Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

13 de outubro de 2015

Resenha: Os Segredos de Landara #01

Título: Os Segredos de Landara - Redescobrindo o Passado.
Autora: Bruna Camporezi.
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos.
Páginas: 440.
Ano: 2013.
Idioma: Português.
ISBN: 9788576798699.


“Acordar em um lugar sujo e completamente estranho parece algo insano demais, principalmente quando uma jovem percebe que está dentro de uma prisão e não consegue se recordar nem mesmo de seu próprio nome. Completamente perdida, sua única escolha é tentar se comunicar com os outros encarcerados, como James, um antigo prisioneiro que parece saber muito sobre ela. A garota descobre que está em Landara, uma ilha que abriga criaturas incríveis e civilizações bem peculiares. Para desvendar os mistérios desse lugar, terá que encontrar Klaus Leone, um cientista genial que há tempos esconde algo que poderá mudar o futuro da ilha. E ao contar com a ajuda de diversos companheiros, acabará se apaixonando por um deles. As descobertas de seu passado e sobre este mundo aumentam a cada página e, de forma surpreendente, acabam alterando o rumo da viagem, obrigando-a a enfrentar situações que ela só acreditava ser possível em sonhos. O que esta extraordinária ilha tem de tão oculta?”





“Não importa quem está contra você, e sim quem está com você. Eu, antigamente não acreditava nessa frase, mas na verdade, talvez ela esteja um pouco certa.” 

O livro começa nos contando a história de uma jovem que não lembra nada sobre sua vida. Ela acorda em um lugar estranho sem saber ao menos o próprio nome, tendo como única companhia, outro humano chamado James. James é um pirata leitor de mentes, prisioneiro da cela ao lado e que acaba se tornando um ótimo amigo da mocinha. Sem saber as reais circunstâncias que a levaram até ali, James lhe conta alguns dos mistérios que envolvem Landara, fala sobre o palácio onde estão presos e algumas coisas sobre sua vida. Ela descobre que ali existem várias criaturas com poderes especiais e que o responsável por manter todos prisioneiros, é Patrick, um vilão ambicioso e que não vai se importar em destruir quem cruzar seu caminho e atrapalhar seu plano, que é tornar-se o ser mais poderoso de Landara.

Landara é uma ilha mágica repleta de mistérios e criaturas fantásticas como os que possuem forma humana e poderes sobrenaturais (Homeáras), os que possuem poderes sobrenaturais (Mitceáras) e as fadas (Nínfilas). Essa ilha fica localizada na Terra e está em frequente movimentação, porém os humanos não podem ver e não tem nenhum conhecimento sobre sua existência. Com a ajuda de James e Thomas – um Homeára que também se torna um bom amigo – eles conseguem fugir e partir em busca de Klaus Leone o cientista responsável por apagar sua memória e que pode ter respostas importantes para desvendar os segredos da ilha.
Os reais desejos de Patrick, descobrir quem ela é, o motivo de estar nesse lugar são outros mistérios que ela procura desvendar, e nessa busca ela descobre uma força e coragem que não imaginava possuir. 

O livro é narrado pela protagonista e tenho que admitir, a autora tem uma mente incrível! O universo criado por ela é fantástico e a narrativa é muito convidativa, porém os personagens fizeram a história perder muito.
Além do comportamento e diálogos imaturos demais para o meu gosto – levando em conta a situação que eles estavam –, a protagonista também tem um senso de humor duvidoso (sem graça), e o que podia ser um ponto positivo na personalidade dela, vai se tornando algo negativo. Thomas e James até começaram bem, mas depois se perderam em meio a tantas brincadeiras e piadas, o que me deixou insatisfeita com a construção deles. Mesmo que o livro seja indicado para os jovens, a imaturidade dos personagens presente em quase toda a narrativa me incomodou.

Outro ponto que me incomodou um pouco foi o excesso de informações descritas (e o uso excessivo de “***” no meio dos parágrafos). Achei que foram criaturas, poderes e lugares demais, tudo foi minimamente detalhado e a leitura em certos momentos ficava cansativa, por ser o primeiro livro talvez não tivesse a necessidade de tantos detalhes.
E como não poderia faltar um romance, surge Derick que é lindo, maravilhoso, protetor, mas que também me irritou em alguns momentos por ficar naquele 'chove não molha' com a protagonista, mas ele consegue ser um dos personagens mais interessantes.

