Resenha: A contrapartida – Uranio Bonoldi.

Título: A contrapartida. 
Autor: Uranio Bonoldi.
Editora: Valentina.
Gênero: Literatura nacional, suspense, mistério.
Páginas: 336. Ano: 2019.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788558890823.
ISBN-10: 855889082X.
Encontre no Skoob.
Compre Aqui.

Cortesia / Editora parceira LT 2018/2019.

Sinopse: "O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição.

Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia.

Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films.



Olá, pessoal! Como estão hoje?

Estou aqui para falar com vocês sobre esse livro que está sendo mega divulgado por toda a rede, uma grande aposta por ser o primeiro thriller lançado pela Editora Valentina!

Eu, justamente eu, que sou doida pelo gênero, acreditaram mesmo que não iria querer lê-lo? Pois bem! Querem saber o que achei da obra? Já sabem... Continuem a ler!

A Contrapartida é aquele tipo de livro que veio para impactar, podemos perceber isso logo ao observar a capa, mas a certeza vem quando lemos o primeiro capítulo. É intenso, chocante e muito bem descrito. Sem a menor duvida, essa não é uma obra para qualquer um, pois se você não tiver estômago forte, tenho certeza de que ficará bem impressionado durante a leitura, veja bem, eu fiquei.

Tavinho é um jovem que sonha em ser médico e deseja mais do que tudo honrar a memória de seu pai que foi assassinado quando ele tinha quatro anos de idade. Originário de uma família de classe média alta, o rapaz tinha tudo o que precisava, porém, o mesmo tinha uma grande dificuldade no colégio. Não importa o quanto ele se esforçasse, não importa o quanto estudasse ou o número de professores particulares que ele possuía, ele não conseguia melhorar suas notas e isso o matava, pois além do bullying que sofria dos demais alunos, seu pai era um professor de sucesso, ou seja: isso era uma vergonha para ele.

Vendo o sofrimento do menino, Iaúna, uma senhora indígena que trabalha para a família há muito tempo e amiga de Cristina, mãe de Tavinho, resolveu ajudar, e como ajudou! Ela contou ao menino sobre um ritual de sua extinta tribo que lhe daria inteligência. Ele, por sua vez, não hesitou em participar do mesmo e o efeito foi tiro e queda. De pior aluno do colégio, Tavinho se tornou o melhor, a ponto de ser convidado a participar de competições e com isso ele conseguiu tudo o que mais desejava. Porém, nada é para sempre e quando ele mais precisava do elixir, seu efeito acabou, pois possuía prazo de validade.

Óbvio que seu primeiro impulso foi buscar o ritual novamente e é aí que a coisa toda acontece! A velha governanta expõe o que compõem o elixir e eis que a questão vem a tona: Vale a pena ter tudo o que sempre desejou e, em contrapartida, perder a sua moral e ética?

Esse livro é um thriller que expõe sem o menor pudor muitos conflitos que ocorrem na mente do ser humano. A relação do que eu quero e vou fazer de tudo para conseguir, contra aquilo que eu quero, porém a ética não permite que eu consiga. Pois veja bem, minha avó sempre dizia: o que vem fácil, vai fácil. E é justamente isso que me chamou a atenção para essa obra, nela vemos que tudo na vida tem o seu preço. E, nesse caso, o preço da inteligência de Tavinho era a sua moralidade.  

Isso acontece porque o tal ritual é composto por um elixir que possui alguns ingredientes que não são fáceis de se conseguir e para consegui-los, pode ser que a vida de alguém seja posta a prova. 

O livro, como disse anteriormente, se inicia de uma maneira macabra e de fato o é. Ele começa no ano de 2016 com a desova de corpos de pessoas que foram assassinadas, seguido por um telefonema confuso no qual descobrimos que uma caixa será entregue para uma segunda pessoa, seria ela uma cúmplice? E então, a partir do segundo capítulo voltamos para o ano de 2004 e conhecemos Tavinho com doze anos de idade e toda sua história até o dia em que o livro se inicia. Algo interessante que temos nesse livro é que cada personagem não está ali por um acaso e tudo de alguma forma acontece por um porque.

