Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

10 de dezembro de 2016

Homens também podem ser divas - Um perfil masculino.


Lembram daquele tempo que o homem para ser viril tinha que provar sua masculinidade com demasia, considerando os atos como honra? Era evidente a submissão e a falta de direitos pelas quais as mulheres passavam. O homem era uma figura isenta de demonstrações dos seus sentimentos, para não serem julgados. Mas em meio a tantos problemas atuais, notamos uma evolução.

Hoje em dia, um novo perfil masculino surgiu, um perfil demarcado por características um tanto quanto diferenciadas. Em alguns casos, a força foi substituída pela sensibilidade e a visão estereotipada do “machão” deu lugar a um conceito novo. Um conceito mais ligado ao pensamento particular e a uma visão não tão deturpada com relação a imagem da mulher na sociedade.

Como já dizia Blaine Anderson, personagem do seriado “Glee”, homens também podem (e devem) se portar como divas. O termo deixou de ser algo restritamente feminino e foi incorporado ao dicionário de muitos homens ao redor do mundo. Porém, o que exatamente vem a ser uma diva?

José de Alencar, em seu livro “Diva ”, nos apresenta um novo perfil feminino. Emília (protagonista da obra) é comparada a uma “Vênus moderna” ou “diva dos salões”. A personagem, que em um primeiro momento aparenta ser extremamente retraída, desabrocha de uma maneira intensa e marcante, conforme a leitura se segue. 

Segundo o dicionário Michaelis, Diva é uma palavra utilizada para descrever uma mulher formosa, uma deusa, ou até mesmo uma cantora notável. Porém, existe um conceito um pouco mais contemporâneo para a palavra em questão. Em uma de suas musicas, a cantora Beyoncé Knowles afirma que “Diva é a versão feminina de um malandro”. 

Ou seja, Diva, na verdade é a pessoa que não se sujeita ao pensamento coletivo, que nada contra a maré e luta arduamente na tentativa de quebrar os estereótipos e preconceitos já enraizados. São mulheres intensas que não se permitem ter que viver sendo obrigadas a seguir determinado padrão, e não tem medo de demonstrar o que pensam

O homem Diva é aquele que não se sujeita ao pensamento machista de que a mulher deve ser subjulgada ao homem. É aquela pessoa que luta contra o machismo e entende que igualdade é mais que um direito, mas um dever de todas as pessoas.  

Enquanto o preconceito continuar existindo, dificilmente conseguiremos atingir nosso próprio potencial, ser exatamente quem nascemos destinados a ser e isso em momento algum deveria ser considerado como certo. Não importa a cor da sua pele, a maneira como você se comporta, o gênero com o qual se identifica.Todos merecemos respeito.

Seja você também uma diva, permita-se ser inspirado e inspirar as pessoas ao seu redor, abra sua mente para uma nova perspectiva e se liberte...apenas se liberte.

8 comentários :

  1. Olá
    Nossa, se tem um texto cheio de verdades ese É o texto rsrs. Essa parte de antigamente mostrar sua masculinidade por meio de diversas coisas era bem presente mesmo. Quando eu entrei na 5° série aí que aa coisas ficaram um pouco série comigo, pois eu era aquele menino que odiava a turma dos homens, pois eu não fazia quase nadas que eles, sempre odiei futebol e assustes derivados, por isso sempre andei com as meninas kkjj. Mas enfim tudo isso passou e estamos em épocas melhores. Adorei o seu texto. #SouMuitoDiva 😂😂😂
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Moço, passei pelo mesmo💚💚 Mas sou grato, hoje sou uma diva graças a isso😍😍
      Bjs, fico feliz que tenha gostado💚

      Excluir
  2. Não sou homem, mas achei o texto incrível! Ainda existe muito "machão" por aí, mas quem sabe um dia isso não mude? rsrs
    Blaine é meu personagem favorito em Glee! < 33
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blaine é um amorzinho <3 Hahaha Fico feliz que tenha gostado :*

      Excluir
  3. Oie
    uau que interessante o texto, eu adoro debater esse tema, sempre rola muita polemica e opinião divergente, adorei ver o texto por aqui, muito bom mesmo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Também gosto de uma boa polemica, fico feliz que tenha gostado. Abraços :)

      Excluir
  4. Olá!
    O seu texto está muito incrível.
    Querer que os homens fossem mais divos é algo que torço o tempo todo, mas que sei que não verei tão cedo. Ainda vivemos em uma sociedade extremamente machista e retrograda, infelizmente.
    Vou mandar esse texto para uns homens e falar para serem DIVOS!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, só nos resta fazer nossa parte e esperar que essa realidade mude algum dia... Abraçoss

      Excluir

Agradecemos por comentar! ^_^