No geral, eu gostei da ideia da história e mesmo com esses equívocos fica evidente a criatividade da autora. As criaturas fantásticas, a magia que envolve Landara, a capa (que é muito bonita e combina com a narrativa) e o fato de nada ter ficado sem explicação, foram os fatores que fizeram a leitura valer a pena. Creio que a linguagem e a estrutura dos personagens precisam amadurecer para ser mais coerente com a história que em minha opinião é boa, mas que pode melhorar. Apesar desses pontos, fiquei com vontade de ler os próximos livros da trilogia pela premissa da história, e ver esse amadurecimento, e claro, desvendar todos os segredos de Landara. :)

Livro 2:  Os Segredos de Landara - O Reino de Areia
Livro 3: Os Segredos de Landara - Pelas Fronteiras de Patrick
“Em Landara há três tipos de vida, assim como na humanidade (de formas diferentes é claro). A primeira é a vida terrestre, que é a minha, uma vida simples, com paisagens diversas e perigos palpáveis. A segunda, a vida no mar, uma vida que acredito que nunca vou conhecer ou experimentar, infelizmente. E a terceira, a vida no ar, que hoje tenho o prazer de mais uma vez vivenciar na presença do único homem que consegue me tirar o fôlego.”
Nota:  


Gente linda, terminei de ler os seguintes livros recentemente: Esposa 22, Um Caso Perdido, A Escolha, Encontrada e No Mundo de Luna (que por sinal já tem resenha aqui no L&T) e estou quase terminando A Herdeira. Se quiserem resenha de algum desses me fala que o mais citado eu trago semana que vem.
Atrasei a resenha dessa semana (posto na segunda) porque estava viajando e viciada em How To Get Away With Murder, mas consegui terminar os episódios e já posso voltar a viver (sério gente VEJAM). :D

beijoooos!

11 comentários :

  1. Oiee ^^
    Por mais que não goste muito do gênero fantástico, esse é um livro que eu tenho curiosidade de ler, parece ser bom, apesar de ter ganhado apenas três estrelas. Não sabia que o livro fazia parte de uma série *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, xará! Adorei a resenha. Você é bastante crítica e sabe ponderar bem pontos positivos e negativos. Gosto disso. Mas confesso que comecei a sinopse entusiasmada com a história (amo fantasia) e depois quando começou a resenha, que vi sua opinião, percebi que não leria não, pelo menos não agora. Apesar disso, amei o título. Parabéns mesmo pela resenha!
    Beijos!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!

    Apesar de ter amado a sua resenha, não sou fã do gênero, então não rolou uma curiosidade para fazer essa leitura.
    E surgem ainda dois agravantes: 1- Por existir mais livros, no momento estou focada em histórias com começo, meio e fim em apenas 1 livro. Estou correndo de séries, sagas e afins.
    2 - Pelo excesso de detalhes, gosto de uma cena bem escrita e que te dá uma ambientação do espaço, mas colocar mínimos detalhes, pra mim torna a leitura lenta e chata.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  4. Não chamou muito minha atençao.
    Não sei se por conta do gênero ou a história.
    Também estou passando longe de séries.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Estou bastante ansiosa para a leitura desse livro, mas ainda não tomei coragem para conferi-lo. Espero gostar quando a coragem surgir. Bem, é uma pena que não tenha gostado tanto, acredito que terei o mesmo problema com as descrições, afinal não sou fã desse tipo. Mas espero gostar e estou esperançosa. Beijos,

    Dá uma passadinha lá no blog: Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Li este livro e amai a trama na época e estou bem curiosa para terminar de ler.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  7. Ola Livia gostei da trama , uma pena esse excesso de informações e personagens demais carregando a leitura, mas seus pontos positivos na resenha como a e escrita ótima me convidaram a ler o livro. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, adoro fantasia e leria o livro só por isso, e pela capa que é linda tbm rs. Uma pena os personagens serem fracos, isso ia me desanimar tbm. Coloquei na wishlist, bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho um carinho especial por esse livro e pela a autora. Eu amei o livro, o achei diferente estou louca pela continuação
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto tanto desse gênero fantástico que ele é o tema do meu TCC, acredita? Eu com certeza leria essa obra, achei a premissa bem agradável e interessante.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Gostei da premissa, adoro o gênero, por isso fiquei com vontade de ler esse livro, até porque livros de fantasia não tenho lido muitos ultimamente tô sentindo falta.

    Bjss

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^