Resenha: Não durma – Michelle Harrison

Título: Não durma.
Páginas: 378. 
Ano: 2017.
Idioma: Português.
ISBN-10: 8528620735. 
ISBN-13: 9788528620735. 
Autor: Michelle Harrison.
Editora: Bertrand Brasil.
Gênero: Thiller, suspense, terror, literatura estrangeira.
Encontre no Skoob.

Sinopse: O assustador romance da autora best-seller de Os 13 Tesouros Elliott, um garoto de 17 anos, não dorme bem desde o acidente que quase o matou. Às vezes, ele fica em um estágio meio adormecido, meio acordado e se vê cercado por silhuetas em movimento. Em outras, é ele quem se move, enquanto seu corpo permanece inerte na cama. Médicos dizem que a paralisia do sono e as experiências extracorpóreas são inofensivas, mas, para Elliott, elas são assustadoras.


Determinado a descobrir o que está acontecendo, ele consegue um emprego em um museu conhecido por ser mal-assombrado. É onde conhece a enigmática Ophelia. À medida que os dois ficam mais próximos, Elliott se torna o foco de ainda mais atenção dos mortos. Certa noite, ao retornar de uma experiência extracorpórea, ele não encontra o próprio corpo. Alguma coisa está o ocupando, algo morto que quer viver de novo, e quer Ophelia também...



Oie! Como sempre, trago uma resenha simples, mas um pouco diferente, dividida em duas partes, sendo a primeira sem spoilers e a segunda contendo apenas isso, às vezes de forma mais leve, às vezes não. Vou sempre sinalizar bem, mas para aqueles que não gostam de spoilers, atenham-se aos avisos.

Sem mais delongas, sigam-me os bons!

[Parte I – sem spoilers]

Elliot possuía uma vida como de qualquer outro adolescente popular, até sofrer um acidente, e por dois minutos, permanecer morto. Enquanto isso, Elliot tem uma EQM (experiência quase morte), onde ele vê que morreu ao encontrar seu corpo sem vida estirado no chão enquanto os paramédicos tentam ressucita-lo.

A EQM que Elliot sofreu, o deixa com sequelas, sendo a maior delas, o dom de ver e se comunicar com fantasmas durante o sono REM. E isso, faz com que ele deseje nunca dormir, afinal, em sua própria casa, há um fantasma. 

Tess Fielding, cortou os pulsos e sangrou até a morte na banheira da casa de Elliot, e sendo ali o local onde teve seu último suspiro, é onde ela fica presa até ter seus assuntos serem resolvidos. Mas enquanto isso, ela perturba o sono de Elliot constantemente.

Se vendo sem saídas, Elliot acaba decidindo procurar por mais respostas em seu novo emprego no Vidas Passadas, um estilo de museu-hotel, onde ele trabalha como guia. Mas o que atraiu seu interesse, foi o fato de o lugar ser considerado mal assombrado. Ali, ele poderia tirar a prova real de que realmente via assombrações, ou que estava ficando louco.

No Vidas Passadas, Elliot conhece Ophelia, uma apaixonada por cavalos, que vai colocar sua vida de cabeça para baixo enquanto ele descobre os segredos mais obscuros do museu, de suas assombrações e até mesmo os seus próprios. Porém, não é só isso. Elliot vai descobrir que o seu corpo não é habitado apenas por sua alma, mas por uma outra que tem cede de vingança também.

[A PARTIR DAQUI, LEIA POR SUA CONTA E RISCO!]


[Parte II – com spoilers]

Caso você já tenha lido “Não durma" continue aqui comigo, mas se você não leu o livro e não curte spoilers, não recomendo ler essa segunda parte, pule direto para o fim da resenha, no entanto, se continuar por aqui, fica por sua conta e risco!



De todos os personagens, acho que o que mais me incomodou foi aquele Adam sonso e o Arthur sendo super babaca. Me simpatizei até com os fantasmas, mas esses dois, foi difícil. E ao descobrir as proezas de Arthur, não foi difícil ter certeza que ele era um embuste.

Senti falta de mais informações sobre a mãe de Ophelia, sobre Lesley e a sua igreja, e até mesmo como foi a conversa com Bradley. Mas os demais desfechos me agradaram, até mesmo porque eu imaginava que Arthur era um trambiqueiro, mas não que ele havia assassinado Sean.

A história de Elliot e Ophelia merecia mais atenção, mais detalhe, cenas dos dois juntos, como a relação deles seguiram. O final foi bem raso ao meu ver, mas foi "ok".

[Finalizando]

Quando comecei a ler Não Durma, era por volta de 2 horas da madrugada, eu fui ler já no intuito de pegar no sono, não tinha me tocado com o nome do livro, nem nada. Mas quando li o primeiro capítulo, eu fiz jus ao título, e não durmi!

Nisso, coloquei muita expectativa nos demais capítulos, o que tornou o livro maçante em certos momentos, mas ainda assim, consegui ser surpreendida com o desfecho da história.

Sendo assim, desconsiderando as partes que considerei maçante ao colocar muita expectativa na leitura, o livro nos traz cenas muito bem construídas, e desfecho para as várias — mas não todas — pontas soltas. É uma leitura difícil, mas agradável. 

Mereceu 4 estrelas, mas certamente há muitas pessoas que o considere 5 por aí.


Mas, e vocês? Já leram? O que acharam de “Não Durma”? Caso não tenha lido, se interessou? Deixem seus comentários, vamos adorar!

Por enquanto, é só! Espero que tenham gostado. Um beijo, e até a próxima!



6 comentários:

  1. Adoro um bom trhiller, mas com essa premissa é novidade para mim e ainda que a leitura tenha sido difícil em alguns momentos eu apostaria nela pela curiosidade. Será que ele não vai me deixar dormir?! Só lendo pra saber.

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Uau, que capa linda! Li apenas a parte sem spoiler, mas adorei seus comentários. Ainda não conhecia o livro e como venho aos poucos me aventurando no gênero, já vou adicionar no skoob. Obrigada pela dica.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Dara, sua linda, tudo bem?
    Já vi muito elogios sobre esse livro. Essa doença é horrível e fiquei chocada quando você falou que tinha outra alma vivendo dentro dele, OMG!!! Com certeza depois dessa eu não conseguiria dormir também, risos... Não vejo a hora de ler o livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de livros do gênero, mas reconheço uma boa sinopse. Que pena que algumas partes foram maçantes, e alguns finais ficaram com pontas soltas. Pelo menos a leitura valeu a pena não?! Ótimo formato de resenha, que contém spoilers ou não. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro o gênero literário e amei a história desse livro... Não li a parte com spoilers, mas o que li foi suficiente para me deixar super curiosa!!!

    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha e esse livro sem duvida entrou em minha lista depois deste maravilhoso review <3

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.