Resenha: Os Imortalistas - Chloe Benjamin.

Título: Os Imortalistas.
Sub-Título: Se você soubesse a data da sua morte, como viveria sua vida?
Autora: Chloe Benjamin.
Editora: HarperCollins Brasil.
Gênero: Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira.
Ano: 2018.
Páginas: 320.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788595082779.
ISBN-10: 8595082774.
Encontre no Skoob.

Cortesia / Editora parceira LT 2018

Sinopse: É 1969 no Lower East Side de Nova York e os rumores na vizinhança são sobre a chegada de uma mulher mística, uma vidente que se diz ser capaz de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte.

As crianças Gold – quatro adolescentes que estão começando a conhecer a si mesmos – saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte. As profecias informam as próximas cinco décadas de sua vida. Simon, o menino de ouro, escapa para a costa oeste, procurando por amor na São Francisco dos anos 80; a sonhadora Klara se torna uma ilusionista em Las Vegas, obcecada em misturar realidade e fantasia; Daniel, o filho mais velho, luta para se manter seguro como um médico do exército após o 9 de setembro; e Varya, a amante dos livros, se dedica a pesquisas sobre longevidade, nas quais ela testa os limites entre ciência e imortalidade. 

Um romance notavelmente ambicioso e profundo com uma brilhante história de amor familiar, Os imortalistas explora a linha tênue entre destino e escolha, realidade e ilusão, este mundo e o próximo. É uma prova emocionante do poder da literatura, da essência da fé e da força implacável dos laços familiares.


E se você soubesse o dia em que morrerá? 

Bom, essa é a temática principal dessa obra e logo quando iniciei a leitura, passei a me questionar. Definitivamente não saberia lidar com essa informação.

Segue lendo que logo descobrirão o que há por trás de todo esse livro

Simon, Daniel, Varya e Klara, são quatro irmãos que movidos pela curiosidade quando crianças e vão atrás de uma vidente que se tornou famosa por falar para as pessoas o dia em que elas irão morrer. Impossível não apavorar com tal informação. Sendo assim, cada criança tenta levar a vida sem pensar no dia seguinte. Apenas tentando não pensar se a cigana estava certa, praticamente impossível.

QUOTE: – Não entendo. – Varya apoiou um pé sujo no teto. – O que essa mulher faz exatamente?
– Já te disse. – Daniel era hiperativo, impaciente. – Ela tem poderes.
– Tipo o quê? – perguntou Klara, movendo a peça do jogo. Ela passou a primeira parte do verão aprendendo truque de cartas com elástico do Houdini, sem muito sucesso.
(…) – Ela sabe dizer quando você vai morrer.”

O livro foi dividido em quatro partes e cada parte é referente a história de vida de um dos irmãos. Posso dizer que a autora conseguiu me prender na história de cada um deles, porque fiquei apreensiva durante a leitura, pois a todo momento ficava esperando para descobrir como eles morreriam.

Simon, a primeira parte do livro, deixa a mãe e segue para San Francisco, onde para ter dinheiro segue a vida como bailarino e se descobre gay em pleno anos 70. Os cenários são muito bem construídos pela autora. Ela mostra o movimento gay e a violência contra os homossexuais em uma época onde a AIDS começa aparecer. Porém, não é apenas a parte ruim que se destaca, o amor que ele descobre sentir, por quem ele se apaixona, tudo está envolvido e muito bem escrito.


QUOTE: – Eu não sabia… – diz Simon, balançando a cabeça. – Eu não sabia que você… gostava de mim.
Ele quase disse “gostava de homem”. Robert dá de ombros, mas não em descaso; ele está pensando, pois seus olhos estão distantes, mas focados, em algum lugar no meio da baía. Então eles retornaram a Simon.
– Nem eu – ele diz.”

Simon, segue sua vida em algo que é apaixonado, a dança, mas sempre lembrando de quando a vidente lhe disse que morreria. Ele sabia a data, mas seus irmãos, não. Eles apenas tinham a consciência de que ele morreria jovem. E assim mostrando a vida dele, a autora descreve como foram os anos até sua morte.

Klara, é a segunda parte do livro. Em sua história, ela segue para San Francisco com o seu irmão e leva a vida como mágica recriando a fantasia de grandes mágicos. Ela sempre sonhou em estar nos palcos, mas isso era algo totalmente distante da sua realidade, até agora. Klara conseguiu com ambição se tornar uma grande ilusionista, mas o que ela mais se arrepende é não conseguir trazer Simon de volta.

QUOTE: Klara pode transformar um lenço preto numa rosa e um ás numa rainha. Pode fazer uma moeda de dez centavos virar uma de um, e uma moeda de vinte e cinco se tornar uma de dez, e tirar dólares do próprio ar.
(…) O que ela não pode fazer – o que ela nunca vai parar de tentar – é trazer seu irmão de volta.”

