Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

23 de novembro de 2015

[Informações & curiosidades] Gênero literário: Sci-fi!


Bom, hoje vamos de: Informações & Curiosidades! E, no quadro de hoje, apresentaremos o gênero Sci-fi. Vamos lá?!

Sci-fi - que é nada mais nada menos do que a abreviação do nome do gênero em inglês, trata-se de livros de ficção científica!
É um gênero literário que passou a ser desenvolvido no século XIX e que abrange em seu enredo, tendo como o foco do mesmo, o impacto da ciência no mundo e na população; seja ela real ou fictícia. O gênero é bem expansivo e pode nos trazer histórias diversas e em muitos cenários como por exemplo: Seres alienígenas/extraterrestres, viagens no tempo, avanço para o futuro e ou no espaço, outros universos ou que coexistem paralelamente; dentre várias outras possibilidades.
Sendo conhecida como "literatura das ideias", as obras do gênero tendem a explorar o exagero da ciência e as consequências que podem se abater sobre a vida como um todo.

Sci-fi ou SF em inglês e FC em português são as siglas de abreviação do termo ficção científica.

Algumas coisas que temos de ter em mente ao decidir ler um Sci-fi é que, nem todos os livros do gênero se passam no futuro, nem todos eles vão ser de fácil compreensão e alguns podem não ter coerência alguma com a ciência e ou tecnologia, podem ser de fato, apenas "devaneios" que formam uma ótima história - Star War pode ser mencionado como exemplo disto - e todos os SF contém fantasia de algum modo, no caso, estaremos entrando nos subgêneros da FC e isto deixarei para explicar depois, mas todos tem. Claro que aí temos a ficção fantástica dentro do gênero, mas como disse, apresentarei os subgêneros futuramente.

Apenas para que possamos ter uma ideia melhor do quanto o gênero tem uma ampla abordagem em suas histórias, vou mencionar o nome dos gêneros, subgêneros, dos movimentos, eras, temas, enfim, de tudo que pode conter e ou ser relacionado os Sci-fi para vocês: hard, soft, biopunk, cyberpunk, dieselpunk, espada e planeta, ficção científica militar, história alternativa, romance planetário, steampunk, space opera, super-herói, ficção científica cristã, ficção científica feminista, ficção científica libertária, era pulp, era de ouro, new wave, cyberpunk, pós-cyberpunk, colonização espacial, cenário apocalíptico, distopia, elevação biológica, hiperespaço, inteligência artificial, invasão alienígena, mundo perdido, primeiro contato, retrofuturismo, tipologia extraterrestre, transumanismo; entre outros...



Sei que lendo assim, parece ser um pouco confuso, mas a verdade, é que é um gênero literário bem bacana, complexo e que pode surpreender a todos. E sim, é uma literatura para todos, basta querer ler e manter sua mente aberta para apreciar uma boa obra Sci-fi!

Nos vemos em meio aos subgêneros. Até a próxima! ;)

16 comentários :

  1. Oieeee.
    Legal saber mais um pouco do gênero.
    Acredito que Brilho da Geração Editorial se encaixe!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiiie,

    Adorei saber mais sobre esse gênero, tem hora que a gente confunde os gêneros né? Adorei mesmo, e ainda mais por saber que o gênero Sci-fi é um dos meus preferidos.

    Beijos

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns pela coluna, ela é criativa mesmo! E sim, me confundi ao ler tantos subgêneros de sci-fi.Pra mim, sci-fi não era tão complexo assim. Esse gênero me faz lembrar daquele filme A.I. Inteligência Artificial... como não leio tanto assim sci-fi, então não me lembro de tantos títulos famosos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, confesso que não me interesso muito pelo gênero, mas talvez se eu ler um livro assim quem sabe eu goste. Vamos ver :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bem?
    Gostei bastante de saber um pouco mais do gênero, mas ele não é um dos que eu leio, confesso que até não gosto. Mas adorei o post!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ficção científica não é muito minha praia, mas gostei de conhecer mais sobre o gênero.
    Post bem bacana.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. OI ana!!
    Confesso que FC não é meu gênero literário preferido, até fujo um pouco dele, mas só nos livros. Já gosto muito dos filmes de FC, engraçado neh!? Adorei seu post bem esclarecido e cheio de subgêneros!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela informação, sempre bom ficar por dentro de abreviações, se não ficamos com aquela cara de ué, quando lemos ou escutamos certos tipos de falas...rsrs
    Nada como a leitura para nos informar.

    Beijos

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Acho que Obsidiana pode se encaixar nesse gênero só que com uma boa pitada de NA hahahah.
    Talvez assim mais gente entre nesse mundo né :)
    Gostaria de conhecer mais livros do gênero, sou fã dessa coisa de extraterrestes, tipo A Hospedeira e A 5°Onda ( que não sei se encaixam no gênero) mas alguns outros como universos paralelos ao estilo gamers não me atraem.
    Quero conhecer mais títulos de ficção cientifica.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Ficção científica é um gênero que muito me agrada e leio bastante. A Aleph chegou arrasando com os livros sci-fi e está caprichando demais!! Eu não sabia desse tanto de subgênero e eras e etc que você citou! Achei bem interessante, pois alguns eu nem considerava sci-fi!
    Tem muitos que ainda estão na minha lista para ler!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu já ouvi falar muuuuito desse genero, mas não li nada ainda. Nao sei se gostaria porque sou mais do chicklit, mas sim, eu gostei de conhecer um pouco mais dos generos falados aqui!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, amo livros de ficção científica, apensar de ter lido poucos! Ás vezes é bom sair do romance haha

    http://www.coiisadeana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro essa coluna do blog, eu aprendo tanto.
    Nao conhecia o termo Sci-fi e achei bem interesante. Eu ate gosto, mas acho que nao tenho tido mtas oportunidades de ler.
    Eu quero ler o protetorado da sombrinha, que é um steampunk. Vai ser um jeito legal de conhecer mais o genero.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Muito bom saber mais sobre os gêneros são tantos sub-generos e é sempre bom saber quais. Eu curto ficção científica amas não tenho lido ultimamente. Muito bom o post.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito Boa explicação adorei. Tenho a série mochileiros da galáxia vou neles, so esperar o mês virar

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^