Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

9 de fevereiro de 2017

Resenha: Sobreviventes do Caos - Bianca Gulim.

Título: Sobreviventes do Caos.
Trilogia: 2323.
Autora: Bianca Gulim.
ISBN-13: 9788593394003.
ISBN-10: 8593394000.
Edição: 1ª. 
Ano: 2016.
Páginas: 457. 
Idioma: Português .
Editora: Independente.
Gênero: Distopia.
Categoria: Literatura nacional.
Adicione ao Skoob.
E-book cortesia da autora.

Sinopse:
Em um mundo distópico, no ano 2323, após ser quase dizimada por um vírus mortal e pela guerra, a raça humana tenta se reestruturar. Com poucos recursos disponíveis, a humanidade encontra-se dividida em grupos que vivem de acordo com regras impostas por seus líderes.
Celine cresceu nesse ambiente hostil e se tornou líder dos guerreiros de seu povo após a morte de seus pais. Seu grupo se envolve em diversos conflitos e a jovem precisa tomar as decisões que julga corretas para garantir a sobrevivência de seu povo, enquanto se envolve num forte romance, do qual tenta se manter afastada.
Aos poucos, ela descobre mais sobre as pessoas que a cercam e percebe que, quando se trata de lutar pela própria vida, poucos são previsíveis. Só os mais fortes sobrevivem, e os mais fortes normalmente são os mais cruéis. Nesse ambiente, o mais difícil é saber quem realmente está ao seu lado e quem é um traidor.
Será Celine capaz de manter sua benevolência frente à tanta violência que a rodeia? Seu coração terá espaço para a paixão, cercado de tanto ódio?
Prepare-se para muita adrenalina e romance nesse primeiro livro da trilogia 2323. Você vai perder o fôlego!

Olá!!!

Nana Garces aqui e hoje tem resenha! Mas, calma, hoje não será Darkside, será a resenha de 2323 – Sobreviventes do Caos, o primeiro livro da trilogia 2323 escrita pela autora parceira Bianca Gulim (Aeeeee!!!). Eu já tive o prazer de apresentar a autora pra vocês nesse link e agora vamos falar sobre esse livro!

Sobreviventes do Caos se trata de uma distopia. O ano é 2222 e a Terra foi devastada por um vírus letal, e o que a doença não finalizou a guerra entre os países conseguiu finalizar em 2223. Os poucos sobreviveram saudáveis foram poupados e é assim que a raça humana tem que recomeçar sua civilização.

A história é contada cem anos depois, em primeira pessoa pela protagonista, Celine. Tudo começa com Celine querendo ir atrás de seu irmão, Julio. Este é o líder do grupo do qual eles fazem parte, e como bom líder ele foi esclarecer alguns objetivos com um local chamado A Fortaleza.

Logo no começo a protagonista procura explicar um pouco dos povos que ainda vivem naquele mundo, o leitor pode entender que existem mais três povos: os aligortes, o povo da areia e o povo d’A Fortaleza. Cada um tem suas regras e sua cultura que o leitor vai conhecendo melhor com o passar da leitura.

Acontece que Celine acaba sofrendo uma traição e essa tragédia a faz mudar todos os seus planos e principalmente toda a sua conduta. Mas no meio desse problema, que Celine se envolve, ela conhece um homem chamado Luke e sua irmã, Savana, que se tornaram indispensáveis para o desenvolvimento da trama.

Já deu pra notar que não estou querendo falar muito sobre o enredo em geral, isso porque desde os primeiros capítulos a autora consegue colocar pequenas revelações que vão atrair o leitor para saber o que vai acontecer na sequência.

O que posso falar é que Bianca conseguiu criar um mundo bem próprio, com personagens cativantes e que em sua grande maioria são muito bem desenvolvidos e apresentados. Para uma história em primeira pessoa, a autora conseguiu de maneira hábil apresentar os demais coadjuvantes, sem mexer com a personalidade da protagonista e sem precisar mudar de pontos de vista. Porém, para que isso acontecesse, pude notar que a personagem tem grande conhecimento sobre seus colegas e inimigos, e quando não possui esse conhecimento, é visível o incomodo que Celine sente.

Por esse traço de personalidade, se torna claro que Celine é uma protagonista extremamente curiosa, e uma grande guerreira (mesmo com a falta de sorte dela - rsrsrs), mas nem tanto uma grande estrategista, onde fica claro que ela acaba projetando em outros personagens sua necessidade de pensar um próximo passo, claro que isso me pareceu ser algo que vai ser evoluído com o tempo, como me pareceu ser nesse primeiro livro onde o leitor pode ver uma suave mudança do começo para o final nas habilidades estratégicas da personagem.