Ela sofre muito com a perda do irmão e isso a consome, por mais que tenha seguido sua vida e conhecido alguém que a apoie, o fantasma de Simon não a deixa.

Daniel, a terceira parte do livro, é um médico do exército que tem que lidar com as perdas do 11 de setembro. Ele fez faculdade e conheceu Mira, com quem se casou. Porém, nunca contou a ela sobre a vidente. Entretanto, isso muda quando um policial, que trabalha no caso de sua irmão Klara, o contata e fala sobre a família de charlatões, onde um dos membros é a vidente que eles conheceram anos atrás.

QUOTE: Vários anos depois, quando estavam casados e morando em Kingston, Nova York, ele perguntou a Mira se ela havia sentado intencionalmente ao lado dele na cantina anos antes.
(…) Mira o beijou. Ele podia sentir na nuca a faixa fria da aliança dela, um anel dourado igual ao dele.
– Eu sabia exatamente o que estava fazendo – disse ela.”

Na última parte do livro, conhecemos mais sobre Varya, ela busca a longevidade em uma sociedade que não sabe lidar com a morte. Cuida da mãe em um asilo, e sua história é mais complexa do que o esperado, com alguns pontos fora do lugar e outras questões a serem resolvidas. Agora sozinha, passa mais tempo trabalhando do que vivendo, e dizem que quem pouco vive, morta está. Até que alguém inesperado surge em sua vida. Alguém que ela não queria que a encontrasse.


QUOTE: – Você me deu o nome de Solomon – diz ele.
E o buraco na escuridão. Inicialmente ela sente confusão: Como? Não é possível. Eu teria sabido. Então o impacto completo, o baque. Sua visão borra.”


De um modo geral, os quatro personagens foram bem construídos assim como suas histórias. Chloe mostra para o leitor como as pessoas podem mudar suas vidas através de apenas uma informação que jamais deveríamos ter acesso. Posso dizer que os quatro irmãos se arriscaram, erraram, mas, no fundo, eles viveram como queriam após eles descobrirem quando morreriam. 

A história do livro é linda, porém a escrita da autora é um pouco lenta e isso atrapalhou um pouco o desenvolver da leitura para mim. Outra coisa que deixou um pouco a desejar, na minha opinião, foi em relação de as histórias dos irmãos serem contadas em separado e não como um todo. Porém, por outro lado, nos permitiu focar atentamente na vida de cada um.

Eu amei descobrir como eles levaram a vida após descobrirem uma informação tão importante. 

Em um livro narrado em terceira pessoa, a autora teve o cuidado de nos apresentar um cenário muito bem construído, assim como os personagens primários e secundários. Ela desenvolveu tudo tão bem e de forma bem ampliada que permite ao leitor viajar para o interior do livro.

Uma coisa que vale ressaltar é o trabalho da editora em relação a edição do livro. Que coisa mais linda. A capa é dura, cheia de detalhes e com um acabamento impecável. As páginas são amareladas e os espaçamentos, assim como a revisão estão impecáveis.

Em suma, Os Imortalistas, é um livro que tem uma história linda, que nos faz parar e refletir sobre a nossa vida. Em determinados momentos a leitura se tornou um pouco lenta, mas é uma obra que sem dúvidas merece ser recomendada.


Classificação:



Onde Comprar:

14 comentários:

  1. Olá! Venho lendo tantas resenhas deste livro, que ele foi subindo na lista desejados com uma velocidade incrível. Gostei muito da premissa dessa história, de como surge essa vidente, e como essa revelação, do dia da morte dos irmãos muda a vida de cada um. Fiquei pensando o que faria eu com uma informação dessas, acho que preferiria não saber. Acho que a visão de cada um sobre a história é o mais interessante, como você disse dá pra ter uma noção de cada vida. Talvez por isso a leitura tenha se arrastado um pouco. Obrigada por compartilhar!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?!!
    Ah que história mais diferente, pelo menos o tema é bem reflexivo e sinceramente eu preferiria não saber de nada.
    Adorei a ideia do livro e fiquei curiosa pra saber mais a fundo sobre cada personagem.
    Uma pena que um deles tenha sido um pouco lento, isso estraga a leitura, mas espero gostar de tudo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não sou de ler sinopses, então não sabia nada sobre esse livro, apenas que essa capa linda me atraiu. Interessante isso de abordar a vida dos quatro irmãos num só livro. É uma pena que a escrita tenha sido lenta para você, isso chateia mesmo. Apesar de tudo, espero fazer essa leitura.

