Resenha: Apostas Mortais – Wild Cards #3.



Título: Apostas Mortais.
Série: Wild Cards #3.
Autor: George R.R. Martin e outros.
Editora: Leya.
Gênero: Fantasia, aventura, literatura estrangeira.
Páginas: 400. 
Ano: 2014.
Idioma: Português.
ISBN-10: 854410018X.
ISBN-13: 9788544100189.
Encontre no Skoob.

Sinopse:Vingança é a palavra de ordem. E a vida parece estar por um fio... Depois da invasão alienígena que sacudira o mundo, curingas e ases de Nova York têm muito a comemorar. 

E o auge dessas comemorações acontece no dia 15 de setembro, data em que outra intervenção alienígena mudou por completo a vida de todos os seres humanos e de alguns alienígenas, como de Jube e do próprio Dr. Tachyon. E também a do Astrônomo, que volta neste volume da série para uma fria e bem-calculada vingança. Neste romance-mosaico reencontramos Ira, Ceifador, Nômada, Jack, Brennan, Kid Dinossauro, Uivo e muitos outros ases e curingas que se reúnem para o Dia do Carta Selvagem. 

Entre roubos e buscas desesperadas, gritos supersônicos e dinossauros-mirins, o destino desses personagens é posto em xeque a cada hora deste dia, considerado um dos mais festivos para a cidade de Nova York e certamente um dos mais sangrentos desde a queda do meteoro que trouxe o vírus carta selvagem para a Terra.


Boa tarde galera, venho hoje com o volume 3 da série Wild Cards, retornaremos à Terra dominada pelo vírus Carta Selvagem para mais uma aventura dos ases e curingas, dessa vez numa comemoração ao dia em que a vida de todos foi mudada pelo vírus, sigam lendo!!

Apesar dos efeitos do vírus não terem sido totalmente positivos, o "Dia do Carta Selvagem" é comemorado todos os anos em Nova York, com desfiles e apresentações. É o dia em que todos podem ir às ruas, se fantasiar de às, ou de curinga se quiser, sem restrições, um grande evento em que todos são convidados. Há também um evento à parte apenas para ases e este acontece no Aces High, restaurante exclusivo para ases que fica no topo de um edifício, que  é onde se passa boa parte da trama desse livro e onde conhecemos e reencontramos diversos personagens.

"- Ei, eu era um bom menino católico.- Minha mãe sempre me alertou sobre bons garotos católicos."

Apostas Mortais se passa 40 anos após a chegada do vírus (O tempo parece sempre avançar bastante entre os livros, o que sempre traz uma evolução em todo o cenário apresentado) e, diferente dos anteriores, acontece todo em apenas 24 horas então o ritmo é o mais frenético possível dessa vez. O Astrônomo volta disposto a acabar com aqueles que frustraram seus planos no segundo volume e não tem qualquer escrúpulo então esperemos tudo vindo dele. Tem capangas capazes  de qualquer coisa, como Ceifador e Insulina por exemplo que são perigosíssimos, e o primeiro tem bastante destaque nesse livro. Diria que temos mortes dignas de Game of Thrones nesse volume, Martin deixou sua marca registrada em alguns personagens pois foram mortes bem violentas.

Do lado dos ases temos muita gente dessa vez, Fortunato pela rivalidade com o Astrônomo basicamente lidera tudo. Tachyon tem sua própria trama sempre envolvendo lindas mulheres e risco de morte. O dono do Aces High, Hiram Worschester, aparece muito visto que seu restaurante é um dos palcos principais da trama. Ele é um dos meus personagens preferidos com sua habilidade de controle de peso (tanto próprio quanto de coisas próximas mas sem que a aparência se altere), Hiram é quase sempre calmo e costuma resolver tudo com diplomacia ao invés de violência. Faz de tudo para manter a reputação de seu restaurante e é bastante conhecido em toda a cidade, parece que os personagens do Martin são sempre atrativos ao público afinal.

"Então, o campo desapareceu e ele cambaleou para a frente, desequilibrado. O Astrônomo havia desaparecido. O tempo acelerou ao seu redor. Não conseguiu desviar os olhos quado o pai do garoto viu a ruína destroçada do próprio filho e começou a gritar."

