Resenha: 172 horas na lua – Johan Harstad.

Título: 172 horas na lua.
Autora: Johan Harstad.
ISBN-13: 9788581637099.
ISBN-10: 8581637094.
Ano: 2015. Páginas: 288.
Idioma: Português.
Editora: Novo Conceito.
Gênero: Suspense e mistério, ficção científica, literatura estrangeira.
Encontre no Skoob.

Sinopse: O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. 

Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2   um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo.

Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer... Prepare-se para a contagem regressiva.


Fala aí galera, tudo bem com vocês? Aqui quem fala é o Júlio e embarquei num dos meus gêneros favoritos dessa vez, com um toque bem grande de terror... História bem legal que chega a dar arrepios em certos momentos.

Venham comigo!



 – Poderíamos dizer às pessoas que há uma boa chance de encontrarmos grandes quantidades de tântalo setenta e três no pólo sul da Lua."    " – Acredite, você não quer voltar ao pólo sul."

 O Retorno à Lua após tantos anos, numa base até então desconhecida por toda a humanidade, qual o objetivo da Nasa em mandar adolescentes nessa viagem? Livro cheio de mistério capaz de prender o leitor com facilidade. Desde antes do sorteio coisas estranhas e a princípio inexplicáveis acontecem. 

Os três "sortudos" que vão à Lua nada têm de científicos, são adolescentes comuns e complicados: 

  • Mia quer ser famosa com sua banda e não tinha interesse algum em participar dessa viagem, tendo sido inscrita às escondidas pelos pais que viram nisso a grande oportunidade da vida dela. 
  • Midori sonha grande, quer deixar o Japão rumo à New York, para sua nova vida com suas amigas. 
  • Antoine após uma desilusão amorosa, vê a viagem como uma forma de recomeçar. 


É mostrado muita coisa do treinamento dos três, conversas com a família, e eventos estranhos antes da viagem, explicados mais tarde pelo autor.

Curti bastante toda a preparação e o momento da viagem em si, tudo muito bem descrito, sem exagerar nos detalhes. Imaginar a paisagem lunar com sua desolação, parece mesmo ser a viagem dos sonhos de qualquer um. Até chegarem à Darlah 2... 

Sem enrolação, o autor inicia os acontecimentos lá em cima e acreditem, é de dar arrepios a situação. Na Lua não tem para onde correr. Essa mistura de ficção científica com terror deu um teor único à história, o leitor sente junto aos toda a tensão dos personagens, em especial a dos adolescentes que foram basicamente para se divertir e correm o risco de não voltar. Com um ritmo rápido é difícil parar de ler, as coisas acontecem a todo momento de forma frenética e desesperadora. 

Para dar um tom a mais de terror, o autor usou algumas lendas japonesas que são contadas por Midori e pelo Líder Coleman mais tarde, ambas bastante assustadoras, principalmente a do astronauta. A revelação sobre tudo o que houve nas missões anteriores da Nasa é bastante impactante e, sinceramente, acho que ninguém viajaria sabendo daquilo tudo. 

O autor alternou os capítulos na Lua com alguns se passando num asilo onde um senhor idoso assiste os acontecimentos pela televisão. Ao que dá a entender, ele já trabalhou para a Nasa e sabe exatamente o que vai acontecer lá em cima, incapaz de falar, é angustiante ver ele tentando avisar e não conseguindo. 

Outro que fica envolto numa aura de mistério é um personagem do início do livro que não tem seu nome revelado em momento algum, mas o plano todo para a viagem é dele. Identificado como Dr. **********, parece não ter escrúpulos e usar a ideia de que os fins justificam os meios, seja lá o que aconteça com os tripulantes. 

Prato cheio para fãs do gênero e o final... Bem, o final é surpreendente. O autor encaixou diversas imagens entre os capítulos mostrando alguma situação passada pelos personagens naquele momento, há também mapas da Darlah 2, paisagens lunares, acho bem legal a leitura com esse tipo de conteúdo extra, me sinto mais dentro da história.

A capa é bem tensa, vemos um astronauta na superfície da Lua e próximo a ele, alguma coisa ou criatura que não depende de qualquer equipamento para sobreviver, e a cena toda acontecendo dentro de um olho negro. 

A edição do livro ficou muito legal, com as ilustrações e algumas informações verídicas usadas pelo autor. Tem uma fonte de bom tamanho e não lembro de ter visto erros no texto. Ao final, temos alguns relatos da Nasa acontecidos décadas após a viagem do livro que, sinceramente, me deixaram bastante confuso, mas acho que esse foi o objetivo do autor. 


