Informações & curiosidades: Gênero literário - "Young Adults".


Olá, tudo bem? Espero que sim. XD

Hoje estou aqui para trazer mais um pouquinho da nossa Coluna "Informações & Curiosidades" para vocês. Ainda abordando o tema dos gêneros literários, e o gênero que apresentarei hoje é: "Young Adults!" Vamos lá? ^^

Ah, se você não leu a nossa primeira postagem sobre gêneros literários, basta clicar aqui para conferir. ;-)


"Young Adults": É uma classificação/gênero ao qual chamamos de "Young Adults" que, pode ser traduzido no Brasil como literatura para "jovens-adultos", também comumente chamado apenas de "YA" ou "YA-Lit" que, é a apenas a abreviação de seu nome. Desde de que o quadro de leitores vem mudando, onde os jovens tem aderido cada vez mais esse hábito saudável que é a leitura, os livros que se enquadram dentro desse gênero literário conquistaram e continuam angariando muitos fãs. No Brasil, atualmente é uma literatura bem difundida e que conquistou seu espaço de forma permanente dentre os leitores.

Dentro do gênero "YA", temos também o "Kidult" que podemos considerar como uma subdivisão dentro do gênero e ou subcategoria. "Kidult" nada mais é do que a literatura "Kids Adults" ou seja: Adultos que mantém hábitos adolescentes. Dentro da classificação "YA", você ainda vai encontrar diferentes temáticas/gêneros como: Literatura fantástica, romances, ficção; etc e tal.  

Essa classificação literária visa o grupo de jovens-adultos (YA) na faixa etária entre quatorze aos vinte e nove anos. Não, os livros que se encaixam em "YA" não podem ser considerados uma leitura infanto-juvenil, ela diferencia-se desta devido ao fato de que, os protagonistas dessas histórias deixam a ingenuidade para trás e abordam assuntos e situações consideradas "mais adultas", você pode reconhecê-los por serem bem específicos; exemplo: as histórias costumam levar o protagonista a abordarem temas como a definição de sua sexualidade e sua própria aceitação, sua autoafirmação como indivíduo, depressão, preconceitos, problemas familiares que em sua maioria são explorados ao decorrer do livro de um modo bem conflituoso; entre outros. A maioria dos autores que aventuram-se dentro dessa categoria, costumam "usar o tempo" de modo contemporâneo, incluem o humor de algum modo ainda que, em sua maioria tendem a levá-lo para o lado irônico - mas nem todos o fazem, as vezes é apenas hilário mesmo. Costumam ser livros de fácil leitura, com escritas fluídas e darem certa ênfase aos diálogos. Outro ponto bem categórico desses livros é a "língua" usada, visando manter-se ao estilo jovem, eles tendem a usar gírias.

É isso! Os livros que fazem parte do gênero "Young Adults" podem ser definidos como:  Dedicados aos jovens de 14 aos 29 nove anos - jovens adultos. Bem, como fiz anteriormente para poder exemplificar e facilitar para que vocês possam reconhecer estes livros, novamente deixarei abaixo dois exemplares que se enquadram nessa classificação e já foram lançados no Brasil, alguns deles vocês com certeza vão lembrar - alguns odeiam, outros amam. Mas... com certeza todo mundo já ouviu falar neles!


Exemplares que se enquadram na classificação "YOUNG ADULTS"


Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.
Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella - o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela.
O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para si e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...
 

 Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
 
Ah, só para facilitar mais um pouquinho. Lembram da famosa saga "Harry Potter"
Sim, ela também se enquadra nos "YA".




Bem, chegamos ao fim de mais uma postagem e eu pergunto:
Gostam desse gênero? Já leram livros "YA"? Ainda leem livros com essa temática? Estão cansados de "YA"? Contem-me tudo, escondam-me nada! XD

Uma vez mais, deixo meu agradecimento por vocês nos acompanharem e fazerem as Blogueiras do LT (Livros & Tal) felizes. :D
Até a próxima postagem!

19 comentários:

  1. Olá,
    Adoro esse gênero, do post já li todos, e pretendo ampliar minha lista de leitura em relação esse genêro.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/04/resenha-um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samantha!

      Aqui no Blog temos algumas resenhas de livros que se enquadram nesse gênero. Fique à vontade para dar uma olhadinha, quem sabe alguma das resenhas desperte seu interesse por algum desses livros?

      Beijos!

