Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

4 de agosto de 2015

Livro físico ou ebook? E agora?

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje, vamos falar um pouquinho dessa discussão que anda dividindo os leitores de todo mundo. O que é melhor: O livro físico ou digital?


Os livros têm sido companheiros assíduos dos seres humanos cada vez mais ao passar das décadas. O melhor jeito de se viajar sem sair do lugar é através da leitura e isso era algo indiscutível. Porém, o tempo foi passando, e o mundo inteiro acabou modernizando-se.

Junto a modernidade, em todos os setores da nossa vida, os meios de leitura também se modificaram e surgiram os Kindles, os tablets e os e-readers, tudo para nos possibilitar a leitura dos famosos ebooks fora de casa, sem precisar carregar um livro para baixo e para cima.

Mas voltamos para a perguntinha lá de cima: Qual o melhor; livros físicos ou digitais?

Para um leitor assíduo, nada tem nada mais gostoso e prazeroso do que ter um livro em suas mãos, poder folheá-lo, sentir o seu cheiro que inexplicavelmente é um odor que nos deixa viciados e poder expô-lo em uma estante junto a todos os "irmãozinhos" dele. 

Mas por outro lado, existe a questão da disponibilidade, por exemplo: terminei de ler um livro o qual adorei e necessito imediatamente da sua continuação que já encontra-se disponível em todas as lojas no formato físico. Sendo assim, terei que ir a uma loja e comprá-lo ou esperar que uma transportadora o entregue. Outra questão que entra em desvantagem para os livros físicos, é a questão do preço, ainda mais se for livros de autores nacionais que não são tão conhecidos. Acredito que posso incluir aqui, o peso dos livros, quanto maior o número de páginas, maior será o peso do mesmo e interfere na leitura, no encontrar um posição confortável para lê-lo e por aí vai. 

Agora, quando falamos sobre os ebooks, podemos carregar vários livros em um  único aparelho  e assim, tê-los sempre as mãos e carregando o mesmo peso. A tela do aparelho de leitura já possui iluminação, sendo assim, não precisamos de uma luz ambiente muito forte e na maioria das vezes, apenas a luz da própria tela basta. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da letra de acordo com a sua visão, escolher a cor de fundo de sua preferência, amarelada, branca, diferenciar a intensidade da luz, enfim, de forma que atenda as suas necessidades e gosto.

Você não precisa ir a uma loja física para comprar, afinal, acessar um site de compra ou a appstore de seu celular e o livro está em suas mãos. Você pode grifar, marcar e comentar ao longo da leitura sem correr o risco de estragar o livro. E, o mais importante para muitos, o preço é muito mais em conta por não ter os gastos com gráficas. Também vale lembrar que, os e-books são considerados ecologicamente mais corretos, pois não precisam de papel e assim  acabamos por preservar algumas árvores a mais.

Parece que tudo é perfeito em relação ao livro digital, mas vem as desvantagens e o lado do leitor assíduo. Então, vamos lembrar quais são essas desvantagens:

O livro digital não tem aquele delicioso cheiro característico, você não pode expô-los em uma estante, não pode ser usado em trocas ou revendas e você não pode emprestá-los a ninguém, exceto se emprestar o seu aparelho, mas se fizer isso, fica sem por uns dias até que o devolvam e ou, corre o risco de algo acontecer com seu aparelho durante o empréstimo, isso se você usar outras plataformas de leitura que não for o seu celular, caso use o celular, sem chances nenhuma de empréstimos. Dependendo do tamanho da tela do aparelho que usar, pode ser difícil a leitura. Não tem como você conseguir um autógrafo daquele seu autor favorito em um ebook, e cá entre nós, qual é a graça de você dar um e-book de presente de aniversário para uma amiga(o), me diz?

Uma grande questão que envolve o surgimento dos livros digitais e é polêmica, é a pirataria. Muitas pessoas confundem e-book gratuito com PDF pirateado, vamos diferencia-los?


