Resenha: Serafina e a Capa Preta – Robert Beatty.

Título: Serafina e a Capa Preta.
Autor: Robert Beatty.
Série: Serafina #1.
Editora: Valentina.
Gênero: Fantasia, ficção, infantojuvenil, literatura estrangeira, suspense e mistério.
Páginas: 240. Ano: 2018.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788558890588. 
ISBN-10: 8558890587.
Skoob: aqui.

Cortesia / Editora Parceira LT 18/19.

Sinopse: Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista.

Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore.

Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado.


Oláááááááá, Pessoal! Como estão?

Hoje venho trazer para vocês a resenha de um livro que me conquistou pela capa e que ao mesmo tempo, me tirou completamente da minha zona de conforto literária.

Querem saber o que achei de Serafina e a Capa Preta?

Continuem a ler!

Quem acompanha as minhas resenhas aqui no blog ao longo desses anos, creio que conseguiu perceber que não sou uma pessoa muito ligada em livros de fantasia. Porém, como disse anteriormente, esse livro me conquistou pela capa. 

Ela é incrível e em mãos é mais ainda! A capa dessa obra consegue nos passar a ideia da fantasia, ao mesmo tempo em que nos mostra a pureza e a curiosidade da criança. Características essas que são muito presentes na obra como um todo.

Serafina é uma menina peculiar, para dizer o mínimo. Ela é jovem, tem doze anos, mas nunca teve contato com o mundo. A jovem não interage com outras pessoas além de seu pai, que é funcionário da Mansão Biltmore, local onde mora com sua filha clandestinamente. Isso acontece pelo fato de seu pai querer protegê-la de tudo e de todos, principalmente da floresta, local do qual a nossa menina tem que ficar longe independente de qualquer coisa.

Isso tudo acontece porque Serafina não é como uma pré-adolescente normal. Ela prefere a noite que o dia, possui uma visão noturna incrível e é uma excelente caçadora. Serafina também consegue se mover em silêncio com perfeição, assim como consegue se camuflar em qualquer ambiente sem que seja percebida. Isso sem contar que a jovem possui algumas partes de seu corpo com uma anatomia ligeiramente diferenciada.

Durante o dia, nossa protagonista permanecia escondida no porão da mansão, porém, a diversão de fato acontecia no período da noite, que é o horário no qual ela tinha a permissão de sair de sua casa improvisada no porão e passava a desbravar a mansão em busca de histórias e de ratos, estes que ela adorava caçar. 

Em um determinado dia, em meio ao seu "trabalho" noturno,  Serafina escutou um barulho estranho nos corredores da mansão, uma criança pedindo socorro e então, na tentativa de salvar essa criança, ela acabou por se tornar a única testemunha de um sequestro muito esquisito, onde um homem malvado vestido com uma capa preta fez uma criança desaparecer do nada.

Por pouco Serafina não fora uma vítima também, mas, agora, ela era a única que sabia da verdade e o porque as crianças da mansão vinham sumindo dia após dia. 

Quem acreditaria em uma criança como ela? Ninguém!

Por isso, cabia a ela descobrir quem é esse homem, o que ele quer e o por quê ele faz isso!

Junto com seu recente amigo, Braeden e seu cachorro Gideão, Serafina mergulha de cabeça em uma história repleta de aventura, fantasia e descobertas. Onde não somente o mistério do homem da capa será desvendado, mas também a origem de nossa protagonista ao se ver obrigada pelo destino a desobedecer uma das principais ordens de seu pai: "Fique longe da Floresta!".


Serafina e a Capa Preta é um livro infanto-juvenil que tenho certeza que surgiu no mercado editorial como uma história despretensiosa, mas que acabou conquistando uma gama de leitores por trazer em sua essência a inocência infantil misturada com uma fantasia bem dinâmica e muito bem escrita.

Eis aqui um livro doce, que lhe emociona e ao mesmo tempo lhe deixa angustiada para saber como tudo vai se resolver. Confesso que o início do livro foi um pouco arrastado para mim, por ser narrado em terceira pessoa e muito bem detalhado. Porém, do instante em que o homem da capa preta aparece, até o final do livro, não consegui largar. 

A escrita do autor, como disse, é bem detalhada, mas o mistério em si instiga o leitor e nos prende de tal forma que quando vemos o livro acabou! E isso acontece porque apesar de detalhada, sua escrita é leve e bem fluida. 

Falando um pouco sobre os personagens, Serafina é uma menina doce, inocente, corajosa e destemida. Ela é diferente e uma das coisas que nos deixa com o coração na mão são as dúvidas sobre sua origem nas quais ela se vê imersa. Quem é sua mãe? Por que ela tem que viver escondida? Por que ela é diferente? O que mexe bastante com o leitor, pelo menos comigo foi assim, é a incerteza que ela tem sobre o amor de seu pai. Ela acha que ele tem vergonha dela por ela ser quem ela é, mas na verdade, ele apenas a está protegendo da maldade que pode existir no mundo com pessoas que fogem dos padrões determinados pela sociedade.

E é essa, uma das mensagens mais bonitas que a obra nos passa, que cada um é especial a sua maneira, independente de se você é perfeito ou não.

