Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

21 de dezembro de 2016

[Especial de Natal - LT - 2016] A Lenda do Natal.

Semana Especial de Natal - LT


Nós, do Blog Livros e Tal, estamos promovendo uma semana especial com posts voltados para enaltecer a magia do Natal, essa época do ano onde nossos corações amolecem, onde nós paramos um pouco que seja e refletimos sobre a vida e no que temos feito dela. Para comemorarmos essa época, elaboramos uma semana super especial para os nossos leitores e amigos se divertirem conosco.

Vamos juntos viver essa época linda?! 

A Lenda do Natal...

O Papai Noel está por todos os lados: em enfeites, nas ruas, lojas, shoppings, propagandas em geral. A figura do 'Bom Velhinho' é maravilhosa, fantasiosa e repleta de encantamento; as crianças ficam, geralmente, muito entusiasmadas em frente a ela e até há aquelas que chegam a chorar e a ter medo, tal é o grau de excitação que esta figura produz.

Diz a lenda que o Papai Noel vem do Pólo Norte em um trenó com renas e com um saco enorme cheio de presentes. Em apenas uma noite ele visita as crianças do mundo inteiro, porém, só ganham os presentes aquelas crianças que se comportaram bem. As crianças ficam muito ansiosas aguardando a chegada da grande noite em que o 'Bom Velhinho' deixará em suas casas o tão aguardado presente de Natal.



Não há nada de mal que a família conte a história do Papai Noel para seus filhos, mesmo porque, nesta data, a lenda ganha espaços gigantescos por intermédio da mídia; o Natal virou sinônimo de presentes e de Papai Noel, que é citado a todos os instantes e está em todos os lugares: na TV, que associa esta lenda a venda de presentes e, portanto, lucra muito em cima dela, nas escolas, na conversa dos adultos, em geral, com as crianças, dentre outras situações.

Porém é de grande importância que, ao contarmos a história do Papai Noel para nossas crianças, não reduzamos o significado do Natal. Esta data significa muito mais do que isso e acima de tudo deve transmitir os valores e crenças singulares de cada família.

Uma família tem sua própria história, que surge das vivências e crenças de cada membro desta e dos momentos e trocas entre si. A cada Natal essa história familiar se atualiza, ano após ano. Toda a criança tem direito de conhecer a sua família mais profundamente, e por sua vez, esta tem o dever de transmitir seus valores e suas histórias para as suas crianças. Acreditar que Natal é só Papai Noel e presentes é negar o que de especial, diferente e único existe em cada uma de nossas famílias.

É bom recordarmos que, originalmente, a data do Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, a cerca de 2000 anos atrás. Mesmo que você não seja cristão, ou que não creia em Jesus, é relevante que se lembre disso, mesmo que seja como um fato histórico. Mas, mais do que um fato histórico, são as mensagens de fraternidade, amor, compaixão para com o próximo que a data originalmente carrega consigo. Assim não cairemos na tentação de banalizar também esta data tão importante. Se você for cristão é de grande importância que transmita sobre o significado do nascimento de Jesus aos seus filhos.

Se você não é cristão, mas acredita que Natal é uma data especial, pois tentamos transmitir a quem amamos o melhor de nós mesmos - paz, saúde, amizade, bondade - diga isto aos seus filhos. Conte sobre o que você ou sua família acredita e o que comemoram nesta data.

Acima de tudo, o que é mais importante para o seu filho, é saber sobre os valores e crenças que você tem sobre o Natal. 

Esta é a verdadeira lenda de Natal: 


  • Eu, Aricia Aguiar, desejo a todos os leitores, um Natal repleto de paz e harmonia, que o nosso ano que vai se iniciar, seja completo e que ele nos traga mais alegrias do que tristezas, que seja próspero e feliz!



9 comentários :

  1. Oie, bacana a mensagem sobre o natal e seus significados. Não podemos nunca esquecer do lado cristão, além do comercial que tem sido muito popularizado. Desejo um feliz natal e ano novo para vocês do blog. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Hoje em dia vejo o Natal virando mais uma troca fútil de presentes e cada um no sue canto mexendo no celular do que uma celebração em prol do nascimento do maior símbolo do cristianismo para o mundo. Ainda tem famílias que celebram com a essência da data e essas devem ser exemplos para todos.

    Feliz natal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Também acho que o Natal virou só mais uma época do calendário comercial, deixou de ser uma festa para as crianças e se tornou uma festa de adultos com mil e um amigos secretos, e está perdendo a magia. Eu sou de uma família católica, mas já faz tempo que sou agnóstica, mas tento deixar minha casa enfeitada, gosto de ver as luzes, uso como desculpa para unir minha família e a do meu marido, tento doar o que não uso mais, mas presentes só para quem realmente estimo.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal a ideia da postagem e o natal é uma das épocas que eu mais gosto.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Também faço parte do grupo que preferia os Natais de antes, menos comerciais e mais sentimentais. A imposição de "ser feliz" nesta época me deixa estressada. Mas alimento a esperança de dias melhores, tão necessária neste mundo conturbado. Bela mensagem que você deixou com o seu texto. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas! Amei a postagem, mesmo as pessoas só pensando no natal de maneira comercial, acho que ainda existe aquela magia. Aqui, fazemos questão que essa magia exista e que a mensagem possa ser passada. Amo contos e lendas de natal. Feliz natal para todos! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    O que eu gosto do Natal é que é um momento onde procuramos ajudar alguém. Sempre estamos pensando em ajudar alguém, ou até mesmo nos lembramos de alguém que está long. Uma data que é muito mais que um presente, mas que envolve muito sentimento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Adorei! Eu acho que é importante relembrar essa magia no mundo de hoje... O conto tá lindo e bem escrito. Espero que haja outras semanas especiais...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, belo teexto, realmente poucos lembram da real magia do dia do Natal. Que Deus sempre nos traga bençãos'

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^