21 de março de 2018

Resenha: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupery.

em 21 de março de 2018

16 comentários
Título: O Pequeno Príncipe.
Autor: Antoine de Saint-Exupery.
ISBN: 9788522031443.
Ano: 2015. 
Páginas: 96.
Idioma: Português.
Categoria: Literatura Infantil.

Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, 'O Pequeno Príncipe' tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612.

Apesar de escrito e narrado por um adulto, 'O Pequeno Príncipe' se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos, vivendo em prol das nossas vaidades, vícios, obrigações, números e demais coisas 'sérias e importantes'.

 Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de setenta anos, é invisível aos olhos.


Olá, todos bem? Espero que sim! Comecei o ano testando áudio books, como já disse em outra matéria para vocês, e uma de minhas “leituras” foi esse clássico da literatura. Então, se você nunca ouviu falar desse livro cheio de poesia e sentimento, presta atenção que vou lhe contar um pouco mais sobre ele. Vem comigo!


O pequeno príncipe conta a história de um homem, que é o próprio autor, que começa explicando que vai contar a história de seu breve, mas significativo encontro com o “Pequeno Príncipe”, um garotinho que vem do planeta B  612 e está na Terra para explorar. Então ele e o autor se encontram, e a história se inicia.


O narrador, que relata a história, começa dizendo que seu avião quebrou e ele ficou preso no deserto, assim conheceu o personagem principal da história, que começa a lhe contar suas aventuras pelos vários planetas que visitou. A cada relato percebemos que o garotinho já viu e viveu muitas coisas.

O livro narra de maneira simples, mas profunda, as pequenas coisas que são obvias para os pequenos e que nós, adultos, deixamos de ver e de perceber com o passar do tempo. O livro é para o publico infantil, contudo seus ensinamentos são atemporais e não estabelecem idade, tornando-se uma obra para todos os públicos.

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.”

No inicio o narrador não da muita atenção ao garotinho falante, que num primeiro momento ele enxerga como um empecilho. Mas o tempo passa e ele cria certo carinho pelo Pequeno Príncipe, e por suas histórias que ele julga serem invenção de criança.

Cada historia, no entanto, apesar de simplória carrega forte carga emocional e um ensinamento, que o próprio Príncipe admite ter adquirido quando visitou certo planeta. Que são de todos os tipos, de variados habitantes e diferentes formas.

“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.

Entre frases celebres, que todos conhecemos, e ensinamentos de chocar pela simplicidade, o livro mesmo sendo pequeno e nem um pouco rebuscado nos coloca para pensar em várias questões. Talvez a mais apontada seja a amizade entre o menino e a raposa, e como depois de cativá-la eles se tornaram grandes amigos e sofreram por ter de se separar. 


O Pequeno Príncipe me fez chorar, a delicadeza e poesia do livro é tão profunda que acredito ser muito difícil quem consiga ler sem sentir nada ou ser tocado por uma frase ou trecho. O livro fala com a criança que todos nós fomos um dia, e que deixamos de lado ao crescer, nos relembra das coisas que mais importam e que quase sempre nos são invisíveis. E o final parte o coração até dos mais durões.

Se você ainda não leu, certamente está perdendo a chance de ser arrebatado por um experiência maravilhosa! Permita-se mergulhar nesse pequeno e arrebatador universo, a aprender, relembrar e se emocionar com esse garotinho tão jovem e ao mesmo tempo tão sábio. Caso esteja em busca de um livro que vai mudar sua visão do mundo e lhe fazer refletir, esse é a pedida certa!

“O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.

Classificação:

16 comentários :

  1. Eu acho que não consigo contar quantas vezes já li este clássico da literatura mundial! Aliás, sei que ainda lerei outras tantas.
    Sei lá, acredito que O Pequeno Príncipe deveria ser como um livro de cabeceira, tá feliz? Leia! Tá triste? Leia!
    Ele é poesia do início ao fim e praticamente todos os dias, a gente tem que se permitir usar uma frase para nós mesmos!
    São tantas versões, tantas capas, tantas edições, mas em todas, há beleza!!!
    Uma dica valiosa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Entendo total e completamente a emoção, O pequeno príncipe é uma obra que trás um aprendizado profundo e encantador, é um livro que deveria ser obrigatório pro mundo só pela mensagem simples de amor que ele passa, de como a gente tem que prestar atenção e dar valor às coisas que nos achamos que são pequenas e que no fim são as que realmente importam. É uma dica de leitura realmente valiosa.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, acho que sou uma das poucas pessoas que não gosta ddsse livro. Li quando criança e depois tiver a oportunidade de ouvir o áudio book,mas apesar de entender que trás lindas lindas lições e reflexões, não é um livro que me cativa como cativou vc.
    Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro umas quatro vezes e confesso que em cada vez fui tocada de forma diferente, ele me faz refletir, mesmo com toda sua simplicidade rebuscada.
    Menina preciso voltar a ouvir áudio books, faz anos que abandonei a prática, me lembro que na época ouvi alguns clássicos do cristianismo que nunca tinha visto em livros.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!

