Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

17 de novembro de 2015

[DESABAFO] Adaptações literárias em séries de TV.

Olá, tudo bem com vocês?

Bem, hoje vou falar para vocês sobre um assunto do qual gosto, as adaptações que levam nossos livros para a telinha. Faz tempo que algumas séries de livros são transformadas em seriados de TV, mas como nem tudo é perfeito, algumas deixam a desejar e outras são maravilhosas. Claro que hoje, vou falar de algumas delas - bem poucas na verdade.

Sou daquele tipo de leitor(a) que atualmente, quando lê uma notícia de que uma das séries que leio/li e da qual gosto vai ser adaptada para um seriado de TV, penso: "Ah, não!", "Ah, meu Deus!" ou "Por favor, por favor, não estraguem!"
Mas também preciso dizer que acabo ficando curiosa e ansiosa para assistir e ter uma opinião sobre ela. O grande mal das adaptações de livros em seriados de TV - ao meu ver, é que eles realmente "adaptam" demais e as vezes, a história acaba perdendo o rumo original e isso me incomoda. É que particularmente, penso que se vão "transformar" as histórias em um seriado, ele deveria ser o mais fiel possível ao enredo dos livros. Deveriam fazer jus a história na qual são baseados. Claro que entendo que algumas descrições são difíceis de se transportar para a telinha, e compreendo perfeitamente a necessidade de que algumas das cenas precisem de uma alteração. Todavia, penso que pequenas alterações são aceitáveis mas uma mudança drástica e praticamente a criação (no caso de muitas séries literalmente a criação) de uma outra história levando o nome e utilizando-se dos personagens daquela pela qual já somos apaixonados, é terrivelmente chato e falho para quem leu e gostou do que leu.

Sim, sei que tem muita gente que não lê e assisti aos seriados e, penso que dentre essas pessoas o sucesso do seriado vai ser maior exatamente pelo fato de que, elas não vão ficar comparando as histórias. Elas vão curtir o enredo que estão conhecendo naquele momento, já o leitor geralmente fica com cara de: "Oi?", "Mais que porra é essa?", "Isso não era assim!", "Mais no livro é diferente!" ou "Isso não tem nos livros!"

Bom, mas não vou me estender muito sobre isso, o que tenho para dizer é que essa história de "baseado" na série tal me irrita e muito! Poxa, o que custa fazer o mais fiel possível aos livros? Na boa, se é para fazer uma história diferente, então criem algo diferente e não pegando as coisas dos livros e transformando em outras coisas. Vou mencionar dois exemplos para vocês, sendo um positivo e um negativo. Pois é, tem disso - risos.


True Blood: Um seriado da HBO que foi baseado nos livros d'As crônicas de Sookie Stackhouse da autora Charlaine Harris. A série de livros conta com 11 volumes (No brasil, foram lançados apenas 6) e o seriado de TV contou com 7 temporadas, mas... Chegou o momento do meu #DESABAFO!
Meu Deus, o que era True Boold? Me diz? Sim, eu assisti toda a série, ela até que começou bem, nas duas primeiras temporadas estava bem legal apesar de o enredo já começar a fugir dos contos originais. Um dos fatores que me levou a assistir o seriado até o fim - todas as temporadas - é por conta da presença de alguns atores que curto bastante mas não o enredo em si. A história apresentada no seriado de TV fugiu completamente das histórias das crônicas, completa e totalmente e isso me revolta um pouco, afinal, os livros dessa série são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S e não existia a necessidade de transformarem a história em nada mais do que pegação - pois foi nisso que True Blood se transformou. E aí é que eu pergunto: Por que cargas d'águas não mantiveram o enredo original?


The Vampire Diares: Um seriado que faz um tremendo sucesso e está se mantendo ativo ainda. Não, sério, preciso falar e me julguem se quiserem, mas... O seriado é melhor do que os livros e olha que sou bem fã das histórias de vampiros. Gente, sério, eu li quase todos os livros da série e assisti todas as temporadas do seriado até o momento e pela primeira vez na vida, todas as alterações não me incomodaram, muito pelo contrário, fiquei realmente feliz por aquela história que estava tão melosa e cheia de "aí não me toque" se transformou em um ótimo seriado.


E agora, estou esperando o seriado que vai ser lançado e que é baseada na série de livros "Os Instrumentos Mortais" da autora Cassandra Clare. Não, não li todos os livros da série ainda, mas logo vou resolver isso. Todavia, estou ansiosa para ver no que vão transformar a história pois a palavrinha "adaptação" já está gritando na minha mente e sei que vou comparar as cenas com a história dos livros. Assisti a um trailer que já estão rolando na rede (vou deixá-lo no fim da postagem para vocês) e já notei algumas diferenças. Sei que é impossível algumas das alterações, mas espero que não seja nada que faça com que a história pareça outra e não a que os leitores já conhecem.



E aí vem a questão do meu desabafo e acho que nessa parte muitas pessoas podem se identificar: Nem Jesus agradou a todos, por que as adaptações agradariam, né?! risos.

Mas ainda assim, provavelmente, vocês, igual a essa pessoa que vos fala, vão continuar assistindo aos seriados adaptados e colocando defeitos e qualidades. 

É a vida! Até a próxima!!!



Trailer do seriado "Instrumentos Mortais!"



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por comentar! ^_^