Resenha: Explanações caninas – Tatiana Domingues.

Título: Explanações caninas.
Autora: Tatiana Domingues.
Gênero: Contos, literatura brasileira, ficção. 
Idioma: Português.
Páginas: 115. Ano: 2018.
ISBN: B01M23XDIS.
Editora: Sonho Azul.
Ação / Cortesia da editora.

Sinopse: Imagine se seu amiguinho de pelos pudesse expressar tudo o que está sentindo. Como seria observar o mundo sob o ponto de vista dos cães? Aqui leremos sobre seus sentimentos colocados em singelos relatos. Angústias, medos e alegrias; Todas as emoções serão transmitidas diretamente por eles.

O que você pensa quando passa por um cão abandonado na rua? Qual será a história que ele tem para contar? E aquele sapequinha que sempre apronta? Com certeza ele tem uma explicação.

Uma coletânea de histórias narradas por vários cãezinhos, de diferentes formas, mas todos com um ponto em comum: um amor imenso pelo ser humano. Conheça as explanações desses anjinhos de quatro patas e não tente conter suas lágrimas

Nota: “Explanações caninas” é um livro que nos chama à conscientização. A intenção da autora Tatiana Domingues é que, sabendo como os cães se sentem ao passar por sofrimentos e alegrias, o leitor sinta o quanto de humanidade existe nesses seres cheios de amor e bondade. Maus tratos contra animais infelizmente ainda é considerado um crime leve. Sendo assim, a melhor forma de combate é a conscientização.


SE VOCÊ AMA ANIMAIS, TRAGA JÁ SEU LENCINHO, POIS ATÉ MESMO NESTA RESENHA VOCÊ PODE CHORAR!

Bem, devidamente avisados, vamos lá!

Esse livro já me tocou pela capa e a sinopse, “Explanações Caninas” descreve em 14 contos diferentes e interligados sobre a vida pelos olhos de nossos amiguinhos, os animais.

Cada capítulo, com um nome diferente, conta a história de um animal pelo seu ponto de vista, cada sentimento que queremos tanto conhecer, eles nos mostram nesse livro.

O primeiro conto fala sobre um filhote, Teco, e sua amiguinha, Alice. Desde que chegou a casa, até a hora de partir, mas com a emoção de estar junto a sua melhor amiga. Nossos amigos, sentem de tudo, de medo a conforto. De alegria a raiva e até mesmo ciúmes.

[QUOTE] “Um dia ela chegou em casa de mãos dadas com um rapaz, disse que era seu namorado. Fiquei muito zangado pois ela acariciava o rosto dele. Como ela poderia fazer algo assim comigo? Como poderia acariciar outro que não fosse eu?” […]

Já no segundo conto, no qual chorei horrores, fala sobre uma menina que tinha medo de cachorros e uma cachorrinha que nunca era adotada. Em como uma estava predestinada a encontrar a outra e logo virarem grandes amigas.

[QUOTE] “Eu sou uma cachorrinha de porte pequeno por isso dona Marta, a mãe de Luíza me chamava de Pacotinho de amor.” [...]

“A mãe de Luíza dizia que Deus tinha me colocado em sua vida para salvar sua filha.” [...]

Cada conto nos traz novas experiências, como a fidelidade que nossos amiguinhos têm conosco, o amor e tudo que sentem ao nos verem todos os dias, ou até mesmo quando não voltamos mais. Alguns contos são interligados para que possamos saber algumas histórias de animais que já se foram, que agora estão em um lugar só deles e que esperam um dia nos rever.

Porém, nem todos os contos são felizes, Pedrinho, após fazer muita bagunça, foi largado sozinho pelo pai do seu dono. Ele ficou na rua, teve uma vida difícil até ser resgatado por uma moça e ser levado para cuidados.

Podemos dizer que com animais por perto, tudo fica mais feliz. E nesse conto você pode ter a certeza que ver um amigo que não se via há muito tempo foi o melhor remédio para dona Paula, que estava no hospital.

