Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

18 de agosto de 2016

Resenha: O Demonologista.

Título: O Demonologista.
Autor: Andrew Pyper.
ISBN-13: 9788566636406.
ISBN-10: 8566636406.
Ano: 2015. Páginas: 328.
Idioma: Português.
Editora: DarkSide® Books.
Gênero: Terror / Drama / Suspense / Mistério.
Adicione ao Skoob
Compre: aqui.
  
Sinopse:
"A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe", escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide® Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados.
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.


Olá!!!

Nana Garces aqui pra vocês e hoje venho apresentar minha primeira resenha!! Eu não tenho esse costume, mas atendendo a pedidos da minha amiga, consultora, beta, braço direito e esquerdo Ana, estou aqui pra falar sobre um dos livros que mais me marcaram esse ano, O Demonologista de Andrew Pyper.

Como adoradora de um bom livro de suspense/terror, esse ano eu me vi frente a esse livro publicado pela DarkSide (amor eterno <3), e não resisti ao seu título e produção. Com uma capa linda, edição perfeita, e imagens de tirar o folego, esse livro faz você acreditar que está lendo um livro amaldiçoado.

Mas tirando a parte visual o que esse livro tem a falar?

O Demonologista conta a história de David Ullman, um professor do departamento de inglês da Universidade de Columbia em Manhattan. Ele é um especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, e apesar de estudar todo esse conteúdo religioso, nosso protagonista é ateu. Como ele se descreve: “Um ateu estudioso da Bíblia. Um especialista em demônios que acredita que o mal é uma invenção humana”. David tem um estudo e conhecimento profundo de um livro em especifico, o Paraíso Perdido, escrito por John Milton, e esses são pontos importantes pro desenvolvimento da história de O Demonologista.

Logo no começo do livro, que é escrito em primeira pessoa, David nos fala sobre sua vida, sobre ser professor, seu estudo, suas relações, até ser abordado por uma mulher:

“Velha demais para ser uma estudante. Bem vestida demais para ser uma acadêmica. Inicialmente calculei que ela tivesse trinta e poucos anos, depois, chegando mais perto, ela parecia mais velha, seus ossos muito salientes, o envelhecimento precoce de quem tem distúrbios alimentares. Na verdade, ela parece estar morrendo de fome. Uma fragilidade que seu conjunto elegante e sua longa e tingida cabeleira negra não conseguem esconder”. (O Demonologista, pg. 27)

Sem revelar muito, essa mulher, faz apenas um convite a David, que ele vá com despesas pagas e um bom honorário até Veneza, visite a casa de alguém e volte, podendo inclusive levar sua família. Tudo o que ela deseja são os conhecimentos do professor. Seus conhecimentos de demonologista.
David obviamente não parece querer aceitar o convite de início, não até falar com sua melhor amiga, O’brien, uma psiquiatra, que deixa David pensando em algumas questões sobre suas particularidades com sua filha, Tess, que parece esconder um ou outro segredinho. Outro ponto que acaba sendo importante para a decisão de David acontece quando chega em casa e sua esposa pede a separação.
É aí que nosso protagonista decide levar sua filha para Veneza com ele e então tudo começa a virar um pesadelo.

Não contarei muito mais porque logo na primeira parte a viagem de David a Veneza tudo força o leitor a não querer largar o livro. É assustador e tudo parece piorar quando Tess some na frente dos olhos de seu pai e isso força David a pesquisar mais a fundo no que ele está metido.

Andrew Pyper me conquistou completamente com esse livro, ele consegue numa narrativa simples e profunda, fazer o leitor se apegar ao personagem, sentir o que ele sente e sofrer com ele.
É um livro que não dá pra largar, porque a cada página, a cada nova situação você quer saber pra onde David vai e que decisão ele vai tomar. O leitor aprende com o personagem, o que é algo que eu gosto muito em livros como esse, ele tem um conteúdo forte e real, e te faz acreditar que essa é uma história verídica.

O suspense na história é outro ponto incrível, tendo cenas que são angustiantes de ler, mas como falei antes, simplesmente não se consegue largar o livro porque você precisa saber como o tão sábio professor vai conseguir dar a volta por cima.
É tudo tão bem trabalhado, os personagens da trama são empáticos, não se acha pontas soltas e tudo isso para chegar a um final indescritível. Eu assumo que demorei uns bons minutos olhando pro livro depois que terminei pra poder recuperar o folego, porque te faz pensar nas possibilidades e no que isso significa na vida do personagem.

