Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

1 de junho de 2015

Informações & curiosidades: Gênero literário - "Chick Lit".


Olá, tudo bem com vocês?

Bem, hoje temos a coluna "Informações & Curiosidades" e nela, venho trazer mais um pouquinho sobre os gêneros literários e o da vez é o denominado "Chick Lit" que, é chamado vulgarmente de "Literatura para mulherzinha", então, vamos lá?!


"Chick Lit" é um gênero literário voltado a literatura feminina para mulheres "modernas", ou seja: livros para mulheres - nada impede que homens os leiam, é apenas a definição.
Então, Chick-Lits, são ficções voltadas para mulheres e costumam trazer em seu conteúdo romances charmosos, divertidos e leves e o cotidiano das mesmas.

As principais características dos livros que se enquadram nesse gênero, são: Protagonistas femininas, fortes, determinadas, audaciosas, independentes e cultas. Costumam abordar as dificuldades e a luta destas mulheres chamadas "mulheres modernas" em suas profissões, romances, estudos, problemas familiares mas, sempre traz tudo com um certo ar de humor. As histórias podem variar muito, mas a temática não costuma fugir do humor; sendo um dos objetivos do "Chick Lit" o entretenimento - a diversão!

O gênero teve como pioneira a história da personagem Bridget Jones que, recebeu uma adaptação cinematográfica e foi interpretada pela atriz Renée Zellweger no ano de 1997. O filme foi e é um sucesso!

O gênero sofre certo preconceito por grande parte das críticas, por trazer situações como consumismo exagerado e o mero divertimento, ainda assim, a leitura de um "chick lit" é fácil e fluida exatamente por abordar suas propostas de maneira bem humorada, dos assuntos mais sérios aos banais. Mas, mesmo com o fator das leituras desse gênero serem divertidas, elas não são desprovidas de conhecimento e de poderem contribuir com a mulher contemporânea para que essa, se encaixe no universo do mundo pós-moderno. O gênero em verdade, não tem nenhuma pretensão além de divertir e distrair o leitor, todavia, cada leitor aproveita o conteúdo à sua maneira.

Chick List, são livros escrito para mulheres, sobre mulheres e comumente por mulheres. É fácil confundir os chick-lists, na verdade, ainda que pareça fácil defini-los nem sempre é, de fato. Algo que pode colaborar para essa definição é notar ao decorrer da história que está é contada em maior parte com mais segurança e em tom mais confiante. São relatos do mundo moderno com os quais você pode se identificar, ou não. Mas sempre, sempre com a veia humorística sendo ressaltada.

Ah, algo que devemos nos lembrar sempre é que, nem sempre os chick-lists abordam o romance, as vezes, a veia romântica fica m segundo plano e ou, para a personagem os valores familiares e as amizades serão levados em pé de igualdade a suas relações amorosas, portanto, se você quer um romance "água com açúcar" ou os "problemáticos ao extremo, ou estilo os CEOs da vida", esse gênero não vai te proporcionar isso com frequência ainda que, possa de fato encontra-los neles - raramente.

Algo notável é que no Brasil, o Chick- Lit, vem crescendo e muito e inclusive, algumas editoras tem criado selos específicos para eles o que é muito bacana para quem é fã destes.

É isso! Como de costume, vou deixar para vocês o nome e a sinopse de alguns livros que se encaixam nesse gênero. Espero ter colaborado para esclarecer o que é o gênero Chick-List e não os tenha deixado confusos. Obrigada por nos acompanharem e permitirem que junto a vocês possamos aprender ainda mais. Até breve!


Exemplares que se enquadram na classificação "CHICK-LIST"


Sinopse:
Neste romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas - o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela. De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe - Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes.

Sinopse:
Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada.
Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel.
Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou.
Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha.
 
Sinopse:
O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.



Gostam desse gênero? Já leram livros "Chick-List"? 
Ainda leem livros com essa temática?  Estão cansados deles? 
Contem-me tudo, esconda-me nada! XD








7 comentários :

  1. Hello!!!
    Adoro Chick-lit!! E nem sabia que chamava assim até esse ano. =)
    Os três livros do exemplos são mto bons e como vc disse tem umas doses de humor que da pra passar horas se divertindo.
    Não sabia que algumas editoras estavam ate colocando um selo, depois fala desse selo.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzzy!

      Menina, agora tem terminologias para tudo. hahaha,
      Aos poucos aprenderemos essas nomenclaturas juntas, estamos pesquisando sobre e vamos trazendo aos poucos para vocês.

      Beijão!

      Excluir
    2. Syzzy, eu curt um pouco também, mas não é dos meus tops. XD

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Haha, chick lit são uma delicia de ler. Adoro os livros desse gênero. Sempre garantem personagens engraçadas, comédias romanticas e leituras leves e super simpaticas de se conhecer. É impossivel você não gostar ou se apaixonar por um livro do gênero. Meu favorito é Desde o Primeiro Instante :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David!

      Hahahaha, O que eu acho bacana é a parte bem humorada desses livros, ainda que leia-os raramente, sempre que o faço é diversão garantida.

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá!
    Achei muito completo o seu post! Chick-lit é conhecido como romance "mulherzinha", mas concordo que pode ser lido por leitores de ambos os sexos e apreciado. O mais legal no gênero chik-lit, em minha opinião, é o humor e o fato de que a protagonista geralmente é COMUM. Ela geralmente sente o que todos sentimos (desconforto, timidez, insegurança...). Eu gosto disso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, por favor :p nunca vou me cansar de livros com essa tematica, hahaha, eu amoooo chick-lits, sempre to lendo algum, pode chamar do que for, mas eu nunca canso, haha
    Sou louca para ler Procura-se Um Marido, por que já ouvi falar muito bem dele, então to super esperando ele ta com um preço mais baixo :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^