Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

23 de outubro de 2016

Resenha: Psicose.


            Fala galera, aqui é o Júlio, e hoje teremos resenha de um clássico do terror, que virou filme e foi relançado no Brasil pela editora Darkside, Psicose...


Título: Psicose.
Autor: Robert Bloch.
Editora: Darkside.
ISBN-13: 9788566636154.
ISBN-10: 8566636155. 
Páginas: 240.
Ano: 2013.
Idioma: Português.
Gênero: Suspense / Mistério / Literatura Estrangeira.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.





            Mary Crane queria encontrar o namorado Sam, na pequena cidade de Fairvale, mas errou o caminho e acabou indo parar no Motel Bates, dirigido por Norman Bates e sua mãe Norma Bates, e é aí que o horror começa... Em Psicose, sem edição no Brasil há 50 anos, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores.

"O letreiro estava apagado. O motel estava
às escuras. Ela desligou o carro e esperou.
Então pôde ouvir o vento e a chuva 
que a tangia."

            Norman Bates dirige o motel ao lado de sua mãe Norma e a relação dos dois é bastante bem explorada no livro. Norman vive sob o comando da mãe, sem questionamentos, não trabalha, passa seus dias lendo sobre metafísica, psicologia. Norma o proíbe de namorar, diz que todas as mulheres são cadelas e o trata como se ainda fosse seu "menino".

"Mary sentiu-se sozinha dentro da treva.
De que lhe valia aquele dinheiro? E Sam, de que lhe valia? Errara o caminho e agora estava ali, em uma estrada estranha... Não havia recurso - cavara sua própria cova, agora tinha de deitar-se nela."

            Mary Crane é uma mulher batalhadora, desde sempre trabalhou pra ajudar a criar sua irmã mais nova que agora vive com ela. Conheceu Sam num cruzeiro e se apaixonaram. Mas Sam tinha muitas dívidas e combinaram de viver juntos quando ele conseguisse saudar essas dívidas. Mary viu no novo emprego uma chance de fazer isso por Sam e resolveu arriscar. 

"Mas por que pensava assim? Não era cova: era leito. Ainda procurava decifrar isso, quando a enorme sombra surgiu da treva e abriu tranquilamente a porta do carro."

Robert Bloch trabalha muito bem seus personagens e a relação entre eles, alternando o tempo inteiro o ponto de vista da história entre um e outro. O desenrolar da trama parece simples a princípio, mas lá pela metade do livro um personagem diz algo que deixa o leitor chocado, sinceramente. Recomendo demais para qualquer fã de terror.

Vou ficando por aqui pessoal, boa leitura pra vocês!

Avaliação: 

19 comentários :

  1. Eu AMEI essa leitura!
    Achei o livro MARAVILHOSO!! Agora só preciso ver o filme!!
    Os livros da Darkside Books são sempre assim. Incríveis!!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li, fico até com vergonha de falar, sempre tive vontade, parece ser uma leitura incrível.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Faz muito tempo que assisti o filme, mas não tive, ainda, a oportunidade de ler o livro. Tenho visto ótimos elogios sobre a Darkside Books!

    Abraço,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro. Sou apaixonado pela estória e acompanha a série Bates Motel. Realmente alguns detalhes conseguem surpreender o leitor. Sem contar que só o fato de ser da DarkSide já é um bom motivo para ter. Adoreiii