Algo que ficou muito claro na personalidade de Celine, é que ela é muito incisiva e forte. E muito levada por seus sentimentos e isso parece atrapalhar um pouco os julgamentos dela e a liderança que acaba sendo colocada em suas mãos. Por um lado isso me irritou muito, por outro faz o leitor sentir um carinho maior pela personagem, pela humanidade que ela passa.

Acabou que achei inteligente da autora criar uma personagem como Celine para ocupar o papel de protagonista.

Sobre a história, considero que foi bem desenvolvida, não é uma história parada e não se vê perdas de capítulo, todos eles são uteis e necessários para se entender o que está acontecendo e conhecer o embasamento dos pensamentos da personagem. O livro é muito fácil e rápido de ler, a escrita da autora é muito fluida e simples, porém nota-se que esse é o seu primeiro livro e tem muito a evoluir como escritora. Há algumas falhas literárias, como algumas repetições e a utilização de clichês românticos, mas nada que vá de fato incomodar o leitor, ainda mais se for um leitor que curta os romances mais fogosos.

Gulim misturou a distopia com o romance, tendo inclusive poucas cenas mais quentes, como ela promete em sua sinopse, com um bônus: as cenas de ação são muito legais.

Particularmente, quem me acompanha aqui sabe que minha linha literária favorita são os suspenses, mas Bianca ganhou minha curiosidade pela distopia que estava muito interessada em ler. Por não ser o meu “lugar feliz” na literatura, estranhei muito a utilização de alguns artifícios românticos (eu não curto muito os romances, acho que já notaram! rs) e me passou a sensação de estar lendo algo mais puxado para o público adolescente, contudo, nem tanto, já que a autora se utiliza muito de um palavreado mais adulto, inclusive em cenas mais quentes.

Os Sobreviventes do Caos me causou desde risadas a raiva, mas em termos gerais foi um livro suave e divertido de se ler, até chegar as últimas quarenta páginas que, preciso dizer a autora se superou no enredo. Achei incrível como ela finalizou e vai deixar muita gente enlouquecida pelo segundo livro.

É um livro muito bom, você vai se divertir lendo, entretanto tem algumas falhas por ser o primeiro livro da autora, mas isso é normal, todos os autores vão se aperfeiçoando com o tempo. Estarei esperando o amadurecimento de Bianca Gulim, porque acredito que ela tem muito a oferecer ao mundo da distopia.

Espero que tenham curtido a resenha e não deixem de comentar aqui o que acharam, se já leram Sobreviventes do Caos e se gostaram! Não deixem de seguir a autora em suas redes sociais, vou deixar o link da apresentação dela, novamente AQUI, onde vocês vão achar todos os links para o livro e onde comprá-lo.

É isso aí! E até a próxima!

Avaliação: 

26 comentários :

  1. Oii Nana, tudo bem?
    Cara, que delícia ler sua resenha! Achei tudo em uma medida muito certa. A maneira como você contextualizou, até onde contou sobre a história. Adorei sua visão sobre a Celine, porque ela é exatamente isso. Acho que você vai gostar muito dela na sequência de Sobreviventes!
    Fico muito feliz por você ter gostado da maneira como finalizei o livro. Eu sempre considerei esse final um diferencial. Recentemente recebi uma crítica exatamente sobre isso, e fiquei um pouco confusa. É reconfortante receber seu elogio justo nesse aspecto.
    Espero poder lhe encaminhar a história da sequência em breve, estarei ansiosa por sua opinião.
    Muito obrigada, e muito sucesso pra você e para o blog.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a possibilidade de ler sua história! Te desejo todo o sucesso! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Nana!
    Achei super a resenha!
    Sou muito fã de distopias, e saber que a autora criou um universo bem singular só faz eu me interessar ainda mais pela leitura.
    Estou curiosa quanto a guerra e o vírus que devastou o planeta, bem como pelos paersonagens Luke e Savana. E lógico, por Celine tb!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Michelle, tudo bem? Autora do livro por aqui...
      Muito bom saber que você se interessou pelo livro. Espero que possar ler em breve!
      Um beijo

      Excluir
  3. Confesso que estou me aventurando aos poucos no gênero, mas a sua resenha foi bem esclarecedora e me deixou curiosa pela história. Acho que quero sentir essa instabilidade de emoções (ora rindo, ora com raiva) que você sentiu. Desejo sucesso para a autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, obrigada! Muito sucesso pra você também!
      Espero que tenha a oportunidade de ler Sobreviventes e se divirta muito.
      Um beijo,

      Excluir
  4. Olá,

    Eu gosto bastante de distópia, não leio com muita frequência, mas curto, principalmente quando é das boas.
    Apesar de seus comentários bem positivos sobre a obra, faltou aquilo que me faria desejar ler essa obra, não sei te dizer bem o que é, só não rolou aquele feeling. Quem sabe isso não mude futuramente né.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Thayenne, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, que pena! Espero que mude de ideia!
      Sucesso!
      Um beijo

      Excluir
  5. Oie!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei empolgada com essa trama.
    Ainda mais quando diz que a história é ótima, tem um final ótimo, e leva o leitor as mais diversas emoções.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, autora do livro aqui.
      Que bom que se interessou, fico feliz!
      Se tiver a oportunidade de ler, passa aqui pra contar o que achou.
      Um beijo

      Excluir
  6. Oii!

