Resenha: O Começo de Tudo - Wild Cards #1.


Título: O Começo de Tudo.
Série: Wild Cards #1.
Autor: George R.R. Martin e outros.
Editora: Leya.
Gênero: Fantasia, Aventura.
Páginas: 480.
Ano: 2013.
Idioma: Português.
ISBN 10: 8580445108.
ISBN 13: 9788580445107.
Encontre no Skoob.

Sinopse: Com início das publicações em 1987 e chamado pelos fãs de romance-mosaico, a série Wild Cards volta a 1945 para contar a saga dos seres atingidos pelo xenovírus Takis-A, o vírus da Carta Selvagem. 


A Segunda Guerra Mundial acabou e o mundo começava a se preparar para a reconstrução, até que uma nave espacial um tanto estranha cai na Terra, e um ser alienígena tão excêntrico quanto seu veículo começa a anunciar que estamos em perigo, que um vírus - que ele não sabe ao certo o que pode causar aos humanos - caiu na Terra. Mas era tarde demais... 

O vírus se espalha no céu de Nova York e aos poucos começa a contaminar o resto do mundo. No começo ninguém sabia se era uma bomba química ou atômica, até que as primeiras pessoas começaram a morrer ou se transformaram em seres bizarros ou extremamente poderosos. O vírus ficou conhecido com carta selvagem, afinal, como num jogo de baralho, nunca se sabia qual carta ou qual mutação no caso poderia tirar.


Boa tarde galera! Hoje eu trouxe o início de uma saga que comecei a ler um bom tempo atrás e recentemente li o terceiro livro, bastante empolgante por sinal. Wild Cards começa após a segunda guerra mundial e mistura a história da humanidade a partir do pós guerra com um universo digno dos quadrinhos.

 Vamos conhecer mais desse mundo criado por diversos autores.

QUOTE: "As pessoas não são muito legais garoto. Não quando você realmente as conhece." [...]

Logo após o fim da guerra, uma nave alienígena vem em direção à Terra para fazer "testes" científicos. Eles criaram um vírus capaz de alterar geneticamente os humanos e isso pode ou não acabar com a vida na Terra. 

Tachyon veio junto com a nave para tentar impedir que o vírus seja espalhado na atmosfera, mas chega tarde demais. Jetboy, herói da guerra, tenta impedir que a bomba que contém o vírus exploda, mas acaba morto e o vírus toma os céus de New York. A partir daí, a vida na Terra nunca mais será a mesma. 

90% dos afetados pelo Carta Selvagem morreram instantaneamente, 9% adquiriam alguma deformidade ou anomalia bastante inconveniente, foram chamados de curingas e o 1% restante, deu sorte, ganharam alguma habilidade sobre humana que os fez ficarem conhecidos como ases.

QUOTE: “Ele estava com 6 anos quando Jetboy explodiu sobre Manhattan, havia crescido com medo do vírus, com a memória dos 10 mil que morreram no primeiro dia do novo mundo.” [...]

Acontecimentos históricos, envelhecimento dos personagens, pessoas comuns, descobertas tecnológicas, avanços da medicina... esses itens, em suas verdadeiras épocas, também afetam o enredo e Wild Cards tem muito disso, é como uma HQ de super heróis com uma temática bem mais séria. 

Como não poderia deixar de ser num livro do Martin, a quantidade de personagens é enorme e o mesmo é separado em contos. Cada um de um autor, que vão alternando os pontos de vista a cada capítulo (Alguma semelhança com Game of Thrones?). Como exemplo do efeito do vírus, Croyd Crenson é um dos primeiros a ser apresentados, a habilidade dele é no mínimo estranha. Ele consegue ficar longos períodos de tempo acordado e após isso, hiberna. A cada vez que acorda, Croyd está com outra aparência e outro poder ou anomalia completamente aleatórios o que muitas vezes torna sua vida um inferno. 

Há também um grupo que ficou conhecido como "Os quatro ases", e é onde entra o personagem da capa do livro, Golden Boy, que se tornou praticamente um semi deus. A história desse grupo acaba virando o centro das atenções no livro, pois os governos acabam interessados em seus poderes. Como o fim da guerra ainda é recente, a tensão política é grande e esse cenário influi muito no desenrolar do livro com diversas reuniões do grupo com os governantes dos Estados Unidos. Alguns outros ases são mostrados e acabam retornando nos volumes subsequentes da saga.

Um ponto mais sério tratado aqui é a forma de vida dos curingas, que à maneira dos autores, mostra dificuldades que as pessoas no mundo real também passam. Isolamento, preconceito, violência, sofrimento, pobreza, condições de vida bem abaixo do aceitável. É assim que muitos dos curingas são mostrados na série simplesmente por não terem tido sorte com o vírus e cabe a eles tentar sobreviver nesse "novo e cruel mundo". Eu diria que é a parte um pouco mais "realista" do enredo mesmo que de maneira diferente, pois existem essas condições de vida mesmo no mundo real, já existiam na época e ainda existem hoje em dia.

A fórmula com vários autores nos traz uma experiência diferente de leitura, alternando além de pontos de vista, capítulos excelentes e capítulos mais lentos no seu desenrolar, o que acaba pedindo uma certa paciência em alguns momentos. Entretanto, existe uma explicação para tudo isso e não atrapalha o enredo, pois como os personagens compartilham o mesmo universo, diversas vezes há encontros entre eles em momentos muitas vezes críticos e entendemos o motivo de certo personagem ter percorrido aquele caminho.

A edição da Leya ficou bem legal, a capa combina perfeitamente com o enredo e mostra Golden Boy segurando o que a princípio eu pensei ser um martelo enorme, mas se trata de um canhão de tanque de guerra. Com páginas amareladas e uma fonte de bom tamanho, alterna entre capítulos mais longos e curtos, dependendo de quem está no centro das atenções no momento. Ao final temos um texto que conta um pouco sobre o processo de criação desse universo enorme. 

No Brasil atualmente a série conta com 9 livros lançados (já estou com todos eles :p rsrsrs). Mas originalmente a série atualmente conta com 23 livros e foi confirmada para ser adaptada em um seriado de tv, o que já me deixa ansioso para assistir, pois há inúmeros personagens que quero ver em ação.

Essa é uma leitura que vale muito a pena, estou para começar o quarto volume e digo, é empolgante o desenrolar da saga. A quantidade de personagens interessantes só aumenta e com o passar das épocas as coisas também vão mudando, a forma de pensar das pessoas e tudo isso só enriquece mais a leitura que sem dúvida é uma ótima escolha.
Bem galera, vou ficando por aqui, espero que tenham curtido essa primeira resenha sobre Wild Cards. Logo mais falarei dos próximos volumes. 

Até a próxima semana!


Classificação:


18 comentários:

  1. Achei interessante um livro do Martin numa vibe meio Pós Apocalítica. Mas te confesso que achei estranho, já que estou acostumada com Game Of Thrones.
    O bacana é que ele mantém essa característica de muitooos personagens no livro, bem coisa dele.
    Iria ler pela curiosidade mesmo, porque a narrativa do autor me cansa bastante

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li nada do autor porque, confesso, os livros dele não fazem o meu gênero favorito, mas até que tenho uma curiosidade, já que vejo os leitores falando super bem, hehehe. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Tenho grande vontade de conhecer a escrita do autor, mas mesmo as histórias dele me chamando a atenção, sei que iria me atrasar lendo outros livros, então acabo não realizando a leitura.
    Contudo, a história dessa saga não me chama a atenção, mas que bom que a leitura lhe agradou, tomara que aconteça o mesmo com os outros livros!

