O Último Dia de 2016.


Enfim... o ano terminou!

Para fazer algo diferente, vou trazer um texto para vocês que escrevi a muitos anos atrás, na verdade, ele é o Prólogo de um livro que eu escrevi, mas ele está guardado a sete chaves e a vergonha não me deixa tirá-lo de lá.

Esse prólogo é realmente especial para mim por ser o início de tudo, mas ao mesmo tempo, eu o vejo como uma reflexão saudável sobre o que é a Vida... e para falar a verdade, nesse ano de 2016 que muitas coisas ficaram tão deturpadas, acredito que um toque de "Vida" é importante para todos. Realmente espero que gostem, e que quem sabe  usem ele para pensar no real sentido das coisas e naquilo que de fato é importante para você.

Nos vemos lá embaixo.

O que é a vida?

Vida é uma palavra de amplo significado e infinitas definições que podem variar de acordo com a crença, religião ou a cultura das pessoas.

Se vermos pelo lado acadêmico, vida é uma palavra oriunda do latim, vita.

De acordo com o seu significado didático, a palavra vida se refere ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte. Além disso, ela pode ser definida também como o espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo ou como a condição de uma matéria que nasceu e ainda não morreu.

Se pensarmos de uma forma geral, vida é aquilo que faz com que um ser esteja vivo. 

Entretanto, existe uma questão importante que, acredito, pelo menos uma vez a cada ano, as pessoas deveriam parar, refletir e responder a si mesmos:

Você está vivo ou você está vivendo?

Existe diferença quanto a isso?

Evidente!

O fato de o seu coração estar batendo dentro do seu peito faz com que você esteja vivo, assim como você abrir os olhos de manhã e seguir uma vida predeterminada por terceiros, sem sonhos, sem ambições, sem desejos de evoluir ou vontade para isso. 

Agora, se você for uma pessoa determinada, sonhadora, batalhadora, uma pessoa que luta por todos os seus sonhos e desejos, que quer sempre mais, que deseja mais do que tudo evoluir e não tem medo de errar, pois sabe que a cada queda existe a esperança de um recomeço, isso mostra que você está vivendo. 

Vivendo, aprendendo e evoluindo.

Apesar de todas as definições citadas a cima, cada indivíduo possui o seu conceito próprio sobre o que é a Vida. Alguns podem ser levianos, como eu confesso que era, pois quando adolescente, fui questionada por uma jovem senhora na rua sobre esse conceito e na época, para mim, vida era curtir, sair com os amigos e beijar muito. Hoje, depois de tudo que passei ao longo desses anos, posso dizer que sinto vergonha de ter dito isso algum dia, pois vida para mim, atualmente, é algo mais, é uma dádiva, é algo valioso que deve ser respeitado e visto como uma oportunidade, um presente.

Se hoje, na atual idade que tenho, repetirem esse questionamento, minha resposta será totalmente diferente, eu definiria a vida com três palavras apenas: Determinação, Coragem e Amor. 

Determinação para saber o que você quer e deseja. 

Coragem para correr atrás e se reerguer a cada queda. 

Amor, pois ninguém é feliz sendo solitário. É importante amar tudo o que se tem e está ao seu redor, pois assim aprendemos o valor de cada coisa.

Essa é a minha definição atual de vida. Agora eu lhe pergunto...

O que é a vida para você?


Esse texto foi escrito a anos e anos atrás, mas a cada dia que passa, percebo a importância e a verdade que ele tem por trás das suas palavras.

Ao passar do tempo nós mudamos, nossa vida muda, tudo muda... Pois tudo está em uma constante evolução e nada, absolutamente nada do que passamos é em vão. Tudo é uma lição.

O ano de 2016 foi um ano de transição... tudo, tudo mudou.

