Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han.


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. 

São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar. 




Oi gente, como estão? 

Bom... hoje trago para vocês a resenha de um livro que chamou a minha atenção por conta do filme. Preparados? 

Vamos.... lá! 

Há menos de um mês, quando está um alvoroço por conta do filme homônimo a esse livro, escrevi a minha opinião sobre o mesmo e deixei bem claro que não via a hora de poder ler essa obra, pois bem, eu li e tenho que confessar que não sei se estou decepcionada com o livro ou se é com o filme. 

Deixe-me explicar, aparentemente, o que temos aqui é mais uma grande questão daquela velha história de que o filme não tem praticamente nada do livro. 

Não me entendam mal, não estou dizendo que o filme é ruim, por que não é, sou completamente apaixonada por essa adaptação. E muito menos estou dizendo que o livro é ruim. A essência de ambos é a mesma, a história é a mesma, mas os acontecimentos e os fatos que são narrados no filme, são bem diferentes do que acontece no livro. 

Bom, agora vamos lá... mesmo! 

Com uma escrita totalmente fluída, leve e descomplicada Jenny Han faz o leitor mergulhar de cabeça na vida, na cabeça e nos sentimentos de Lara Jean. Uma garota de descendência coreana, irmã do meio da família Covey e uma jovem completamente sonhadora e romântica. 

"Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa. Quero... que a vida comece acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim. [...] 

Lara é muito apegada a sua família e se apaixonou cinco vezes em sua vida. A garota não tinha um padrão, seja o menino que lhe roubou o seu primeiro beijo, até o garoto que atualmente namora a sua irmã. Porém, nossa protagonista é daquelas pessoas que temem o amor por medo de ser abandonada, por isso, para cada garoto que já amou, ela escreve o carta e com isso, acaba apagando por si mesma eles de sua vida. 

Se o amor é uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartar me libertam. [...] 

Porém, o que ela não esperava é que essas cartas que faziam parte do seu maior segredo, um dia seriam enviadas para os seus devidos destinatários e a sua vida viraria de ponta cabeça. 

O que fazer quando da noite para o dia você sai do anonimato e se torna a namorada do garoto mais popular da escola? 

Como reagir ao seu ex cunhado que atualmente descobriu que um dia você o amou e não consegue te tirar da cabeça? 

É... ser adolescente não é fácil não! 

Lara Jean é uma garota doce, ingênua, decidida e sonhadora. Ama a sua família sobre tudo e sobre todos e não tem o menor problema em abrir mão do que foi preciso para a felicidade deles. É uma garota que vive mergulhada nos livros e nos filmes antigos, mas que ao mesmo tempo não tem a menor experiência e noção sobre o que é o amor de verdade. 

"O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo." [...] 

Josh é o vizinho das irmãs Covey, ex namorado de Margo, irmã de Lara e ex crush da nossa protagonista. Como fiz a resenha do filme sem ler o livro antes, julguei sem saber o rapaz e o achei um garoto maneiro que merecia ser feliz. Porem, agora, depois de ler esse primeiro livro, pude perceber o quanto ele é inseguro e que não sabe o que quer. Para todos os indícios, ele ama Margo, mas quando soube dos antigos sentimentos de Lara Jean, quando Margo se foi, ficou obcecado com a irmã mais jovem? Oi? Alguém realmente precisa acordar para a vida... 

O mesmo engano aconteceu referente a Margo, no filme achei a personagem uma fofa, agora no livro... ai ai ai... ela é completamente decidida, forte e imune aos sentimentos. Parece que gosta de brincar com os outros e isso fez com que ela caísse e muito no meu conceito. 

Outro personagem que acabei por procurar a sua personalidade doce e simpática no início do livro foi o famoso Peter. Não pense que ele não é o doce que é no filme, mas ele simplesmente demora para se revelar. Quem vê no início pensa que ele é um ser egocêntrico e muito convencido. 

É impossível não comparar a obra e a adaptação. Ambas tem o seu encanto e a sua essência. Não sei como explicar, mas aparentemente, ao mesmo tempo em que são iguais em alguns aspectos, são completamente diferentes em outros. 

Se eu gostei mais do livro ou do filme? Por incrível que pareça, prefiro o filme. Mas isso não quer dizer que não vejo a hora de me atracar com o próximo volume da série! 

Recomendo esse livro para todas aquelas pessoas que amam o bom e velho romance, que querem um livro leve, doce, encantador e que nos faça rir e sonhar com um amor que pode acontecer quando menos esperarmos. 

Classificação: 



Dados:

Título: Para todos os garotos que já amei.
Série: Para todos os garotos que já amei #1.
Autora: Jenny Han.
Editora: Intrínseca.
Gênero: Romance, literatura estrangeira, ficção.
Ano: 2015.
Páginas: 320.
Idioma: Português.
ISBN-13: 978850577266.
ISBN-10: 8580577268.
Encontre no Skoob.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Confesso que quando saiu o filme fiquei com vontade de ler, porém os comentários falavam que o livro não era tudo isso. Inclusive você me disse coisa parecida. Depois disso, desisti de ler e fiquei só com o filme mesmo. Agora, preciso assistir ao segundo. Quem sabe, mais para frente eu dê uma chance aos livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi May, o fato de você ter visto os dois lados da obra, na minha opinião, deixou tudo mais interessante, acredito que são duas experiências completamente diferentes com os mesmos personagens e pra mim isso só enriquece a história.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. Vi que você preferiu o filme e não julgo hahah confesso que me apaixonei, mas eu gostei muito dos dois. Espero que você continue lendo essa trilogia porque ela é muito apaixonante.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que essa é uma adaptação que funcionou muito bem porque tentei ler o livro e infelizmente nao rolou cmg, o que é uma pena, já o filme fluiu bem! Entendo que há suas diferencas mas se tratando fe Netflix isso ja era bem esperado ne?

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.