Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

17 de junho de 2015

Informações & Curiosidades: Gênero - Subgênero literário "Glamour-Lit."


E hoje é dia de "Informações & Curiosidades" e continuamos na onda dos gêneros e subgêneros literários que são muitos, para que possamos conhecer um pouco mais desse enorme mundo da literatura. Então, o tema da nossa coluna hoje vai apresentar para vocês o subgênero "Glamour-Lit." 


Glamour-lit é mais um dos diversos subgêneros do Chick-Lit (leia mais sobre Chick-lit clicando aqui), sendo ele, um dos Chick-lits mais lidos e conhecidos no mundo. Os livros que se encaixam nessa classificação apresentam estórias com uma temática mais "glamorosa", esnobe, que abordam fofocas, traições ou no mundo fashion e, contam com personagens protagonistas que trabalham ou se envolvem na indústria do entretenimento como por exemplo: cinema, música, jornais, televisão, revista; etc. Também pode trazer uma "herdeira" sortuda e multimilionária.

E, como vocês já viram na nossa postagem sobre Mom-Lit - (clique aqui para ler), no Glamour-lit também acontece uma divisão dentro do subgênero, vamos conferir como ele se divide.

Glamour-lit - Famous Lit: Nós apresenta uma literatura "famosa". São aqueles livros dentro dos chick-lits que, apresentam protagonistas famosas. Podem trazer carreiras de personagens do mundo da música - cantoras, tv e cinema - atrizes, escritoras famosas, roteiristas; dentre outras profissões e que mostram as diversas faces dessas "vidas".

Glamour-lit - Gossip-Lit: É uma literatura que aborda as fofocas, a alta sociedade, traições e um cenário de status elevado e glamoroso.

Glamour-lit - Glamourous Career-Lit: São aqueles Chick-lits que em geral trazem histórias de protagonistas com carreiras relacionadas ao cinema, televisão, música, jornais, revistas - ao mundo editorial, enfim, que giram em torno das carreiras e a vida da protagonistas em todos os aspectos.

Em todos você vai encontrar a dose exata de humor que vai balancear a seriedade dos assuntos abordados e, isso faz com que a leitura se torne fluida e fácil.


Exemplares que se enquadram na classificação "GLAMOUR-LIT"

Sinopse:
Mellody Ann Croft é o que se pode chamar de boa moça. Trabalha como garçonete para juntar dinheiro para a faculdade de Medicina, mas quando um cliente insiste que ela pode ser modelo, Mellody fica tentada a trocar as mesas pelas passarelas. Fazer caras e bocas para um fotógrafo pode parecer o caminho mais fácil, mas as tentações são muitas e até uma menina equilibrada de Jersey pode achar difícil manter - se de pé durante esta escalda até o topo. 
Sinopse:

 Lou Calabrese é uma roteirista de sucesso - já escreveu vários roteiros de ação que renderam milhares de dólares de bilheteria e até ganhou um Oscar! O problema é que seu namorado, o grande astro do filme, resolveu deixa-la pela estrela principal, e agora lhe resta provar que conseguirá passar por tudo para esquecê-lo.

O que ela não esperava é que esse "tudo" significasse atentados contra a sua vida e sobreviver numa montanha congelada com o homem que mais odeia na face da Terra como único companheiro... Será que ela vai sobreviver a está aventura? E será que, no final, encontrará o verdadeiro amor?




Estão gostando de conhecer os subgêneros dos Chick-lits? Já os conhecia? E sobre esse que apresentamos em particular: já leu algum Glamour-lit?

Obrigada por nos acompanharem e embarcarem nos gêneros, subgêneros e suas divisões junto conosco. Obrigada por lerem até aqui.
Até a próxima!


11 comentários :

  1. Olá!

    Acho que possuo um único livro que se encaixa nessas classificações e é O Diabo Veste Prada.

    Gosto muito do livro e também do filme :)

    Beijos!

    www.adrianalemes.com

    ResponderExcluir
  2. Wow, está aí um gênero que desconhecia. Ops, subgênero (rs). Gostei de saber que há essas classificações. Não gosto muito de enredos que se passem nas altas classes, mas confesso que os adoro nas novelas coreanas (doramas). Já assisti a uma novela na qual o pai ricaço deserdou o filho porque ele se apaixonou por uma mulher pobre (ela era professora). Então, ainda para se vingar, o pai exigiu que o levassem para cumprir um ano de serviço no exército (na Coréia, todos os homens devem cumprir pelo menos um ano). Que tirano! Enfim, gosto de histórias assim nas novelas, mas nos livros perco o interesse… Quem sabe só me falte o livro certo?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal saber de subgênero, que não me atrai muito. O problemas desses tipos de livros é que são poucos profundos, com personagens superficiais. É uma revista de fofoca. Bom, ainda não vi nenhum que seja bom, mas pode ser que tenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante a proposta da coluna, não é um subgênero que leria, não curto esse conceito ideológico, tão pouco usaria em sala de aula, mas bom saber, acho que essa coluna é bem pedagógica, no caso de seu texto, levaria sem problemas para sala de aula, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Ótimo post e gosto bastante de chick-lit em geral, tenho Ela Foi até o Fim mas ainda não o li, espero gostar bastante por amar a autora haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu amoooooo esse gênerooooooooooo estou amando essas matérias,
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem?
    Adoro chick-lit!! E é sempre bom saber dos sub-gêneros!
    Já notei mais duas dicas!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi, tudo bem?
    Não sabia que existia esse sub-gênero do chick lit,mas também, chick lit tem tantos sub gêneros que é difícil conhecer todos, kkkkk.
    Mas Gossip girl e cia se encaixam muito bem na definição
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, sua linda, tudo bem
    Adoro esse tipo de postagem, pois sempre me enrolo nessas classificações que só crescem, risos...
    Chick lit é um gênero delicioso, divertido, então, quanto mais dele melhor. Ainda não li nenhum livro com essa temática de glamour, mas tenho certeza de que irei gostar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Ana Lindona
    Meninas cada vez fico mais interessada nesse gêneros e sub, são tantos que aprender é sempre bom. Livros que me rendem boas risadas são meus preferidos . Ainda não li nenhum dos livros destacadas mas já anotei a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!
    Poxa são tantos gêneros que eu nem conhecia esse.
    Adorei saber do que ele se trata, eu amo chick lit e saber de sub gênero é melhor ainda.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^