Resenha: Mestres do Mistério - Edgar Allan Poe - Conan Doyle - G.K.Chesterton - Jacques Frutrelle e Wilkie Collins.

 

Sinopse: Cinco mestres do suspense estão reunidos em uma sala trancada... Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? Essa premissa consagrada pelos escritores mais talentosos é o ponto de partida de todas as histórias reunidas neste livro. E o segredo por trás de cada trama cabe a você descobrir! Então, apure os sentidos, aguce seu senso de detetive e prepare-se para entrar em um mundo de suspense e mistério, desfrutando das histórias mais criativas publicadas em todos os tempos. Com curadoria de Victor Bonini!




Olá pessoal!
Mais uma resenha fresquinha da Faro Editorial em parceria com o Blog onde sempre fico na expectativa para o próximo lançamento.
Nesse livro vamos ficar frente a frente com as investigações de casos que para mim parece sem soluções.
Vou parar de enrolar, vamos à resenha?!

Nesse livro encontramos casos diversificados entre cada conto e vou ser sincera, fiquei de boca aberta com o quanto é abertamente escancarada na cara a verdade quando tudo é desvendado.

Não vai ser uma resenha comprida, pois além do livro ter poucas páginas, ele é separado por contos e se não tomar cuidado, em cada palavra posso soltar um spoiler.

Na introdução do livro temos Victor Bonini dando uma prévia do cenário que temos que imaginar o crime a cometido e o que coloca mais lenha nessa fogueira é que a representação citada acontece nos séculos XIX e XX.

O que chama a atenção é como os personagens me envolveram na trama a ponto de me colocar no lugar exato e na hora exata onde tudo acontece. Fico me perguntando se o propósito é esse mesmo.

Tenho uma imaginação fértil, acho que é por isso que adoro uma boa investigação e fico atenta a todos os detalhes possíveis e não deixo passar nada, mas com as mentes brilhantes desses detetives fico de ladinho só de olho em tudo, sem dar muito pitaco. (risos)

A cada começo do conto temos as datas referentes ao ano em que foi publicado o caso, isso só para termos uma ideia de como era difícil na época a conclusão e especificar o ocorrido. Mas gente esses caras eram uns gênios, fiquei fissurada em saber como essas mentes funcionam, a capacidade de ouvir, ver e calcular é além dos limites imagináveis.

Eles têm muita inteligência, raciocínio rápido, perspicácia, e o mais importante parece que tem sexto sentido para finalizar toda a extensão do lugar onde ocorreu a trama.

O autor Arthur Conan Doyle abre a primeira página investigativa narrada na terceira pessoa, com nada menos que o detetive Sherloke Homes no ano de 1892, que ao deparar com a sequência de fatos ocorrentes já fica atento com o que pode acontecer durante a investigação.

Sherloke detalhou ao seu amigo Watson perfeitamente os fatos, colocando o chefe de polícia em segundo plano, ao conseguir destacar certos erros periciais já feitos. Ele é um gênio, essa é a palavra certa.

O autor Edgar Allan Poe (que mente tem esse cara) no ano de 1841 trouxe Monsieur C. Auguste Dupin com uma capacidade analítica de desvendar os mais sórdidos assassinatos com engenhosidade e maestria de calcular no mais fantasioso que pode ter acontecido dentro daquele quarto, trabalhando os fatos e ocorridos, narrado na terceira pessoa.

O autor Jacques Heath Futrelle no ano de 1905 Augustus Van Dusen conta como ele consegue escapar de uma cela dentro de um presídio de segurança máxima apenas com duas notas de dez dólares, uma de cinco dólares e um pouco de pó dental.

O autor Gilbert Keith Chesterton no ano de 1911 nos mostra muitos personagens e nos surpreende com quem soluciona o caso de assassinato, foi interessante acompanhar todo o desenrolar da trama e não sabendo em quem poderia confiar, o mais impossível foi acompanhar a trajetória de um homem “invisível”, o menos improvável de cometer essa atrocidade que pode passar despercebido.

O autor Willian Wilkie Collins no ano de 1852 nos enreda em uma espetacular história sobre um quarto onde uma cama pode ter causado diversas mortes, começamos com jogo na casa de apostas, o conto é na primeira pessoa por senhor Faulkner, onde ele narra tudo que passou e que se sucedeu durante trama para lhe matarem e roubarem seu dinheiro.

O livro todo é lindo, o destaque da capa em relevo no nome, dentro na divisa de cada conto encontramos o nome do autor, ano em que foi relatado e um desenho artístico da foto de cada um.

Só tenho elogios a edição do livro a Faro Editorial sempre me surpreende e a introdução com Victor Bonini relatando o cenário é a cereja do bolo.

Indico esse livro de contos para quem adora uma boa investigação criminal que não perde nenhum detalhe, e tem uma ampla imaginação pois isso faz toda a diferença.

Até a próxima!

Classificação:


Dados:

Livro: Mestres do mistério.
Autores: Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle, Jacques Futrelle, G.K. Chesterton e Willian Wilkie Collins.
Editora: Faro.
Idioma: português.
Gênero: Suspense, drama, ficção, contos, mistério, terror.
Ano: 2022. 
Páginas: 160.
ISBN 13: 9786559571376.
ISBN 10: 6559571378.
Encontre no Skoob.













2 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Gente que edição mais linda, fiquei encantada. Que leitor não gosta de um bom mistério não é mesmo? Ainda mais quando ficamos num labirinto sem saber qual é a melhor saída. E quanto aos autores? Que ideia mais criativa. Nunca li nada de Poe mas tenho curiosidade. Inclusive o livro que terminei semana passada fazia alguns elogios a ele. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Eu como uma fã de uma boa investigação criminal fiquei louca para conferir esse livro! Adoro quando livros de conto assim são publicados e podemos conferir histórias de um mesmo gênero em diferentes épocas! E o que falar das edições da Faro né? Sempre muito caprichadas ♥
    Adorei conferir sua resenha, o livro já entrou para lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.