Minha experiência com O Demonologista de Andrew Pyper foi muito profunda, por ser um assunto que eu adoro e ter personagens realmente cativantes, recomendo esse livro pra quem quer sentir um pouco do suspense de viver um jogo aterrorizante com demônios.

É isso aí! Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de comentar o que acharam, se já leram esse livro e o que sentiram com ele!

Avaliação: 


26 comentários :

  1. Olá
    Esse livro é lindo visualmente, o relevo da cruz e da coroa, parece até que foram marcado à fogo.
    Ainda não consegui ler minha cópia, estou pensando em ler agora em outubro, tomara que eu goste tanto quanto você, porque também gosto demais desses temas, alem de ser super fã de suspense e terror

    ResponderExcluir
  2. A Darkside é uma mina de livros lindos cada edição é um tiro eu ainda não li o Demonologista mas tenho visto muitas resenhas positivas estou ansiosa por mais essa leitura.
    Amei a resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que livro interessante... também curto essas obras de suspense/terror (já li 666 no limiar do inferno, a estrada da noite, entre outros) e acho super legal o suspense escrito. É bem diferente ( e creio que mais dificil) do que a telinha. Esse livro me interessou por vário motivos, primeiro por se tratar de um professor, ou seja, sempre aprendemos algo novo, fala também de mitologia... enfim, não cabem todos os motivos... só posso dizer uma coisa... Dica mais que anotada... Parabéns Até mais

    ResponderExcluir
  4. Nana!!! Eu também amei esse livro, me frustrou ver monte de gente reclamando que não gostou pq não levou susto, uma blasfêmia! Afinal esse livro não é um terror para assustar dessa maneira, mas pela similaridade com a realidade, os conflitos, as mensagens e a escrita e pesquisa impecável do autor.
    Bem vinda ao mundo das resenhas, se saiu muito bem!!!
    Parabéns.
    Beijão.

    Giu

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A DarkSide sempre arrasa com a diagramação. O livro parece ser lindo de morrer!
    Não é o meu gênero favorito de leitura pelo fato de sempre ler no período da noite e não pretendo ter pesadelos rsrs mas parece que ele é mais suspense do que terror propriamente dito... então...
    Estou tentando mudar e dar chance a alguns do gênero e acho que esse vai entrar na minha lista de possíveis tentativas.
    Espero gostar tanto quanto você.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii , como vai?
    Menina confesso que eu estou completamente apaixonada por essa resenha sua, eu quero ler tanto diante de todos os comentários positivos que vi em tantos momentos durante as leituras. Dica super anotada com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei sua resenha, bem detalhada e estruturada, instigando a nossa curiosidade e fiquei curiosa para ler esse livro que já estou de olho faz tempo, ainda por cima por ter essa pegada de suspense. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Parabéns pela resenha bem detalhada e seja bem-vinda.
    A Darkside foi criada para arrasar nossos bolsos kkkk e comprei esse livro na época do lançamento e confesso que fiquei frustrada com o suspense muito tranquilo, porque adoro aquela tensão louca, mas as demais coisas são bem trabalhadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana!

    Eu sou muito medrosa, mas só leio resenhas positivas do livro, tanto que tenho curiosidade, quero ficar tb sem fôlego! rs Além disso, a Darkside arrasa nas edições, né?

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, já achei a trama bem interessante! Conhecendo essa editora, imginando que a edição deve estar linda. Ainda não comprei esse livro, e espero fazer isso em breve. Uma história bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Adorei tua resenha e saber tua opinião sobre esse livro! Que bom que gostou tanto da leitura. Eu gosto muito do gênero, apesar de infelizmente não ser muito presente entre minhas leituras. Demonologista parece ser um livro incrível, com ótimos personagens e um enredo de arrepiar. Já quero ler! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Me desculpem gente, mas puta que pariu, que suspense é esse cara? To com ele aqui e vou pegar já para leitura, quero saber o que acontece durante essa viagem dele com a filha, sou medrosa e sei que vou sofrer durante a leitura,hahahaha. Amei, amei sua resenha, traga mais pra gente e cara, torcendo pra amar a leitura também.


