Resenha: Vanguardia - Joe de Lima.
Autor: Joe de Lima.
Ano: 2018.
Páginas: 88.
Idioma: Português.
Gênero: Drama, ficção
científica, literatura nacional.
Editora: Independente.
ISBN: B07FY3M6GL.
E-book cortesia do autor.
Sinopse: Atravessando o espaço sideral, a Vanguardia está numa jornada de cento e quarenta anos rumo a um planeta desabitado. No interior da nave colonizadora, seções protegidas por imponentes portas de aço transportam uma tripulação de cinquenta mil pessoas acomodadas em cápsulas de sono. Quando uma dessas câmaras dá defeito, um jovem enfermeiro chamado Victor acorda antes da hora.
Sem pistas do que realmente está acontecendo, Victor se depara com um grupo de desconhecidos e um ambiente opressor. À medida em que um passado distante vem à tona, um pesadelo desperta, ameaçando as vidas de todos.
Mesclando ficção cientifica com elementos de terror, Joe de Lima apresenta um thriller de tirar o fôlego.
Boa tarde galera, tudo bem com vocês?
Hoje eu trouxe literatura nacional! Um livro de ficção científica que surpreende com sua trama. A explicação do autor para o ocorrido é digamos... Diferente do convencional.
Curiosos? Vamos conhecer um pouco mais de Vanguardia.
Hoje eu trouxe literatura nacional! Um livro de ficção científica que surpreende com sua trama. A explicação do autor para o ocorrido é digamos... Diferente do convencional.
Curiosos? Vamos conhecer um pouco mais de Vanguardia.
O que faria se acordasse numa enorme nave espacial a caminho de um planeta desconhecido e percebesse que toda a tripulação se encontrava adormecida em criogenia? Detalhe, essa viagem deveria durar 140 anos... E você acordou aos 100...
Após os recursos naturais da Terra se esvaírem devido ao consumo da raça humana e à superpopulação, a busca por outro planeta se tornou a única alternativa para evitar a extinção. Assim começa a jornada de Victor, enfermeiro da nave Vanguardia que leva o futuro da humanidade em seu interior. A viagem estava programada para durar 140 anos, pois foi o que a tecnologia da época conseguiu de melhor, e tudo seguia normalmente até que a cápsula criogênica de Victor quebra por um motivo desconhecido e ele acorda, 40 anos antes do previsto.
QUOTE: - 1900: população mundial estimada em 1.5 bilhão de pessoas - 2000: população mundial estimada em 6.1 bilhões de pessoas - 2100: população mundial estimada em 24.3 bilhões de pessoas - 2150: frente a escassez de recursos, naves colonizadoras deixam a Terra em busca de novos lares.
O que fazer? Deveria acordar mais alguém? Tentar reparar a cápsula?
Para piorar, ele não está sozinho, e quem ele encontra não faz parte da tripulação. Victor se vê numa situação desesperadora, pois o destino da humanidade cai nas mãos dele de repente sem que esteja preparado para isso (acho que ninguém estaria tendo em vista as circunstâncias em que isso aconteceu).
A trama se desenvolve de forma rápida e sem enrolação. O autor vai direto ao ponto desde o início, o que deixa tudo frenético e dramático, pois Victor se vê numa situação desesperadora.
Os outros personagens mostrados são espertos e estão dispostos a qualquer coisa para conseguir o que querem. Eles dão inclusive detalhes sobre o que mudou nos 100 anos que se passaram desde a partida da Vanguardia, o que surpreende bastante Victor, pois é completamente diferente do que ele imaginava.
A relação dele com essas pessoas varia a todo momento, porque nem ele nem o grupo sabe exatamente como agir, pois o encontro foi muito inesperado.
QUOTE: Do que você está com medo? Dos monstros… Os monstros aparecem quando está escuro… Ah, venha cá, meu filho. Vou te contar um segredo. Pode dormir sem medo, nada muda quando está escuro. Você jura, mamãe? Eu juro. O mundo não desaparece quando você fecha os olhos. O mundo continua lá, esperando você abrir os olhos de novo.
Há também algumas partes misteriosas no texto sobre um tipo de criatura, a princípio é confuso, mas a explicação mostrada pelo autor ficou realmente boa e tem tudo a ver com o ocorrido durante toda a trama, levando a um final muito bom na minha opinião.
A leitura é rápida, poucas páginas, mas ótimo conteúdo. Joe de Lima mandou muito bem em sua trama. A capa é perfeita buscando mostrar o que ocorre com Victor, o tamanho do problema que ele arruma (sabendo a quantidade de gente e olhando para a capa temos ideia do tamanho da Vanguardia e entendemos o desespero do protagonista).
Bem galera não tenho muito a contar sem dar um spoiler enorme, os textos misteriosos do autor revelariam muito a respeito da trama então vou deixar vocês conferirem por si próprios.
Vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a leitura dessa semana. Joe de Lima, muito bom, recomendo Vanguardia a qualquer leitor, curti demais!!
Até a próxima semana!!
Classificação:
Compre aqui:
Adoro Ficção nacional, não conhecia nem o livro nem o autor, mas já fiquei perdidamente apaixonada e quero muito ler esse livro!!! Acho que temos que valorizar nossos escritores. Você curte André Vianco e Raphael Montes? Amo muito eles kkkk
ResponderExcluirAdorei, parabéns!
Nossa! Que história!Apesar de nao ser um estilo que leio, me pareceu intrigante!
ResponderExcluirParece ser um daqueles livros que eu iria gostar apesar do suspense e terror
um beijo
www.chuvanojardim.com.br
Olá.
ResponderExcluirAchei ótimo que a história seja fluída, sem enrolação. Isso prende o leitor ainda mais na narrativa.
Um enrendo bastante criativo.