[QUOTE] “Eles, que antes estavam começando a perder suas esperanças, ficaram abismados com a grande guinada que o destino estava dando. Eles afirmavam que eu era o grande milagre, era o remédio que faltava para a cura de Paula. O melhor remédio, um frasco de amor dividido em várias doses.” [...]

Nesses contos, aprendemos um pouco mais sobre sentimentos, não apenas nossos, mas dos que estão sempre ali, que ficam felizes quando chegamos em casa. Que amam sair para passear, que às vezes não é por maldade que fazem besteira, mas por instinto. Em como podemos mudar as atitudes de alguns e melhorar como tratamos nossos amigos.

A autora soube demonstrar de um jeito simples, singelo e amoroso como cada animal se sente e como eles podem perdoar com facilidade e nos dar o que mais precisamos: AMOR.

Eu amei cada parte deste livro, cada animal, cada jeitinho, cada palavra. Chorei, ri, me emocionei e guardei no coração tudo que li. É um livro para quem é amante dos animais, sem sombras de dúvidas, pois corta no cerne de nossa alma com delicadeza e veracidade, deixando uma marca bonita e reflexiva, mas é também uma ótima leitura para quem precisa entender que, ame ou odeie, o respeito é obrigatório e essencial. É aquele livro que pode tocar e despertar o coração mais gelado para um sentimento tão verdadeiro e indiscutível que é o amor incondicional entre seus amados pets e seus humanos.

A edição é simples e linda, tem um toque que nos remete ao nossos animais, uma cor de capa da qual gostei, é singela, assim como o enredo que trás em suas páginas.

Abra seu coração e se permita conhecer o mundo através dos olhos de um animalzinho que pode vir a transformar positivamente a sua vida.

Bem, é isso! Favorito do ano? Entrou para lista, com certeza!

Até mais ver!

Classificação:


11 comentários:

  1. Oiii, Ana, como vai?
    Que dica maravilhosa de livro, menina, realmente eu adoraria saber o que eles tanto pensam e as vezes querem nos cuidar por latidos. Dica super anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Em geral eu não sou muito adepta de livros sob o ponto de vista de animais, talvez por isso este não tenha me interessado tanto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa leitura deve ser linda, mas confesso que não consigo de forma alguma ler e nem assistir nada sobre bichinhos. Só de pensar no seu sofrimento, lamento, já me deixaria de coração partido.
    Fico contente que tenha sido uma boa leitura e favoritado.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas acredito que seja uma leitura linda e emocionante. Só não digo que eu leria por dois motivos: eu não leio nada envolvendo animais desde que me acabei de chorar lendo Marley e Eu, e eu não sou muito fã de livros de contos. Confesso que se o tema fosse outro, eu até daria uma chance. Mas histórias envolvendo animais, principalmente cachorros, sempre acabam comigo e eu não consigo ler mesmo.
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura tão especial para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas de cara fiquei animada, porque amo cachorros e achei interessante a autora trazer histórias narradas por esses animais tão amáveis! E lendo sua resenha tive certeza que seria uma leitura que me conquistaria fácil também, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Ainnn que gracinha, já quero esse livro para ontem, me apaixonei, sou apaixonada por animais de forma geral e cachorro tenho em casa um que dá trabalho de criança, eu iria amar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa e proposta do livro. Como não amar, depois de ler essa tua resenha? Amei os quotes escolhidos. Dica mais que anotada, espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Acho que nunca li nenhum livro com animais como personagens, porém já vi alguns filmes e todos me fizeram chorar. Não tem jeito, os animais sempre nos comovem e acabam nos dando certas lições. Parece ser lindo esse livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Parece bem fofo o livro. Já li livros do ponto de vista de animal, mas era um livro de fantasia, mesmo assim me diverti, este parece ser mais emocionante e muito bom!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ah já vou ler com um lencinho mesmo! Eu adoro animais, tenho vários em casa e principalmente cachorro, que tenho duas e amo demais! Imagino que deve ser um livro bem emocionante e cativante, além de fofo também!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu não sou muito ligada nesse tipo de narrativa, amo os personagens mas infelizmente não consigo me conectas com histórias narradas desse modo, mas fico feliz demais em saber que pra você foi uma experiência tão boa.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.