Minha opinião? Curti bastante tudo no livro mas... Dá medo de apagar as luzes depois de ler. Bem, galera, vou ficando por aqui. Já leram esse livro? Gostaram? Deixem aí nos comentários a opinião de vocês também, até a próxima semana!

Classificação:

14 comentários:

  1. Achei a história ótima, mandar os adolescentes para lua e a NASA ter motivos para isso. Acredito que todo mistério que envolve a ida deles é bom. Adorei saber que exiete imagns e tambem capitlos alternados com coisas do passado, deixa a história maks rica em comteúdo..

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Eu acho a capa desse livro assustadora!! Não sei bem porque, acho que é o conjunto da composição, mas acho ela bem assustadora kkkk. Não é um livro que eu leria por não ser meu tipo de leitura, mas acho a premissa dele bem interessante e para quem curte parece ser realmente uma ótima dica!

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, lembro que quando li este livro eu fiquei com medo mesmo. O autor foi muito criativo. E o final foi muito bem elaborado. Eu achei esta obra muito bem escrita, tanto que estava lembrando dela esta semana mesmo.

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo sobre esse livro, mas parece o tipo de livro que gosto bastante. Tem sci-fi, suspense, mistério e pela sua descrição o autor soube trabalhar bem como pode ser a chegada de uma pessoa na lua. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro mas confesso que fiquei muito interessado por ser um estilo que gosto demais de ler. Anotei a dica porque desejo saber dessa história na íntegra.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho essa obra em especial muito bacana, principalmente por misturar gêneros assim. Realmente, na lua não tem pra onde correr e acho que esse é um dos grandes plots da história, você precisa dar um jeito de sobreviver ali. Apesar de não ser uma leitura que pretendo fazer em breve, o enredo é muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar do enredo parecer bem interessante, Ficção Científica é o gênero que menos simpatizo para realizar leituras. Mas o fato do autor ser perspicaz ao conduzir a trama chama atenção. Quem sabe dê uma chance em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá Julio, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro por causa dessa mistura do enredo de ficção cientifica com terror, parece que o autor conseguiu construiu tudo muito bem deixando a leitura bem bacana *-* Adorei saber que o livro tem ilustrações *-* Espero lê-lo em breve também.

    ResponderExcluir
  9. Oii Júlio, tudo bem? Que bom que gostou tanto da leitura! O livro fez um burburinho grande quando foi lançado, mas infelizmente não consegui ler na época. Sua resenha aumentou minha curiosidade e agora quero conferir também. Adoro o gênero e algo me diz que irei gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Só a capa do livro já me deixou assustada. Eu não conseguiria ter um livro com uma capa assim na minha estante.kkkkkkkkkkk...

    Eu curto muito os suspenses até mesmo aqueles psicológicos. Agora quando se trata de terror... eu fujo como o diabo foge da cruz.rsrs Tenho muito medo deste gênero, pois depois tenho pesadelos por dias. Fico muito impressionada. Todavia, estou querendo enfrentar meu medo e superá-lo. O que não significa que lerei esta história.rs

    Fico só imaginando o que esses três adolescentes vão enfrentar e me pergunto se chegarão todos vivos ao final. Pouco provável, claro. Também fico tensa com a situação do idoso que não consegue ajudá-los, dizer o que ele sabe sobre tudo aquilo. Ele deve ficar muito atormentado.

    Deve ser um livro ótimo para quem aprecia o gênero, mas eu vou fugir dele.rs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Julio!

    Eu tinha esse livro mas passei adiante porque a premissa dele não despertou meu interesse. Não é o tipo de história que me instiga a ler. Com certeza não vou ler, mas deve ser uma boa dica para quem gosta do gênero.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava. Eu não sou muito de ler ficção científica, porém, algumas vezes eu acabo dando uma chance. No entanto, o terror eu já não arrisco e, por isso, vou passar a dica desta vez.
    Mas adorei a resenha e parece se um livro muito bem escrito, com uma trama bem desenvolvida e um desfecho surpreendente. Acredito que, para quem gosta de ficção científica e terror, deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. OI, ainda não li esse livro mas pelo seu post, fiquei bem curiosa para ler; achei super legal essa mistura de ficção científica com terror e essa viagem dos adolescentes à lua que pode não sair como o previsto.

    ResponderExcluir
  14. Olá Júlio!!!
    Eu não conhecia o livro, porém fiquei curiosa quando vi que o título tinha Lua e não é que o autor criou um terror no espaço O.O
    Eu sou medrosa, mas tem uns livros que não posso ignorar mas provavelmente esse eu leria de dia pra poder dormir a noite direitinho e conseguir fechar os olhos.
    Eu adorei a capa é bem chamativa e você disse que remete a história já ne vejo analisando essa capa.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.