      Excluir
  2. Amo esse gêmeo, porém não conhecia o Kidult e me encaixei nessa categoria, rsrs adorei esse post de curiosidades,
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Legal. hehehe. Okidult faz parte de nossas vidas. hehee. Beijos!

      Excluir
  3. Olá! Gostei bastante da postagem, educativa, por sinal! Não curto muito o gênero Young Adults, mas pq já procuro outros estilos literários mesmo, nada de preconceito ou coisa do tipo, acho que em qualquer gênero a pessoa pode encontrar bons livros e livros péssimos... ainda não encontrei muitos estudos sobre a temática e gostaria de saber o nome em português, não sou muito chegada a excesso de estrangeirismo...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!

      Fico contente que curte posts informativos. Entendo perfeitamente, eu sou bem eclética na leitura e passeio bastante entre livros de diversos gêneros, este, eu li alguns confesso, mas é ainda - por ora - um gênero que tenho voltado a ler agora.

      Então, como coloquei no próprio texto, Young Adults significa "livros para jovens adultos'. hehehe.

      Beijo.

      Excluir
  4. O gênero "Young Adults" eu conhecia e sabia o que era, mas o "Kidult" eu não tinha ouvido falar ainda. Obrigada ´pela explicação.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose.

      Fico feliz por poder trazer um pouquinho de informação para nós leitores, nada a agradecer. hehehe.
      E boas leituras. Beijos!

      Excluir
  5. Eu não tenho muito preconceito literário, mas eu tenho fases. Então já li muito YA (mas sempre considerei HP infanto-juvenil hehehe), mas atualmente estou meio sem saco para essas crises adolescentes, então tenho me irritado um pouco com os livros. Daí dei um tempo.
    Mas gostei muito do seu post! Muito informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samy!

      Eu te entendo, de verdade!
      Sou bem eclética em minhas leituras, passeio por vários gêneros, mas em momentos que alguns ficam de lado exatamente pelo que vc disse. XD
      As vezes eles voltam a fazer parte da lista, as vezes não, Varia bastante.

      Beijo.

      Excluir
  6. Oi Ana, tudo bem?
    Continue fazendo esses posts informativos! Adoro!
    Gosto de alguns YA e Crepúsculo está entre eles!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angélica!

      Obrigada linda, fico feliz que o pessoal está curtindo esses posts informativos, pesquiso sempre com muito carinho para trazer as informações para nós, leitores e me anima para fazer outros ao ver que vc curtem.

      Eu também, sou fã de Crepúsculo!
      Beijo grande!

      Excluir
  7. Olaaa
    Adorei o post sobre o gênero, é sempre bom saber mais, A culpa é das Estrelas é tao... Awwwen.
    Amei o post.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!

      Obrigada! Fico contente ao ver vcs curtindo posts infirmativos, pesquiso sempre com muito carinho para poder trazer as informações para vcs e fico feliz com as respostas positivas de vcs sobre gostarem de conhecimento e, ao pesquisar e escrever a postagem logo após, tb absorvo esse conhecimento.

      Beijo!

      Excluir
  8. Adorando estes posts. Alguns termos eu já conhecia, mas não sabia nada ais aprofundado. acho bacana poder encontrar estas informações aqui! Gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog! É muito bem organizado e informativo!

    Um abraço!!!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!

      Eu e todas as meninas aqui do Blog ficamos lisonjeadas e agradecemos o carinho!

      Fico muito feliz que vc e os demais leitores estão gostando destas postagens informativas, sempre pesquiso com carinho antes de escrever o arquivo. Eu tb tenho dúvidas sobre vários e está sendo muito bacana me aprofundar e trazê-los para vcs.

      Beijo grande!

      Excluir
  9. Gostei do post, não conhecia essa explicação! Para mim era infanto juvenil...Mas depois da explicação, realmente faz sentido ter uma nova categoria.
    E descobri que eu amo YA, e Harry Potter pra mim é amor eterno!
    Cada vez mais gostando do blog!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzzy!

      Fico feliz que está curtindo esse nosso mundinho dos Livros e suas cisas & Tal. hehehe. Obrigada pelo carinho!

      Eu estou me aprofundando nesses assuntos de gêneros ao pesquisar sobre eles para poder escrever esses artigos aqui do Blog e assim como vc, descobri que gosto muito de vários livros do gênero. Beijão!

      Excluir
    2. Pode fazer mais que vai ser de uma grande ajuda!
      Muitos usam a abreviação e confesso que nao fico confusa!
      Bjus

      Excluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.