Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

15 de junho de 2015

Resenha: "O Lorde Supremo."


Título: O Lorde Supremo.
Série: A Trilogia do Mago Negro.
Livro: 03.
ISBN: 978-85-8163-148-6.
Autora: Trudi Canavan.
Ano: 2013.
Páginas: 624.
Idioma: Português.
Editora: Novo Conceito.



Leia as resenhas de "O Clã dos Magos" - livro 01 da trilogia, clicando aqui e de "A Aprendiz" -  livro 02 da trilogia, clicando aqui.

Sinopse:
Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo.

Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo — ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?



"Quando a aprendiz supera o mestre, é apenas o começo de um grande embate."

Bem, vamos lá! A resenha da despedida da trilogia.
O que dizer sobre A Trilogia do Mago Negro? Me surpreendeu, mesmo!
Trudi Canvan entrou para a minha lista de autores dos quais eu quero todos os livros quanto eu possa ter. Ela surpreendeu, destroçou corações, destruiu pontos de vista, mudou tudo, tudo! Ah, que trilogia fantástica!

"Eu assisti à morte da primeira mulher que amei e acho que não sobreviveria à perda da segunda."

Vou começar relembrando um pouco dos volumes anteriores para que possamos recordar. Os links das resenhas do primeiro e do segundo volume estão acima para quem quiser ler.
Em O Clã dos Magos, somos apresentados aos personagens "principais" (no caso, aqueles que participam de toda a trilogia, mas, a cada livro aparecem outros personagens que vão sendo incluídos com maestria a cada avanço da saga), a sociedade, o estilo de vida, os preconceitos, a estrutura e ou falta dela dentro da sociedade criada pela autora. É um livro que como mencionei na resenha do mesmo, ele é completamente introdutório, as vezes um pouco maçante, todavia, muito bom e vale a pena seguir a leitura.

"Eu sabia que você seria uma influência perturbadora no momento em que o Clã se propôs a ensiná-la. Eles deviam ficar agradecidos por eu tê-la levado para longe."

Em A Aprendiz, acompanhamos a evolução da nossa mocinha, Sonea, aquela que vai bagunçar as opiniões, as estruturas, que vai fazer o mundo certinho e rigoroso dos Magos virarem de cabeça para baixo. É também onde a maioria dos leitores, passa a nutrir um ódio literário pelo aprendiz Regin. O livro é voltado a evolução dos personagens, principalmente de Sonea e te instiga a querer saber mais e mais sobre o Lorde potencial a vilão ou mocinho Supremo, Akkarin. Gente, esse é de longe o meu personagem preferido!

Então, finalmente, chegamos ao terceiro e último livro, aquele que me deixou com uma sensação de vazio pela despedida desses personagens que tanto gostei de acompanhar, O Lorde Supremo. De longe, ou melhor, disparado... esse é o melhor livro da Trilogia! Foi dos três, o livro que eu não consegui largar e quando cheguei na metade, comecei a lê-lo vagarosamente apenas pelo fato de que não queria que acabasse, ainda que quisesse saber como eles chegariam ao desfecho final e minha nossa, valeu muito a pena! Eu o li vagarosamente, porque não queria me despedir dos personagens, entretanto, tenho certeza de que a maioria das pessoas que leram, devem tê-lo devorado rapidamente.

“Você não disse que queria a verdade Sonea...”

Nesse volume acontece tanta, tanta, tanta coisa que você fica se perguntando como a Trudi levou a história a esses pontos? Não, você não adivinha os finais, você não consegue imaginar que seria assim. Nos primeiros livros, você sempre fica na dúvida sobre Akkarin, ele é mocinho ou vilão? Você descobre nesse último volume da saga? Talvez sim, talvez não. Aconteceu um pequeno detalhe muito intrigante e que nem todos os leitores se atem a ele, mas... por que ele não usou o anel? Também não vou contar de que anel falo e ou o motivo para usá-lo. E sim, eu quero deixar vocês curiosos.
O Clã se vê em um problema muito, muito grave. A ameaça que o Lorde Supremo tinha mencionado se prova verdadeira e as escolhas do Clã, os levam a uma posição muito mais perigosa, a impulsividade e necessidade de mostrar que as leis devem ser seguidas, os levam a arriscar tudo. E agora, como vão se salvar? Vão? Ou o mundo vai ruir abaixo de seus pés para sempre?
O romance inesperado, foi na medida certa, nem mais, nem menos e o primeiro envolvendo Sonea que se mostrou forte e verdadeiro.

