Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

31 de outubro de 2016

Resenha: A noiva fantasma - Yangsze Choo.

Título: A noiva fantasma.
Ano: 2015.
Páginas: 360.
ISBN-13: 9788566636277.
ISBN-10: 8566636279.
Idioma: Português.
Editora: Darkside.
Autora: Yangsze Choo.
Gênero: Literatura estrangeira/ Ficção fantasiosa  / Mistério / Suspense.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse:
Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.



Primeiro quero deixar claro que eu amei a capa e a brochura do livro, a edição é linda, perfeita, cheia de detalhes, páginas amareladas, pequenos desenhos no livro, tudo feito com muito cuidado e deixando o livro lindíssimo. Ao ler, a história em si, não me dava esperanças, mas, ao decorrer da leitura, ela foi cativando aos poucos. Não que seja um tema que eu particularmente goste, todavia, ao virar das páginas, me chamou a atenção.

O livro conta uma história que se passa em Malaca, no ano de 1800. Nossa protagonista é a Li Lan, uma jovem por volta de seus 17 anos, que vive com seu pai, o qual é viciado em ópio e Amah (uma cuidadora, para ser exata, quase como uma mãe), sua mãe já se foi a algum tempo.

“Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra. Estávamos em seu escritório, eu folheando um jornal e ele no sofá de vime. A noite estava quente e quieta, com mariposas voando em círculos pelo ar úmido, atraídas pela lamparina acesa.”

Esse é o começo de sua história, com uma pergunta pouco comum, porém, nada que não pudesse se resolver. Lim Tian Ching é o nome do falecido, o qual a família deseja que case com Li Lan e com isso, tudo muda... Quando Li Lan é convidada para ir a casa dos Lim, pela mãe do falecido e quem sabe conhecer sua futura casa, ela aceita, sua Amah a acompanha. Só que lá ela encontra Tian Bai, primo do falecido e as coisas vão mudando.

“Li Lan, sou um homem de palavras simples”, ele disse. “Você seria minha noiva?” “Não!” Precisei de todas as forças para formar aquela palavra.

O fantasma de Lim Tian Ching entrara em meus sonhos. Sua presença indesejada havia violado os recessos de minha alma.

Tem muita coisa para acontecer, e do nada, Lim Tian Ching - o falecido, começa a atormentá-la em seus sonhos, que vão se tornando cada vez mais reais, até que ela vai a uma vidente que a aconselha a tomar um pó, só que Li Lan extrapola no uso e acaba entrando em coma.

Agora as coisas ficam complicadas, algo surreal acontece, ela está solta de seu corpo e vai ter que resolver seus problemas sozinha. Como ela se livraria de alguém que não suporta, mas que está morto? Por que ela é a escolhida para ser a noiva fantasma do falecido?

São tantos acontecimentos, a vida da personagem muda tanto e vai nos cativando. A autora nos insere apresenta com maestria o universo, apresentando a beleza de outra cultura e de outro lugar que nos encanta e vai trabalhando o romance, mas nos traz ensinamentos sobre algo que não conhecemos.

Acontecem algumas aventuras, para a personagem. É bacana de se acompanhar e somos levados a pensar em algumas possibilidades para o final do livro, pois o desenrolar da luta da personagem para ter as rédeas, digamos assim, ainda que indiretamente, de sua vida, mas também para solucionar certas coisas, nos faz acreditar em algumas teorias. Li Lan vai contar com a ajuda de um personagem, não me pergunte como, descubra lendo. Posso dizer que, sobre o final, você pensa: “Ah, ela vai chegar e conseguir se livrar do espírito e ficar com o …. ..... (Não posso contar, olha o spoiler) e tals”, mas... não! Não, é isso mesmo que você ler, Não! Não é bem por ai, temos alguns detalhes durante o enredo, coisas meio estranhas, mas muito interessantes que dão um desfecho e tanto para o livro. Confesso que fiquei: Não acredito que essa criatura fez isso! Pois é, é por ai...

Uma leitura um pouco morosa, mas que consegue ser cativante, acho que a morosidade se dá pelas informações, todavia, é muito interessante. Cheia de surpresas, uma certa investigação, enfim, o livro lhe prende cada aos poucos e cada vez mais até que chegamos ao final, sobre o qual, falei acima. Por seu desfecho, suspeito eu que vá ter uma continuação e caso tenha e espero que tenha, não pode ter um final desse, ok? Ok. Desejo o livro.

Para quem gosta de um livro com informações sobre outras crenças e culturas, com detalhes e bastante informação, um mistério e um romance que pode te surpreender, mais do que recomendo esse livro.

