Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

29 de janeiro de 2016

[Filmes & Tal] A 5ª Onda #01.

Título: A 5ª Onda.
Trilogia:
Filme: 01.
Lançamento: 21 de janeiro de 2016 (1h57min).
Autor: Rick Yancey.
Dirigido por: J Blakeson.
Roteirizado por: Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinkner.
Gênero: Ficção científica, aventura, suspense.
Nacionalidade: EUA.
Produção: GK Films, Columbia Pictures e Living Films.
Distribuição: Sony Pictures.
Trilha sonora: Henry Jackman.
Classificação: 14 anos.
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Liev Schreiber, Ron Livingston, Maggie Siff, Maria Bello, Maika Monroe; entre outros.

Sinopse:
A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.


Antes de começar preciso dizer que, vi falarem bastante sobre a trilogia que deu origem a esse filme e que me posicionei da seguinte forma: “Não vou comprar, não vou ler! Vou esperar e ver os filmes e pronto. É só mais uma distopia, acho difícil me surpreender. Estou decidida, não vou ler!”
E aí vou ao cinema e “phá” – levo um belo “tapa na cara”. E sim, eu preciso, eu quero e necessito desses livros! Não, não vou conseguir esperar pelos próximos filmes. Preciso saber de tudo que vai rolar ... pra ontem! Hahaha.

"O que eles querem?"

Agora vamos a resenha!
A 5ª Onda chegou e devastou tudo... ela varreu muitos livros para o cantinho das prateleiras e se posicionou bem no centro do mundo da literatura. Mostrou a que veio, ficou e tem conquistado cada vez mais os fãs de distopias. A Editora Fundamento que trouxe os dois primeiros livros para o Brasil e vai trazer ainda o último, livro esse que encerrará um ciclo deixando devastados muitos corações de leitores com a despedida acertou em cheio apostando nessa trilogia, porque além dos livros, tenho certeza de que o filme será – é – um sucesso!

"A Terra."

Não posso opinar quando ao fato de o filme ter sido bem fiel ao livro ou não, afinal, como disse no início, não li essa trilogia – ainda... pretendo resolver isso em breve – risos. Mas posso afirmar – ao menos de acordo com o meu gosto – que o filme é ótimo e que merece uma oportunidade da parte de todos que curtem o gênero ao qual ele pertence. Particularmente considero uma distopia, mas a classificação do filme diz tratar-se de ficção cientifica (sim, concordo), suspense (é, sim, concordo) e aventura (sem sombras de dúvidas), ou seja: a receita de uma bela distopia! U_u


"Não podemos confiar em ninguém mais."

De início conhecemos a nossa protagonista e uma breve visão de como era sua vida antes das “ondas” começarem. Uma garota normal de 16 anos, que tem uma vida normal para alguém da idade e uma família muito querida. A relação dela com seu irmãozinho me conquistou. Algo que também posso destacar é que Cassie Sullivan tem uma personalidade fofa e ao mesmo tempo uma determinação (que posso chamar também de teimosia) que me conquistaram. Persistente, ela quer cumprir a promessa que fez para a única pessoa que lhe resta, ou melhor, para a única que ela acredita ainda estar viva: mas será que seu pequeno irmão realmente está vivo? Será que o exército é realmente capaz de proteger as crianças que abrigou? São perguntas que você conseguirá responder rapidamente ao decorrer do filme mas que Cassie vai levar um tempo para descobrir.

"Os Outros."

Durante o percurso até o exército Cassie vai se deparar com alguns obstáculos e um deles pode tirar sua vida. E agora? Ela vai conseguir chegar lá? Sim? Não? Não conto!

Os outros veem nossa esperança como uma fraqueza.

Os alienígenas estão em meio aos humanos, não temos como identifica-los por sua aparência, mas algumas coisas podem fazê-los se destacar, entretanto não vou mencionar nada aqui para que não perca a graça para você quando fores assistir ou ler o livro (não sei pelo que você vai optar primeiro e nem se vai optar por um dos dois – risos).