“- Sonea. Ela estremeceu de susto, então se virou em direção à voz. Akkarin estava à sombra de uma grande árvore de braços cruzados. Ela se levantou apressada e fez uma reverência. – Lorde Supremo.”

  • Cery, personagem do qual senti muita falta no segundo volume volta neste e arrasa! O moleque das favelas conquistou sua posição e faz o que tem que fazer. Sua paixonite por Sonea o coloca em perigo? Ele superou? Com quem e para quem ele trabalha? Leia para descobrir o desfecho desse que é o melhor Ladrão de Imardin.


  • Savara, quem é você de verdade? Um ponto falho ficou aí, mas não atrapalhou em nada a história da saga e nem o caminhar do livro.


  • Dannyl, Tayend e os rebeldes, quem vai ser punido? Quem não vai? Será que o segredo do Embaixador será descoberto? Será que o Clã vai rejeita-lo? O vida cruel!


  • Rothen e Dorrien, e agora? Dorrien é sempre perfeito e faz o melhor que pode, Rothen, você merece as coisas boas, mas não acho que elas vão vir ainda.


  • Lorlen e Akkarin, que amizade linda, e que cena final de vocês dois juntos, incrível! Vou me ater a comentar.


  • O Rei, no fim das contas, gostei do pouco que vi dele, não fugiu e ficou ali para o que der e vier, com certeza ele teve surpresas grandes - rs.


  • Os vilões, perfeitos! Na medida certa, com a dose de loucura adequada, com a falta de empatia para com os demais e de piedade adequados, psicopatia total! Quem são os vilões? Estão eles dentro de casa ou vieram de fora? Não conto - rs.


“Quando o escudo passou sobre ela, Sonea agarrou o pedaço de madeira, levantou-se e fez um corte na parte de trás do pescoço da mulher. A mulher começou a se virar, mas Sonea havia antecipado isso. Ela pressionou a outra mão contra a ferida e concentrou toda a vontade em extrair energia para dentro de si tão rápido quanto possível”

Um detalhe sobre Trudi Canavan: ela não tem o menor apego pelos personagens e o sangue rola solto. Isso é destroçam-te, mas mesmo assim, a história é muito boa.

São tantos, tantos personagens e tanta coisa que aconteceu, mas não quero soltar spoilers e por isso, falei bem superficialmente sobre o livro. E para encerrar sem spoilers, o que posso dizer a vocês é que o livro, O Lorde Supremo, não é nada do que se esperava, as especulações que criamos nos primeiros livros caem por terra - algumas não, é surpreendente e você se vê preso a cada virada de página, a cada linha e em alguns momentos você se pega resmungando durante a leitura: "Ah, não!", "Nãoooooo!", "Não acredito!", "Como a Trudi pôde?".

Nem sempre tudo que parece é, as vezes, o mal pode estar disfarçado de bem e o bem... de mal. Mas como diferenciá-los? E você pode receber um presente no fim da tempestade. 

Eu chorei com esse livro, xinguei, senti dó, compaixão, sorri feito boba, senti raiva, enfim, literalmente viajei para Sachaka, para o Clã dos Magos, para as favelas, para Elyne, para cada linha desse livro. Não me conformo com o final, não mesmo! Todavia, ele se encaixou perfeitamente em tudo e ainda que eu não o aceite bem, ele foi bonito. Mas, a batalha poderia ter uma enfase maior. O fim da trilogia me deixou com gostinho de quero mais. Eu soube que a autora publicou a um bom tempo uma nova trilogia que é um Spin-off desta e que eu almejo muito ler, mesmo que quando terminei a leitura eu tenha dito que nunca mais queria ler um livro dessa insana da Trudi Canavan, na verdade, eu quero, e quero muito! Será que a Novo Conceito vai lançar aqui no Brasil? Eu espero que sim, nos outros países já foi lançado faz tempo, espero que venha para nós também. Não é uma continuação, quer dizer, de certa forma é, porém, vai nos apresentar o Clã vinte anos mais tarde e contar a história de um personagem que estou louca para conhecer.

As capas de toda a trilogia são lindas! Mas, existem alguns errinhos de digitação - nada grave, não atrapalha a leitura- , porém, a editora poderia ter um pouco mais de atenção no processo de revisão.

"Ás vezes, vale a pena correr alguns riscos."

Bem, é isso. Me desculpem por deixar um monte de perguntas e não contar praticamente nada, mas ou eu fazia desta forma ou dava spoilers que podem estragar a leitura de quem for ler. Ah, se alguém decidir ler e quiser conversar sobre pós-leitura, fico à disposição.É terrível não ter com quem falar sobre o fim dessa saga pelo fato de não poder revelar spoilers a potenciais leitores.