Para alguns foi um ano bom, mas para a grande maioria o ano foi uma merda... desculpa pelo palavrão, mas não tenho palavras melhor que esta para descrever o meu ano de 2016. Mas, apesar de toda dor, sofrimento e principalmente das perdas insubstituíveis que tive, foi nesse ano de 2016 que cresci, amadureci e tornei-me dona de mim.

O que quero dizer para vocês, é que tudo serve como uma lição, e com esse texto que finalmente perdi a vergonha e resolvi divulga-lo aqui no blog, tentei mostrar que você passar pela sua vida por passar, não tem graça...

Viva!

Não percam tempo lamentando-se, não perca o seu tempo grudado no celular ou vendo a vida passar pela tela de um computador. Aproveite os seus amigos, e principalmente, a sua família, pois vai ter uma hora que a saudade vai apertar, o tempo não vai voltar e a dor e a incerteza do que poderia ter sido tomará conta de vocês.

Com isso, com essa lição que aprendi nesse ano de 2016, vou deixando vocês por aqui, com a esperança de que nos encontraremos no ano que vem nesse mesmo endereço, nesse mesmo blog e com as mesmas intenções e alegrias de sempre.

Meu conselho para vocês?

VIVA E NÃO DEIXE DE VIVER NUNCA!

FELIZ 2017!!!!!!

11 comentários:

  1. Mayara que postagem mais linda menina, fiquei encantada mesmo por ser o último dia de um ano tão difícil de ser lidado, que 2017 venha com tudo <3
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto, parabéns!
    Feliz 2017!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie, texto motivador e lindo.
    Geralmente as pessoas ficam cheias de expectativas e promessas no ano que começa, eu não sou assim, simples vivo e agradeço por ter saúde.
    Apenas quero que toda essa crise no País vá em bora, é necessário.

    ResponderExcluir
  4. Que post lindoo! 2016 foi um ano difícil, era só ligar a Tv ou entrar nas redes sociais que éramos bombardeados com notícias tristes. Agora, nesse novo ano, nos resta viver e torcer para que seja melhor, e fazer nossa parte.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro essa vive de textos reflexivos nessa época do ano. Nós força a pensar sobre o que realmente estamos esperando dá nossa vida. Obrigada por compartilhar esse texto tão importante conosco!

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Texto lindo!!! Que 2017 seja um ano de muitas realizações para toda a equipe do Livros&Tal!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá flor, tudo bem?
    Parabéns amei a postagem, é uma reflexão linda para o ano que se inicia e para a vida ne? Feliz ano novo para você. Muitas realizações e muitas leituras boas esse ano. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Que texto lindo e emocionante. Adorei! Feliz Ano Novo e que 2017 traga bastante positividade <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Achei super interessante seu ponto de vista durante o texto! Gostei que você trouxe questionamentos, ao invés de somente apontamentos. 2016 foi um ano de recomeço para mim, acontece bastante coisa ruim no início, mas ele me foi essencial para me fazer entender que eu dependo somente de mim. Discordo quanto às pessoas baterem sempre nessa tecla repetida de que não somos felizes sozinhos. Eu acredito que há vários tipos de amor e se ficarmos achando que todos eles dependem de terceiros, significa que estaremos à merce dos outros sempre. Eu me dou muito melhor na solidão, sinto prazer em estar só, porque entendo que eu preciso de espaço e de um tempo só meu.
    Acho que eu sobrevivi por muito tempo e, aos poucos, tenho reencontrado a vontade de viver - o que oscila bastante, pois meus transtornos me limitam bastante. Mas acho importante lembrarmos que a vida só se faz a partir de nós mesmos.
    ótimo texto para nos fazer refletir e começar o ano com mais positividade :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Pretendo me esforçar muito mais nesse ano de 2017, desejo que para você seja um ano repleto de alegrias e conquistas! Já passou da data de inicio do ano, mas digo isso de coração. <3

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Texto lindo e muito motivador. Devemos lutar pelos nossos sonhos e mostrar que queremos mais dessa vida. Que 2017 seja um ano de conquistas para todos nós.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.