Resenha: Três coisas sobre você – Julie Buxbaum.


Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. 



Oi gente, tudo bem? Espero que sim! 
Hoje trago para vocês a história da Jessie e do “AN”. É isso mesmo, mas calma que vou explicar...

Não sabia da existência dessa obra, até que um dia, olhando coisas literárias na internet, dei de cara com ele. Quando tive a oportunidade, não pensei duas vezes e adquiri o livro, e confesso que foi a melhor coisa que fiz. 

Nessa história vamos conhecer Jessie, uma adolescente de 16 anos que mora com o pai. Jess perdeu a mãe a exatos 733 dias (sim, ela fica contando os dias desde que a perdeu). O pai fica na internet e acaba conhecendo alguém, 45 dias depois dele ter viajado, ela tem uma madrasta, e 30 dias depois a vida de Jessie tem uma reviravolta.

A mocinha teve que se mudar e por causa disso se afastou da melhor amiga,indo morar com a madrasta e o filho dela.

Mudou-se para a Califórnia e ia começar o primeiro ano do ensino médio em uma escola totalmente diferente. Para ajudar ainda mais a situação, Jessie recebe um e-mail anônimo de um tal de “Alguém Ninguém”.

Alguém Ninguém, ou “AN”, se dispõem a ajudar, ser um guia “espiritual virtual” dela nessa nova jornada no colégio Wood Valley.

E é aí, minha gente, que a história começa a ficar melhor! Vamos ver uma Jessie tentando se adaptar a uma escola de gente rica e metida. Longe da melhor amiga, tendo que aturar seu "meio-irmão" arrogante e morar em uma mansão que ela não chama de lar. Ela passa a viver uma realidade que não é a dela, tudo isso sem sua mãe e com um pai que é um pouco ausente.

Como disse acima, não conhecia esse livro e foi gratificante lê-lo. A escrita da Julie é leve, mesmo escrevendo sobre temas que são um pouco complexos e tristes.

Durante o caminhar da história, vemos que a personagem vai amadurecendo e a autora não se perde, o que é um ponto muito positivo.

Outra coisa que foi gostosa de ler, é à troca de mensagens entre Jessie e o anônimo. Mesmo com temas como os abordados, essa conversa entre eles deu uma leveza para história.

A narrativa é reflexiva e leve, todos os personagens são bem construídos, você acaba gostando de todos e fica com raiva de alguns. Essa história nos mostra a vida dos adolescentes, trapalhadas e descobertas.

Só digo que a autora termina o livro na melhor parte, mas isso não tira o brilho dessa história. Se você é do tipo que gosta de histórias jovens, leves e cativantes, esse livro é para você!

Como li em e-book, não posso falar muito sobre a edição, apenas que não notei grandes erros que atrapalhassem a leitura. A capa é condizente com o enredo e em um ou dois dias você o lê com tranquilidade.



Classificação:

Dados:

Título: Três coisas sobre você.
Formato: E-book.
Autora: Julie Buxbaum.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 288. 
Ano: 2016.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788580415483.
ISBN-10: 8580415489.
Gênero: Jovem adulto.
Skoob: aqui.
Compre: aqui.

5 comentários:

  1. Acho o conteúdo desse livro grandioso para um livro tão fino. A vida da Jesse é bem explorada e mostra como mudanças nos afetam, li quando foi lançado e adorei

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu lembro quando esse livro lançou que todo mundo estava falando dele e eu acabei comprando, mas até hoje ainda não peguei para ler. Ele está parado na minha pilha de leitura já faz alguns anos e não sei quando irei conseguir lê-lo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/05/resenha-caca-livro-2.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, desde que ele foi lançado. Parece ser mesmo uma leitura maravilhosa, adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá Laneeh!!!
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, acabou que eu acho que estou precisando de histórias mais leves assim para eu ler no momento já que não me prendo a nada pesado atualmente.
    Parece ser uma história gostosinha apesar da questão da perda da personagem, então é algo que parece muito bom.
    Vou anotar a dica e adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Laneeh, tudo bem?
    Achei a proposta desse livro bem interessante ainda que no fundo, ela tenha um quê de clichê, mas é sempre interessante ver como cada autor aborda a questão da mudança, tanto geográfica quanto emocional. Até porque tu, no caso desse livro, um dia é uma moça comum e suburbana e de repente tu vive em uma mansão que tu não consegue chamar de lar. Só imagina como ela não tá se sentindo?
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.