Resenha: Vergonha – Brittainy C. Cherry.

Título: Vergonha.
Autora: Brittainy C. Cherry.
ISBN-13: 9788501302854.
ISBN-10: 8501302856.
Ano: 2019. Páginas: 420.
Idioma: Português.
Editora: Record.
Gênero: Ficção, literatura estrangeira, romance.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: Um amor inesperado que surge de forma inusitada e arrebata a vida de Grace Harris.

Grace Harris está perdida e sozinha em sua casa, em Atlanta, depois que o homem que ela pensou que ficaria ao seu lado pelo resto da vida traiu sua confiança, partiu seu coração e saiu de casa, deixando seu casamento em suspenso. Grace resolve, então, passar o verão com a família em Chester, sua cidade natal, para respirar, dar um tempo de tudo. Sua vida está uma bagunça e o que ela precisa no momento é de um pouco de gentileza e compaixão.

Por incrível que pareça, Grace encontra isso na pessoa mais improvável de todas: Jackson Emery, a ovelha negra da cidade. Conhecido como a erva daninha de Chester, ele é sinônimo de encrenca, e não faz nada para mudar essa imagem. Tendo perdido na infância o que havia de mais valioso na vida, Jackson se tornou um homem amargurado e não dá a mínima para o que pensam dele.

Os caminhos de Grace e Jackson acabam se cruzando de um jeito inusitado e a tristeza profunda que carregam atrai os dois como ímã. Ambos sabem que não foram feitos um para o outro, mas, como tudo vai acabar mesmo com o fim do verão, resolvem deixar rolar e se entregar a uma diversão passageira. 

Porém, o que Grace não imaginava é que seu coração, já destroçado, seria obrigado a aprender que certos relacionamentos são capazes de causar dores muito mais profundas, e que é sempre preciso fazer uma escolha.


Olá, gente! Como estão hoje?

Confesso que estou muito feliz, pois li um lançamento que mexeu demais comigo quando vi seu anúncio. Querem saber o que achei de “Vergonha”?

Continuem a ler!


Já perdi as contas de quantas vezes disse aqui no blog o quanto amo a escrita da Brittainy, por conta disso, logo quando vi esse lançamento não me controlei e, assim que o recebi, passei sua leitura na frente de todos os livros que programei para a minha TBR de março. 

A minha admiração pela Brittany existe pois, acredito que ela tem o dom de mexer com o leitor através de sua escrita, e acho impossível não se identificar ou até mesmo desejar acalentar os protagonistas de seus livros. 

A cada livro que leio da autora, se torna evidente, para mim, o amadurecimento da mesma, tanto ao que se refere a sua escrita, quanto ao que se refere à temática de suas obras.  

“Vergonha” é um livro que mexe com o leitor e desperta os sentimentos logo nas primeiras páginas. Ele é aquele livro que trata de assuntos polêmicos de uma maneira que, mesmo sendo leve, nos impacta, tamanha a veracidade dos acontecimentos. E, ainda assim, ao mesmo tempo, é um livro de amor, no qual mostra de uma maneira bem explícita o poder que o amor possui. Seja ele o de reerguer quem está no fundo do poço, ou o de destruir aqueles que acreditam no “felizes para sempre”.

Grace é uma mulher com seus trinta e poucos anos, filha do pastor da cidade, e julgava ter uma vida perfeita, pois tinha um relacionamento de quinze anos com o mesmo homem. No entanto, seu mundo, que já estava abalado por acontecimentos que ela não pôde controlar, ruiu quando descobriu que havia sido traída.

Sem chão e completamente sozinha, nossa protagonista resolve que o melhor pra ela seria voltar para sua cidade, mesmo temendo as fofocas, e se acalentar nos braços da sua melhor amiga e de sua família. E, como a sinopse deixa claro, é a partir daí que seu caminho se cruza com Jackson.

Só que enquanto Grace era amada por todos, Jackson era tido como a ovelha negra da cidade. A escória da sociedade, um monstro que deveria no mínimo deixar a cidade, ou simplesmente morrer.

Logo que retorna, a primeira pessoa que a ajuda é Jackson, inclusive, no instante em que ela ficou mais vulnerável. Porém, ao mesmo tempo em que ele é gentil e a ajuda,  ele a trata mal e se mostra ser o homem que todos dizem.

Pode um monstro ter coração?

Jackson, apesar de ser jovem, já passou por muitas coisas ruins em sua vida. Esse fato, somado a forma com a qual é tratado pela população da cidade, o ensinou que não devia se abrir, não deveria baixar a guarda e muito menos se deixar envolver com alguém. Por isso, ele se tornou frio, grosseiro e solitário.

Enquanto Grace tinha o apoio e o carinho de sua família, com exceção de sua mãe, Jackson acabou se tornando o pai de seu próprio pai, que por conta do passado se tornou um alcoólatra.

A destruição é um ímã, por isso, duas pessoas destruídas se traem, mesmo quando não entendem o porquê, mas só quem está no fundo do poço é capaz de entender quem está no mesmo lugar que você. Sendo assim, Grace consegue ver tudo o que há por trás do escudo que Jackson criou em volta de si e Jackson, por sua vez, desenvolveu um instinto protetor em relação a Grace.