Até mais ver, Caveirinhas!

Avaliação:

26 comentários :

  1. Olá
    Adorei poder conferir sua resenha, especialmente por ser de um livro que eu tenho tanto interesse em ler. Fico curiosa exatamente por conta dos detalhes sobre a ambientação, cultura e mistérios relacionados. Espero poder fazer essa leitura logo.. sua resenha me deixou bem animada!!
    Beijos, Fer www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. oie!
    A darkside sempre capricha nas capas e diagramação. Só com isso mesmo quem não goste do gênero, já acaba fisgado!
    Faz tempo que penso em ler o livro, e sua resenha me convenceu. Vou ler assim que tiver um tempinho.
    É bom conhecer um pouco mais sobre culturas diferentes e isso com certeza o livro tem.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Como você pontuou na resenha, já tinha ouvido falar que a leitura é um pouco cansativa, mas acho esta premissa genial e espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu conhecia esse livro por causa da minha irmã que é fã da Darkside e não para de me pedir livros da editora.
    Recentemente dei para ela o livro The Kiss of Deception. Eu achei a capa linda e talvez leia.
    Sobre a Noiva Fantasma, eu não sei se curtiria leitura. Pela sinopse parece ser uma história confusa com elementos demais. Pela sua resenha parece que o livro é arrastado. Bom, quem sabe eu dê uma chance para ele no futuro?

    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Sou bem curiosa para ler esse livro, toda essa relação entro morto e vivo desperta o meu interesse. Essa era primeira resenha que leio sobre ele e fiquei bem interessada ter essa da em conhecer mais, fora que amo a cultura e seria bem interessante ver mais dela e seus costumes durante a leitura. Fiquei bem curiosa com o desfecho, vou ter que conferir. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    Simplesmente apaixonada por essa capa.
    Li alguma coisa sobre o livro... e com sua resenha fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
    Dica anotada!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Como vai?

    Eu acho que tem gente que ama e que não gosta desse livro. Eu particularmente, não tenho tanta vontade assim, mas confesso que a mitologia é o que mais me chama a atenção. Eu gostei das suas considerações, eu acredito que seja um livro que começa morno, mas vai esquentando e cativante, como você mesma disse. Eu espero um dia realizar a leitura.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho essa edição e ela é muiiito linda mesmo! Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas como você disse, me interesso bastante por outras culturas, então quero muito conferir, mesmo que pareça ser uma leitura mais lenta. Gostei bastante da premissa. E fiquei curiosa por esse desfecho.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa com este livro já há um tempinho, mas nunca o procurei de verdade porque a maioria das resenhas que leio o apontam como uma leitura cansativa. MAs por se tratar de uma cultura diferente do que estamos acostumados a ler creio que o livro necessite mesmo de várias informações para se fazer ser entendido.
    Ainda não sei se o lerei, mas tenho certo interesse.

    ResponderExcluir
  10. Olá, esse livro me deixa meio que dividido, ler ou não ler eis a questão?
    Tem horas que vejo pessoas falando que leram e amaram, outras, falam que não gostaram tanto do livro, o que acaba me deixando meio que sem saber o que fazer rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse é um livro que necessito ler. Desde que vi sua capa e sinopse eu venho almejando comprá-lo, mas sempre dá algum problema e eu não o coloco no carrinho de compras. Mas essa capa... Ela me deixa doida, adoro saber sobre costumes de outros países e isso foi um ponto a mais para me cativas.
    Sua resenha foi outro ponto, não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, acredita? Adorei a sua. Obrigada pela dica!
    Beijos!
    Viviane

    ResponderExcluir
  12. Esse não é o livro da darkside que mais me chama atenção, mas com certeza leria ele, não pela história em si mas pelo fato de se passar na ásia em 1800, adoro a história de outros paises ainda mais se for mais antigamente, novas culturas me encantam demais e aposto que iria aprender várias coisas com esse livro