Braeden é o sobrinho mais novo dos donos da mansão, órfão, que tem tudo o que deseja, mas ao mesmo tempo, é um garoto extremamente solitário que vê em Serafina uma amizade pura e verdadeira que é capaz de reanimar sua vida, onde ele sente que não se encaixa. 

Essa obra é inteiramente narrada pelo ponto de vista de Serafina, ou seja, uma criança e a autora conseguiu com maestria passar essa inocência. ingenuidade e curiosidade para o leitor.

Esse livro foi escrito para o público mais jovem, sendo assim, não sei se foi de maneira proposital, ou não, mas a autora ao longo dos capítulos foi distribuindo pequenas dicas sobre quem é o homem em questão. Com isso, quem é bom investigador, logo no meio da história já sabe quem é o vilão, no entanto, a essência da história não diminui em nada.

Como já comentei sobre a capa da obra lá em cima, vou aproveitar agora para falar sobre a diagramação do livro, que no caso é simples, os capítulos são muito bem separados, o padrão de fonte é o ideal, assim como o espaçamento. Não me recordo de ter encontrado nenhum erro de digitação, revisão ou coesão.

Para concluir, Serafina e a Capa Preta é aquele típico livro pelo qual você não dá nada, mas que de uma forma surpreendente se torna tudo! Recomendo a leitura desse livro para todos os leitores de fantasia, para todas as crianças e jovens e também para aqueles que amam sonhar com o mundo da imaginação infantil.

Uma coisa importante de se ressaltar antes de finalizar a resenha, é que apesar de este ser o primeiro livro de uma trilogia, a história que se inicia nele, termina nele.

Bom, vou ficando por aqui e espero veementemente ter conseguido passar com clareza tudo o que é Serafina e a Capa Preta!

Classificação:

13 comentários:

  1. Oiii, Mayara tudo bem?
    Que dica maravilhosa de livro, adoro fantasia, é um dos meus gêneros favoritos, então pode ter certeza que pretendo ler com todo carinho do mundo, além de amar sua resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, a algum tempo que os mistérios dele ficam na minha cabeça sempre que leio uma resenha. Tenho pra mim que o pai dela guarda muitos segredos e eu morro de curiosidade para saber mais desse misterioso emcapuzado. Ainda que tenha tido um inicio arrastado para você, acho que essa dinâmica e narrativa bem feita compensa, ainda mais pela história ter um fim mesmo se tratando de uma trilogia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro histórias que tem personagens mais jovens, e esse livro já está na minha lista de futuras leituras. Espero conseguir ler esse ano ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Realmente, essa capa é linda, haha! Já ouvi falarem muito sobre esse livro, que parece ser mesmo incrível, e tua resenha só confirmou isso. Vou dar um jeito de ler o livro em breve, pois fiquei bem curiosa mesmo. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Realmente é uma boa dica, mas não é um tipo de leitura que me atraia em fazer, infelizmente, mas de qualquer forma, obrigada, adorei poder conferir sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, me arrependo de ter estado com esse livro nas mãos e não ter comprado. A Serafina parece mesmo uma personagem bem peculiar, mas pela sua resenha, me parece ser uma leitura encantadora.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Mayara

    Esse livro parece ser muito fofo, e achei maravilhoso saber que trouxe aquela inocência juvenil em uma trama bem montada, espero que a continuação continue sendo impressionante. Eu acho essa capa um arraso de linda, quero muito conhecer essa história, apesar de não ler muitos infantis, esse parece ser um que pode me conquistar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Assim que este livro foi lançado eu comprei e li. Adorei demais, eu estava sim com expectativas mas estas foram superadas. É um livro fofo e cheio de aventuras mesmo! To doida para que a continuação saia logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Eu ganhei alguns mimos da editora que falam do enredo desse livro e tinha colocado na minha lista de desejados e acabei esquecendo haha
    Gosto de inocência e coragem como mescla em enredos porque trazem a quebra de paradigma que crianças não tem força ou iniciativa própria de querer resolver problemas que surgem na sua frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Mayara,
    Me apaixonei por essa capa também, e depois de conhecer mais da história através da sua opinião, já fiquei super curiosa em saber mais sobre Serafina e como terminará a história. Amei!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Esse livro também me conquistou pela capa, não vou mentir, sou daquelas que compra pela capa e já comprei muita coisa ruim, principalmente da Dark, mas continuo no vício hahahahaha infelizmente, ainda não li a trilogia de Serafina

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Como fã de fantasia, eu fiquei de olho nesse livro desde que lançou. E a medida que começou a pipocar resenhas positivas sobre, fiquei mais instigada ainda. Quero muito ler, porém ainda não tive oportunidade. Pela sua resenha posso esperar uma ótima história <3 Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu achei a premissa dessa história uma gracinha assim que lançou, e a editora Valentina sempre faz apostas que valem a pena né? Li que apesar de ser uma história infanto-juvenil o livro é ótimo para todas as idades! Está na minha lista de leituras e espero conseguir ler em breve! Amei a sua resenha!

    Com carinho,
    Ana | Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.