A história é recheada de ação a cada capítulo, desde roubos a brigas e perseguições em esgotos. Dessa vez não há um personagem entre os capítulos como no segundo volume talvez pelo curto espaço de tempo da trama e a enorme quantidade de personagens, minha opinião até agora é o melhor dos 3 volumes pelo ritmo e por uma historia mais centrada que nos anteriores. A edição da Leya manteve o padrão dos dois primeiros, páginas amareladas e letra de bom tamanho com a divisão usando naipes de baralho a cada personagem e os 4 juntos a cada capítulo. A capa mostra Fortunato no auge de seu poder, sim, ele recupera seus poderes fazendo sexo, uma habilidade bem peculiar não acham?

Com diversos personagens interessantes, Apostas Mortais amplia ainda mais o rico universo de Wild Cards e mostra que o Martin é sempre o mesmo, ninguém está a salvo com ele escrevendo. Ao final do livro temos um texto do próprio Martin sobre o funcionamento do universo de Wild Cards e como é escrito um romance mosaico, o que só completa a experiência, além de uma lista com os nomes dos ases ao lado do nome de seu criador, o que achei bem legal. Bem galera eu vou ficando por aqui, espero que estejam curtindo essa série e logo mais retorno com mais volumes. Até a próxima semana!!!

Classificação:

12 comentários:

  1. Definitivamente não é um livro que eu leria, que me chame a atenção, infelizmente eu passo essa dica mas agradeço mesmo assim, pois o que importa mesmo é que você que fez a leitura tenha gostado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada do autor, pois realmente os livros dele não fazem o meu estilo de leitura, pelo menos no momento, mas quem sabe mais adiante eu não dê uma chace? Adorei a resenha! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Júlio,
    Essa série já está no terceiro volume? Eu não li nenhum livro do autor até hoje, mas tenho vontade de me arriscar. Achei legal esse volume ser cheio de ação, mas acho que talvez eu não vá querer ler esse livro agora, devo começar por outros do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Gostei muito de saber a sua opinião e o livro parece ser lindo, mas atualmente não é um gênero que estou querendo muuito ler, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do George R. R. Martin, acredita? Eu até tenho curiosidade para ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas essa outra série não despertou minha curiosidade. O enredo não me atraiu muito e eu acredito que só leria caso os outros livros do autor me conquistem e ele entre para a lista dos meus favoritos.
    De qualquer forma, fico feliz que o livro seja tão dinâmico e com personagens interessantes. Adorei a resenha e gostei de saber que você gostou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?

    Amei a história que é recheada de pura ação e envolve vários tramas na saga Wild Cards do Tio Martin no estilo Game of Thrones,literalmente.
    A sua resenha me deixou bastante curiosa aliás até o momento ainda não li essa série,mas coloquei na lista dos meus desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante esse dia de comemorações que permeia a obra, eu fiquei bem curiosa para ler esse e todos os livros da série, a premissa é super peculiar.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li nada do autor mais sua resenha me despertou curiosidade para conhecer a escrita dele, e como você esta gostando tanto da série talvez eu goste assim também! Vou procurar o primeiro livro da série para ler.

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto comentários bem positivos quanto a essa série e eu particularmente gosto dessa premissa cheio de brigas e perseguições que mencionou haver nela, então acho que está na hora de conhecer esse universo de Wild Cards e espero gostar tanto quanto você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Sinceramente, eu não leria essa livro porque, a história não chamou a minha atenção como GOT que, li apenas o primeiro livro até o momento. Sei que o George R.R Martin tem muitas livros de fantasia publicados mas, nenhum despertou o meu interesse como GOT.

    Mesmo assim, tenho lido várias resenhas positivas sobre essa história e as outras que ele escreveu, acredito que logo irão virar série ou filmes.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Olá Julio, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série, pelos seus comentários esse terceiro livro parece estar bem bacana e com um enredo cheio de acontecimentos que mantem o leitor preso *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do autor e mesmo interessada em conhecer a escrita dele, não me aventuraria por este livro tendo em vista que a premissa não me atrai.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.