Mas estão errados...

Conhecemos vários personagens, muito jovens porém de fibra, a vontade de fazer o que tem que ser feito, a força para vingar suas perdas e no fim uma grande surpresa e tudo vira de novo, se o mundo virou 360 graus quando tudo começou, agora ele não tem posição e quem poderá salva-los? Não temos o Chapolin Colorado por aqui, então as pessoas vão ter que se virar se não quiserem perder a terra para aqueles que desejam ocupa-la.


Esta é a nossa casa.

Com lógica, fantasia, bastante ação, inteligência e uma pitada de romance, esse filme me conquistou com facilidade. Como se trata de uma ficção cientifica é fácil aceitar os efeitos usados que não achei apelativos, já vi filmes em que as pessoas eram apenas humanas e faziam coisas de super-heróis (como rachar o chão e afundá-lo com um soco sendo apenas um humano – né, Velozes e Furiosos 7?!).

Eles não vão tomá-la!

Alguns personagens se destacam, dentre eles temos uma mocinha com cara de maluca e bem marrenta, uma menininha loura que é uma fofa, enfim, adorei toda a equipe e a inteligência dos membros comandados por Zumbi. Evan é um personagem que adorei e do qual – é melhor eu não falar nada sobre ele, apenas quero destacar que gostei e que quero muito vê-lo nos próximos filmes, aguardo ansiosamente para. O encontro dele com nossa mocinha e seu querido Ben é muito legal. Hahaha.


"Eu sei o que você é."

Então, como a sinopse fala bastante da premissa, não vou me atrever a transcorrer muito sobre ela, apenas quero dizer que sim, recomendo o filme, é uma história bem bacana e por incrível que pareça, gostei dos atores e suas interpretações. Quero também aproveitar para agradecer meu esposo que sempre me acompanha ao cinema (não gosto de ir sozinha) e que é um baita parceiro na hora de debater teorias (sim, desenvolvemos teorias para as continuações – risos) e me incentivou a adquirir os livros e lê-los e contar pra ele como é a continuação (tá eu sei que ele foi espertinho nesse quesito, pois ele não é de ler muito, então se aproveita... risos), mas tá valendo! Não tenho aparato para fazer comparações ou críticas mais profundas por não ter lido o livro, mas a única coisa que talvez seja um ponto negativo – ou não, afinal, é uma adaptação e tem que se fazer caber a história toda em pouco tempo – é a rapidez de alguns acontecimentos, mas a verdade é que não me incomodou, apenas me deixou pensando em quantos detalhes o livro vai trazer e cobrir a sensação de pequenas (pequenas mesmo) lacunas que senti.

"Eu escolho você."


Assista ao trailer legendado.



Agora me contem:
Já assistiram ao filme? Leram os livros? Estão ansiosos para ler a continuação? E para assistir ao segundo filme que ainda nem sei qual é a previsão? Estão interessados em ler? Pretendem assistir só os filmes?
Já assistiu? Gostou? Sim? Não?

Revelem tudo pra mim e até a próxima!

29 comentários :

  1. Oi Ana, quando o livro foi lançado confesso que não me interessei por ele, achei que seria mais uma distopia que não faria muita diferença se eu lê-se ou não, mas aí vejo tanta gente falando agora sobre o filme que acabou me despertando um certo interesse.
    Vou assistir o primeiro filme, se o estilo e o enredo me agradarem eu parto para os livros. (lembro que foi assim com Jogos Vorazes e ele se tornou um dos meus livros preferidos)
    Bjs,

    Ju
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!

      Hahaha. Te entendo!
      Então, assiste sim. eu acho que você vai gostar. Se lembrar, me conta se curtiu ou não depois de assistir, sim?

      Beijo!

      Excluir
  2. Oie, quero assistir o filme, mas só o filme.
    Acredito que seja um filme de ação muito bom e a Chloë é uma ótima atriz.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tá valendo. XD
      Eu achei ela boa neste filme, mas confesso que ela não é uma das minhas atrizes preferidas, não, longe disso, mas nesse ela foi bem. :D

      Beijo!