Essa obra é a estreia de Uranio como escritor e se tornou um prato cheio para os adoradores do gênero. Ele tem o dom de misturar suspense com um toque de misticismo, confesso que é a primeira história que tenho o prazer de ler que possui um pouco sobre a cultura indígena. 

O livro inteiro é narrado em terceira pessoa e confesso que tive um sério problema para engrenar na leitura, pois o início é um pouco confuso, mas ele vale à pena de fato, porquê quando a coisa realmente começa a pegar, a leitura se torna frenética e o enredo se mostra possuidor de um plot twist de arrasar.  

A capa desse livro é bem chocante, mas descreve bem o que encontramos dentro da obra. Sua edição é simples, as páginas são amareladas e a fonte é muito confortável para a leitura. Vale ressaltar que não encontrei nenhum problema quanto revisão, diagramação ou tradução.

Como já devem ter percebido, quem já leu minhas resenhas sabe que sempre busco lições através das minhas leituras e posso afirmar para vocês que esse livro em questão me deu muito para refletir, muito o que pensar. Ele trabalha muito bem a questão do nosso poder de decisão e as suas consequências, sem contar, é claro, que nos leva a pensar muito sobre a nossa moralidade e a hipocrisia da sociedade.

Recomendo a todos a leitura desse thriller nacional que tem o poder de nos colocar para pensar sobre as nossas atitudes e as nossas escolhas.

Classificação:

8 comentários:

  1. Se eu já tava louca pra ler esse livro só pela capa dele, agora então, meu deus do céu, quero mais ainda! Adorei muito a sua resenha, foi a primeira que eu vi! Amei suas considerações e tenho certeza que, assim como você, eu vou amar essa leitura!! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu também fiquei bem admirada por esse lançamento. Admito que se eu fosse pela capa, não iria dar uma chance para essa leitura. Tenho um problema com as capas dessa editora hauahuhauhauahua. Mas tanto a sinopse quanto a sua resenha me animaram e acredito que posso ignorar esse detalhe da capa. Amo Thriller e fiquei curiosa para saber o desfecho

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu gosto bastante desse estilo de livro e estou curiosa para ler esse, interessante ele ser um livro que nos dá o que pensar sobre os fatos acontecidos na trama. Espero conseguir lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Vi pela primeira vez falarem desse livro ontem, e confesso que fiquei bem curiosa para ler, principalmente porque a capa já deixa a gente aflito logo de cara, hahaha. Adorei saber tua opinião, parece ser uma leitura bem reflexiva e interessante!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oiii Mayara

    Eu tenho uma tremenda dificuldade com livros narrados na terceira pessoa, nunca funcionam comigo não sei porquê. Acho a capa super bem feita, causa impacto e curiosidade no leitor, mas te confesso que a trama em si não me chamou tanto a atenção. Quem sabe um dia ainda me arrisque em conferir essa história.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Socorro que não sabia que ele era nacional HAHAHAH o nome é bem estrangeiro na minha opinião. Confesso que estou atualmente me arriscando mais em suspense, por isso irei anotar a dica. Sua resenha está maravilhosa trazendo os pontos importantes <3 Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu tinha lido a sinopse deste livro, mas sinceramente até ler sua resenha não estava entendendo nada rs. Gosto muito thrillers, leio muitos aliás, porém como sem bem pouca coisa da cultura indígena eu acho que ficaria um pouco perdida, porém agora fiquei um pouco curiosa quanto ao conteúdo deste livro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro recentemente e tive problemas com a leitura, o começo eu achei muitos detalhes desnecessários e os diálogos não me convenceram, achei alguns momentos muito parados para uma obra que promete thriller eletrizante. Mas depois que peguei o ritmo eu não queria mais largar o livro e queria descobrir no que toda essa loucura iria dar. Gostei bastante de ver a sua opinião sobre a ora e a sua sinceridade ao falar a sua experiência.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.