    ResponderExcluir
  13. desde que vi esse lançamento da darkside fiquei curiosa pra ler, já esperando algo que não seja terror, de fato... acho a edição muito bonita, concordo com você...
    sou bem curiosa pra saber mais sobre a cultura dos povos asiáticos, e quanto mais mórbido/estranho, melhor... hehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sempre achei que, apesar de muito interessante, esse livro deveria ser de uma leitura muito difícil por ser bem parado, mas ainda morro de vontade de ler. Também acho essa edição da Darkside simplesmente maravilhosa. Pretendo ler muito em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante a história apresentada. Que ótimo saber que a leitura foi te cativando aos poucos e que o final é interessante. Adorei a resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Já tive oportunidade de pegar esse livro nas mãos e a edição é um primor, lindíssima, mas apesar disso eu acho que não leria o livro.
    Já li algumas resenhas e não me sinto atraída, sabe? Esse negócio dela ter que ficar noiva de um morto, e de ter pesadelos, sei lá, não me enche os olhos. E agora você ainda fala que a história é morosa, coisa que eu não tinha lido antes em outra resenha...acho que não vou ler mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Ai meu pai, sou louca para ler esse livro há tempos. Acho que desde que ele foi lançado, eu já fiquei intrigado com a sinopse, mas agora com sua resenha... (pera ai, vou na livraria e já volto)rsrs.
    Sua resenha é maravilhosa e agora fiquei louca para saber como vai ser este final super aberto do qual vc falou, eu já to desejando continuação.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livro está na lista de desejados, mas não animo de ler. Acho que essa atormentação que a Li Liam sofre é algo que não entra na caixola rs.
    Gostei muito de conhecer sua opinião e posso dizer que você soube me deixar curiosa em algumas questões. Acho que farei essa leitura em breve, mas mais para conhecer a cultura, principalmente porque você disse que o livro é moroso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Desde que eu vi esse livro pela primeira vez eu fiquei super interessada na história. Essa lenda de casar com um noivo ou noiva fantasma é bem inovadora e eu não conhecia até ver esse livro. Eu achei a capa linda e bem trabalhada.
    Ele já está na minha lista de desejados.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Sempre tive uma certa curiosidade sobre esse livro, pois, os comentários sobre eles são bastante satisfatórios. Gostei de saber que o livro fala de outras crenças e culturas, portanto é um livro que pretendo ler.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. OiOi, Tudo bem? Embora eu queira todos os livros da Dark confesso que esse não está no meu TOP 5, não sei, acho que pelo título. No entanto eu nunca nem tinha lido a sinopse. Geralmente a caveirinha me ganha já de cara com o título e a capa e com esse precisei ler tua resenha pra pensar: caramba, isso chama a minha atenção! Não sabia que rolava esses casamento macabro em nenhuma cultura kkkkkk deus me livre. Mas quero conferir sim! Dica anotada! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Essa edição é maravilhosa (como qualquer coisa que a Dark faz <3), tenho certa curiosidade de ler, mas não me empolga tanto, acho que tenho medo de ficar complexada com a parte 'sombria' do livro (muito medrosa hahah). Mas adorei sua resenha, principalmente por ressaltar a questão cultural da história. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro há alguns meses e acho que compartilho mais ou menos da sua opinião. Eu gostei bastante do livro, é claro, e o salto que ele dá cultura oriental, mais especificamente, na cultura de uma China velha e antiga, é algo maravilhoso. Adorei tudo que a autora trouxe como informação sobre as coisas que eles costumavam fazer.
    Assim como você,achei a leitura em certos pontos um pouco arrastada, mas isso é por contas dos detalhes que ela poe na história. Enfim, o livro é bom e acho que dei a mesma nota que você no Skoob.
    Parabéns pela excelente resenha.

    Até!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Já li várias resenhas deste livro, desde positivas, negativas ou em aberto, a sua classifico como a ultima opção.
    Noiva Fantasma é um livro otimo para descobrirmos novas culturas e crenças e também termo uma leitura cheia de mistérios que ficam em aberto, também espero que o livro tenha uma continuação pois o final nos leva a crer que isso irá acontecer. E se não tiver? Bem quero pensar.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que quando vi esse livro fiquei muito animada mesmo, isso porque eu gosto bastante de saber mais sobre culturas orientais e também porque eu já tinha lido um pouco sobre esse tipo de casamento que acontece lá. Então consegui ganhar o livro e li super animada, por conta da minha animação e por gostar do que estava lendo, a leitura fluiu super bem e gostei muito do universo que a autora criou. Enfim, esse livro é muito bacana e fico feliz em ver que voce também curtiu.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Ola!! :)

    Brm, eu devo dizer que nao conhecia este livro antes de ver a tua resenha (ha dias, mas nao dava para comentar e vim de novo ahah) :) Bem, eu gosto bastante de saber sobre novas culturas e costumes e acho otimo isso de se passar em 1800 :) amo Historia tambem. :)

    Contudo, essa morosidade e excesso de informacoes deixa a desejar.. Mas adoro saber que misterio e o romance prendem bastante!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^