrou dentro da minha cabeça. Minha dica é: ai num tenho dica nenhuma, quando achar a solução me conta. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^