  • E-book: são livros oriundos dos autores e editoras que estão disponíveis para a venda ou até mesmo de forma gratuita para download. 
  • PDF's: são livros pirateados que estão distribuídos de forma gratuita pela internet, seja ele uma tradução, digitalização ou até mesmo o ebook oficial que uma pessoa contra e distribui entre outras.
OBS: vale lembrar que todos são chamados de e-books por lerem no formato digital, todavia, buscamos diferenciá-los um pouco e, eles vem em formato diferentes, ou melhor: os PDFs, ainda que muitas pessoas os convertam para o formato e-pub para facilitar a leitura e deixá-los com cara de e-books, eles em verdade, são livros pirateados. 


E-book não é crime, PDF, sim!


Vamos disponibilizar abaixo para vocês, uma pequena relação de sites no qual é permitido fazer downloads de livros de forma legal e dentro da lei.

  • Biblioteca Nacional Digital Brasil: esse site é da Biblioteca Nacional, ele possui mais de 880 mil documentos online disponíveis para pesquisa.
  • Open Library: é um site que tem mais de um milhão de obras, tanto nacionais quanto internacionais e em diversos idiomas prontos para leitura.
  • Universia: é um portal educacional que disponibiliza mais de dois mil livros clássicos tanto nacionais quanto internacionais para leitura. Nesse site, tem livros de autores como: Kafka e Euclides da Cunha.
  • Saraiva: isso mesmo, a famosa loja virtual Saraiva, disponibiliza vários e-books de forma gratuita para leitura e não são apenas os clássicos, às vezes, alguns livros da atualidade e de autoras queridas estão lá para download. 
  • Amazon: Assim como a Saraiva, a Amazon disponibiliza diariamente vários títulos gratuitamente para seus leitores, sejam eles nacionais ou internacionais.



Se vocês me perguntarem qual é a minha opinião a respeito disso, direi que é tudo uma besteira! Não se faz necessária uma discussão ou competição entre as duas formas de leitura e já vimos isso, afinal quanto tempo eles já estão coexistindo? O que importa de verdade é a leitura e não a forma pela qual ela ocorra. 

Sou fã absoluta dos livros físicos e não abro mão disso, mas, isso não quer dizer que não leia os livros digitais. Tudo depende da circunstância, da disponibilidade e do momento.

Agora, gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre esse assunto. Vocês tem uma opinião unilateral ou são adeptos a todas as formas de leitura?

Vamos debater!!

 



17 comentários :

  1. Olá!

    Eu devoro tantos livros digitais como físicos, a única vantagem que o físico leva é que dá pra autografar! Mas a leitura é improtante, em que plataforma ler é só um detalhe.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ter o livro físico na estante do lado dos “irmãozinhos” dele como você falou, mas, o momento que mais consigo ler é a noite, na cama, antes de dormir e não existe quase nada mais desconfortável do que tentar ler um livro deitada. É nessas horas que o kindle me salva!
    Como você falou, acho desnecessário isso, as duas formas de leitura são completamente válidas e não precisam ser concorrentes, podem perfeitamente ser complementares.
    Uma idéia que acho que deveria ser difundida é: fornecer o e-book gratuitamente ou pelo preço de custo para quem comprar o livro físico, ajudaria muito não ter que ficar andando com livros por aí.
    Beijos!
    Ju aworldtoread.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu amo os livros físicos. Adoro pega-los, cheirar e tê-los na minha estante. Mas confesso que quando vou ler um ebook, eu leio mais rápido. Os dois pra mim são bons, mas ainda prefiro o físico.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola May eu amo os dois, amo abraçar meus livros admira-los na estante, mas não vivo sem meu leitor digital, pela rapidez da leitura, pela luz, e rapidez com os e-books. Com relação aos preços, confesso que os livros físicos andam bem carinhos e muitos optam pelo digital devido a esse fato. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Sou uma pessoa que não me importo de ter o prazer de uma leitura digital, até porque o conteúdo é o que importa. Procuro comprar os livros que quero tanto ter, mas, quando não é possível, compro ebooks de até 1 real na Amazon. Postagem completíssima, parabéns :D