Obrigada por lerem até aqui e até a próxima!
#OrfãDeMagos #Inconformada #Desolada #EuQueroMais




 

23 comentários :

  1. Eu fiquei com muita vontade ler essa trilogia por causa da suas resenhas. Antes eu não acredita de esse tivesse potencial. Eu li umas críticas negativas em alguns blogs.
    Mas acho que vou me aventurar no universo do Clã do Magos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilda!

      Também li várias criticas negativas, mas assim, é um mundo diferente e o pessoal compara demais com HP, só que a verdade é que não tem nada para comparar. Acho que muitos acabam depreciando a obra por não lerem de mente aberta. Fico feliz e ao mesmo tempo tensa por tê-la cativado quando a essa trilogia. Caso venha a ler, não esquece de me contar se gostou. XD

      Beijão!

      Excluir
  2. Tem um tempo que li a trilogia e gostei deveras, como você, também viajei em cada linha do livro, todas as histórias e contextos, foi uma criação bem rica em detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian!

      Sim, a estória é ótima e a autora bem detalhista,mas ela detalha de modo que a leitura fica gostosa e não cansativa como acontece com alguns autores. Gostei bastante, mesmo!

      Beijo.

      Excluir
  3. Comprei a trilogia, e depois da sua resenha, já quero ler logo todos os livros! É muito legal quando o livro prende a gente de uma forma que você é surpreendido sempre. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vâm depois de ler, me conta se gostou. XD
      Beijo!

      Excluir
  4. COMENTÁRIO COM SPOILER

    Oi Ana!
    Diferente de você, eu achei meio forçado a autora matar o Akkarin. Veja bem, eu achei interessante o fato dele ter morrido, mas achei a forma que ela achou de fazer isso forçada. Ficou meio assim "quero matar o cara, mas não vou me esforçar para fazer uma morte crível". O que quero dizer é que ele poderia ter escapado de mil formas diferentes sabe? Esse fim da luta me decepcionou um pouco.
    Apesar disso eu AMEI o livro e se tornou um dos meus favoritos! Acreditei no Akkarin desde o início e me apaixonei por ele! <3
    Estou louca para ler o spin-off também com o Dannyl! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sammy!

      Então, eu estou inconformada com a morte dele pelo fato de que, o Akkarin é meu personagem preferido de toda a trilogia! Desde o início da leitura em "O Clã dos Magos", o personagem chamou a minha atenção e me prendeu até a última linha em "O Lorde Supremo". Eu achei que a morte dele coube ainda que me desagrade, e isso que quis dizer com o coube. hehhe. Mas, concordo com você e acho que ela podia ter feito a batalha ser mais forte e a morte mais cabível, ainda que tenha sido a preocupação dele em ensinar a Sonea com a qual ele se preocupada verdadeiramente em se proteger dos ataques mentais que o levou a uma distração fatal e por mais bobo que tenha parecido, é sempre um pequeno detalhe que ferra tudo e o ceifou. Mas,eu não pude esclarecer isso na resenha ou deixaria claro o que aconteceu, não como, mas sim o que. hehehe.

      Então, a Novo Conceito, eu soube esses dias por um pessoa que tem um grupo sobre a Trilogia que, já comprou os direitos faz algum tempo, agora é esperar a boa vontade deles de publicar. Dannyl faz parte desses 20 após o Lorde Supremo e acredito que pelo pouco que soube,ele participa do livro, se não todo, ao menos no início e tem um papel importante. Não vou me alongar para não o soltar spoilers, eu não ligo de ler spoilers, mas a maioria das pessoas não curte. hehehe,.

      Beijo!

      Excluir
  5. Oláá
    Caramba, se o livro te proporcionou tantas emoções, deve ser muito bom, sua resenha está ótima, muito bom. Mas não é o livro que chama minha atenção apesar dos elogios que vejo por ai.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!

      Foi ótimo, sim! Hehehe.
      Super compreendo, gostos literários. ;-)

      Beijo!

      Excluir
  6. Fiquei perdida, mas não da sua resenha, mas talvez por que nao conheça os outros livros.
    Já tinha visto os livros, mas na verdade nao me interessei muito, mas quem sabe um dia, bata a vontade.

    www.devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviana.

      Entendo perfeitamente, para quem não leu as demais resenhas e ou os livros,acaba ficando um pouco vago e perdido mesmo. hehehe,

      Beijo!