    É tão bom quando um livro de parceiros nos ganha assim né? Realmente, é super normal ter algumas falhas nas primeiras obras, espero que com essa dica, ela se aprimore e as outras sejam tão supreendente quanto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana Paula, autora do livro por aqui...
      Obrigada pelo comentário. Espero que possa ler o livro para trazer aqui o que achou..
      Um beijo,

      Excluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Por mais que eu seja apaixonada por distopia, esse livro irei pular a dica, achei a capa meio nada a ver sabe? Mas, fico muito feliz que o livro tenha te conquistado dessa maneira.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, uma pena que a capa tenha feito você desistir da leitura. Espero que mude de ideia, principalmente por ser uma leitora que gosta de distopias. Quem sabe após ler o livro a capa faça mais sentido pra você...
      Um beijo

      Excluir
  8. Olá
    Gostei bastante da ambientação, e do 'fim do mundo' ter sido a partir de um surto, e tudo isso me deixou bem curiosa, mesmo tendo ressalvas com as distopias atuais, eu daria uma chance ao livro com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Daniele, autora do livro aqui!
      Que bom que se interessou pelo livro, fico feliz. Espero que leia em breve!
      Um beijo,

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora e a obra, mas adorei o que nos foi apresentado. Distopias é um gênero que aos poucos vejo que leio mais e mais e que me chamam atenção. Essa questão da personalidade da protagonista é um ponto muito positivo porque gosto. De fato se é o primeiro livro da autora, talvez haja algumas falhas, como você apontou, mas que não me incomoda. Adorei, então dica anotada.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, autora do livro aqui, tudo bem?
      Muito bom ver seu entusiasmo com o livro, com a protagonista..
      Se gosta de distopias, vai curtir Sobreviventes.
      Um beijo

      Excluir
  10. Gosto de livros assim, que conseguem nos levar de um sentimento a outro de um pulo só. O enredo me interessou bastante e me pareceu ser bem instigante. Sou um apaixonado por distopias e já quero conferir esta leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fico feliz por seu interesse no livro! Tenho certeza que vai gostar, já que adora de distopias!
      Torço para que tenha oportunidade de ler Sobreviventes em breve!
      Um beijo

      Excluir
  11. Estava me interessando bastante pelo livro já que adoro distopias. Mas aí cheguei na parte em que você citou leitores que curtem romances mais fogosos e torci o nariz, nem você tendo falado em seguida das poucas cenas quentes voltei a me animar. Uma cena dessas pra mim já é muito, desanimo muito quando fico sabendo que estão presentes em uma obra. Esse palavreado mais adulto talvez me incomodasse também... Prefiro passar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, uma pena que tenha desitido da leitura. Espero que mude de ideia, um dia..
      Um beijo

      Excluir
  12. Olá!
    Parece bem interessante o livro, eu não conhecia. Distopia não é um dos meus gêneros preferidos, por isso eu li bem poucos até hoje. Mas, sobre o que você comentou, acho fundamental quando as personagens e a trama se desenvolve e se desenrola bem, sem momentos parados ou massantes, trazendo informações a capa página, instigando aquele bichinho da curiosidade que nos faz ler um capítulo atrás do outro. Que bom que a Bianca conseguiu manter isso bem. Com certeza faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bianca, autora do livro aqui!
      Espero que Sobreviventes seja responsável por fazer você passar a gostar de distopias! Eu ficaria muito feliz!!
      Um beijo

      Excluir
  13. Oi, Nana, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Estou louca para ler esse livro!!! A autora é minha parceira e eu fiquei super animada quando li o primeiro capítulo e alguns trechos. Além disso, sou fã de distopias e amo romances. Suas impressões só me deixaram mais animada para ler, quero ver que final incrível é esse e não sabia que ainda iria me divertir. E essas cenas de ação também chamaram minha atenção. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cila, querida! Muito bom te ver por aqui!
      Espero que possa ler em breve! Ansiosa por sua opinião!
      Um beijo

      Excluir

Agradecemos por comentar! ^_^