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  5. Louca para conhecer o livro, o filme, tudo, sempre ouvi falar de ambos, mas ainda nao conseguir ler, nem assistir, mas com certeza conseguirei.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu não gosto do gênero, mas minha família gosta da série Bates Motel, e eu, de vez em quando, vejo algumas episódios com eles. Acho bacana, apesar de um pouco macabro...haha' tenho curiosidade de ler o livro, sempre vejo o pessoal elogiando, e gosto bastante da capa, apesar de ser um pouco chocante, assim como o restante da obra, imagino eu.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu sou uma das poucas pessoas que nunca leu e muito menos viu esse clássico da vida? Rsr. Eu sei bem o que se trata, ;mas queria muito aproveitar as duas experiências, príncipalmente o livro, já que ele é tão curtinho. Eu AM oa outra edição DA dark, a de capa luxo linda Preta com vermelho Rsrs. Enfim,quem Bo mque você curtiu a obra, espero poder ler em breve também. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não li um livro, mas será uma leitura que fara com que eu saia da minha zona de conforto; Não tenho costume em ler livros de terror, então não sei se vou gostar dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas ele está na lista, afinal, sou a louca do terror rs.
    Fiquei bem intrigada com relação ao Norman, ele parece ter uma vida muito rígida e gostei disso. Acho que o autor trabalhou tudo bem, pois até hoje só vi elogios para essa obra.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha assistido o film, conhecia o personagem por cima e tal, mas não lembrava muito do que já tinha visto da história, então foi uma leitura bem surpreendente. Aquele final?! rs
    Quero muito assistir o seriado do Norman adolescente, deve ser muito bom!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu morro de vontade de fazer essa leitura já que conheço bem o filme e a série. Gostei que no livro trabalha bem também essa relação entre o Norman e a Norma, pois acho isso essencial para o entendimento da história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. O livro eu não li ainda mas o filme eu já vi. Aliás, a série eu nO gostei muito você chegou a ver?
    Acho ridícula a forma como a mãe do Normam o trata. Nem quando meus filhos eram menores eu os tratava assim. A capa está ótima, e é difícil ver e não lembrar da música sinistra. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu havia visto o filme umas 2 vezes antes de ler o livro. E confesso que tinha até um pouco de medo, porque o filme é tão bom que tive medo do livro não ser igual, maluco isso, né? Mas fiquei com receio sim. E que surpresa. Apesar de já saber o final, fiquei surpresa com o livro. A escrita do autor é fantástica, e é impossível não ficar tenso durante a leitura. E as edições da Darkside são uma coisa, né?

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Eu amo Hitchcock e AMO esse filme. Acho incrível como ainda hoje, quando a gente assiste (a versão do Hitch) a gente ainda consegue ver o potencial da história - ainda mais quando se leva em consideração o ano em que foi filmado e o que se tinha disponível na época. Tem filmes do estilo que hoje não conseguem chegar na grandeza que Psicose tem.
    Por esse motivo, eu ainda não me conformo que não tenho esse livro - nem na estante e nem na lista de lidos. Vergonha, né?
    Ler sua resenha só me deixou ainda mais indignada comigo mesma que ainda não li o livro...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. OOi!
    Fico feliz que tenha gostado, no entanto, não é uma dica que prefiro passar. KKK Terror e suspense são alguns dos gêneros que medos gosto, não consigo ler. Passo essa dica, quem sabe a próxima...
    Ótima resenha!
    Beijoos!
    Estante Mineira

    ResponderExcluir
  16. OI!

    TUdo bem?

    Não tenho hábito de ler terror, embora esteja na minha meta mudar essa realidade, pois preciso ter um acervo mais diversificado. Entretanto, dentre filme, resenhas e opiniões esse está como meta (embora não saiba quando) de leitura. Dizem que o autor consegue levar o leitor a própria psicose com seu texto rico e fluente que impacta a todos e aí que está meu medo, mas lerei. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai? Sou louca para ler esse livro, estou começando a ficar viciada no gênero e em toda a adrenalina que ele faz a gente passar. Sempre leio boas resenhas sobre Psicose e a sua me fez ficar com mais vontade ainda de ler o quanto antes. E a DarkSide sempre arrasando :O capa perfeita!
    Bjos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem? Sua resenha ficou fantástica. Eu tenho muita curiosidade em conferir esse livro, em especial porque nunca assisti ao filme, então seria uma experiência completamente nova. Gosto bastante do gênero, também, apesar de não estar muito presente entre minhas leituras no momento. Psicose parece ser um livro incrível. Super curiosa para conhecer esses personagens tão comentados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, assisti o filme a um tempinho, ano passado eu acho, e esperava bem mais do terror, acho a história super legal mas não fiquei com o medo que esperava, não sei se leria o livro pois ler a mesma história que achei mais ou menos não seria legal para mim

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^