    ResponderExcluir
  6. Eu amo livros físicos e digitais. Acho que cada um tem suas especificidades e que nos servem dependendo do momento. E concordo com você, não tem necessidade dessa competição, cada um seu espeço.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho dúvida ou problema nenhum entre o dois tipos de livro, para mim os físicos são para o dia, e o e-book para noite ou viagens quando não quero ou posso levar peso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!!
    bom ta ai um discussão que vai se perpetua muito ainda viu, como uma boa apaixonada por livros amoo te-los em mãos, para folhear, cheirar e abraçar. Mas com a correria do dia a dia o e-book com certeza se torna bem mais prático. É besteira querer eleger um melhor, os dois são ótimos ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amo ter os livros em mãos, e seguir todo esse ritual que você citou antes de iniciar a leitura hahaha
    Mas recorro ao formato digital quando quero muito ler o livro e não tenho na estante, não acho na biblioteca ou me falta dinheiro...
    Adorei o post!
    Beijinhos ❤

    ResponderExcluir
  10. Físico sempre!
    Nunca trocarei um livro físico por um ebook. Tenho vários ebooks mas se li três foi muito. Gosto de ver a minha estante cheia de livros. Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
  11. Olaaa
    Acho ebook uma invenção interessante e pratica, porém, enquanto não precisar, não querp ter experiência pois amo ler e ter o livro físico em minha mão. Os dois são totalmente úteis.
    Ótima post e discussão.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sinceramente sempre preferi os livros físicos.
    Sempre gostei mais, mas só que com o passar do tempo minha estante começou a ficar atolada e os armários cheios e por isso já até pedi de aniversário para o meu pai o meu Kindle Paperwhite justamente por conta do ESPAÇO e da praticidade também para poder viajar e tudo mais. Porque é complicado. Chega uma hora que não dá para ficar guardando livros no quarto, ainda mais quem tem cômodo pequeno. Mas sua postagem levantou um assunto muito bacana para debater. Mas eu prefiro ainda os livros físicos CLARO, apesar que os DIGITAL são mais baratos e poderia muito bem ser o contrario hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-nao-pare.html

    ResponderExcluir
  13. Amo os livros físicos! Mas confesso que leio os digitais muito mais rápido.

    Beijos

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que leio vários pdfs e livros online, mas eu prefiro os físicos pois gosto de ver todos os meus livros na estante, bem bonitinhos hahaha. Mas ultimamente estou comprando mais digitais por conta do preço ou procurando pdfs.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Mayara, sua linda, tudo bem
    Acho que eles podem coexistir sem problemas, são dois públicos diferentes, com necessidades diferentes. Eu gosto de livros físicos, não abro mão deles, antes lia um pouco os digitais, mas hoje, por problemas na coluna, não leio mais.
    Agora o que não podemos ignorar é: vai chegar um momento em que nós amantes dos livros físicos não teremos mais espaço, o livro digital tem essa vantagem.
    Adorei a postagem e o tema que escolheu.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu sou uma leitora que consegue conviver bem com os dois formatos. Não sei o motivo, mas consigo ler mais rápido em e-book. Adoro ler nos dois e acredito que o e-book consegue abranger mais o público, pois o livro físico costuma ter um preço mais salgado. É uma discussão sem vencedor e o leitor sai ganhando por ter dois formatos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Mayara

    Simplesmente amei o post. Sabia que eu tinha preconceito com e-books? A Josy Stoque, autora que amo de paixão e que se tornou minha amiga é que teve o grande desafio de me convencer e cada vez que eu apontava um ponto negativo ela contraponha mostrando o positivo.
    Hoje leio e-books e amo, mas certamente os livros físicos serão sempre minha grande paixão, tipo primeiro amor para sempre, hahahaha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^