    Beijos,
    https://oculoselivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. vi esse livro por aí, e a premissa definitivamente é interessante e eu já tinha vontade de ler, e mesmo que você tenha dito que em momentos a leitura se tornou lenta, ainda sim quero ler!
    obrigada pela dica.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie! Nossa, só vejo resenha falando bem demais desse livro, a premissa é muito interessante e bate naquela coisa que a gente sempre fica se perguntando né, "quais escolhas a gente faria se soubesse quando nossa vida teria um fim". Acho que todos os personagens, com a forma como a autora dividiu o enredo, conseguem um bom espaço para mostrar quão profundos são. Me parece que essa história ficou muito redondinha e bem encaixada - está na minha lista, só preciso de tempo agora haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! :D
    Já vi algumas resenhas sobre este livro, mas até agora a sua foi a mais completa. De início, tinha me sentido interessada em ler esta história, principalmente devido aos personagens Simon e Varya, que eu imagino que me comoveriam bastante com a complexidade de suas histórias. Mas confesso que agora também fiquei um pouco decepcionada em saber que as vidas dos irmãos não são narradas em conjunto, mas separadamente. De qualquer eu acho que poderia gostar dessa leitura, então espero poder lê-lo também futuramente. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, uma colaboradora do blog quem leu essa obra, ela teceu excelentes comentários mas falou sobre como a narrativa as vezes foi bem arrastada, e lendo sua resenha, isso realmente se confirma, né? Não é uma obra que eu leria, mas a temática foi muito bem trabalhada, sem contar que a HarperCollins realmente trabalhou muito bem nessa edição.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que capa, título e sinopse não me instigaram. Eu cheguei a pensar em ler essa história por ser da editora, mas desisti por não ter me sentido atraída. Todavia sua resenha está tão completa, tão envolvente que reconsiderei.kkkkkkkk... Agora quero ler a história para entender tudo o que se passa.

    Não sei o que eu faria se soubesse o dia da minha morte. Talvez eu pirasse. Talvez isso me motivasse a fazer o que sempre adio acreditando que terei tempo depois. Talvez procurasse ler todos os meus livros mais desejados e conhecer lugares nos quais quero estar, talvez dissesse eu te amo com mais frequência e abraçasse mais vezes a minha família. Não sei. Não sei se gostaria de saber.

    Fico me perguntando como os protagonistas morreram. Pelo que pude entender tanto Simon, Klara e Daniel estão mortos quando a quarta parte do livro começa, não é? Simon está morto quando conhecemos a história da Klara, vez que ela não aceita tê-lo perdido. E entendo que Klara está morta quando o policial procura o Daniel. Gostaria de saber o que aconteceu com eles, como morreram e se a vidente teve algo a ver.

    ResponderExcluir
  9. bem, pelo enredo eu leria mas pelo ritmo lento da escrita da autora, eu fico meio de pé atrás pra engatar a leitura...
    nossa, prefiro não saber de datas kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bj...

    ResponderExcluir
  10. É bem chato mesmo quando a narrativa é lenta e acaba atrapalhando um pouco a leitura. Já tinha visto esse livro, mas não sabia nada sobre ele até agora. O enredo parece ser interessante, e deu uma pontinha de vontade de conhecer mais. Vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse livro me chamou muito atenção por causa do título, achei bem diferente.
    Uma pena mesmo que a escrita da autora seja lenta, eu tenho certeza que isso ia me atrapalhar bastante, porque eu tenho dificuldades de continuar a leitura se a história estiver arrastada, por mais que seja linda e tudo mais. Mesmo assim, dica anotada.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não sabia o que esperar desse livro quando comecei a ler, mas me apaixonei perdidamente por ele. A parte do Simon achei muito previsível. A da Klara mostrou que saber muito nem sempre é bom. A parte do Daniel, no entanto, não me agradou tanto, achei ele meio forçado, sei lá. Mas, aí, veio a parte da Varya e fiquei chocada com a quantidade de reflexões que ela trouxe.
    Foi uma leitura boa, como para você, que vou me lembrar por um tempo, mas que não será favorita, sabe?
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Quando eu vi esse livro pela primeira vez, confesso que não me interessei muito. Apesar de ter achado a capa bonita, fiquei com a sensação que não era o meu estilo de leitura (não me pergunte o motivo desta impressão). Porém, vi algumas resenhas sobre ele e achei o enrendo muito instigante.
    Gostei muito de ver o quanto você gostou da leitura e que, mesmo a escrita da autora sendo mais lenta, o livro tenha te conquistado. A história parece ser muito bonita mesmo e fico feliz que a autora tenha construído bem os personagens principais e os secundários.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Este livro foi uma das melhores surpresas do ano pra mim!!! Eu não imaginava que a história seria daquele jeito e que os personagens me conquistariam com tanta força. Eu amei e super concordo com você sobre o lindo trabalho gráfico que a editora fez.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.