      Excluir
  3. Comecei a me identificar com a postagem no momento em que você contou sobre sua mania de dizer "Vou só ver o filme! Não vou ler o livro!" e acabar implorando pelos livros no final! Foi o que aconteceu comigo com Maze Runner! kkkk Gostom uito da Chloe como atriz, e criei bastante expectativa do filme (e também do livro) depois que li sua resenha. Mas dou destaque para o fato de que amei o comentário sobre a irrealidade do soco no chão de Velozes e Furiosos 7. kkkkk
    Abraços,
    Felippe
    http://chubbleeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D

      Ahhhh, sim, eu tenho essa manina! kkkkk
      E confesso: Ainda vou ler Maze Runner, pq vi os filmes esse ano e PRECISO deles tb! kkkkk E dos livros de A 5 Onda que ja estou providenciando, enfim, fazer o que, né? kkkk Fiquei feliz em saber que não sou a única com essa mania. kkkkk

      Rá, Velozes e Furiosos 7 foi irreal demais - kkk - pra mim a única coisa que salvou e me fez gostar daquele filme foi a homenagem final, pq de resto achei que estava assistindo uma extensão de Os Vingadores. kkkkkkk

      Beijo!

      Excluir
  4. Ainda não assisti o filme, infelizmente… Mas estou louca para ver porque esse livro está na minha lista de favoritos há mais de um ano e simplesmente amei cada segundo da leitura.
    Mal posso esperar para assistir.

    bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, assiste sim!

      EU acho que você vai gostar e se lembrar, me conta quando a questão da fidelidade do filme com o livro? :D

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Ana, eu estou morrendo de curiosidade para ver esse filme. Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele e a sua está maravilhosa. Fiquei ainda mais interessada para ver, eu tinha planos de primeiro ler o livro e depois assistir ao filme, mas sinceramente, depois dessa resenha eu acho que não vou esperar. Fiquei mega curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!

      Eu fique feliz de te conseguido despertar o seu interesse. :D
      Então, te apoio a ir assistir o quanto antes, o filme é muito legal!
      E quanto a ler os livros, sugiro que comece a ler assim que assistir ao filme (é o que farei) pq assim vc não terá de esperar um ano pra saber o que vai rolar - risos.

      Beijo!

      Excluir
  6. Caramba! Já tinha visto diversas divulgações, mas não tinha dado atenção. Sua postagem é a primeira vez que leio sobre o assunto e caramba! Tem tudo que eu gosto, eu sou apaixonado por Ficção cientifica! Amei a premissa, cada onda, cada elemento que constitui a história, estou fascinado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!

      Sei como é, comigo foi mais ou menos assim, apesar de gostar muito de distopias, devido a uma enxurrada de livros que a gente vê por aí acabei pensando "é só mais uma" e não dei bola, mas agora eu precisooooo lê-lo. :D

      Fico feliz por ter despertado o seu interesse pela história e fico na torcida pra que você goste quando assistir. :)

      Beijo!

      Excluir
  7. Olá!

    Eu estou querendo ler os livros pelo simples motivo que a Grace não me convence como atriz. Acho ela bem artificial. Vi muitas divulgações desse filme, mas não me despertou a vontade de ler.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Então, ela não é uma das minhas atrizes preferidas, longe disso, mas achei que nesse ela até que foi bem, o filme em si, o conjunto, ficou muito bom!
      Desejo uma boa leitura. :D

      Beijo!

      Excluir
  8. Olá,

    quando se trata de distopia que pertence ao gênero ficção científica, mas de um modo geral em se tratando de ficção científica eu sempre fico muito interessado, confesso que não li os livros e ainda não assisti ao filme, mas pretendo ir aos cinemas e futuramente ler os livros. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!

      Hahaha, são temas que gosto muito também! :D
      Desejo que vc possa gostar tanto do filme quanto eu gostei. :D

      Beijo!