      Excluir
  7. Ana lindona amo livros com Magos , magia e afins, mas menina fiquei com medo desse final da trilogia ao ler seu comentário, será que vou gostar ? . Ainda não comecei a ler, estava esperando todos os livros, mas pelo visto o livro te surpreendeu e ao autor ainda mais com o desfecho. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joyce!

      Então, a trilogia é ótima!!!!!!!!!!!!
      Super indico se você gosta de magos, mas.. adianto: Leia com a mente aberta desde o início, para que você possa digerir o final com mais facilidade do que eu, sério!
      Eu amei, amei a trilogia, só que o final me pegou de surpresa e doeu, de verdade! Ainda estou com uma grande sensação de vazio, a autora tem uma coragem, ela é inana e má! hahaha. Eu acredito que você vá gostar, sim, algumas coisas passam corridas demais, mas no fim, tudo se encaixa, só a batalha que eu acho que poderia ter sido mais longa,mas ainda assim, ´foi boa. De qualquer modo, se você gosta de magos e tals, acredito que vá gostar, mas o sangue rola solto mesmo, a Trudi é má, muito má! Se chegar a ler, me conta. hehehe.
      Eu adorei,mas o fim me deixou com um vazio literário o que mostra que a autora vira tudo de cabeça para baixo.

      Beijão!

      Excluir
  8. Oi Ana, sem dúvida este foi o melhor volume da trilogia, muita ação e reviravoltas. Fiquei com o coração na mão. Boa pedida!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, nem fale, ainda estou com a sensação de: "Nãoooo! Eu não acredito! Quero ele de volta!", mas... quem decide é a autora, né. Agora é esperar pela boa vontade da Novo Conceito que, já comprou a um bom tempo os direitos autorais da segunda trilogia que mencionei para ao menos poder rever um pouquinho da Sonea que por fim, me conquistou como personagem principal e do seu pacotinho, ainda que eu tenha certeza de que, aquele que se foi, sempre deixará um grande vazio nas história. hehehe.

      Beijão!

      Excluir
  9. Eu amo demais essa série e O Lorde Supremo foi um dos meus livros favoritos da série. Dizem que a autora escreveu mais algumas coisas dentro desse universo, mas não sei se a Editora vai publicar aqui no Brasil.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Débora!

      Ah, eu estou inconformada com aquela morte,não aceito ainda. hahaha. #Triste.

      Então, ela escreveu sim, Ela escreveu uma nova Trilogia que é um Spin-off desta e que nos apresentará o Clã 20 anos depois e a história daquele novo personagem que não chegamos a conhecer nesta - rs. (Evitando deixar spoilers mais descarados do que os que já deixei aqui - hahaha). A editora já comprou os direitos a um bom tempo (soube em um grupo voltado a saga), porém, não dão a minima previsão e já estão demorando demais para lançar essa trilogia. Ah, tem também um livro isolado que seria algo do tipo,mil anos depois de Sonea (não sei bem, não consegui muita informação,mas é algo assim) e que seria o último livro escrito nesse mundo do Clã dos Magos.

      Bem, agora ficamos a merce da boa vontade da editora que, já tem demorado bastante. Fazer o que, é esperar e torcer para que lancem logo.

      Beijo!

      Excluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Adoro suas resenhas e essa não foi diferente.
    Preciso comprar essa trilogia, mas quem disse que tenho tempo para adicionar alguma coisa na fila?
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Angélica!

      Obrigada pelo carinho, fico de verdade lisonjeada e quero aproveitar para te dizer que gosto muito das suas resenhas e também do seu Blog.

      Hahaha. Sei como é, eu tenho uma lista imensa, vejo as resenhas por aí e só quero aumentar e aumentar a lista,mas é complicado. hehehe.
      Se chegar a ler em algum momento, fico na torcida para que goste.

      Beijão!

      Excluir
  11. As capas me lembraram Trono de Vidro haha. Mas parece uma leitura que eu amaria! Vou procurar os outros livros e ver se rola uma química.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Adorei seu texto =) Impossível não ficar com vontade de ler os livros depois da sua resenha. Já tinha ouvido falar muito bem, mas não sabia que era tudo isso. Que bom que a autora surpreendeu e construiu um desfecho digno para a trilogia. É ótimo quando isso acontece. Gostei de saber que os personagens evoluem durante a trama e que a história é tão bem construída. Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Me tira umas duvidas?
    Então fiquei curiosa sobre o anel, será que ele sabia que ela estava grávida? Será que ele tinha algum motivo que queria morrer ? Eu nunca vou aceitar a morte dele :( :( Sim e quanto aos pais de sonea será que é revelado em algumas das outras trilogias. Não vou conseguir superar a depressão pos-livro.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^