    bjs

    ResponderExcluir
  13. A cada resenha que eu leio desse livro eu tenho certeza de que vou amar a leitura. Eu acho a premissa muito interessante, e saber que tem essa parte mais sombria e de dar medo me anima mais ainda, pois adoro o gênero. Gostei muito da sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oie
    essa edição é liiinda e estou muito curiosa, espero adorar o livro quando tiver mais tempo de ler, parabéns pela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sabe que o livro me chamou bastante a atenção, a premissa é muito mais do que interessante. Mas, ele não faz o meu estilo e eu tenho um certo receio dos livros da Darkside - por ter o catálogo mais puxado para o terror... Então, acho que essa dica não é para mim, embora sua resenha tenha me deixado curiosa e intrigada em alguns pontos...
    Será que arrisco???
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá! Esse livro está na minha lista há tempos e eu ainda não tinha lido uma resenha em que ele se mostrasse um livro tão profundo! Fiquei curiosa para ler sobre os estudos desse professor e, principalmente, pelo que acontece quando ele e a filha viajam para Veneza. Eu acho a capa linda, apesar de simples! Apesar de ser um tema forte que não tenho o hábito de ler, a curiosidade me fará passa-lo à frente na lista de leituras.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Li O Demonologista no ano passado mas confesso que me decepcionei um pouco. O final foi meio confuso e pouco convincente para o todo suspense ao longo da obra. Ainda assim gostei muito da escrita do autor, li Os Condenados recentemente e me encantei.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nana!
    O marketing que esse livro ganhou ao ser lançado realmente não foi pouco, e olhando mesmo de longe dá para perceber, mais uma vez, o capricho da editora com os detalhes do design geral. Apesar da sua resenha muito bem escrita e positiva, ainda assim não pretendo conferir essa leitura, uma vez que definitivamente fujo de temáticas de terror e horror, mas é uma boa dica para os fãs do gênero, principalmente por não deixar pontas soltas; em tramas tensas como essa, esses detalhes são cruciais e deixar mistérios no ar, às vezes, não é muito bom, então ponto para o autor.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi Nana!
    Que legal a sua resenha! Deu pra perceber que vc curtiu muito a leitura e fico feliz por isso. :)
    Li tantas resenhas negativas a respeito desse livro, sabe? A maioria do pessoal colocou uma expectativa imensa nele, imaginou uma história muito diferente e acabou se decepcionando. O que é uma pena já que dá para perceber que ele e muito interessante.
    Só não encaro a leitura porque não é um tipo de livro que me atrai.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Nana, tudo bem? Eu li várias resenhas falando que esperava mais do livro, criei até um novo ânimo pra ler depois da sua. Eu adoro o estilo né, então não resisti e comprei mas acabei não lendo ainda. Que bom que vc gostou, espero que eu também curta porque achei a sinopse bem legal. Tô torcendo aqui pra ter medo de apagar a luz quando acabar de ler. Todo o meu amor pela DarkSide <3 Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Logo que a editora lançou esse livro eu fiquei bem louca, queria muito ele, mas depois de ler alguns comentários bem negativos, resolvi esperar um pouco mais antes de comprar. Pelo visto esse livro tem o dom de encantar alguns leitores e decepcionar outros, isso me deixa mais curiosa, pois quero ver qual reação terei ao lê-lo.
    Eu comecei a ler terror faz pouco tempo, mas amo um bom livro de suspense, daqueles que dão um frio na barriga e pelo visto esse livro faz isso com o leitor.
    Acho que estou preparada para ler ele e tirar minhas conclusões.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Curiosamente, foi o ultimo livro que li. Achei fantástico assim como a sua resenha. Adorei... continue sempre assim!!! E quanto ao final? Achou que poderia ter sido diferente?
    Www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Gosto muito das ediçoes da Darkside, mas esse livro O Demonologista nao me atrevo a ler.
    Acho o tema bemmm pesado e sei que vou ter pesadelos.
    A capa está linda e ainda bem q tem as resenhas pra gente conhecer mais do livro antes de ler.
    Não sabia que se tratava de tanta coisa e confesso que fiquei curiosa, mas nao vou ter coragem, haha.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Oi. Esse é mais um dos muitos livros da DarkSide que quero ler. Já tenho o nome anotado, mas até agora não consegui comprar. Vou tentar ler em breve!

    ResponderExcluir
  25. Eu achei a capa desse livro a coisa mais linda do mundo. Uma pena que não é uma leitura que eu faria. Não sei, não gosto desse tipo de livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sou encantada pelas capas da DarkSide. Aliás, essa editora só publica livros de primeira. Tenho muito vontade de fazer essa leitura. Só tenho medo de que seja um livro muito pesado, mas pretendo arriscar assim mesmo. Achei interessante esse persoangem ateu que estuda sobre religião.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^