      Excluir
  9. Ola lindona ainda não assisti o filme, li os livros e amei o enredo é maravilhoso e muito inteligente, não vejo a hora de assistir, você ainda verá muito do Evans que me ganhou em ambos os livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!

      Ahhhhh, tô doida pra ver mais dele, mesmo, mesmo, mesmo! O personagem me cativou muito mais do que a Cassie, ele chamou minha atenção pelo jeitão, pela forma com que se colocou, enfim: preciso ler! É bom saber que verei mais dele. ^__^

      Beijo!

      Excluir
  10. Uma menina de 16 anos teimosa, fofa e tem uma boa relação com o irmão. Me identifiquei, pois então eu quero! hahaha. Eu quero tanto essa série mas quero ler antes de ver o filme. Porque sinceramente? Se eu fizer ao contrário, eu desanimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Hahaha. Quando a gente se identifica tem que ler mesmo! :D
      Te entendo, no meu caso, mordi a língua e agora quero ler tudoooo! hahaha.

      Beijo!

      Excluir
  11. Oie
    parece um ótimo filme, estou bem ansiosa para ver apesar de não ser um livro que leria, o trailer me atraiu bastante para o filme, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Acho que é o caminho que essa trilogia fará dentre muitos leitores, primeiro o filme e depois os livros e ou apenas os filmes, o que importa é poder curtir. O trailer está ótimo, mesmo!

      Beijo!

      Excluir
  12. Olá Ana!
    Já teve tantaas pessoas falando sobre a 5° que me sinto sabendo de tudo kkkkk
    Mas gostei da sua resenha sobre o filme, ficou diferente e atrativa, parabéns pela escrita!
    Ainda não tinha percebido que a intenção da protagonista era proteger o irmão, o que me deu outra visão sobre o filme. Confesso que tb não queria ler o livro, mas no meu caso ainda não quero, mas é bom saber que não é totalmente distopia, é uma aventura de ficção-científica, um gênero que super me agrada!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!

      Fiquei feliz por poder te proporcionar outa visão do filme e obrigada pelo carinho quanto a escrita. :D
      Sim, ela quer cumprir uma promessa e persiste nisso, mas o filme vai além e outros personagens ganham destaque. Enfim, quando assistires, fico na torcida para que gostes.

      Beijo!

      Excluir
  13. Ainda não assisti o filme e nem li o livro, estou me segurando para não ir ao cinema conferir.... Pq sei que assim que voltar vou querer devorar os livros. Assisti aos trailer e tenho uma noção da coisa toda, mesmo que o filme não seja fiel não tem como negar que ele foi bem produzido, é isso é um ótimo ponto a se relevar. Enfim, espero gostar do que for assistir e ler.

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Como eu disse na resenha, não posso julgar o se ele foi ou não fiel a livro, afinal, como destaquei, não li ainda os livros (quero, pretendo, vou ler), fiquei doida para ler os livros depois de assistir ao filme.
      Bem, desejo que possa curtir o filme quando assistir.

      Abraço!

      Excluir
  14. Oiee Ana,
    Não consegui ler o livro antes do filme e nem vi o filme ainda, mas acho que vou fazer que nem você, vou ver o filme primeiro, porque pelo jeito o filme vai dar a guinada que estou precisando para ler logo haha
    Amei demais sua resenha, me deixou doidinha pra ver o filme, espero que ele seja tudo isso e mais ><
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa!

      Se vc gosta do gênero eu acho que vc vai curtir, quando assistir, se lembrar me conta se gostou, sim?
      Então, eu antes não pretendia ler, mas agora eu quero e vou ler! :D
      E acho que vai acontecer o mesmo com vc, sair do cinema almejando os livros. kkkk

      Beijo!

      Excluir
  15. Vish, Ana! Pensei exatamente como você!
    Ainda não fui ao cinema pra assistir ao filme (estou esperando a liberação no Netflix, confesso), mas nem sonhava em pegar os livros!
    Foi uma ótima resenha, praticamente me deu um tapa pq não fui ver a parada ainda... ;)
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^