Lentamente, a aproximação entre os dois vai acontecendo, mesmo que em determinados momentos ele tente fugir, e isso causa um enorme rebuliço na cidade. Fofocas, intrigas, acusações e revelações.

Os problemas e interferências do presente podem ser resolvidas e até mesmo ignoradas, mas será que o que está se formando é maior do que os problemas do passado?


“Vergonha” é aquele livro que nos dá um verdadeiro tapa na cara. Ele nos mostra, sem nenhuma cautela, a maldade de uma sociedade preconceituosa e fofoqueira. Assim como mostra que é simplesmente impossível uma pessoa ser feliz e amada sem ela se amar em primeiro lugar. 

Brittainy é intensa, verdadeira e tão realista em suas palavras que nos vemos diante de uma obra que poderia facilmente descrever a vida de qualquer pessoa. A autora, com seu toque doce, engraçado em determinados momentos e emocionante em outros, consegue pretender o leitor do início ao fim do livro. Ela teve o cuidado de mostrar que é praticamente impossível ser feliz sozinho, não falo em questão de relacionamentos, mas a solidão como um todo. E de tal forma, também demonstrou muito bem que, por mais forte que a pessoa seja, é muito difícil encontrar alguém que seja imune a fofoca e ao bullying. 

Sem contar que, a principal mensagem do livro, acredito eu, é que tudo o que somos hoje é consequência do que enfrentamos em nosso passado.

“Vergonha” é um livro que fala sobre superação, autoconhecimento, autoaceitação e, sobretudo, amor próprio. É aquele tipo de livro que nos traz uma lição de vida importante, a qual diz que se não superarmos o passado, de alguma forma, não podemos ser completos no presente. Assim como os momentos tristes que todos somos obrigados a encarar, independente de quais eles sejam, servem para aprendermos a valorizar os momentos bons.

Um ponto que considero muito legal, e que por isso preciso ressaltar, é que esse livro é cheio de referências literárias atuais e alguns seriados são bem citados e exaltados.

Como disse anteriormente, a escrita da autora é leve, intensa, e extremamente fluida. A narrativa se dá em primeira pessoa e os pontos de vista são intercalados entre Grace e Jackson. Todavia, as partes dele também são divididas entre o presente e o passado.

Confesso que a capa da obra não me chamou muita a atenção, mas está bonita ao seu modo. Apesar de ela ser um pouco sensual, demonstra a seriedade que encontramos em seu conteúdo, devido aos tons de cores utilizadas em sua construção.

A edição é simples, os capítulos são curtos e tanto a fonte quanto o espaçamento são bem confortáveis para a leitura. Vale ressaltar que não encontrei nenhum problema envolvendo a revisão e a tradução.

Por fim, quero convidar todos vocês a mergulhar profundamente entre essas páginas que, lhes garanto, irão lhes emocionar e trazer lições importantes para se levar para a vida.

Classificação:

9 comentários:

  1. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Beijos 💋..

    Meu Blog: Resultados de Hoje

    ResponderExcluir
  2. Olha! Que legal!
    Não sabia que a autora tinha novo lançamento. Confesso que não gostei muito desse título, mas lendo sua resenha fiquei louca para conhecer mais da história deles. Imagino toda a vida de Grace vindo por água a baixo e tento imaginar as marcas do Jackson para ser tão fechado. Enfim, gostei bastante de saber mais sobre a obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não tinha visto falarem desse livro, mas os outros livros da autora são super elogiados, então creio que esse seja incrível também, haha. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler a obra.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não é um livro que eu leria agora, sabe? Não leio mais esse tipo de livro, porque as fórmulas repetidas me irritam bastante. Apesar de ele falar sobre coisas próximas ao leitor, não me interessou, pois estou priorizando outros tipos de leitura ;)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu li apenas dois livros da autora até hoje, mas amei os dois. Eu recebi esse livro e estou bastante curiosa para ler. Depois de ler sua resenha, foi impossível não ficar ainda mais animada. A autora realmente sabe mexer com a emoção dos leitores e parece que nesse livro ela trouxe assuntos muito forte e importantes.
    Adorei ler sua resenha e estou ainda mais ansiosa para começar o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? AH eu não vejo a hora de poder ler Vergonha. Gosto bastante da escrita da autora, inclusive é uma das minhas favoritas, e até agora só vi comentários positivos para obra. Espero poder me encantar, assim como você. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este livro deve ser muito muito interessante já que traz dilemas da sociedade e o quão cruel pode ser. E, nossa como acredito na sua afirmação “tudo que somos hoje é consequência do que enfrentamos no passado, embora isso não deva servir de desculpas para algumas ações, apesar de difícil para algumas pessoas, precisamos usar o que nos acontece para estapear a sociedade que julga, certamente é um livro que lerei.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu acho que o povo se empolgou demais com essa capa porque ela não parece ter nada a ver com o enredo e as pessoas ainda podem interpretar bem errado, pois por sua resenhas percebemos a profundidade dos questionamentos que a autora coloca através dos dois personagens e que gostei bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro e adorei ver a sua resenha, eu acho a premissa dele atraente e me parece ser uma leitura envolvente. Só li um livro dessa autora e gostei, acho que posso gostar bastante desse também.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.