    ResponderExcluir
  4. Morro de curiosidade pra ler essa serie e saber como é esse mundo pós apocalíptico se tratando de um aturo que escreve tão bem fantasia medieval. Enfim, quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Impossível não gostar de um livro do mestre né?
    Já está na minha lista de desejos desde que lançou. Eu adorei essa capa, achei super cativante.
    Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
  6. Que legal, nunca tinha lido nada a respeito disso. Fiquei rindo quando você citou a quantidade de personagens, eu às vezes me perco quando tem muitos personagens para decorar. Mas achei legal a história porque deve ser cheio de aventura!

    ResponderExcluir
  7. Já vi algumas coisas sobre a saga, mas não li nenhum dos livros e nem conhecia a premissa deles. Gosto desse ar de HQ, apesar de ter uma dificuldade com o excesso de personagens, marca registrada do autor. Fiquei pensando sobre a vida dos curingas que mencionou, assim como essa dinâmica entre narrativas de diferentes autores. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei super interessante essa ideia de vários autores escrevendo sobre um mesmo cenário, bem diferente do que conhecemos hoje, por sinal, com habilidades diferentes e tal. Parece mesmo muito bom esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Júlio!
    Eu não consigo me sentir atraída pelos livros do George R.R. Martin, mas parece que esse tem uma trama bem legal. É um desafio ter vários autores, sempre tem isso de alguns capítulos serem mais cansativos que outros... mas acaba sendo legal de qualquer forma, ainda mais quando tudo faz sentido como você mesmo citou.
    Sempre falam bem do autor e seus livros, mas não tenho muito interesse. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Júlia!
    MEU DEUS, 23 livros?!?! É muito livro. Não sei se tenho paciência para isso, rsrs. Nunca li nada do George R. R. Martin e também não tenho nenhum interesse em assistir a Game Of Thrones. Não sei porque, mas as histórias dele não me despertam muito interesse.
    Boa sorte com todos esses livros.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse autor é fera mesmo. Ainda não li essa série mas já vi que tem vários elementos que me deixa curiosa e ansiosa para conhecer. Via sempre esses livrinhos em uma feirinha no shopping da minha cidade, agora que sei que vale a pena a leitura não vou exitar em comprar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já vi este livro várias vezes, mas ele sempre me deu a impressão de ser um tanto cansativo (não sei por que).
    Sua resenha conseguiu me convencer do contrário, não pensei que ele pudesse ser tão empolgante e trazer tantos personagens legais.
    Ainda assim irei pensar bem, afinal a série completa possui 23 livros! Não sei se conseguiria acompanhar e sempre fica aquele medo de não terminarem de publicar.
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  13. Olá! Achei ótima sua resenha e despertou meu interesse. Espero estar lendo também em breve. Desejo muito sucesso! Parabéns pelo blog, super bjoo

    ResponderExcluir
  14. Tenho a impressão que esse será uma das melhores leituras da minha vida. É simplesmente meu gênero favorito, e olhe que já tô paquerando com esse livro tem um bom tempo.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que pretendo ler esse ano. Essa história deve estar incrível e surpreendente, estou com minha curiosidade totalmente aguçada.

    ResponderExcluir
  16. Olá Júlio!!!
    Apesar de Martin ter escrito inúmeros livros bons, eu ainda sou da turma de GOT apenas pois não consigo me deparar com histórias do gênero e até GOT só me forcei a ler porque ganhei os livros na minha formatura de Técnico e acabei dando uma chance para os livros e me apaixonei.
    Mesmo assim fico feliz que a série esteja funcionando contigo e você vai ler todos os 23?? Eita!!!
    Espero que a leitura continue a ser prazerosa e que esse quarto livro também lhe agrade.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Tenho vontade de conhecer essa série, mas por saber da complexidade do Martin escrever histórias grandiosas e cheias de grandes detalhes, preferi deixar passar algum tempo para retomar a alguma leitura dele. Mas farei! 😉
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho muita curiosidade em ler algum dos livros do George, mas confesso que a quantidade de páginas e de livros da saga me assusta um pouco, mesmo a história me parece ser bem interessante espero um dia poder ter coragem em ler todos. Boa sorte para você nessa jornada literária.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.