    Então, assim, eu li O Pequeno Príncipe em vários momentos da minha vida e em cada um deles aprendi algo diferente com a leitura, parece que sempre tem alguma sutil lição que você deixou passar antes.

    Concordo plenamente que o livro tem uma história arrebatadora e que quem não leu (independentemente da ideia) está perdendo a chance de conhecer uma história incrível.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima a sua resenha. Que bom saber que a história lhe tocou tanto assim. Eu li O pequeno príncipe no ano passado, valeu a pena conhecer esse clássico.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Esse livro é ótimo!
    Já tive a oportunidade de ler, e é um livro para ser lido em todos os tempos, independente da idade. Um livro que eu indico para todos os leitores e amigos.
    Com certeza um livro para se ter na estante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Eu somente fui ler o Pequeno Príncipe a dois anos atrás. Depois disso quase me culpei por nunca ter me interessado em ler, julgando ser um livro para crianças e que um adulto jamais fosse ter uma ligação tão intensa. Sua resenha mostra que eu estava errado e que é um livro para todas as idades, pois magicamente cada um consegue a própria sintonia com e estória. É simplesmente apaixonante.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Preciso ser sincera. Não consigo gostar deste livro. Li quando muito jovem, e não entendi. E depois de adulta, li novamente, e não achei nada de tão lindo ou emocionante. Depois li a continuação de outro autor, pensando que talvez teria outra visão da primeira obra e ainda assim continuei achando sem sal. Penso em ler de novo, talvez eu ache algo que não consegui ver das outras vezes.
    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  10. Ah esse livro... amo tanto e a tanto tempo que nem sei dizer com quantos anos li essa história. Foi o primeiro livro que li e ainda tenho o meu exemplar surradinho na estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, esse livro é mesmo incrível <3 Ano passado (se não me engano, ou no anterior) saiu um filme em animação do livro, mas ainda não tive a oportunidade de assistir, deve ser linda também! E quanto aos áudio books, uma dúvida minha haha qual plataforma você usa? Tenho interesse em começar a utilizar essa ferramenta, porém não consigo escolher.

    https://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar desse livro, mais não tinha interesse de lê-lo por ele ser um livro infantil, mais pela sua resenha senti uma enorme vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. OI, Jessica!
    Ai esse livro é um clássico mesmo, eu não consigo lembrar quantas vezes já li e em todas me emocionei e voltei a aprender alguma coisa sobre ser humana. Eu acho que é uma boa leitura não só para as crianças, mas pra todo mundo - a minha edição d'O Pequeno Príncipe está toda desgastada já de tanto ir e vir entre pessoas e leituras haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Esse livro é um dos meus favoritos da vida! De tempos em tempos releio e sempre sinto que ele tem algo novo a me ensinar, a me passar e isso é simplesmente fantástico, essa mudança de perspectiva dependendo da idade e da época em que se está lendo. Amei relembrar um pouco desse livro através de suas palavras! Deu muita vontade de reler ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bom?

    Confesso que nunca li essa obra e nunca me interessei pela mesma, apesar de ser altamente comentado. Meu máximo de interesse para conhecer a obra foi quando meu vizinho falou que o nome do filho dele é por causa dessa obra, enfim. Ao ler que você chorou, me faz pensar "porque não começar a lê-lo". Pretendo sim ler e conhecer esse livro e espero poder me emocionar e me prender a leitura como aconteceu com você, e algo me diz que vou me apaixonar pela história ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu AMO O Pequeno Principe. Tenho várias versões, em desenho, capa dura, capa mole, colorido, ilustrado e vários itens. Tenho ate o interesse em fazer tatuagem sobre. Adorei a sua resenha, me deu até vontade de pegar meus livros e abraçar. Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO